Garagem do Clube



Autor Tópico: Ruído _muito_ estranho  (Lida 2298 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Ruído _muito_ estranho
« em: 14 de Setembro, 2004, 23:10:34 »
Olá.

Desde que tenho o meu MK3, ele faz um estranho ruido (que no entanto não me parece grave, pois nestes 10 meses que o tenho agora, não se piorou de maneira alguma):

é um som +- bem audivel, mas não muito forte; quando não se ouve com atenção, parece-se um pouco com o som do motor em geral, mas não é, pois aquilo é tipo variado ("rom-rom-rom", sempre continuando assim... dificil de descrever...  :roll:), e APENAS aparece em certas velocidades, isso é que é a parte estranha nisso... :shock: :
aparece (na 2ª) aos +-25 km/h, depois (na 3ª) aos +-50 km/h, e ainda (na 4ª) aos +-70 km/h. Ainda não fui ver se isso também tem a ver com os RPMs do motor ou se não (antes não me foi possivel, mas agora que montei o MEU PROPRIO conta-rotações :D, já me será possivel), ou se tem a ver mesmo com os km/h.
E aquilo apenas se ouve num margem de +- 5km/h á volta desses valores, atingindo o som mais bem audivel nos valores que mencionei.
Nas velocidades intermedias, o ruido desaparece por completo... e se fosse relacionado com os RPMs, seria estranho, pois em 5ª o ruido nunca aparece... e em 1ª não sei bem, mas também não acho, só se ai fosse mais fraco, o som.

E da caixa também não acho que seja, pois ai não seria em todas as mudanças e não estaria limitado a certas margens de velocidade, pois não?

O ruido também apenas se ouve com tracção. Ou seja, se estou a ir a uma dessas velocidades, e a ouvir o ruido, se ai carrego na embraiagem e deixo o carro rolar livremente, o ruido já não se ouve...

Por isso fiquei muito na duvida quando um amigo me disse que o ruido poderia ser causado por um rolamento duma das rodas. Apesar de realmente (verifiquei) um dos rolamentos traseiros ter ligeira folga...  vou mandar substitui-lo, mas não acho q vai fazer desaparecer o ruido, pois se o ruido fosse causado pelo rolamento com folga, não iria desaparecer ao carregar na embraiagem, pois não? Ainda por cima sendo atrás e não á frente...
E infelizmente é impossivel localizar o ruido com o ouvido... simplesmente está lá...:roll: Mas nem sempre o seu som é exactamente igual... nem a sua intensidade... o som é mais audivel quando o carro vai a descer (portanto com o "travão" do motor) do que a subir, e ainda, a subir e ao acelerar é mais forte do que ao andar em plano.  (isso praticamente põe fora de questão isso de poder ser do rolamento, pois não? pois ai não deveria ter nada a ver com esses factores).
E depois, a intensidade do ruido também varia consoante a temperatura exterior ou do motor, e disso tiro eu a conclusão que depende da temperatura do oleo (portanto, da sua viscosidade), o que confirma que não se deve tratar de uma simples ressonáncia ou qualquer cena assim, que também já certa gente achou que podia ser :wink: , mas sim de peças mecánicas em movimento (=lubrificadas, dai a variação).

Mas tudo isso ainda não me dá ideia nenhuma aonde e o quê poderá ser a causa do ruido, e ainda, se isso tem alguma gravidade ou sequer relevância, podendo piorar, OU se é algo sem qualquer importância, ou até tipico do fiesta, e que portanto possa ser ignorado...:? :?

Daí que seria interessante ouvir se alguém de vocês já alguma vez se deparou com uma situação semelhante ou se tem alguma sugestão acerca de qual possa ser a causa do ruido... Não que eu me preocupe muito com isso 8), dado o ruido não piorar, mas mesmo assim não deixa de ser misterioso, e gostaria mesmo de saber o quê é...

Obrigado desde já para qualquer ajuda, mesmo a mais humilde.

Um abraço,
Elias.

Offline Andyk2
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 922
  • Feedback: +0/-0
Ruído _muito_ estranho
« Responder #1 em: 15 de Setembro, 2004, 01:00:12 »
Não consegues simplificar esses problemas todos numa unica frase  :D  :wink:

Offline JoaoMorais
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 326
  • Feedback: +0/-0
Ruído _muito_ estranho
« Responder #2 em: 01 de Novembro, 2004, 10:49:22 »
Boas! mas k texto :)

em primeiro lugar, mecanica a distancia é muito dificil de fazer, mas como o teu carro é igual ao meu, é caracteristico ele fazem um ruido de folga de diferencial de caixa. Não é viavel a reparação, pq raramente se reparam caixas, visto que por 30 cts arranja uma! Aconselho-se a afinar valvulas do carro pq é costume desafinarem-se.abraço

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
ruidos...
« Responder #3 em: 14 de Dezembro, 2004, 16:13:30 »
boas,

já reparastre se houves esse rom rom quando passas em cima de
buracos, ou se o ruído acontece mais com o motor frio,

ou qdo o motor apanha carga de repente, isto é, por exemplo a arrancar
no pára arranca ou qdo estás a estacionar e arrancas devagar...

se sentires q ele faz esse barulho qdo tas a largar a embraiagem em
primeira... e principalmente o motor frio...

pode ser o miolo do catalizador solto ou qualquer das panelas apodrecidas
por dentro que esteja a fazer isso. Qdo há mais vibrações chocalha :)

o meu anda assim há mais de um ano; uma vez parecia q tava tudo
solto lá dentro, mas depois nunca mais fez isso e normalmente só noto
qdo tou a estacionar, e uma vez por outra entre as 2000 e as 3000.
(nunca passo das 4000 e evito chegar lá)