Garagem do Clube

Autor Tópico: Rotacao elevada para a velocidade atingida.  (Lida 24321 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

dicosta
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« em: 25 de Outubro, 2004, 09:23:28 »
Boas companheiros de fiestas :D
Sou novo por aki em termos de registo e de post's, no entanto tenho sido a utilizador assiduo do vosso forum. E uma mais valia termos disponivel uma comunidade de utilizadores para que nos possamos ajudar em situacoes relacionadas c os nossas "queridas" feras da marca oval. Tenho um fiesta tecnho de 98 azul escurinho. Dpx ver se ponho aki algumas fotos pa verem a makina....talvez ponha de motor, exterior, etc etc.
Mas vamos ao que interessa, pois isto foi apenas uma mensagem de boas vindas.
Tenho notado no meu fiesta que ele tem andado c uma extrema rotacao que nao e em nd correspondente a velocidade. Dou-vos como exemplo...a 100km/h ele atinge rotacoes de 3000/3200rpm. Se for a 120km/h ele vai as 4000rpm....a 160 vai as 5500rpm e dai pouco passa. E estranho ele tar assim c estes "sintomas". Qt a velocidade maxima sempre deu a vontade quando, lhe requeria, os 190km/200km, agora por e simplesmente esgota a rotacao e mal chega aos 170km/h. Oleo mudei ontem para o shell elix plus, levou filtro de ar original ford no mes de junho, escape novo montada ai por volta de maio +- e levou um arranjo de cabeca de motor em janeiro passado, coberta pela garantia do carro (pk comprei o carro no ano passado em julho) onde levou as 8 valvulas de admissao novas...isto td pk o tensor da correia de distribuicao partiu-se.

Bem, agora caso tenha sido explicito a explicar a situacao....que acham que podera estar a provocar esta anomalia?? Acham que sera embraiagem? Eu fiz um teste a mesma....c o carro travado c o travao de mao....pus a 1ª...e tentei arrancar...e ele comecou a andar msm travado....ou seja...a embraiagem esta a pegar....nao patina...pk se patinasse o carro ia abaixo. Digam se ja alguem teve esta situacao e que dizem de vossa justiça =)

Ja agora desculpem se nao colokei a questao no local correcto...ou se estou a repetir uma questao ja levantada por outro utilizador. Espero respostas....desejo-vos uma boa conducao ao volante das feras ;)

Anonymous
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #1 em: 25 de Outubro, 2004, 09:28:56 »
pelo que descreves parece ser a embriagem!!! quantos km tem sabes? quanto puxas nao sentes que o carro nao desemvolve?embora a rotação suba na mesma?

Abraço

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #2 em: 25 de Outubro, 2004, 10:19:43 »
Embraiagem?? naaaaa eu acho que 160 5.500 RPM?? em 5ª epá acho que isso é normal... espera ai que o ppl dos 1.25 responda..

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #3 em: 25 de Outubro, 2004, 10:22:56 »
nao sei se sera mto normal, 160 as 6000 da o meu em 4ª, em 5ª as 5500 nao sei bem, mas deve ir a volta dos 180+- 8)

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #4 em: 25 de Outubro, 2004, 10:45:02 »
Normal? Sera?


Nao no meu caso... algo se passa ai...

dicosta
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #5 em: 25 de Outubro, 2004, 10:54:21 »
pois...isso sei eu q n e normal. Dantes a 180/190 dava ele as 550rpm...+-. Agora e isto. Mt sinceramente n sei s a embraiagem foi ou nao mudada alguma x. Tal cmo disse comprei o carro o ano passado e o vendedor nao me informou sobre isso, nem os guias de reparacao e manutencao da ford indica alguma substituicao dessas :S Talvez seja melhor lhe perguntar se alguma x foi mudada. No entanto axo estranho pk ela esta a "aderir" bem..n patina. E sinto q ela puxa bem....se pedir velocidade ao motor ele responde bem....so q pronto....esgota-se completamente aos 160km/h...e n consegue chegar sequer aos 170. E noto um enorme esforco do motor a essa velocidade...msm tipica d velocidades tipo 190/200. Enfim....e estranho ele dar-me velocidades altas sem nc ter sido mexido no motor e d um momento po outro..pimba...fica assim :S Nao sei q fazer. So vejo msm a possibilidade da embraiagem..ms ao msm tempo....vejo q em parte n pode ser :S

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #6 em: 25 de Outubro, 2004, 10:54:51 »
mas eu tenho so 1 filtro de caixa kn... portanto, basicamente ta stock. 8)  e memo assim é o k ele da é isso.

