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Autor Tópico: Swap de Motor  (Lida 17594 vezes)

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Offline Ruben_MK4

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Swap de Motor
« em: 13 de Junho, 2010, 23:35:28 »
Boas noites a todos!

O assunto que me traz aqui é o seguinte:
Caso eu pensasse em trocar o motor 1.25 do meu mk4 para qualquer coisitam com mais potência (VCT por exº) o que teria de fazer? Primeiro logicamente seria trocar o motor, e depois da troca de motor? É só trocar um bloco pelo outro, tipo plug 'n play? Ou teria que fazer outra alteração qualquer?

Entendidos na matéria, por favor elucidem-me.

Gracias
rfcg

Offline gmcs
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Re:Swap de Motor
« Responder #1 em: 13 de Junho, 2010, 23:49:37 »
isto tá na secção errada, devia estar nos motores a gasosa

Offline Ruben_MK4

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Re:Swap de Motor
« Responder #2 em: 14 de Junho, 2010, 00:05:58 »
Tens toda a razão.

Sr. Moderadores é favor trocarem este tópico para o quadro correcto sff.

Obrigados.  ;)

Offline Ivo Silva

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Re:Swap de Motor
« Responder #3 em: 14 de Junho, 2010, 00:45:57 »
Acho que é quase plug n play.......

Offline ruitome

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Re:Swap de Motor
« Responder #4 em: 14 de Junho, 2010, 01:01:12 »
O facto de o Puma ser um "Fiesta Coupé" ajuda bastante ao swap. Mesmo que as coisas não sejam as mesmas, serão montadas nos mesmos locais, terão as mesmas fixações, apoios de motor, etc. Em termos electronicos, deverá haver algumas alterações, como sensores, valvulas e afins, mas irão bater todas na centralina e depois tudo volta a ser igual para o quadrante que é o mesmo que no Fiesta.

Não será dificil, mas seria sim, um a mkd de valor. Se os MK4 com o pequeno 1.25 já chateia carros maiores, com o 1.7 VCT de 125cv, ui, isso é que havia de ser rir à grande, ver a cara de muitos condutores a verem o Fiesta a desaparecer. Isso é que me daria gozo, pensarem, "como raio consegue aquele 1.25 andar desta forma!!".

Offline gmcs
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Re:Swap de Motor
« Responder #5 em: 14 de Junho, 2010, 01:06:35 »
Mas e legalização para esse swap? Deve ser o cabo dos trabalhos... E não deve ficar barato...

Offline Ivo Silva

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Re:Swap de Motor
« Responder #6 em: 14 de Junho, 2010, 01:07:09 »
Nem se deve notar.....Pelo menos do 1.4 do puma nem notam......
« Última modificação: 14 de Junho, 2010, 01:09:39 por Ivo Silva »

Offline miguex
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Re:Swap de Motor
« Responder #7 em: 14 de Junho, 2010, 07:52:13 »
Em termos de electronica é preciso ter uma centralina de um puma ou é tudo igual? A caixa do fiesta será que aguenta mais power?

O que quer dizer VCT ou CVT como ja vi aqui no forum?

Offline Ruben_MK4

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Re:Swap de Motor
« Responder #8 em: 14 de Junho, 2010, 10:26:15 »
Pá, esta ideia surgiu-me, pois o meu mecânico diz que o motor do meu MK4 está a perder compressão... E disse que pode aguentar mais 2 ou 3 anos, ou se calhar nem tanto... E as mod's que eu tenho feito no carro, são coisas discretas sem darem muito nas vistas. Legalizar, é para esquecer... Se já vi um Ibiza 6k a passar com o motor VR6 do Golf III, este tb passará... Espero eu... Mas em termos de electrónica? Não é preciso nada, é só tirar um bloco e pôr outro?

O Zéfiesta conhece aí um rapaz que já o fez: Zéfiesta chamado à recepção sff!  :D E acho que o d13 tb já colocou, o 1.7, embora por pouco tempo dentro do ex mk5 dele, se não estou equivocado. Agradecia a ajuda desta malta sff.

Offline Johnyfiesta
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Re:Swap de Motor
« Responder #9 em: 14 de Junho, 2010, 11:49:47 »
Em termos de electronica é preciso ter uma centralina de um puma ou é tudo igual? A caixa do fiesta será que aguenta mais power?

O que quer dizer VCT ou CVT como ja vi aqui no forum?

