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Autor Tópico: Revisão Completa mk4  (Lida 6347 vezes)

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gpk1010
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Revisão Completa mk4
« em: 05 de Dezembro, 2014, 12:45:51 »
Boas fordistas  :)

Antes de mais espero conseguir alguma ajuda do pessoal do forum.
O meu problema é que reparei que estou a perder algum oleo "novo", pois não é escuro e novo não tem nenhum...
O carro é um Fiesta Mk4 1.25 z-tec 16v de 97.

Andei de baixo do carro e reparei nesta peça:


Julgo que esta peça é a valvula da marcha trás, visto não acender, mudei a lampada e no entanto continua a não acender.

Dai reparei nesta peça que julgo ser essa mesma valvula está mal encaixada e os cabos aparentam muito desgaste.
Gostava que algum me podesse dizer se basta substituir a peça da imagem ou será melhor tentar arranajar na sucata a peça + a cablagem... E que peça é realmente esta?

Espero que algum expert na materia me de alguma dica  ^-^
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2015, 11:18:11 por gpk1010 »

Offline Pedro-MK5

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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #1 em: 05 de Dezembro, 2014, 13:21:41 »
sim é essa aconselho te a comprar novo nao é nada cara
e o oleo deve estar a sair por ai .............mas é oleo da caixa depois aproveitavas e mudavas esse oleo

tens um bojao   de saida     depois tens outro de nivel       e para colocares utilizas o respiro que fica por baixo da bateria tem uma peça retangular preta   puxas   e ficas a ver a entrada

gpk1010
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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #2 em: 05 de Dezembro, 2014, 15:51:30 »
Portanto sempre é esta valvula de marcha atras? É que no Mister Auto é uma válvula pequena :S
não sei se posso meter links, mas se não posso, peço desde já desculpa:
http://www.mister-auto.pt/pt/interruptor-luz-de-marcha-atras/facet-7-6212_g807_a1597.6212.html

Esta na imagem é muito maior, e a nivel da cablagem aconselhas mudar o cabo também? Parece que está a descarnar  :-\ Ia há sucata e trazia cabo e tudo  :cool:

E secalhar é melhor comprar mesmo na Ford não? Sempre é melhor que na concorrencia certo?
Em relação à valvulina mando meter logo nova para ficar como deve ser  :cop:

Offline Pedro-MK5

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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #3 em: 05 de Dezembro, 2014, 16:50:31 »
sim oleo novo
eu pessoalmente nao tenho razao de queixa de peças de outras marcas  e a que mostras é muito boa
quanto ao cabo ves como esta o conector se estiver tudo firme nao ha porqur mudar

Offline Pumesta

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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #4 em: 05 de Dezembro, 2014, 21:37:42 »
Problema critico nestas caixas que tem a válvula de 5 pinos...
Eu no meu troquei isso em janeiro de 2013 porque deixou de trabalhar e agora tou também com uma fuga na válvula, o óleo sai mesmo pela ficha da válvula, ainda a semana passada pus 1 litro na caixa para ela tar mais ou menos a nivel.

Existem 2 tipos de caixas IB5 que equipam os fiestas mk4/5, pumas e o ká, uma que tem uma válvula de 5 pinos e outra de 2 pinos...essa do mister-auto é a de 2 pinos, não serve para as nossas caixas de velocidade.
As nossas válvulas vão em media de preços entre os 35 a 50euros e mais 3 litros de valvulina 75w90.

Offline Pedro-MK5

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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #5 em: 07 de Dezembro, 2014, 18:20:07 »
o meu é de dois pinos ...........

gpk1010
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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #6 em: 16 de Dezembro, 2014, 22:05:17 »
Boa noite
Pois então nunca mais disse nada... peço desde já desculpa :)
Amanhã o fiesta vai pa oficina depois logo actualizo o post.
Vai levar mais coisas mas logo digo

Offline syborftw
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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #7 em: 16 de Dezembro, 2014, 22:36:08 »
boas, isso de nao servir nas caixas as de 2 pinos nao e bem assim, eu tenho os 2 sensores na minha caixa, sendo o de 2 pinos que esta a duncionar , porque o instalei devido ao preço exagerado que me pediram pelo de 5 pinos...