Offline Jarodboy
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 242
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #7 em: 25 de Outubro, 2004, 12:53:20 »
A pergunta pode parecer parva mas...Mudaste de pneus desde que tens o carro? Caso sim para que perfil... :wink:

dicosta
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #8 em: 25 de Outubro, 2004, 13:15:45 »
Neps. Constinuam a ser iguais. Jantes ford de origem c pneu 185/55. :D Va aceitam-se mais sugestoes...nc sao demais :)

Offline Jarodboy
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 242
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #9 em: 25 de Outubro, 2004, 13:38:37 »
Se não é dos pneus entao não faço ideia de qualquer problema que altere as rpm/velocidade do carro... :roll:

Offline Marco Cipriano
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2104
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #10 em: 25 de Outubro, 2004, 13:42:08 »
Será que ele não está limitado? ;)

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #11 em: 25 de Outubro, 2004, 15:07:58 »
lá vens tu com a cena do Limitado!!! Isso é pura ficção, nunca se viu nenhum Mk4 ou Mk5 limitado... para alterar a relação velocidade rpm, só com alterações fisicas, ou seja, caixa (relações de caixa) jantes e pouco mais, ou secalhar, mais nada mesmo... agora, será que isso tá bem calibrado??? vamos lá ver se me explico bem, será que isso são as rpm e velocidades reais?? experimenta ir a um banco de ensaio ou então fazer um "comparativo" com outro MK4.. para veres se tá td bem!!!

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #12 em: 25 de Outubro, 2004, 15:31:16 »
n ha motores limitados...so se for akeles q dao 250 e a electronica n deixa passar...ou entao as scooters... :D

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #13 em: 25 de Outubro, 2004, 16:33:07 »
É a embariagem que está toda comida... se o carro tiver mais de 100.000 ou tenha sido sujeito a grande esoforço a nível de embraiagem ao longo da sua existencia a mesma deve estar num estado lastimoso.

Faz o seguinte teste:

Parado, travão de mão em cima, mete segunda, tenta arrancar normalmente... Repara agora no ponteiro da rotação do carro, se este descer a ponto de o carro ir abaixo estás safo não é da embraiagem.

se o ponteiro começar a subir de rotação enkuanto estás a tentar arrancar então a embraiagem está toda comida que é o meu caso:(((

dicosta
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #14 em: 26 de Outubro, 2004, 09:10:28 »
E assim,se sao reais nao sei...mt sinceramente desconfio tb dakele velocimentro....tb me lembrei q ele n m estivesse a mostar a velocidade real...pode estar mamado :S ou entao o sensor de velocidade mamado/sujo. Terei q ver isso no dia de descanso.
Qt ao teste do travao de mao....fiz isso hj msm d manha. O carro foi abaixo...portante significa q a partida a embraiagem esta boa....pelo menos agarra bem e n patina :D
Agora mt sinceramente comeco a ficar preocupado. Axam q a makina pode estar a trabalhar apenas a 3 cilindros?! Ou entao o catalizador q esteja nas couves. Por outro lado....as velas q estao no carro sao as q o homem do stand me pos no ano passado no carro...e desde q o comprei...axo q faz fiz 30 mil km....se n m engano....a ford aconselha a mudar as velas aos 35 mil ne? Mais do q isso n sei msm q sera. Vou tentar no fim de semana limpar o sensor de massa/ar, e por o carro ligado a makina para ver se e detectada alguma avaria. No entanto, ate la aceito mais opinioes. :) Ahh ja agora...qual o preco do kit de embraiagem na ford? Sim pk n gosto mt de ter um ferrari e por pecas de um mini...sou apologista q o carro teve ter sempre as pecas q a fabricante criou pa ele.
Va pessoal....q tem mais a dizer sobre o assunto?

Anonymous
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #15 em: 26 de Outubro, 2004, 09:22:56 »
antes de mais aproveita para fazeres a tua apresentação no sitio proprio!!!


Abraço

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #16 em: 26 de Outubro, 2004, 12:36:51 »
Ja fizeste uma revisão ao gajo? como deve ser? oleos filtros e velas e akilo tudo? isso da velocidade n estar a marcar correctamente tb poderá ser uma soluçao.. :?

dicosta
  • Visitante
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #17 em: 27 de Outubro, 2004, 09:08:35 »
Epa revisao na Ford ...por acaso nao. No entanto....ja foi mudado filtro do oleo, filtro do ar, filtro de polen, oleos, pastilhas, escape, e alguns componetnes da cabeca do motor...ms isso foi feito pela garantia do vendedor, que por acaso foi kem me fez a ultima revisao. A unica coisa q ainda nao mudei foram as celas q ja estao c cerca de 30 mil km em cima. Ver se vou a ford comprar a velas, neste caso de platina visto serem as aconselhadas pela ford pa esta makina.

