Garagem do Clube

Autor Tópico: Reset a centralina???  (Lida 16819 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline espirithus_xpt

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 121
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« em: 13 de Julho, 2004, 22:10:53 »
Realmente tenho visto topicos sobre o assunto, mas inda n entendi uma coisa: Até k ponto é bom fazer o reset??? (tirar os cabos da bateria +/- 30 min)


Nunca fiz isso ao meu, daí ficar na duvida no k realmente irá melhorar no carro! :?

Cumps! 8)


zudjan
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #2 em: 14 de Julho, 2004, 01:47:00 »
Pelo que me apercebi...

Basta tirares o fusivel responsavel pelo ECU, e deixas o carro a noite assim.

E depois de manha quando fores pegar nele, deixa-o ligadinho durante um tempo, e fazes 7/8Km a andar devagar.

Depois podes fazer a tua condução normal:  :twisted:

Amanha se for montar o filtro de Ar, vou fazer assim  :wink:

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #3 em: 14 de Julho, 2004, 11:04:45 »
Por acaso ainda não tinha feito isso... vamos ver se depois deixa de dar menos coices em baixas...

Offline espirithus_xpt

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 121
  • Feedback: +0/-0
gracias!
« Responder #4 em: 14 de Julho, 2004, 13:05:54 »
Tkx 4 the Help Fredyx!  :D

RPM
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #5 em: 15 de Julho, 2004, 01:22:13 »
Têm a certeza que é preciso tirar o fusível???

Nos Honda tenho a certeza que é só desligar a bateria (cabo negativo, obviamente) durante 15 minutos e está a andar.  :D

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #6 em: 15 de Julho, 2004, 16:30:07 »
A diferença entre tirar o fusível ou desligar a bateria, é que no caso de desligar a bateria terá que se acertar o relógios, meter o código de rádio (alguns), sintonizar os postos de rádio todos outra vez, etc... no caso de se tirar o fusível, tem que se saber qual é...

Eu das vezes que fiz, o dito "reset", desliguei a bateria.

zudjan
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #7 em: 16 de Julho, 2004, 00:00:14 »
Mas eu no manual do Fiesta n encontrei nada de fusiveis, relativos a centralina ou Ecu .... :roll:

Alguem me sabe dizer o nome que o fusivel apresenta no manual?

zudjan
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #8 em: 16 de Julho, 2004, 12:49:30 »
Hello???? quem me ajuda?

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #9 em: 16 de Julho, 2004, 13:56:38 »
Ola??? Então...?? É preciso é ter calma, ok?

Fazes a pergunta à 11:00 e 11:49 já estás assim?

Pelo o que está no manual do fiesta mk4 1.25 será o seguinte:
Na caixa de fusíveis no compartimento do motor tens, o fusível: 32 - Módulo de de ignição EEC-V e o 36 - Gestão do motor.
Dentro do habitáculo tens a outra caixa de fusíveis, ai tens o fusível: 19 - Gestão do motor.

Mesmo assim não sei se a centralina ficará sem energia, por isso e caso queiras mesmo fazer isto, acho melhor desligares o cabo da bateria. Desliga sempre a massa, o cabo preto, que está identificado com o sinal de - (menos).

De qualquer forma acho que esta história do "reset" às vezes na dá o resultado esperado. Eu aconselho um ida à Ford para ligarem o carro à máquina e limpar todos os erros que a centralina possa ter. Há concessionários da Ford que não cobram nada por esta operação.

Fica bem!

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #10 em: 16 de Julho, 2004, 17:20:06 »
EHeheh as 11.49 mas do dia a seguir Eehhehe

BMCouto
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #11 em: 16 de Julho, 2004, 18:31:01 »
Ja agora a centralina de um mk3 de 95 se desligar a bateria apaga os erros tb e reprograma-se? e pq ca na ford cobram por isso...tou a pensar fazer é mudar o filtro de gasolina, por um filtro de ar melhor que o original que la esta, limpar os injectores com aquele liquido que se adiciona a gasolina e dps fazer o reset...que dizem?

zudjan
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #12 em: 16 de Julho, 2004, 18:31:07 »
Poix  :roll:  Foi mm do outro dia quase 12h certinhas dpx  :wink:

Ou seja tenho que tirar os 3 fusíveis, para que se proceda ao reset da centralina...

Hoje a noite vou tirar os 3 e amanha jah digo algo.

