Garagem do Clube

Autor Tópico: Update sobre válvulas (Asneiras)  (Lida 10135 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Update sobre válvulas (Asneiras)
« em: 16 de Outubro, 2010, 18:57:56 »
pessoal,

alguém me poderia dizer onde se encontra o "Crankshaft" num ford fiesta mk3 1.1 e a "timing cover"? O manual de Haynes não põe uma imagem definitiva dessas duas coisas e já dei À volta ao motor olhando aqui e lá e não encontro o maldito crankshaft... alguém poderia por uma fotografia aqui para eu poder localizar pelo menos o crankshaft... é que quero fazer amanhã o ajuste das válvulas (ou pelo menos ver se é preciso). Hoje quis faze-lo, mas como não consegui encontrar o tal "crankshaft" tive que adia-lo. Mas, não perdi o dia, aproveitei para limpar a cobertura das válvulas por dentro e por fora.... estava nojento mesmo. Tive pena foi de não poder fazer o mesmo com, o sitio onde descansam as válvulas que também está asqueroso... já agora, alguém sabe como limpamos aquilo? Ou haverá que o tirar também? É que se eu limpar as válvulas e todo aquilo, todo cairia para dentro dos cilindros, não? Tal como acontece com o óleo quando o metemos lá.

espero a vossa ajuda para poder localizar o tal "crankshaft". É que sem isso não posso localizar a marca zero quando está estiver no Top Dead Center (TDC)

Desde já obrigado...
« Última modificação: 02 de Novembro, 2010, 20:45:43 por rub73 »

Yuusou
  • Visitante
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #1 em: 16 de Outubro, 2010, 19:04:12 »
É a parte vermelha.

Fica dentro do bloco, acho eu.

Corrigam-me se estou errado, tou simplesmente indo pela lógica das coisas...
« Última modificação: 16 de Outubro, 2010, 19:04:36 por Yuusou »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #2 em: 16 de Outubro, 2010, 19:36:59 »
olá, obrigado pela resposta, mas acho que esse é o braço onde estão conectadas as válvulas... o tal crankshaft pulley deve estar por fora disso, ou seja for ado sitio onde estão as válvulas e deve ter a cabeça de um parafuso qualquer com 6 lados, que se deve accionar com uma chave de roquete ou outra parecida, para poder mover o 1ro cilindo até a posição TDC, ou seja, o 1 pistão no seu nivel mais alto dentro do 1ro cilindro.

vamos esperar que alguém venha elucidar este interrogante...

Edito para dizer, que possívelmente tenhas muita razão em dizer que aquilo a vermelho é o crankshaft. O que acontece é que no primeiro post equeci-me de escrever se calhar "Crankshaft Pulley". Esta peça deve ser uma rodinha que tem as marcas 12 8 4 TDC o algo assim, onde devemos fazer coincidir no ponto TDC uma marca que se encontra numa coisa chamada "Timing Cover".

edito para colocar cá uma foto onde se pode ver o crankshat pulley alinhado no seu TDC com o timing cover.. as zetas indicam o alinhamento. Agora, eu queria era ver onde está isso no Fiesta mk3 HSC.



mais uma, de outro motor

« Última modificação: 16 de Outubro, 2010, 20:37:46 por rub73 »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #3 em: 16 de Outubro, 2010, 22:45:24 »
bem, acho que já tenho uma ideia de qual pode ser o crankshaft pulley. É a roda mais baixa do lado esquerdo do motor quando estamos frente a ele. É a unica que tem o tal parafuso com cabeça exagonal que da para meter uma chave de roquete. O unico problema é que não vejo as marcas para identificar o TDC e não vejo o "timing cover"... Affaire à suivre"