VCT - Variable Cam Timing

Offline tiago blanquet
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Re:Swap de Motor
« Responder #10 em: 14 de Junho, 2010, 12:18:03 »
Apoios não sei se serão iguais. Mas se tens acesso a um motor desses tambem deveras ter aos apoios. É questão de trazeres tudo ja que o cofre do motor deve ser igual. Quanto as ligações electricas é simples. Tiras a cablagem principal (igniçao centralina etc) do puma conforme vem e metes no fiesta. Não vale a pena estares a aplicar umas coisas daqui e outras dali.

Offline Zefiesta
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Re:Swap de Motor
« Responder #11 em: 14 de Junho, 2010, 12:36:51 »
Isto e simples,o motor e quase tirar um e meter outro!a nivel de apoios e tudo igual.A instalação electronica convem trazer sempre para alguma surpresa que possa aparecer!Ja cheguei a ter aqui em casa os "ingredientes" para fazer a sopa,mas isso arranja-se novamente.
Um conselho e quando se fizer o swap,meter a barra estabilizadora do puma,pendurais,etc..pk os carros sao identicos mas a grandes diferenças!Quanto a caixa e simples:da sem problema nenhum!e é o melhor a fazer para ficar com um disparo em condiçoes :D

Offline Ruben_MK4

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Re:Swap de Motor
« Responder #12 em: 14 de Junho, 2010, 18:57:51 »
Isto e simples,o motor e quase tirar um e meter outro!a nivel de apoios e tudo igual.A instalação electronica convem trazer sempre para alguma surpresa que possa aparecer!Ja cheguei a ter aqui em casa os "ingredientes" para fazer a sopa,mas isso arranja-se novamente.
Um conselho e quando se fizer o swap,meter a barra estabilizadora do puma,pendurais,etc..pk os carros sao identicos mas a grandes diferenças!Quanto a caixa e simples:da sem problema nenhum!e é o melhor a fazer para ficar com um disparo em condiçoes :D

E se eu não conseguir arranjar a cablagem? Fora o valor do motor, que já o sei, para quanto ficará uma brincadeira destas?
« Última modificação: 14 de Junho, 2010, 18:58:13 por rfcg »

Offline orion rs
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Re:Swap de Motor
« Responder #13 em: 14 de Junho, 2010, 20:27:42 »
Hum é preciso euros , mas gosto muito da ideia um fiuma  >:D

Offline miguex
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Re:Swap de Motor
« Responder #14 em: 14 de Junho, 2010, 21:00:06 »
eu também já tinha pensado em trocar o motor do meu fiesta , pelo do puma. mas para isso, precisava de arranjar um puma na sucata, visto que o motor novo é muito caro. em termos de legalizaçoes o que é preciso fazer ?

Offline Zefiesta
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Re:Swap de Motor
« Responder #15 em: 14 de Junho, 2010, 21:46:26 »
Isto e simples,o motor e quase tirar um e meter outro!a nivel de apoios e tudo igual.A instalação electronica convem trazer sempre para alguma surpresa que possa aparecer!Ja cheguei a ter aqui em casa os "ingredientes" para fazer a sopa,mas isso arranja-se novamente.
Um conselho e quando se fizer o swap,meter a barra estabilizadora do puma,pendurais,etc..pk os carros sao identicos mas a grandes diferenças!Quanto a caixa e simples:da sem problema nenhum!e é o melhor a fazer para ficar com um disparo em condiçoes :D

E se eu não conseguir arranjar a cablagem? Fora o valor do motor, que já o sei, para quanto ficará uma brincadeira destas?

Oh ruben caso hajam algumas diferenças andas de fita isoladora e cabos :D :D
Oh pa gastas sempre a volta de 1250e ja com mudança travoes,suspensoes e "aderentes" e mao obra mudanças!
Quanto a legalização,e para esquecer..Nunca saiu nenhum fiesta com este motor,eles mandam.nos logo passear!No entanto e questão irem a alfandega se informarem melhor,caso isto tenha mudado,o que nao me parece,logo neste pais :idiot2:

Offline Johnny English

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Re:Swap de Motor
« Responder #16 em: 15 de Junho, 2010, 00:23:09 »
Meterem o 1.4 ou o 1.6 Zetec (usados no Puma/Fiesta/Focus) é uma mudança imperceptivel a nível visual. Meterem o 1.7 do Puma com colectores cinzentos e capa do motor também diferente pode chamar mais à atenção. Especialmente na IPO.

Outra coisa, sacar 125cv do 1.7 não é só motor. Não se esqueçam que o escape tem um diâmetro maior, a panela é diferente, a centralina e electronica tem que ser mudada, até a caixa do filtro e as tubagens são ligeiramente de maior diâmetro.

