Garagem do Clube

Autor Tópico: Uma pequena comparação...  (Lida 8103 vezes)

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zudjan
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Uma pequena comparação...
« em: 15 de Outubro, 2003, 01:49:55 »
Voçês dizem que em termos de performance o Punto mk1 sport é +/- identico ao Fiesta 1.25 certo??? :?

É que vejo muitos aqui no forum a dizer que o carro não dá os 200kmh em recta e no entanto o meu amigo que tem um Punto mk1 não alterou nada a nivel de motor, apenas a panela de escape e supressão do catalizador e com uma boa rodagem ele passa dos 200kmh (+/- 205kmh) em recta :roll:

Logo o Fiesta deveria dar tambem o mesmo se tivesse as mesmas modificações... e por aquilo que me apercebi voçês dizem que não dá :?:

Esclareçam-me quanto a isso sff...

guest84
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« Responder #1 em: 15 de Outubro, 2003, 02:59:04 »
se e um punto sport mk1 e o punto com 85 ou 86cvs :wink:  k eu saiba anda um poko mais k o fiesta 1.250 16V pois o fiesta tem menos 10 cvs

continua se aki a falar de velocidade de ponta... bahhh e um koto repetitivo :P e o resto? 0 a 100kmh? 0 a 400m? e claro k ha otras coisas a discutir como fiabilidadee kualidade....

enfim cada um tem os seus gostos uns gostam mais da Ford otros da Renault, otros da Fiat... :wink:

mas comparar carros so pela velocidade de ponta SUCKS!

P.S. tb ha manometros kom erros grandes nao te eskeças!

pedro cunha
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« Responder #2 em: 15 de Outubro, 2003, 08:39:50 »
Velocidade anunciada é uma coisa, velocidade real é outra... os manometros tem sempre erro!!!

Velocidade não é tudo!!!  :wink:

Offline Fredyx
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« Responder #3 em: 15 de Outubro, 2003, 09:24:59 »
Ehehehe lá vem a eterna comparação de top Speed ehehee
Antes de mais nada, vou já avisar que se este topico embrenhar por caminhos incorrectos é bloqueado.

Agora em relação ao topico em si, isso dos 200km/h nunca é em recta isso te garanto, venha lá quem vier, diga quem disser, 200km/h em recta não dá. 180 no maximo. Agora a descer todos os santos ajudam, na descida da A1 na Serra de Aires e Candeeiros (antes/depois de Fatima) foi onde dei o maximo com o meu carro 195km/h, tenho jante 15" e pneu 50, e com os ultimos dados obtidos no banco de ensaio, onde o ponteiro ia nos 180 e a maquina nos 190 e por ai adiante, posso dizer que o meu carro deu 205km/h e foi a descer.....

guest84
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« Responder #4 em: 15 de Outubro, 2003, 10:17:23 »
e pah ja ouvi casos engraçados de dois carrros k vao lado a lado, um vai a 200 e o otro a 185  :lol:  mas nenhum deles eram fiesta ou punto :wink:

Offline Fredyx
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« Responder #5 em: 15 de Outubro, 2003, 10:25:03 »
Em relação a isso tenho uma situação que um corsa jante 13" ia a minha frente a 195 +/- e eu ia colado a traseira dele a 180 +/- eheheheheh o gajo do corsa não acredita mas lololololol  mijei-me a rir quando ele disse o "O teu Fiesta tá a andar bem, eu ia quase a 200 e tu vinhas atras de mim" eu virei-me para ele " 200!!!!!!!! tás maluco eu vinha a 180 +/-!!!!" LOLOOOOLlol

zudjan
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« Responder #6 em: 15 de Outubro, 2003, 12:05:44 »
Eu qualquer dia gravo um video para voçês verem que é verdade...
O carro dá 200/205kmh em recta...tou farto de andar no carro e garanto-vos que dá isso...
Agora eu sei que os manometros tem erro mas eu com o carro da minha Mãe(c3 hdi) que tem manometros a digital ao lado dele em recta apenas contava - 3/4kmh que ele ou seja marcava à volta dos 198kmh... por isso não me vanham falar em erro dos manómetros...
Acreditem que uma boa rodagem significa mto...
Já vi fiestas que ambos de origem 1 apresentava na folha 78Cv e outro 85Cv...
Depende muito da forma como se conduz o carro...
Um dia que tenha o meu fiesta depois veram isso...
Pois duvido que o carro rebaixadinho (-6cm) com Admição Dinamica(ractive) Colectores e linha de escape directa em inox (escorpião) com a supressão do catalizador , escape em inox (escorpião) e uma reprogramação da centralina não chegue aos 200kmh em  recta mas...

Frederico Marçal
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« Responder #7 em: 15 de Outubro, 2003, 13:32:12 »
Essa comparação punto sport vs fiesta 1.25, já foi muito falada e deu muita polémica por aqui!!