Offline Marcio Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3539
  • Feedback: +24/-1
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #4 em: 17 de Outubro, 2010, 00:53:46 »
queres retirar as folgas das valvulas é isso?? isso nada tem haver com a cambota que é o que esta a vermelho. as folgas das valvulas medem-se com um apalpa-folgas e ha milhentos topicos espalhados pelo forum sobre isso. Agora nao se ponham com termos tecnicos, quando nada se percebe dum motor tao basico como o hcs. e para ver as folgas nao e preciso tar a mexer na cambota para alinhar o pistao com nao sei o que. basta ver as valvulas que estao em carga e medir a folga nas restantes. Para isso podes engatar o carro em 3a velocidade e empurra-lo/puxa-lo para veres as valvulas a mexerem
« Última modificação: 17 de Outubro, 2010, 00:54:18 por Marcio Silva »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #5 em: 17 de Outubro, 2010, 09:36:34 »
Olá Marcio, obrigado pela resposta. Já tinha visto um tópico sobre este tema onde já tinhas dado esta sugestão de por o carro em 3 e mexe-lo para atrás ou para frente... mas eu não tenho essa possibilidade... também já vi gente em outros foruns a dizer que  há que meter a 1ra velocidade e rodar o pneu direito. Mas eu prefiro faze-lo como diz o Haynes. Como te terás apercibido, quando tinhas o teu Fiesta, temos que por o motor a rodar para que as válvulas abram, e isso no manual de haynes faz-se através do "crankshaft pulley". Mas pronto já identifiquei o tal crankshaft pulley... agora vou limpar aquela zona para ver se consigo ver os números....

+ 1 vez obrigado pelo contributo...

P.S. vou fazer isso só por curiosidade, já que o meu motor não acho que tenha muito o barulho esse das válvulas, nem a frio e muito menos a quente... e não acho que se sentam depois das 2500 rotações como já aqui foi referido, tudo pelo contrário. Quem tiver esse problema, que reveja os ajustes. NO meu posso ir a 3000 rpms ou mais e não sinto nada.
« Última modificação: 01 de Novembro, 2010, 21:51:22 por rub73 »

Offline s4n7os
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 334
  • Feedback: +3/-0
  • Ex Fiesta owner
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #6 em: 17 de Outubro, 2010, 10:52:15 »
Off tópic

Estas a falar quando removes aquela tamba de onde se poem o oleo?

O meu tb está alto nojo quando olho lá para dentro até mete medo, mas antes de a tirar quero comprar a junta porque aquilo acho que já não é aberto a uns anos e não vá a junta ser daquelas em papel...

Como limpas isso?

abraço

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #7 em: 17 de Outubro, 2010, 11:52:40 »
não, a junta é em cortiça e a minha estava intacta, como nova.. agora a sujidade lá adentro é mesmo assustadora... agora quero limpar o sitio onde estão assentes as válvulas... aquilo está tão preto como o asfalto quando é novo... infelizmente a minha mulher não cuidou deste carro como eu estou a fazer agora...

por otra parte, já vi neste vídeo que deixo aqui em baixo, finalmente, o que queria saber... agora fica tudo mais fácil... vou também por este vídeo na sessão de DIY, no tópico sobre as válvulas...

http://www.youtube.com/watch?v=y5B1vZzDyh0
« Última modificação: 01 de Novembro, 2010, 21:52:19 por rub73 »

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #8 em: 17 de Outubro, 2010, 22:20:49 »
podes levantar e calçar o carro de 1 lado de preferencia o direito pois estás mais perto do motor e com ele engatado em 5ª ( se tiver, se não em 4ª) e rodas mesmo a mão para ser mais fácil de encontrares o pms.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #9 em: 18 de Outubro, 2010, 09:15:44 »
podes levantar e calçar o carro de 1 lado de preferencia o direito pois estás mais perto do motor e com ele engatado em 5ª ( se tiver, se não em 4ª) e rodas mesmo a mão para ser mais fácil de encontrares o pms.

