Garagem do Clube

Autor Tópico: Temperatura no Fiesta 1.25  (Lida 8369 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« em: 01 de Fevereiro, 2004, 04:02:16 »
Oi pessoal
 Tou com um problema no meu Fiesta 1.25, mas não tou bem a ver a origem dele.
 É o seguinte o ponteiro da temperatura , quando vou com o carro em andamento, mesmo depois de muitos Km, fica sempre entre o preto de frio e o N do "normal" ou seja está sempre frio.

O estranho é que o carro parado a trabalhar ao fim de um certo tempo marca bem, liga a ventoinha onde era suposto ligar, etc.
 Mas de qualquer maneira mesmo parado leva imenso tempo a chegar á temperatura normal.
 A nivel de condução, não noto diferença alguma, nem mesmo no arranque a frio.

O normal seria o ponteiro estar mais ou menos ao centro, como estava antes.

 De referir que o climatizador do interior também deixou de mandar ar quente.

Será do qué? Termostado? Sensor de temperatura?
Help me!!
Amanhã vou ver se encontro a localização destas duas peças, mas de qualquer forma vai ser dificil, defenir a origem do problema.

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #1 em: 01 de Fevereiro, 2004, 11:21:59 »
Boas,

Pela descrição do problema, eu diria q o termostato não está a fechar. Isso tb geraria a situação que referes no que toca à chauffage.

Nota q pra fazeres a mudança precisas tb de trocar as respectivas juntas.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro, 2004, 11:22:17 »
N te preocupes isso é normal no fiesta desde q tenho o meu tb faz isso, e ele n ta frio tá é farto de levar c ar congelado no radiador e por isso qd paras o ponteiro sobe  :wink:

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro, 2004, 13:13:57 »
Isso é normal spam! :wink:

Acho que todos so mk4 que conheço fazem isso.

Isso é devido à deslocação de ar. Quando paras o carro o motor tem mais tendência a aquecer, logo liga a ventuinha, etc...

Eu ficava mais preocupado era se em andamento o ponteiro não baixa-se, ou até mesmo a ventuinha ligasse em andamento normal...

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro, 2004, 13:58:29 »
Oi pessoal obrigado pelas rapidas respostas  :)
 É normal que haja uma pequena oscilação do ponteiro entre estar parado e andamento.

 Mas não é normal, pelo facto de o ponteiro só subir até ao fim daquela barra preta, e parado só sobe até á temperatura "normal" se tiver pelo menos 20 minutos ou mais com o carro ao relanti.

 Também não acho normal pelo facto de anteriormente; conforme o carro ia aquecendo o ponteiro ia subindo, até ficar mais ou menos ao centro, havendo depois pequenas oscilações, entre a condução em estrada e em cidade, ai sim era normal. agora simplesmente o ponteiro anda sempre junto á barra preta, só subindo se tiver mesmo bastante tempo parado.

 O facto da chauffage tambem ter deixado de trabalhar leva a ficar inclinado para a opinião do G_Buster a mesma que eu tinha antes de postar este topico por isso relatei como problema num outro topico aqui, fiquei foi um pouco na duvida, porque estive a ler uns topicos estrangeiros e também falaram no sensor de temperatura, mas acho que o sensor não influenciava a chauffage, a não ser que a valvula desta esteja lixada...

 Já agora alguém sabe o preço de um termostado novo?
 Secalhar vou á procura na sucata e por via de duvidas vejo se arranjo também o sensor.

 Fiquem bem pessoal.
 E mais uma vez, obrigado.

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #5 em: 01 de Fevereiro, 2004, 15:44:38 »
Boas,

Epah, compra um termostato novo... akilo n é mto caro! Na Ford custa qq coisa na casa dos 3 contos já com as juntas, acho... mas consegues arranjar isso na "concorrência" mais barato. E como aínda é um procedimento chato, seria profundamente frustrante estares a meter um termo usado só pra vires a descobrir na primeira volta q desses com o carro q este tb está avariado.

Quanto ao sensor da temperatura, não te preocupes com isso... ele está bom ;) Muda o termo q vais ver q o Fiesta volta a ficar em forma.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro, 2004, 17:25:09 »
Ok, G_Buster, amanhã vou já tratar disso, aqui em olhão, existe uma loja mesmo da Motorcraft e se não é assim tão caro e traz logo a junta vou comprar. O dono da loja até é meu vizinho e faz sempre um desconto.

Já agora para quem não sabe como eu não sabia onde está o termostado vai aqui umas dicas.

Termostado:
 :arrow: Links removidos.

Sensor de temperatura
 :arrow: Link removido.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #7 em: 01 de Fevereiro, 2004, 18:42:03 »
Estive agora de volta do carro a ver se encontrava a localização certa do termostado e se não tou em erro fica por baixo da "caixa" onde vão a ligar os cabos das velas, estou certo?

Amanhã vou ver se troco aquilo.

