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Autor Tópico: Termómetro marado?  (Lida 3576 vezes)

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Offline eletricpenguin

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Termómetro marado?
« em: 12 de Setembro, 2004, 23:25:13 »
Olás ppl.

Há apenas pouco tempo que reparei numa coisa estranha no meu MK3 1.1 CL de '90, e que agora acontece com frequencia:

de repente vi que o ponteiro do termómetro estava a meio, e subindo, chegando quase até ao vermelho. Mas isso enquanto estava a conduzir normalmente. Da primeira vez acreditei no que o termometro disse, e tomei precauções, pensando tratar-se de problemas na refrigeração. Mas não! É que pocuo tempo depois, o ponteiro voltou de repente ao normal, mas de repente mesmo!
E ficou lá. Outra vez aconteceu o mesmo, só que foi diferente: o ponteiro tava o tempo todo no normal, até que de repente foi subindo em flecha até mais de meio, para depois, passado alguns minutos, também de repente voltar ao normal. Por isso julgo que não se trata de problema nenhum na refrigeraçao, mas sim no termómetro. Acham possivel? A unica explicação que encontro é que, se for avaria intermitente do termometro, seria por causa de eu ir com muita frequencia uns poucos kms de caminho velho da minha casa até uma aldeia, e poderia ser causado pela vibração devido á má qualidade desse caminho, pois este comportamento marado do termometro só acontece quando tou a conduzir nesse caminho velho...
Bom, se é do termometro, onde me aconselham ir procurar para encontrar o "mau contacto"? É que já verifiquei no os contactos atrás do ponteiro, e tal, tudo em ordem. Portanto só pode ser ou o cabo até ao sensor ou o proprio sensor. Só que eu não sei onde encontro nem um nem outro.

Desde já agradeço qualquer ajuda,
Abraços,
Elias.

fiestatddi
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Termómetro marado?
« Responder #1 em: 14 de Setembro, 2004, 00:03:40 »
ola.

Peço desculpa por só ter lido o teu post agora. Não costuma frequentar tantas vezes a secção gasolina como a secção diesel.

Tive um problema com o meu tddi ha pouco tempo exactamente igual ao teu.
aki podes ler o k me aconteceu.
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/viewtopic.php?t=3034

Talvez te ajude ou te dê algumas pistas para resolver o problema. Eu tive que resolvê-lo sozinho... Ninguem neste forum conseguiu descobrir (tb n houve mts interessados para me ajudar). Desde já agradeço aos poucos que tentaram.

Fica aki a minha humilde ajuda.
Cumprimentos-

Offline eletricpenguin

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Termómetro marado?
« Responder #2 em: 14 de Setembro, 2004, 22:37:21 »
Olá.

@fiestatddi:

mesmo sendo "humilde", agradeço a tua ajuda  :) , pois valeu num ponto:
fiquei ainda mais convencido de que não é o motor que aquece demais, mas que é o termómetro que indica mal, por ter o sensor defeituoso ou qq coisa assim.
E no meu é muito mais evidente e facil de se chegar a esta conclusão do que no teu caso, pois como já disse, aquilo muda de comportamento consoante a qualidade dos caminhos em que vou... portanto deve ser um mau contacto, causado pela vibração... e no sensor. Pois no tablier, já verifiquei os contactos do indicador.
Vou assim agora á procura do cabo que sai dai e vou pesquisar até encontrar o sensor... poderá ser dificil, mas vou tentar. Se não conseguir, só me restará ir á oficina, mas pelo menos eles não me poderão tentar enganar pois agora já sei qual é o problema  :twisted:

Offline RS

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Termómetro marado?
« Responder #3 em: 15 de Setembro, 2004, 00:28:38 »
Tive um problema semelhante no meu mk3. No meu caso, após se ligar o carro, o ponteiro de temperatura disparava imediatamente para a zona vermelha ultrapassando-a, quase colidindo com o ponteiro da gasolina. Apenas voltava ao normal desligando a ignição.

Também pensei tratar-se de um problema de aquecimento, mas descobriu-se que era o sensor que indica a temperatura para o painel de instrumentos que necessitava de ser substituído.

O sensor custou-me 20 euros +/- e encontra-se do lado esquerdo do motor ( do lado da vareta do oleo ) aparafusado ao bloco, por trás do alternador e de uma ficha azul. Assemelha-se a uma vela de ignição, pois até possuí um cachimbo preto com um fio fininho que deves retirar.

De seguida é desaparafusar e podes contar com uma descarga do liquído de referigeração ( não muito, deixa escorrer, depois não te esqueças de atestar conforme o nível ) e substituis.

Cuidado com a força que aplicas, pois é natural que esteja um bocado calcinado, um pouco de WD 40 ou algo do genero ajuda.

Offline eletricpenguin

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Termómetro marado?
« Responder #4 em: 15 de Setembro, 2004, 21:54:59 »
Obrigadão, RS.
Foi uma ajuda bastante valiosa.