já tinha feito isso, mas em 1ra, e não deu resultado

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #10 em: 18 de Outubro, 2010, 14:02:06 »
tem que ser na mais longas e caso esteja muito pesado para ti ( não sei que tipo de musculatura dispões  ;) :D) podes retirar as velas que ele ai fica levissimo.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #11 em: 18 de Outubro, 2010, 19:56:02 »
Também tinha tirado as velas... o que aconteceu foi que mexi a roda (já agora, como é para atrás ou para a frente) e fecharam as válvulas 2 e 3 e todas as outras estavam abertas. Ora é certo que podia ter ajustado as que estavam abertas mas não o fiz porque sempre li que se deviam fazer por ordem, ou seja se a 1 está em baixo ajustar a 8 e se a 2 está em baixo ajustar a 7 e por ai fora com as outras, sempre dando o número de 9 no resultado. Na verdade tive medo de ajustar todas aquelas 7 válvulas abertas, porque ao mexer a roda, não temos consciência de se estamos ou não no Top Dead Center (como se diz isto em Português?). Mexi e mexi a roda para adiante e para atrás e nunca as 1ra e 2da válvulas fecharam ou abriram (+ ou -) ao mesmo tempo, por isso fiquei todo baralhado.

Já agora, sabes como posso limpar toda aquela sujidade onde estão assentes as válvulas sem ter que tirar todo aquilo fora? Que produtos usar?

desde já obrigado a ti e a todos, pelas vossas respostas neste tópico.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #12 em: 01 de Novembro, 2010, 22:06:24 »
bem, já limpei aquele nojo todo... amanhã vou tentar fazer o ajuste das válvulas...

Já agora, utilizei Limpa Carburador e uma escova de metal (daquelas de limpar velas) para remover toda a sujidade... Agora está muitíssimo melhor.

Só, uma coisa que ainda não entendi muito bem... para vocês, o que interpretam quando se diz que devemos ajustar aquelas que estão fechadas (por exemplo 1 ou 2 ) quando por exemplo 8 ou 7 estão a mexer (rocking). Ora quando dizem fechadas são as que estão para acima não é. Porque segundo o que entendo as fechadas são aquelas que estão com os pistões das válvulas em baixo, coisa que nós não podemos ver a não ser que abramos o motor. É complicada a minha pergunta eu sei... mas se alguém percebeu, ajudaria um comentário esclarecedor. Em Haynes se diz por exemplo que se 7/8 estão a mexer, que se deve ajustar a 1/2 em concordância, porque a 1 e a 2 estão fechadas, no entanto quando vemos as válvulas mexerem na verdade os bracinhos da 1 e da 2 estão para acima e não para abaixo, por isso acho que Haynes se refere a outra coisa quando se refere a aquelas que estão fechadas, que na verdade, segundo o meu entendimento são as que estão para acima, e as abertas são as que estão para abaixo.

É muito complicado eu sei, por cima eu sou daqueles que gosta de complicar as coisas. Peço desculpas…

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Update válvulas (Asneiras)
« Responder #13 em: 02 de Novembro, 2010, 12:41:36 »
Bem, fiz asneiras, tratando de ajustar as válvulas, a número 7 rompeu lá onde está (estava) a porca. A razão? Muito simples… as porcas lá de aperto estão tão apertadas que resultou nisso que disse, partiu, como podem ver nesta foto. Ora, eu me pergunto por quê de estarem tão apertadas, mas a resposta a isso não me vai tirar do grande problema no qual estou metido agora… Menos mal que era a única válvula que estava com um bocadinho de folga… as outras estão bem. Por outro lado, o carro pega e acho que pode andar assim, porque não alterou em nada (acho eu) mas tenho mis dúvidas sobre se isto irá trazer problemas ao motor e a todo o sistema de combustão. Tenho que agregar que a válvula nem abriu nem fechou, ficou tal e como estava, precisamente por que aquela porca partiu.

Bem, o que me aconselham para dar a volta a isto… se isto não poder ser resolvido sem ter que ir a um mecânico, agradecia vossos concelhos e/ou as vossas sugestões sobre um mecânico que me recomponha todo este problema, de preferência que trabalhe bem e com dedicação e que não seja caro.