Offline JoaoMorais
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 326
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #18 em: 27 de Outubro, 2004, 10:34:23 »
Boas,


A relação de Caixa nao se altera de um momento para outro. ou seja se quando o carro é novo vai 100 kmh --------3000Rpm será sempre assim nunca muda isso que puxes quer nao puxes pelo carro....ou seja as velocidades nao esticam nem encolhem! :)

Portanto, se marca a menos, e nao mudas-te nada no carro (JANTES/PNEUS), então ta marcar mal o teu conta kilom. abraço.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #19 em: 31 de Outubro, 2004, 22:39:19 »
Olá.

Exactamente, o JoaoMorais tem toda a razão. É com certeza o velocimetro e o contador de rotações, que estã a indicar mal... outra coisa não pode ser, após teres excluido a embraiagem da lista... mas para teres a certeza: faz um comparativo com alguem que tenha a certeza de ter um conta-kilometros a indicar bem...
agora o que perguntaste, se seria possivel o carro estar a trabalhar apenas com 3 cilindros.... "possivel" até era, mas notavas LOGO... pois o carro fica todo a soluçar e a trabalhar com completa irregulariedade em ralenti, e não tem potencia nem aceleração quase nenhuma... eu sei disso porque já me aconteceu por culpa de um conector de cabo de vela que estava a fazer mau contacto...

Um abraço,
Elias

Offline Marco Cipriano
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2104
  • Feedback: +0/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #20 em: 01 de Novembro, 2004, 08:44:58 »
Cada carro é um carro por exemplo o meu a velocidade máxima é de 183km/h +- e nessa velocidade vai ás 6mil rotações e nao passa dali. À quem diga que o seu fiesta anda a 210 enfim cada carro um carro ;)

Offline DarkMK4
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1334
  • Feedback: +4/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #21 em: 01 de Novembro, 2004, 21:01:42 »
Bem, bem!!! Alguém com o mesmo problema que o meu!!! Eu até já pensava que fosse o motor cansado... Embraiagem garanto que não é, pois o meu levou uma nova e continua assim!

As 3000 em 5ª a 100Km/h é normal, mas esse subito corte de velocidade e essa rotação são os mesmos síntomas do meu!!!

Já tentei de tudo e nada... Isso aconteceu desde que meteste o filtro? Nunca testei, mas acho que tem a ver com isso, porque se o filtro não recebe ar frio, mas sim o quente que vem do motor, e em alta rotação é para esquecer e o meu está duvidosamente colocado :(...

Bem, se resolveres isso apita  :wink:

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #22 em: 01 de Novembro, 2004, 11:06:30 »
@Dark_MK4:
3000 em 5ª a 100km/h é normal?! Olha que não é. Eu não tenho o MK4, mas sim o MK3, e quando vou a 120 km/h em 5ª ele vai a +- 3400 rpm...
E tendo o MK3 uma velocidade maxima e uma potencia inferiores á do MK4, o MK4 não pode ter mais rotação numa certa velocidade do que o MK3... não é verdade, pessoal? e os exemplos que deram ai em msgs mais para cima neste topic tb confirmam isso plenamente. Além disso o dicosta tb já disse que não é normal e que o carro antes tinha as rotações habituais do MK4... claro que é verdade o que o marco diz, que cada carro é um carro, mas as diferenças não são tão enormes quanto isso...

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #23 em: 01 de Novembro, 2004, 11:13:05 »
Hã??? que coisa... a minha post ficou colocada ANTES da do MK4, que era a ultima msg, como é isso possivel?? A minha msg devia vir depois, como é obvio! vendo melhor parece que é das horas??! Mas porquê... o do meu pc está correcto! deve ser do forum  :shock:  :roll:  :? é que não são nada 11:08 agora, são 23:26...  :twisted:

Offline DarkMK4
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1334
  • Feedback: +4/-0
Rotacao elevada para a velocidade atingida.
« Responder #24 em: 02 de Novembro, 2004, 18:10:20 »
Citação de: "electricpenguin"
@Dark_MK4:
3000 em 5ª a 100km/h é normal?! Olha que não é. Eu não tenho o MK4, mas sim o MK3, e quando vou a 120 km/h em 5ª ele vai a +- 3400 rpm...
E tendo o MK3 uma velocidade maxima e uma potencia inferiores á do MK4, o MK4 não pode ter mais rotação numa certa velocidade do que o MK3... não é verdade, pessoal? e os exemplos que deram ai em msgs mais para cima neste topic tb confirmam isso plenamente. Além disso o dicosta tb já disse que não é normal e que o carro antes tinha as rotações habituais do MK4... claro que é verdade o que o marco diz, que cada carro é um carro, mas as diferenças não são tão enormes quanto isso...


Vários colegas meus em quinta a 100km/h vão às 3000.

Só quem tem um mk4 de origem é que pode explicar, pois o meu sempre foi assim, mas apenas o tenho desde os 36000Km