Offline Pumesta

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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #8 em: 17 de Dezembro, 2014, 02:08:28 »
Então mas deixas a válvula velha de 5 pinos no sitio a pingar valvulina???

Offline syborftw
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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #9 em: 17 de Dezembro, 2014, 11:43:33 »
Nao, a minha não pinga , apenas deixou de funcionar , mas tiras o sensor e vedas o sensor , tens de vdar a válvula

gpk1010
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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #10 em: 09 de Janeiro, 2015, 10:21:53 »
Boas,
Até que enfim tenho a máquina arranjada faz amanha 1 semaninha  >:D
Não tenho tido grande disponibilidade, mas parece que agora já tenho um tempinho.
Aproveitei mudei logo mais umas coisinhas que à tarde já meto aqui preços para a malta dar uam opinião.
A válvula estava mal de arranjar mas consegui mandar vir da Ford do Porto, sou de Faro  :idiot2:
Mais logo já atualizo, mas agora já não pinga :D

gpk1010
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Re: Pingar Oleo mk4
« Responder #11 em: 16 de Janeiro, 2015, 09:52:23 »
Boas Fordistas,
Então é o seguinte, fiz uma Revisão geral, como comprei o carro há 1 mes e meio e levou:

- Filtro Oleo - 12.24€ - com desconto - 9.79€;
- Filtro Ar - 10.16€ - com desconto - 8.13€;
- Filtro Habitaculo - 13.54€ - com desconto - 10.83€;
- Filtro Combustivel - 7.72€ - com desconto - 7.72€
- Sensor Temperatura Liquido Refrigeração - 12.31€ - com desconto - 9.85€;
- 2 Foles de Transmissão - 9.85€ UNI - com desconto - 15.76€ os 2;
- 2 Bielas Barra Establisadora - 15.04€ UNI - com desconto - 24.06€ as 2;
- Oleo Motor 10W40 - 4 Litros - 11.30€ Litro - com desconto - 28.25€;
- Oleo 75W90 Sintetico (Valvulina) - 5 Litros - 14.23€ Litro - com desconto - 56.92€; aqui até doeu enquanto esperava pela peça...;
- Interruptor Marcha-Atrás - 46.50€;
- Retentor Caixa Direcção - 12.50€;
- Mão Obra Mecanica - 5.50 horas - 25€ horas - com desconto - 137.5€;

Isto tudo deu um total de 430€ limpo  ^-^

Entratanto em casa ainda lhe mudei 2 triangulos de suspenção (esquerdo e direito), que consegui comprar como novos (2 meses de uso) a preço de amigo... 20€ o par, enquanto na oficina pediam 60€ CADA. Ficou IMPECAVEL!!  O0

Agora gostaria que me dessem opiniões sobre os preços, para perceber se fiquei bem servido  :knuppel2:

Gostava também de referir que o carro vai ao IPO em Fevereiro  ^-^

Offline SandStorm

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #12 em: 16 de Janeiro, 2015, 11:27:36 »
boa revisão  O0
apenas acho que ele devia ter levado o 5w30, que é o recomendado

Offline Pedro-MK5

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #13 em: 16 de Janeiro, 2015, 11:28:55 »
isso depende da marca das peças

gpk1010
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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #14 em: 16 de Janeiro, 2015, 11:29:36 »
boa revisão  O0
apenas acho que ele devia ter levado o 5w30, que é o recomendado

Pois eu falei nisso, mas disseram me que se mete-se 5W40 ia ter fugas, já eu tinha uma fuga no retentor da caixa que foi mudado, assim a unica coisa, é que aos 10 000 Kms tenho que voltar a mudar.

Offline SandStorm

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #15 em: 16 de Janeiro, 2015, 12:52:26 »
Mas o retentor da caixa não tem nada a haver com o óleo do motor...
O meu Fiesta tem quase 115 mil e leva sempre o 5w30.
O 5 é a lubrificação a frio. O 30 ou 40 é a quente.

Offline Pedro-MK5

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #16 em: 16 de Janeiro, 2015, 13:13:52 »
isso nao funciona assim aos 10.0000   mudar

é 15.0000   ou 12 meses

se fizeres 5.000 por ano o oleo anda lá 2 anos  :idiot2:

Offline Padrinho

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #17 em: 16 de Janeiro, 2015, 14:38:26 »
Se o motor tem uma fuga é reparar a fuga não é aumentar a graduação do óleo, isso é reparação a manel GT...