Ambos de origem punto mk2vsfiesta 1.25 , têm 1 andamento muito parecido!!Agora se meteres 1 jante 15" esquece!! A partir de 3ª ficas para trás!!!
Com jante 14" já me disseram k o fiesta até anda 1 pco mais k o punto!!isto é de boca como é obvio!!

vel máx: 180 km/h os dois!!! mais nada (isto em recta)...descidas não contam!!! :roll:

cumprimentos

Frederico Marçal
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Uma pequena comparação...
« Responder #8 em: 15 de Outubro, 2003, 13:38:11 »
Citação de: "zudjan"
Eu qualquer dia gravo um video para voçês verem que é verdade...
O carro dá 200/205kmh em recta...tou farto de andar no carro e garanto-vos que dá isso...
Agora eu sei que os manometros tem erro mas eu com o carro da minha Mãe(c3 hdi) que tem manometros a digital ao lado dele em recta apenas contava - 3/4kmh que ele ou seja marcava à volta dos 198kmh... por isso não me vanham falar em erro dos manómetros...
Acreditem que uma boa rodagem significa mto...


o c3 hdi dá 200 em recta!!estas a falar do 1.4 90 cv presumo?mesmo assim está a andar muito bem!!

Cumprimentos

zudjan
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« Responder #9 em: 15 de Outubro, 2003, 14:04:03 »
Sempre ouvi dizer que um carro com jante 15 andava mais que um carro de jante 14 mas...
tipo cada vez que a roda dá 1a "volta" percorres mais km´s com a jante 15 do que 14 não axas???
Um ex: para percorrer 150m com jante 15 a roda dá 200 "voltas"
e com jante 14 tem que dar paí umas 300 "voltas" para pecorrer os 150m...
logo não vas por ai...
Até quanto for maior o perfil do pneu mais o carro anda sabias?
Uma jante grande apenas te tira arranque nunca em ponta, muito pelo contrario...

Quanto ao C3 sim é o 1.4Hdi com 90 ou 95Cvs n sei...
Axu que o carro esta a cortar as 4000rpm 4500rpm, depende da forma de condução...
e eu ia as 3800rpm quando dei os 198kmh

Offline Fredyx
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« Responder #10 em: 15 de Outubro, 2003, 14:19:18 »
Já todos aqui sabem, pelo menos os que estiveram no ultimo encontro organizado pelos membros, que um Feista com jante 14" e outro com jante 15" o de jante 14" em 4ª salta uma beca para a frente.... isto já foi mais que provado.... tem tudo haver com as relações de caixa, em relação a andar mais ou menos, tu com jante 15" perdes é o erro de velocimetro, eu no banco de ensaio vou a 180 e nos manometros vou a 170 e assim por diante.... até aos 100 tenho erro de 5 (a menos) e apartir dos 100 tenho erro de 10 (a menos).

zudjan
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« Responder #11 em: 15 de Outubro, 2003, 14:28:15 »
Eu não concordo muito com essa teoria mas...
Tipo jah não eh o 1ª nem a 2ª que trabalham com jantes e me dizem isso...
Até os "Mecanicos" da Nipotuning jah me disseram isso...

Normalmente o pessoal quer que o carro ande mais certo???
Não axas que por essa lógica andavamos tds com jantes 13??
E cada Xs mais ves desportivos a vir de origem com grandes jantes 17/18 e ate 19!!!

Não axu que seja assim como tu dizes...mas cada maluko ca sua pankada! :lol:

Offline Fredyx
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« Responder #12 em: 15 de Outubro, 2003, 14:36:13 »
Ora ai está, nem mais, quando tiveres o teu fiesta a gente conversa e vais ver que quando metes 4ª passas a frente uma beca e depois eu vou-te lá buscar.
Mas, e há sempre um mas, então diz lá porque é que os cups tem todos jante 14"???? Ohhhhh porque será, porque é ajante indicada para a relação de trnamissão, não achas??????? Pensa lá uma beca???? :wink:
Ah e já agora qual é o tamanho de jante dos carros de rally nas provas de alcatrão??? vai ver e mete aqui. :wink: Não são 14" não é isso que tou a dizer....
Com jante 14" tens mais arranque, e melhor desenvolvimento em toda a faixa de rotação.... agora é assim uma coisa é teres 14" com 185 e outra é ters umas 14"x7 ou 14"x8 e meteres 195 ou 205 o caso já muda de figura. Com 185 perdes aderencia e tal e tal... com os 195 ou 205 ficas mto mais bem servido :wink:
Que é o que eu queria por, umas Brock B5 ou B4 14"x7 ou 8 Ehehehehehe  8)

[-JC-]
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« Responder #13 em: 15 de Outubro, 2003, 14:39:13 »
sim fredyx
poix
é k com jante de 15" levas-te corda qnd ue pus a minha 4ª e tou com jante de 14" :D
(foi um aparte)
é k a jante tem memo a ver
:mrgreen:

Frederico Marçal
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« Responder #14 em: 15 de Outubro, 2003, 15:20:18 »
Não esquecer que a jante 15" em principio pesará mais que a 14"!!Logo mais peso, mais inercia, menos aceleração!!
E depois o facto de normalmente a jante 15 levar 1 pneu 195 ou mais, que causa mais atrito com o ar, logo menos aceleraçaõ!!