Com os tempos que correm não estava a penar gastar dinheiro por agora no carro. QUE CHATICE!!!!!!!!!!!!!!!!!! GRUGRUGRUGRU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

« Última modificação: 02 de Novembro, 2010, 12:51:52 por rub73 »

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Ajuste das válvulas (crankshaft?)
« Responder #14 em: 02 de Novembro, 2010, 13:51:33 »
isso é mesmo assim apertado e bem , imagina num minuto só a 4000rpms quantas xs ela abre ? é simples de se resolver isso ,vais a sucata e compras 1 martelo de válvulas .

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Update válvulas (Asneiras)
« Responder #15 em: 02 de Novembro, 2010, 14:33:28 »
olá Fiestaboss... a tua resposta dá-me um bocado de esperança... mas como é que substituo isso uma vez compre o martelo.. é que como lá podes ver partiu mesmo a porca e a rosca onde ela vai. A verdade é que o martelo não partiu, foi só a porca onde ela enrosca... já deve ser mais complicado não? Espero bem que não... Estou no desemprego e não é boa altura para tirar dinheiro das coisas essenciais da casa para isto.
Desde já obrigado

P.S. Já agora. Como é que as pessoas que já fizeram este trabalho em casa conseguem desapertar essas porcas estando assim tão apertadas.. há um truque?
« Última modificação: 02 de Novembro, 2010, 14:44:22 por rub73 »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #16 em: 02 de Novembro, 2010, 22:06:31 »
então pessoal... ninguém ajuda?

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #17 em: 03 de Novembro, 2010, 00:48:13 »
que chave estavas a utilizar? anel ou de caixa , para este trabalho normalmente usa-se as chaves de caixa com um braço de força e é preciso evitar torcer a chave ao rodar para alargar .

dar te a menos trabalho mudar só o martelo inteiro ou mesmo o veio todo que andares a tentar remover o parafuso partido .

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #18 em: 03 de Novembro, 2010, 08:09:33 »
Desculpa lá fiestaboss, mas há muitos nomes técnicos em matéria de carros que não conheço… o que é "martelo inteiro" e "veio todo". Poderias assinalar na fotografia que deixei aqui por favor para eu pode-lo identificar. Se não poder ser, poderias então dizer como se diz em inglês para eu ir tentar ver o que é.

Agradecido,

P.S. Ah!, foi com uma chave de roquete, mas aquilo partiu a ponta, depois tive que utilizar uma chave inglesa e foi ai que partiu o aquilo tudo

que chave estavas a utilizar? anel ou de caixa , para este trabalho normalmente usa-se as chaves de caixa com um braço de força e é preciso evitar torcer a chave ao rodar para alargar .

dar te a menos trabalho mudar só o martelo inteiro ou mesmo o veio todo que andares a tentar remover o parafuso partido .
« Última modificação: 03 de Novembro, 2010, 13:01:22 por rub73 »

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #19 em: 03 de Novembro, 2010, 13:40:37 »
para retirares o veio é simples, é retirares os parafusos 13mm que tens ai em cima entre o martelo partido e o "vizinho" inteiro e os outro parafusos idênticos e substituir de igual forma e afinar todos novamente.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #20 em: 03 de Novembro, 2010, 14:39:07 »
Obrigado Fiestaboss pela tua ajuda, mas acho que vou levar ao mecânico para resolver ele este problema... assim fico mais descansado, já que percebi népia. Não tenho a mais mínima ideia do que devo fazer e como. Já fui ao Manual Haynes mas não há nada que diga como fazer este trabalho.

Acho que a final de contas não será assim tão caro pois só deverá levar uma vareta nova e a respectiva porca... Se calhar aproveito e peço ao mecânico para fazer outra coisa qualquer, mais ainda não sei pois o meu carro está com o serviço em dia (updated).