Não tiro o cabo da bateria pois vai-me pedir o codigo do rádio e não tenho :x

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #13 em: 16 de Julho, 2004, 19:52:17 »
venderam-te o radio sem codigo? entao qd fores instalar o q for q tenha q se desligar a bateria, nomeadamente alarmes, cónicos, etc..ficas sem radio?..n apertes com eles não...

Abraço!

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #14 em: 16 de Julho, 2004, 20:38:47 »
Citação de: "zudjan"
Poix  :roll:  Foi mm do outro dia quase 12h certinhas dpx  :wink:

Ou seja tenho que tirar os 3 fusíveis, para que se proceda ao reset da centralina...

Hoje a noite vou tirar os 3 e amanha jah digo algo.

Não tiro o cabo da bateria pois vai-me pedir o codigo do rádio e não tenho :x


Desculpa a cena das horas... na tinha reparado... :roll:  :)  :wink:

CUIDADO!!! Se não tens o código, também vais ficar sem rádio, pq eu acho que um dos fusíveis da gestão do motor, é o mesmo do rádio!!! :shock:  :shock:  :!:  :!:  :!:

Sabes que podes ir buscar o código à Ford? Vais a um concessinário qualquer e pedes o código do rádio. Sabes onde o teu carro foi comprado? Em que concessioinário? É melhor ires aquele onde o carro foi comprado pela primeira vez, pois eles têm um base de dados com todos os códigos. Se não fores a outro qualquer concessionário, só te dão o código passados alguns dias e ficarás sem rádio durante esse tempo... :roll:

Vem bem isso.

zudjan
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #15 em: 17 de Julho, 2004, 00:01:35 »
Pois, vou ter que ver se arranjo o codigo...

Bela xete lol :evil:

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Reset a centralina???
« Responder #16 em: 18 de Julho, 2004, 12:26:15 »
Nestas coisas de reset nd melhor q tirar o cabo.. é preferivel do q tentar acertar no fusivel certo lol

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #17 em: 19 de Julho, 2004, 10:05:44 »
Não vale apena fazer reset á centralina.. não adianta de nada mesmo como pode constatar na sexta feira... o carro responde da mesma maneira demora o mesmo tempo.. enfim como eu conheço bem o carro sei k não eio trazer nada de novo ao motor.. eu quando vi um tópico a falar do reset á centralina pensei k fazia milagres afinal não vale apena nem seker desapertar o parafuso da bateria...

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #18 em: 19 de Julho, 2004, 11:26:58 »
Milagres so com um 1.7 VCT EHEhehee o reset resolve sim quando os problemas sao derivados de mau ajuste da mistura de ar/combustivel, e qunad esses sao relacionados com novas peças montadas e etc..

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Reset a centralina???
« Responder #19 em: 19 de Julho, 2004, 13:09:49 »
Nomeadamente regua de injectores entre outras... olha q ajuda e bastante

[-Yoshi-]
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #20 em: 19 de Julho, 2004, 15:15:28 »
Pessoal para acabar com as duvidas do reset leiam o manual do fiesta,
na seccao da caixa dos fusiveis vem lá a dizer qual é o fusivel da gestao do motor, é só tirar, esperar e por. Se kiserem ter mm a certeza, desliguem o + da bateria.

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Reset a centralina???
« Responder #21 em: 19 de Julho, 2004, 18:26:06 »
Ou o menos  :wink:

BMCouto
  • Visitante
Reset a centralina???
« Responder #22 em: 19 de Julho, 2004, 18:26:26 »
Bem sobre o reset a centralina penso que o que o Frederico Marçal referiu é o melhor:

"- Ligue o seu carro e dê uma voltinha pelo bairro até que o indicador de temperatura esteja onde normalmente está enquanto conduz.

- Desligue o carro

- Retire o fusível da centralina (ou alternativamente desligue os cabos da bateria) e deixe-os desligados entre 10 a 15 minutos.

- Reintroduza o fusível (ou ligue os cabos da bateria) e coloque o carro a trabalhar durante 5 minutos, mas atenção, NUNCA TOQUE EM QUALQUER DOS PEDAIS (principalmente o do acelerador), OU NA DIRECÇÃO.

-Desligue o carro, coloque a trabalhar e já está. "

Agora a minha duvida é...amanha vou atestar o deposito e por akele liquido da stp pta limpar on injectores e o sistema de combustivel..agora será melhor fazer o reset a centralina durante o deposito ou so depois da proxima vez que for encher?