E com mais dinheirinho no bolso ainda conseguem tirar 155cv do motor 1.7 como a Ford fez com o racing puma. Usando colectores 4-2-1, sport cat, colectores de admissão melhores e cams.

E como nota de rodapé, temos um caso no clubpumapt em que uma user trocou o 1.4 pelo 1.6 e teve que trocar quase tudo.

Offline orion rs
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Re:Swap de Motor
« Responder #17 em: 15 de Junho, 2010, 00:35:56 »
Aqui á uns tempos postei aqui um fiesta mk5 que fora comprado com o 1.25 partido e meteu o do puma lá dentro ou seja o 1.6 , aquilo estava muito porreiro

Offline Johnny English

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Re:Swap de Motor
« Responder #18 em: 15 de Junho, 2010, 00:47:39 »
É a melhor troca  O0 como tinha dito, 1.4 ou o 1.6

Esqueci-me de dizer que o 1.7 é um motor em vias de extinção, tivemos uns 3 users do clubpumapt que tiveram azar com o motor e quiseram rectifica-lo. Pelo que sei não se encontrou ainda uma casa que o faça. Nem peças como segmentos há para o motor.
Também já telefonei para casa inglesas como a pumaspeed e segmentos é para esquecer.


Se conhecerem algum sitio por favor partilhem esta informação comigo.

Offline Ivo Silva

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Re:Swap de Motor
« Responder #19 em: 15 de Junho, 2010, 00:49:40 »
Burton?!?!?

Offline orion rs
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Re:Swap de Motor
« Responder #20 em: 15 de Junho, 2010, 00:56:29 »
É a melhor troca  O0 como tinha dito, 1.4 ou o 1.6

Esqueci-me de dizer que o 1.7 é um motor em vias de extinção, tivemos uns 3 users do clubpumapt que tiveram azar com o motor e quiseram rectifica-lo. Pelo que sei não se encontrou ainda uma casa que o faça. Nem peças como segmentos há para o motor.
Também já telefonei para casa inglesas como a pumaspeed e segmentos é para esquecer.


Se conhecerem algum sitio por favor partilhem esta informação comigo.

Esse é o grande problema ... é mesmo tramado o motor dar o berro e peças ??? nadaa , deve ser mesmo o terror ter que comprar outro carro , depois o pessoal vai sempre para os mesmos , ou seja cups e afins

Offline Johnny English

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Re:Swap de Motor
« Responder #21 em: 15 de Junho, 2010, 01:05:21 »
Tivemos um caso lá para o norte em que o user recorreu mesmo à compra de um 1.7 usado para substituir o dele. E tivemos mais 2 casos aqui em Lisboa, um deles esteve na GCsport onde chegaram a abrir o motor mas peças era o tanas. Resolvido com outro motor.

Sei que houve mais casos mas não me lembro bem.

Entretanto irei contactar a Burton para ver se têm alguma coisa, não custa tentar.

Offline SandStorm

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Re:Swap de Motor
« Responder #22 em: 15 de Junho, 2010, 01:10:58 »
Fosga-se, mas isso é lixado. :( Um 1.7 bacano e n haver peças? O.o

Offline Ruben_MK4

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Re:Swap de Motor
« Responder #23 em: 15 de Junho, 2010, 10:07:47 »
Fosga-se, mas isso é lixado. :( Um 1.7 bacano e n haver peças? O.o

Assim como não há peças para o teu motor duratec (aka Zetec) do MK6. Quando o bloco berrar, é comprar outro!

Estes motores não dão para reparar, só o s componentes na cabeça, agora o interior, tipo segmentos, bielas etc. não há mesmo há venda. É um motor descartável!  :D :D

Offline Zefiesta
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Re:Swap de Motor
« Responder #24 em: 15 de Junho, 2010, 14:07:28 »
É a melhor troca  O0 como tinha dito, 1.4 ou o 1.6

Esqueci-me de dizer que o 1.7 é um motor em vias de extinção, tivemos uns 3 users do clubpumapt que tiveram azar com o motor e quiseram rectifica-lo. Pelo que sei não se encontrou ainda uma casa que o faça. Nem peças como segmentos há para o motor.
Também já telefonei para casa inglesas como a pumaspeed e segmentos é para esquecer.


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Johny no mk4 ta fora questão o 1.6 pois ja é bloco zetec se e nada a ver com o zetec s..o vct se tirarem a tampa das valvulas fora de plastico,so ficam mesmo os colectores admissao a dar mais bandeira,de resto e igual ;)