Bom, + 1 vez obrigado... Mas ainda preciso que alguém me respondesse esta pergunta:

Como é que as pessoas que já fizeram este trabalho em casa conseguem desapertar essas porcas estando assim tão apertadas.. há um truque?

cumprimentos e muito obrigado
« Última modificação: 03 de Novembro, 2010, 22:09:51 por rub73 »

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #21 em: 03 de Novembro, 2010, 21:06:44 »
Se calhar wd40 nele e indo tentando , até que ele deverá comecar a mexer  O0

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #22 em: 03 de Novembro, 2010, 22:24:55 »
bem... fui ao mecânico. Amanhã vai arranjar o problema. Na verdade não é grande coisa. Há que substituir só o parafuso que vem já com a rosca. Não foi a vareta. O que vim a perceber agora é que a porca essa está ligada à rosca e é esse parafuso-roca que faz o ajuste das vávulas. A Ford como sempre, inventando (como nas fichas dos rádios). Não era mais fácil fazer como o resto de todos os outros construtores? Que chatice!!!!!!!!

Bem, aproveitei e pedi ao mecânico para rever o ajuste das válvulas.. menos mal que não será assim tão dispendioso. O parafusinho esse custa 11 € + IVA e claro a mão de obra.. Fico contente e muito descansado por não ser nada do outro mundo...

um grande obrigado a todos...

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #23 em: 04 de Novembro, 2010, 01:00:43 »
isso é mesmo assim pesadissimo para não desandar e isso é de se dar as xs para ajustar pouco mais de 1/4 de volta , mas é a tal coisas é preciso saber fazer , que entre saber fazer e saber como se faz ,vai uma diferença dos canecos .

mandar ao mecânico foi a melhor coisa que poderias fazer , isso é fácil de se fazer mas é com tempo e calo para ajustar como deve ser.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Update sobre válvulas (Asneiras)
« Responder #24 em: 10 de Novembro, 2010, 13:10:18 »
mandar ao mecânico foi a melhor coisa que poderias fazer , isso é fácil de se fazer mas é com tempo e calo para ajustar como deve ser.

Olá FiestaBoss, no inicio concordei com este teu parecer aqui citado, mas agora já não concordo nada. Fui hoje limpar a caixa do filtro de ar e ver como está o filtro K&N e também então decidi ir verificar o trabalho que tinha feito o mecânico.

Bem, para não dar mais voltas, eis o que pude observar do trabalho do mecânico com as válvulas. De salientar que quis verificar isto, porque o carro está mais barulhento e porque o meu carro estava a fazer medias de 5.8 em combinado y entre 6.5 e 7 em cidade. Pois bem, meti 10 lts e tal de gasolina e o carro a penas fez 104 kms. Ou seja, que o carro está a fazer 10 ou  mais litros ao 100.

Escape – 1: O apalpador de folga mostra que a folga está solta, tem um bocadinho mais que os 0.30. Ele não a fez (estava assim quando entreguei o carro)

Entrada – 2: Entra o 0.20 mas está muito presa, precisa de entrar e sair com mais suavidade.

Escape – 3: Não verifiquei pois acho que todo deve ser refeito.

Entrada – 4: Não entra o 0.20. Está abaixo da medida.

Entrada – 5: Esta parece estar correcta. Ele não a fez (estava assim quando entreguei o carro)

Escape – 6: Esta parece estar correcta. Ele não a fez (estava assim quando entreguei o carro)

Entrada – 7: Não verifiquei pois acho que todo deve ser refeito.

Escape – 8: Está a 0.20 e devia ser a 0.30


Ora, como eu não confio mais nesse mecânico, pois no dia que me entregou o carro, cheguei a casa e vi que o carro estava todo tremoço, e fui ver ao compartimento do capot e tinha deixado o tubo de vácuo sem enfiar no seu sítio.

Por isso, visto todo isto e visto que eu estimo e cuido do meu carro, queria que vocês me indicassem um mecânico confiável que faça este trabalho certinho, certinho, tal e como deve ser. Não o faço eu porque tenho medo de romper mais um parafuso e lá ter que ser eu a pagar outra vez.
« Última modificação: 10 de Novembro, 2010, 17:45:11 por rub73 »