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Autor Tópico: Sangrar sistema de refrigeração  (Lida 21582 vezes)

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Offline Estrela
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Sangrar sistema de refrigeração
« em: 11 de Junho, 2010, 08:04:47 »
Boas pessoal venho por aqui mais uma dúvida, alguem me pode dizer mais ou menos por passos com sangrar o sistema de refrigeração de um fiesta a gasolina de 2000, é que tenho que fazer no meu e era para ficar bem feito.

Offline ianchika
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #1 em: 11 de Junho, 2010, 10:59:12 »
Óptima questão.
Também gostava de saber.  ::)

Offline Ivo Silva

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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #2 em: 11 de Junho, 2010, 11:20:07 »
Digo vos o que fiz no meu xr quando mudei o radiador é um bocado mais daquilo que vocês precisam comecei por tirar o tubo que liga o radiador a bomba de água depois tirei o tubo do deposito deixei a água escorrer....Como o radiador e a bomba de agua são novos e os tubos estavam cheios de calcário optei por retirar tudo o sistema de tubos e o depósito de agua do radiador e usar um anti-calcário ficou de molho de um dia para o outro e voltei a montar tudo e ficou impecável.....O que podem fazer é tirar um dos tubos do radiador e espetar para lá uma mangueira para ver se conseguem tirar o esterco todinho......Se o vosso radiador tiver fugas aconselho-vos ou a trocar ou então a continuar a por água....

Offline Estrela
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #3 em: 11 de Junho, 2010, 11:41:36 »
O que acontece no meu é que tive que trocar um tubo porque estava a perder. E agora os tubos estão a ficar com muita pressão e a ventoinha demora um bocado a disparar.
Quando estou a sagrar o sistema com o deposito aberto o liquido quase que ferve e começa a deitar fora só depois da ventoinha disparar é que a agua desce.

Offline Ivo Silva

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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #4 em: 11 de Junho, 2010, 11:48:27 »
Parece-me que tens ar no sistema......Mas podes ter também o termostato/sensor avariado o que faz com que a ventoinha dispare mais tarde.....Mas já ai vem pessoal mais orientados em mk4 e 5 e orientam-te.....
Abraço....... O0
« Última modificação: 11 de Junho, 2010, 14:03:08 por Ivo Silva »

Offline Johnyfiesta
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #5 em: 11 de Junho, 2010, 13:46:33 »
Exactamente. Tens ar ou tens uma fuga na junta. Atenção a isso.

Offline ianchika
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #6 em: 11 de Junho, 2010, 17:15:15 »
Então e como retira ele o ar do sistema?!
Será uma boa opção, quando o carro está quente, abrir aos poucos o vaso de expansão para deixar sair o ar?
Mas com cuidado, para não queimar.

Offline tftb
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #7 em: 11 de Junho, 2010, 17:21:08 »
Não aconselho muito essa ideia de abrir a tampa com o motor quente. Porque pelo que ele diz, a água/liquido de refrigeração quase que começa a ferver antes de a ventoinha disparar... o problema é se ele começa quase a ferver, ganha pressão, e mal mexas na tampa ela te estoire em cima e queimas-te com o vapor! Muito cuidado com isso que o meu pai há uns anos aconteceu-lhe isso num camião, e andou uns quantos meses a tratar o braço que ficou todo queimado O0

Offline Johnyfiesta
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #8 em: 11 de Junho, 2010, 18:35:34 »
Epá abrir o deposito de agua a quente com as devidas precauções nao tem mal nenhum. Para tirares o ar é sangrar e deixar sair a agua toda velha k tinha e por liquido anti congelante ou outra coisa parecida. Agua nao que estraga o sistema todo. Ligar o carro com o vaso aberto, acelerar um pouco para ele puxar agua, acrescentar o que falta, e acelerar mais um pouco e então metes a tampa. Tá feito  ;)

Offline tiago blanquet
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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #9 em: 11 de Junho, 2010, 19:12:30 »
Como tenho sangrado no meu e fazia no fiat tambem é simplesmente tirar a tampa do vaso de expansão e por o carro a trabalhar, controlando a temperatura. O ar assim que chega ao vaso, sai naturalmente e tá feito.

Offline Ford_Power

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Re:Sangrar sistema de refrigeração
« Responder #10 em: 13 de Junho, 2010, 21:13:06 »
Como tenho sangrado no meu e fazia no fiat tambem é simplesmente tirar a tampa do vaso de expansão e por o carro a trabalhar, controlando a temperatura. O ar assim que chega ao vaso, sai naturalmente e tá feito.

Para sangrar podem fazer como o tiago disse, falta só acrescentar que devem colocar a soufagem no quente para a agua circular por esse circuito e retirar bolhas de ar que aí se possam ter alojado.

Mas se repararem os radiadores de origem/tubos de agua de origem (depende dos modelos) costumam ter umas tampinhas sangradoras que acelera o processo. Basta meter uma mangueira a correr devagar para o vaso de expansão, com o carro a trab, a soufagem no quente e tirar essas tampinhas, qd sair só agua sem bolhas, está sangrado!

Têm aí 2 maneiras de fazer "a coisa"!

Quando o sistema estiver sangrado convém tirar um bocado de agua do vaso de expansao, por exemplo com uma seringa grande, mangueira ou outra coisa que vos dê jeito e coloquem liquido de refrigeração, para evitar a oxidaçao no interior do sistema. Se tiverem os tais sangradores, basta abrir um ao mesmo tempo que deitam liquido no vaso e deixar a nível. O0