Falei com 1 rapaz que tem 1 fiesta que tem jante 15" e admissão, e disse-me que testou com 1 fiesta c/admissaõ e jante 14", logo a partir de 3ª começa a ficar para tràs, até aos 180 diz que ficou com  2 a 3  carros de atraso!! :roll:

Foi com carros aqui do forum..

cumprimentos

zudjan
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« Responder #15 em: 15 de Outubro, 2003, 15:54:00 »
Em termos de peso da jante,
td bem que uma jante de 15 pesa mais que uma jante 14 e mesmo assim depende do material de que é feito a jante poix já vi jantes de 15 a pesarem muito menos que de 14...
e não esquecam que por pesar mais tambem ganha mais balanço logo em ponta ajuda mais...
Uma comparação: tipo as admições, se querem ponta metem admição dinamica (e jante 15) se querem arranque admição directa (e jante 14)...
Não axam que ganha-se mais em ponta com jante 15 que 14???
Tudo me leva a querer que sim...

Offline Fredyx
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« Responder #16 em: 15 de Outubro, 2003, 17:06:36 »
Mas agora tamos a generalizar, uma coisa é em termos gerais outra coisa é o Fiesta em si!!!
Acho que em termos de performance a 14" é a mais indicada, porque o carro já é pesado e com a jante 15" perde uma beca, talvez com as mod's que queres fazer consigas tirar melhor partido da 15", mas de origem não é nada substancial!!!
Agora explica lá quem é que te vai fazer os colectores e mete ai uma foto da admissão dinâmica que vais meter.

zudjan
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« Responder #17 em: 15 de Outubro, 2003, 17:17:15 »
Quem me vai fazer os colectores com a linha de escape em inox é um revendedor da marca Escorpião que tem uma loja aqui na minha zona(Cacém)... Ele arranja o inox pela Escorpião e daqui a +/- 1 mes vai chegar uma maquina que ele encomendou que serve para "dobrar" o inox e ele a partir daí faz os colectores e a linha de escape... fica +/- 70Cts...

Quanto à admição é simples arranjas umfiltro em cone ou seja uma admição cónica directa que em prencipio vai ser uma ractive em carbono, e depois vou a oficina que te falei e mando fazer um tubo em inox a começar da grelha de baixo ate chegar e encaixar no filtro sem fuga de ar possivel pelo meio... isso vai fazer com que o teu carro tenha mais ponta +/-5kmh mas em arranque pouco ganhas...

Offline Fredyx
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« Responder #18 em: 15 de Outubro, 2003, 17:23:08 »
Olha lá a linah toda sem panelas vai ficar por 70 contos?? já com os colectores incluidos??? Tá um bom preço, depois tenho de ver se ganhas alguam coisa com isso (potencia/performance), não te esqueças que os nossos colectores já são 4/1 por isso secalhar bastava polir e retirar o cat para teres ganhos significativos... deposi a gente vê isso.....
Em relação a admissão isso de dinâmico tem pouco :( tava a pensa que já tinham feito uma admissão DINÂMICA para o Fiesta tipo as dos PUG e dos CUP agora assim acho que não vale o esforço!!! Mas nada melhor que alguem experimentar!!!! TU :wink:

zudjan
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« Responder #19 em: 15 de Outubro, 2003, 17:27:51 »
Yep 70Cts pa mim :) po publico n sei  :lol: e olha que acredita que ficas com muito melhor rendimento... i know! 8)

Quanto ah admição resulta pois jah fiz a experiencia num Punto, o tal Punto Sport e com a admição directa tinha arranque e com um tubo de eskentador ligado ao paraxoques rendeu +5kmh  :wink:  agora imagina em inox que o ar entra muito mais fresco  :twisted:

[-JC-]
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« Responder #20 em: 15 de Outubro, 2003, 17:29:43 »
isso k ele ta a dizer da resultado
foi akilo k eu disse da outra X k tinha feito mais o puto spoonshark
k é um tubo ca d baixo (da grelha) até à entrada para a caixa do filtro
é capaz d fikar melhor em inox n sei! eu simplesmente comprei um tubo de eskentador de 90mm e acreditem ou nao deu resultado (mais rapido,nao muito OBVIU, e menor consumo, nao mt menos tb KLARO CRLH)
lol tou todo fdd dos cabeça!

Offline Fredyx
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« Responder #21 em: 15 de Outubro, 2003, 17:31:59 »
Ehehehehe hummmmm vamos lá ver isso!!!!! em relação a linha de escape, tem muito cuidado com os diametros, já sabes, a mais fica sem força e a menos sem ponta.... agora com cá em PT não sei se temos alguem que já tenha feito varios, vai ser dificil descobrir qual o ideal.... A escorpião lá para cima já fez linhas para Fiestas agora o teu mecânico tem é de pedir a eles as medidas!!! Mas vê lá se fazes isso para eu depois ver se rendeu ou não!!

zudjan
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« Responder #22 em: 15 de Outubro, 2003, 18:03:10 »
LOL eu ainda nem o carro tenho querem me já fazer de cobai a LOL :lol: