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Autor Tópico: Troca de motor  (Lida 5021 vezes)

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Offline Bruno Amado

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Troca de motor
« em: 16 de Setembro, 2014, 21:22:37 »
Boas pessoal , actualmente tenho um Escort MK5 , com um motor 1300c.c com 60cv , a carburador , actualmente a consumir me cerca de 7l/100km , só lhe colocando gasolina 98 ou aditivada , com 171000km , e estou a ponderar mudar o motor do mesmo para um 1600c.c , calculo eu com 90cv ( se estiver errado corrijam me ) , as minhas questões são as seguintes , estou a ver motores até cerca de 600€ ( o que me parece barato , se estiver correcto corrijam me de novo xd ) , a minha questão é , ao trocar o motor em si , que mais lhe terei de trocar ? agradecia o máximo de ajuda possivel ...


EDIT :


Fica aqui algumas fotos a cerca do estado actual do carro :

Porta bagagens :





batida traseira :




Porta sem verniz :



zona do tejadilho onde lhe está a saltar o verniz :





PS: Estas fotografias foram tiradas a pressa , amanhã com mais tempo actualizarei o meu post
« Última modificação: 23 de Setembro, 2014, 02:16:45 por Bruno Amado »

Offline SandStorm

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Re: Troca de motor
« Responder #1 em: 16 de Setembro, 2014, 21:44:57 »
o 1.6 é o CVH, o 1.3 é o HCS e são completamente diferentes de visual.
Se tivesses o 1.4 e metesses o 1.6 era na boa pois a aparência é exactamente igual.
podes meter o 1.6 se quiseres
O carro aceita ambos, mas tens de ver se tens os apoios de motor certos para tal. Caso contrário também precisas dos apoios. As furações não te preocupes pois o carro tem tudo.
A seguir é ver se a caixa é compatível com o motor 1.6, mas penso que sim. Não sei é se será demasiado curta (ou longa).
depois tens de ver as ligações eléctricas para dentro. se calhar o conta-rotações vaio marcar mal, não sei.

Offline Pedro-MK5

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Re: Troca de motor
« Responder #2 em: 17 de Setembro, 2014, 10:04:08 »
os aspetos que foram referenciados  concordo    ver apois a caixa .......

eu só axo uma coisa   quando se compra um motor  vemos o gajo limpinho  etc
depois quando vai pro sitio e começa a trabalhar com o tempo podes ter o azar de fugas em juntas   retentores .......etc
por isso que eu acho        tentar um motor o mais barato possivel 
depois gastar dinheiro em mao de obra         ver valvulas   mudar juntas retentores..... abrir e dar uma geral

o meu irmao  tem um focus     e o motor dele deu o berro
e eu aconselheio  a fazer como disse      mas ele foi por outro caminho  um motor mais caro  aparentemente mais bonito .......passado uns meses teve que parar para corrigir algumas anomalias


Offline orion rs
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Re: Troca de motor
« Responder #3 em: 18 de Setembro, 2014, 05:38:27 »
o 1.6 é o CVH, o 1.3 é o HCS e são completamente diferentes de visual.
Se tivesses o 1.4 e metesses o 1.6 era na boa pois a aparência é exactamente igual.
podes meter o 1.6 se quiseres
O carro aceita ambos, mas tens de ver se tens os apoios de motor certos para tal. Caso contrário também precisas dos apoios. As furações não te preocupes pois o carro tem tudo.
A seguir é ver se a caixa é compatível com o motor 1.6, mas penso que sim. Não sei é se será demasiado curta (ou longa).
depois tens de ver as ligações eléctricas para dentro. se calhar o conta-rotações vaio marcar mal, não sei.

Sands , a trocar nunca seria pelo velhinho CVH mas sim pelo 1.6 zetec que é o que vem no escort mk5  O0

Offline SandStorm

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Re: Troca de motor
« Responder #4 em: 18 de Setembro, 2014, 05:45:50 »
O escort MK5 é um caso complicado, porque saíram bastantes motores neles. Mas as primeiras unidades vieram com os CVH e HCS.
Os zetec saíram da reestilização do Escort MK5 (mk5b), penso eu (os com a grelha oval e não os da frente lisa). Depois nos Escort MK6 já era tudo Zetec
« Última modificação: 18 de Setembro, 2014, 05:47:21 por SandStorm »

Offline orion rs
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Re: Troca de motor
« Responder #5 em: 19 de Setembro, 2014, 03:59:12 »
Qualquer das formas mesmo que se fosse a meter o CVH teria se de mudar a electronica toda

Entao já que se vai mudar tudo , mete-se logo um zetec 16v

Offline SandStorm

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Re: Troca de motor
« Responder #6 em: 19 de Setembro, 2014, 04:50:02 »
honestamente, sairia mais barato arranjar logo um 1.6 Zé Azteca de origem e depois modificar.