Realmente encontrei o sensor, desinstalei-o, limpei-o e verifiquei-o com um multimetro: é uma resistencia cujo valor varia com a temperatura, portanto um NTC. Parece estar a funcionar correctamente... voltei a instalá-lo.
Dei umas voltas com o carro, propositadamente no caminho velho aqui (do qual disse que é o sitio onde tive esse problema de subitamente o ponteiro subir ao vermelho), pois é, agora já não faz aquelas mudanças subitas.
Agora ele vai subindo gradualmente á medida que o motor vai aquecendo devido ás subidas que tenho que fazer em primeira (muitas pedras...), só que agora fiquei outra vez na grande duvida se será um defeito do sensor ou se não será realmente um problema de má refrigeração do motor! É que a forma como o ponteiro do termometro se move agora, parece normal. Também já não atinge o vermelho. Mas vai perto... E o motor parece me realmente um pouco quente demais... não sei... o que vou fazer para ter a certeza, é dar umas voltas na estrada, a ver se o motor atinge a temperatura normal, ai verei se o termometro sempre indica correctamente, e irei também comparar a temperatura a que o motor parece estar quando se abre o capot, com quela após ir aqui no caminho velho. Assim terei a confirmação se o termometro (agora) trabalha correctamente.
Nesse caso será realmente um problema de refrigeração, pois o motor antes não aquecia tanto nestes caminhos.

E também me parece que está qualquer coisa mal com a ventoinha que está colocada á frente do radiador. É que esta devia estar ligada, enquanto o motor está ligado, não? É que não está, está parada. E eu lembro me vagamente de a ter visto a mover-se, sempre que o motor está ligado. Se for mesmo assim, então a ventoinha será a causa do problema, pois faz sentido: na estrada á velocidade não sobre-aquece, pois o vento trata de arrefecer o radiador. Mas no caminho velho vou devagarissimo, e ainda por cima a esforçar muito o carro (muitas subidas em 1ª) e portanto aquece pois faz lhe falta a ventoinha...

Alguém pode me confirmar então se a ventoinha deve estar sempre ligada?
Amanhã farei o tal teste para confirmar o correcto funcionamento do termometro. Colocarei o resultado aqui.

Offline RS

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Termómetro marado?
« Responder #5 em: 15 de Setembro, 2004, 22:37:39 »
Citação de: "electricpenguin"

Alguém pode me confirmar então se a ventoinha deve estar sempre ligada?


Não. A ventoinha apenas trabalha quando o motor atinge uma determinada temperatura. O ponto onde ela dispara é determinado pelo temoestato. Se este estiver avariado a ventoínha n dispara e o motor sobreaquece.

Sugiro q deixes o carro a trabalhar ao ralenti durante uns bons minutos. Deixa o aquecer bem e fica atento ao ponteiro da temperatura, ela deve disparar algures entre o O e o N. Se n disparar e o ponteiro se aproximar muito do vermelho é porque está na altura de substituir o termoestato.

Fica de olho no nível do liquido de referigeração, e se este apresenta uma cor castanha. Podes sempre fazer uma limpeza ao circuito, purgando-o e voltanto a repor com uma mistura a 50% de água e anti-congelante.

Se ainda existirem sintomas de aquecimento, o estado da bomba de água é outro ponto a ter em atenção.

fiestatddi
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Termómetro marado?
« Responder #6 em: 16 de Setembro, 2004, 00:30:11 »
RS:

Como é k se purga o sistema de refrigeração?

Offline eletricpenguin

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Termómetro marado?
« Responder #7 em: 17 de Setembro, 2004, 20:47:23 »
Ppl: o problema está resolvido.
RS: obrigado pelas tuas indicações. Foram valiosas.

Passo a explicar: o que acontece é que após eu desmontar, limpar, e voltar a montar o sensor de temperatura, o mesmo ficou a funcionar correctamente, indicando agora a temperatura como deve ser, o que antes só fez ESPORADICAMENTE, e de maneira esquisita, ou seja: ele costumava indicar quase sempre temperatura baixa, mesmo estando esta relativamente elevada... daí que eu pensei que o motor não aquecia muito nas subidas do caminho velho. Até que o termometro começou a se portar daquela maneira estranha. A verdade é que o motor sempre aquece bem (mas não sobreaquece) nessas subidas aqui, pois tem que ir em 1ª fazer esforço a velocidade reduzida, ou seja, 1500 RPM, o que é dificil para o motor, como é natural. Mas eu nunca o notei, pois o termo tava mal. Agora funciona bem, e a confirmação de que está tudo correcto com o sistem de refrigeração também obtive: o ponteiro esteve sempre acima da letra "M" enquanto fiz uns 50km em estrada, portanto tudo em ordem. E a ventoinha também funciona bem: dispara exactamente entre o N e o O, como disseste, RS.
(fiz o teste de deixar o motor ligado em ralenti após fazer aquela viagem).
Resumindo: para além do termometro sempre ter indicado mal, não havia problema nenhum. Portanto, sugiro a todos os que tiverem um termometro que parece indicar sempre temperatura normal (baixa) ou então se o ponteiro de vez em quando se comporta como malouco, mesmo em situações de esforço do motor onde seria natural o mesmo aquecer um bom bocado, que façam uma verificação, nomeadamente limpeza ao tal sensor, pois é provavel que o termometro esteja a indicar mal... :roll:

Abraços e +1 vez obrig pelas ajudas.
Elias.