O motor leva sempre o óleo recomendado pela marca se aparecer alguma fuga repara-se, se algum mecânico diz isso é de fugir...

« Última modificação: 16 de Janeiro, 2015, 14:40:16 por Padrinho »

gpk1010
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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #18 em: 16 de Janeiro, 2015, 16:54:13 »
Se o motor tem uma fuga é reparar a fuga não é aumentar a graduação do óleo, isso é reparação a manel GT...

O motor leva sempre o óleo recomendado pela marca se aparecer alguma fuga repara-se, se algum mecânico diz isso é de fugir...

Pois a fuga foi reparada, o tal manel GT devia tar em altas ahaha  >:D
Em relação ao oleo, obviamente que ou se muda pelos Km's, ou quando faz um ano...

Offline Pumesta

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #19 em: 16 de Janeiro, 2015, 16:57:40 »
Amigos vocês também só vê o que a ford diz...é verdade que o óleo recomendado é o 5w30 mas isso é quando o carro era novo, tamos a falar de um mk4 com 15 anos no minimo o meu tá com 250mil km e à 10 anos que ponho 10w40 e sinceramente não vejo nenhuma diferença em nada, os consumos de óleo são os mesmo, só se tem que ter atenção no inverno principalmente para não arrancar em marcha logo que se ligue o motor, convém deixar mais um bocadinho ao relanti para aquecer o óleo...mas mesmo que queiram acelerar em marcha logo a frio o motor não deixa, as rotações não sobem alem das 3000rpm's enquanto o motor tiver frio, até o meu que tá com a guela toda aberta e ratado, enquanto o motor não aquecer ele tranca-se todo e não puxa.

gpk1010
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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #20 em: 16 de Janeiro, 2015, 17:23:59 »
Amigos vocês também só vê o que a ford diz...é verdade que o óleo recomendado é o 5w30 mas isso é quando o carro era novo, tamos a falar de um mk4 com 15 anos no minimo o meu tá com 250mil km e à 10 anos que ponho 10w40 e sinceramente não vejo nenhuma diferença em nada, os consumos de óleo são os mesmo, só se tem que ter atenção no inverno principalmente para não arrancar em marcha logo que se ligue o motor, convém deixar mais um bocadinho ao relanti para aquecer o óleo...mas mesmo que queiram acelerar em marcha logo a frio o motor não deixa, as rotações não sobem alem das 3000rpm's enquanto o motor tiver frio, até o meu que tá com a guela toda aberta e ratado, enquanto o motor não aquecer ele tranca-se todo e não puxa.

Até que enfim alguém que me percebe  O0
O meu fiesta vem com 17 anos de muita guerra, sempre tive o habito de deixar a maquina pelo menos 1 minuto a aquecer a primeira vez do dia. O meu também não perdeu 1 pontinho de oleo desde que levou, não me falha, não soluça, resumindo está impecavel.

Mas pronto opiniões todos temos, enfim e no sitio que levei o carro já la vou passear desde criança e tem sempre casa cheia, tanto que a oficina é "Bosch Car Service". Logo há partida já é confiavel.

Tanto que se forem a outros tópicos do genero encontram moderadores a recomendar o 10W40. Mas cada um sabe o uso que dá a maquina.

Offline Ruben_MK4

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Re: Revisão Completa mk4
« Responder #21 em: 16 de Janeiro, 2015, 17:46:50 »
Amigos vocês também só vê o que a ford diz...é verdade que o óleo recomendado é o 5w30 mas isso é quando o carro era novo, tamos a falar de um mk4 com 15 anos no minimo o meu tá com 250mil km e à 10 anos que ponho 10w40 e sinceramente não vejo nenhuma diferença em nada, os consumos de óleo são os mesmo, só se tem que ter atenção no inverno principalmente para não arrancar em marcha logo que se ligue o motor, convém deixar mais um bocadinho ao relanti para aquecer o óleo...mas mesmo que queiram acelerar em marcha logo a frio o motor não deixa, as rotações não sobem alem das 3000rpm's enquanto o motor tiver frio, até o meu que tá com a guela toda aberta e ratado, enquanto o motor não aquecer ele tranca-se todo e não puxa.

X2!