Offline orion rs
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Re: Troca de motor
« Responder #7 em: 19 de Setembro, 2014, 05:28:51 »
Um escort rs2000 era o ponto  O0

Offline Bruno Amado

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Re: Troca de motor
« Responder #8 em: 23 de Setembro, 2014, 01:03:34 »
pessoal , peço imensa desculpa na demora na resposta aos vossos comentários , mas cheguei recentemente de viagem ...

eu vou ser sincero , estou ainda a aprender a cerca do Escort , pois foi á pouco tempo que decidi duma vez por todas uma restauração ao meu escort MK5 ! Eu queria ficar com a estrutura original do mesmo , mas queria lhe uma restauração a nivel de motor , interiores , etc , um carro para ficar mesmo , um carro que pudesse dizer ' tudo o que aqui está veio do meu esforço ' não sei se estão a entender a minha ideia , sinceramente , comprar um carro já ' feito ' não me dá tanta pica , mas para tal , tenho de ' aprender ' ! Houve aqui uma ideia , que era o motor do rs2000 , eu adorei essa ideia , mas sinceramente , a nivel €€€ , não estou tão preparado para tal !

a nivel da electronica , o meu 1.3 é a carburador webber e a nivel de electronica é nulo ou praticamente nulo , ou seja , teria que levar tudo a 100% nesse aspecto !

os motores que encontrei foi um 1.6 e um 1.8 ( penso ) e andavam todos á volta dos 600€ , 800€ !

ainda tenho um promenor , a passagem da minha direcção para assistida , que sinceramente não sei como fazer esse upgrade !


a nivel de estrutura , queria trocar apenas o parachoques traseiro para o do mk6 ( mais redonda ) , retirando lhe os frisos todos e pintando-o apenas de uma cor !

actualmente o meu carro está com umas fugas na bagageira etc , é algo ' vergonhoso ' , mas normal nestes carros pelo que sei , ainda tenho uma batida na parte do lado direito traseira e tenho uma porta que perdeu o verniz todo nao sei porque e no tejadinho , esta a descascar o verniz tambem não sei porque ! ainda tenho de encontrar de onde vem uma fuga , pois no lado do pendura e atras do pendura , os tapetes quando chove ficam com agua e por baixo dos mesmo ensopados e não encontro o porque !

Como isto é uma ideia definitiva , agradecia todo o tipo de ajuda e opiniões a cerca de material para o mesmo !

 Irei ainda assim postar umas fotografias até ao final da semana a demonstrar os problemas dele todos !

Agradeço a vossa disponibilidade pessoal !

Offline SandStorm

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Re: Troca de motor
« Responder #9 em: 23 de Setembro, 2014, 01:11:29 »
vejo que o sentimento que tens com esse carro, é o mesmo que tenho com o meu orion.
bem, assim sendo, primeiro começa com a chaparia e depois parte para a mecânica...
Eu ando a fazer o inverso, primeiro estou a tratar da mecânica e depois da chaparia, mas pronto (tb queria alterar o meu motor 1.4 para um 1.6, mas pronto)
eu tenho de pesquisar mais acerca do MK5, de que ano é memso o teu?
essas fugas de água na bagageira poder+a ser da borracha do vidro traseiro, ou infiltração dedivo a ter escoadores entupidos. ele tem tecto de abrir?

Offline Bruno Amado

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Re: Troca de motor
« Responder #10 em: 23 de Setembro, 2014, 01:19:40 »
vou tirar já fotos ao mesmo só para ver essa questão retirada pormenorizadamente xD

o meu é de 1991 , Julho de 91 !

Offline Bruno Amado

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Re: Troca de motor
« Responder #11 em: 23 de Setembro, 2014, 02:17:39 »
1º Post editado , imagens colocadas

Offline SandStorm

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Re: Troca de motor
« Responder #12 em: 23 de Setembro, 2014, 02:38:18 »
ui, essa do porta malas... está pior que a do meu orion (que depois tapei com betume de vidro e tem aguentado)
No teu caso é mais fácil meter uma tampa do porta-malas nova. Porque essa cena está memso horrível. ou tratas disso ou é pior... Tens de andar sempre a secar o interior da mala ou vai começar a comer em outros lados.

A porta, pintando. ou se quiseres, vinil para cima (e para cima de todo o carro)

Offline orion rs
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Re: Troca de motor
« Responder #13 em: 23 de Setembro, 2014, 06:01:44 »
Nao sei até que ponto precisas do carro mas ....

Pegas , compras porta e o porta-mala que esse está mesmo mau ....

Começas a desmontar tudo até ao osso e começas a reparar tudo , basicamente um restauro geral .

Ou tens sempre a hipotese de comprar um RS2000 e dar os teus toques por exemplo .

E sabes que um RS2000 vai valorizar futuramente

Offline Bruno Amado

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Re: Troca de motor
« Responder #14 em: 23 de Setembro, 2014, 06:23:35 »
eu tenho uma enorme estima por este carro ... em relação á porta , quando o carro for pintado todo de outra cor a porta será também e será envernizada , pois esta apenas perdeu o verniz ...

mas já agora por curiosidade , em que valor andam agora os RS2000 ??

Offline Bruno Amado

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Re: Troca de motor
« Responder #15 em: 23 de Setembro, 2014, 06:25:17 »
eu amanhã colocarei fotografias de todo o carro , podres todos e isso tudo


Offline orion rs
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Re: Troca de motor
« Responder #16 em: 23 de Setembro, 2014, 17:02:09 »
Eles andam á volta de 4000 para baixo .
http://arganil-coimbra.olx.pt/ford-escort-rs2000-16v-iid-453403563

Até há um fiesta RS1800i em excelente estado no OLX

http://bragacity.olx.pt/ford-fiesta-rs-1800-1994-120-879-km-iid-459146811

Sao carros que vao valorizar futuramente pois sao da familia RS , e como tu queres algo para "ter" e usar de vez em quando apostava no RS2000 .

Se queres mesmo o teu , restaura-o e mete isso num brinco .

Offline Ruben_MK4

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Re: Troca de motor
« Responder #17 em: 23 de Setembro, 2014, 17:23:17 »
Esse fiesta é importado, e já está aos meses à venda no olx. O stand onde está agora comprou-o por 2000€.

Offline André Mira

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Re: Troca de motor
« Responder #18 em: 23 de Setembro, 2014, 20:50:14 »
E já teve um acidente em Odivelas que eu presenciei.