 Acho que o problema da chauffage tem a ver com a valvula desta, estive de volta daquilo e reparei que o liquido quente retorna na valvula antes de entrar na caixa preta "radiador" da chauffage.
 
Pois o liquido vem quente no tubo e chegando á valvula volta para trás no outro tubo, ao jogar a mão nota-se que naquele pequeno bocado de tupo que vai da valvula até á caixa o liquido tá frio.

Problema aparente a valvula não abre mesmo ligando a chauffage no quente.
 Dos fusiveis não é, portanto ou será da dita valvula que tá gripada ou algum mau contacto o que é mais dificil de descobrir.

Alguém já comprou alguma valvula, preço?

Por acaso alguém sabe algum bom site com os preços de peças para o Fiesta?

Fiquem bem

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #8 em: 02 de Fevereiro, 2004, 10:07:01 »
A valvula da chaufage ronda os 55€ a sua montagem é extremamente facil, mas aviso-te já para guardares a factura pois isso é uma peça mto facil de avariar.
Tem em atenção que os terminais de encaixe do tubo são de plastico e provavelmente ao retirares a tubagem da antiga ela vai-se desfazer, não te assustes e tenta evitar que os pedaços não entrem pelos tubos adentro.
Ao montares tem o mesmo cuidado para não partires os terminais novos...

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro, 2004, 20:02:21 »
Oi pessoal fui hoje comprar o termostato, infelizmente só posso montár amanhã, mas agora fiquei na duvida porque não traz nenhuma junta para a "Home" do termostado, perguntei ao vendedor da Ford e ele disse que levava massa de silicone isolante. É verdade? É que ele pareceu-me meio confuso na resposta.. não me está a apetecer desmontar o termostado tirar o liquido etc e depois ver que falta uma junta  :evil:
 Já agora deixo uma foto para verem o k trazia.


Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #10 em: 03 de Fevereiro, 2004, 11:48:24 »
será que não necessita mesmo de junta???? eu acho melhor informares-te disso, espera que o G-Buster diga algo.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #11 em: 03 de Fevereiro, 2004, 13:09:08 »
Estive a ver bem akilo (dentro do possivel sem desmontar) e nota-se que leva mesmo uma junta entre a "Home" do termostado e o motor, lá terei que ir chateár-me com o vendedor de peças da Ford, secalhar vou ter que lhe fazer um desenho.

Primeiro pergunto-lhe se traz logo a junta, ele diz que não, que é á parte, ok venha lá a junta, traz-me um rodinha de borracha, eu digo-lhe que não é essa junta e sim a junta da peça onde o termostado vai lá dentro e que essa peça encaixa no motor, ele diz que não, que ai leva silicone. ok

 Chego ao carro abro a caixa e vejo que a rodinha de borracha que ele me vendeu por 5 euros já trazia no thermostado, volto para trás e digo-lhe que aquilo já traz a borracha e não era aquela junta que eu queria e sim outra, traz-me outra peçinha em borracha (como podem ver na foto) que julgo que me venha a ser util, espero eu.

 Acho que me vou passar agora quando for lá, já imprimi um desenho de uma junta de uma "home" infelizmente não é a do Fiesta 1.25, porque não encontrei nenhuma na net e sim a do modelo anterior.

Espero que seja desta que ele percebe o que quero.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #12 em: 03 de Fevereiro, 2004, 18:54:40 »
Bem, fui á Ford novamente e deu para ver que não leva mesmo junta, o vendedor, mostrou-me no monitor as peças disponiveis e realmente não existe nenhuma junta.
 Ainda não fiz a troca porque não possui-a a chave necessaria,  aviso-vos que é uma tarefa bastante complicada já que tem que se tirar o alternador da bateria, para se conseguir desenrroscar um parufaso da "home do thermostado que fica por trás deste.

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #13 em: 03 de Fevereiro, 2004, 21:49:37 »
Boas,

A "junta" q referes prá tampa do termostato é efectivamente a segunda "rodinha de borracha", akela q aparece na tua foto do lado direito.

Boa sorte com isso... aínda tens aí com q te entreter durante umas horitas. N sei qto tempo tem o teu fluido de refrigeração, mas se já for "velhote" esta é uma boa "descupa" pró renovares e fazeres uma limpeza ao sistema.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Temperatura no Fiesta 1.25
« Responder #14 em: 05 de Fevereiro, 2004, 20:33:02 »
Bem, o thermostado já tá montado e agora sim o ponteiro fica sempre no meio depois do aquecimento.
Nota-se logo uma diferença na resposta do carro, já não enrola tanto, deu mais trabalho por causa do alternador, mas valeu a pena.

 O proximo passo é trocar as pastilhas e os discos, depois a válvula do climatizador e por fim o apoio do motor, sim porque isto o guito não dá para tudo de uma vez  :roll:

Obrigado pelas dicas.
Fiquem bem.

Ps. O raio do outro thermostado tava flipado, não fechava totalmente.