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Autor Tópico: Velas, a sua função e como verificar o estado  (Lida 11027 vezes)

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Offline SandStorm

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Velas, a sua função e como verificar o estado
« em: 15 de Maio, 2008, 01:20:52 »
Função da vela

A função da vela de ignição é introduzir a energia necessária na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar-combustível, mantendo a câmara dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho.
   




Grau térmico

O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.
O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição. Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.



As 12 dicas

A aparência dos eletrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição você pode identificar o problema do motor.

Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:
1. O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência;
2. Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.


1-> Normal



O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro
Motor em boas condições.
Índice térmico da vela está correcto.



2-> Fuliginosa (carbonização seca)



O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca)

Causas:
-Mistura rica
-Filtro de ar sujo
-Afogador automático com mau funcionamento
-Afogador manual puxado por longo tempo
-Uso de combustível fora da especificação
-Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
-Ponto de ignição atrasado
-Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor

Efeitos:
-Falhas de ignição
-Motor falha em marcha lenta
-Dificuldades de partida a frio

Soluções:
-Regulagem correta do carburador/injeção eletrônica e do ponto de ignição
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Substituir o filtro de ar
-Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
-Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
-Utilizar vela correta para o tipo de motor



3-> Oleosa (carbonização oleosa)



O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão

Causas:
-Óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos

Efeitos:
-Dificuldade na partida
-Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta

Soluções:
-Retificar o motor - Trocar as velas



4-> Resíduos leves de chumbo



Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante

Causas:
-Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo

Efeitos:
-Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição

Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las



5-> Resíduos grossos de chumbo

O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom



Causas:
-Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo

Efeitos:
-Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição

Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las



6-> Resíduos/impurezas

Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiracão e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.



Causas:
-Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior

Efeitos:
-Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor

Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas
-Regular o motor



7-> Sobreaquecimento

Eletrodo central fundido parcialmente



Causas:
-Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente, resíduos na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição muito adiantado, mistura muito pobre, sistema de avanço do distribuidor com defeito, combustível de má qualidade, vela mal apertada

Efeitos:
-Falhas de ignição
-Perda de potência
-Danos ao motor

Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas



8-> Eletrodo central fundido

Eletrodo central completamente fundido, possível trinca no pé do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido



Causas:
-Sobreaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o pé do isolador
-Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado

Efeitos:
-Falhas de ignição
-Perda de potência
-Danos ao motor

Soluções:
-Revisar o carburador/injeção eletrônica, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
-Utilizar velas corretas para o tipo de motor
-Substituir as velas



9-> Electrodos central e massa fundidos

Eletrodos central e massa completamente fundidos, possível trinca no pé do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido.



Causas:
-Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente, resíduos na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição muito adiantado, mistura muito pobre, sistema de avanço do distribuidor com defeito, combustível não especificado para o tipo de motor

Efeitos:
-Antes do dano total do motor, ocorre perda de potência

Soluções:
-Revisar o carburador/injeção eletrónica, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
-Utilizar velas corretas para o tipo de motor
-Utilizar combustível adequado para o tipo de motor
-Substituir as velas



10-> Desgaste excessivo do eletrodo central (erosão)

Eletrodo central desgastado



Causas:
-Não observância do tempo recomendado para a troca das velas

Efeitos:
-Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo), a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos, é alta demais
-Partida difícil

Soluções:
-Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
-Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante



11-> Desgaste excessivo dos eletrodos central e massa (corrosão)

Eletrodos central e massa desgastados



Causas:
-Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema de índice térmico.
-Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases

Efeitos:
-Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo), a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos, é alta demais
-Partida difícil

Soluções:
-Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
-Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado



12-> Pé do isolador trincado

Pé do isolador trincado



Causas:
-Dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
-Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível
-Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central

Efeitos:
-Falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
-Partida difícil

Soluções:
-Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
« Última modificação: 29 de Agosto, 2014, 14:53:45 por SandStorm »

Offline Pescador
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #1 em: 02 de Julho, 2009, 01:20:01 »
Já agora,

Em relação a este item das velas do qual é extremamente interessante e importante, alguem me sabe disser qual a durabilidade +- (kms) das velas? Certamente poderá ter haver com diversos factores mas deve de haver algo, digo eu....
Agradeço a vossa opinião.

Offline eletricpenguin

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #2 em: 02 de Julho, 2009, 14:42:18 »
Excelente post, Sand  O0

Pescador:
depende do material do electródo...
Velas normais em média fazem 25 a 40 mil.
Velas de platina fazem 40 a 60 mil.
E ainda há umas de iridium que supostamente fazem ainda mais...
Ah e ainda existe outro material novo que agora não me lembro do nome... mas não sei se faz mais kms...

Offline ruitome

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #3 em: 03 de Julho, 2009, 13:43:07 »
O combustível também é um factor estragador :D :D das velas. Se o combustível tiver vestígios de água, tiver poder detonante fora do normal e resíduos pode alterar as características normais das velas e dessa forma deteriorá-las mais cedo que o esperado.

Electric, quanto à durabilidade das velas de Platina, eu penso que elas terão uma durabilidade bem superior, pois a Ford não arriscava a dizer 60k km correndo o risco de ter problemas. Eu arriscava a pelo menos uns 20k km de margem de cagaço. As normais eles acusam salvo erro 30k km, o que também terá uma boa margem de cagaço.

Obviamente que levá-las a esses tempos é desnecessário, até porque elas não são nada caras.

Outra coisa é o formato da câmara de combustão, ela pode fazer com que as velas se sujem mais ou menos. Não nos podemos esquecer que este pequeno Zetec teve origem da Yamana e eles com certeza tiveram em conta esses pormenores e talvez daí estes valores de manutenção e a utilização de velas de platina de série nos MK4 até finais de 98.

Offline Frederico Silva

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Re:Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro, 2010, 03:00:36 »
Post brilhante!!!  :cool: Embora o meu fiesta não use disso  :D

Offline Claudio
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #5 em: 28 de Agosto, 2014, 12:37:45 »
Bom post  O0

Sei que já é uma publicação antiga mas não daria para actualizar as fotos? Sem fotos é um bocadinho complicado perceber :x

Obrigado,

Offline koiratu

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #6 em: 28 de Agosto, 2014, 13:19:18 »
OOOOOHHHHHHHHHHHHHHHHHHH Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaand!!!!!

Vem cá tratar disto oh faxavori  :D

Offline Pedro-MK5

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #7 em: 28 de Agosto, 2014, 13:40:58 »
viva

se fizeres uma pesquisa      nao falta sites sobre velas com fotos   e videos

Offline Claudio
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #8 em: 28 de Agosto, 2014, 14:22:47 »
viva

se fizeres uma pesquisa      nao falta sites sobre velas com fotos   e videos

Sim se ele não tiver as fotos procuro noutro lado mas se ele tivesse era melhor  :D

Offline koiratu

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #9 em: 28 de Agosto, 2014, 14:38:50 »
As fotos dão jeito,para o tópico ficar composto, senão mais vale apagar o mesmo :)

Offline Claudio
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #10 em: 28 de Agosto, 2014, 14:52:48 »
As fotos dão jeito,para o tópico ficar composto, senão mais vale apagar o mesmo :)

Apagar não, é util na mesma, foi um post muito bem feito  O0

Offline SandStorm

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #11 em: 29 de Agosto, 2014, 14:45:38 »
ah, elas foram para o raio que a parta, então xD
ok, vou ver onde estão as fotos. elas tinham sido tiradas de outro site

Offline Claudio
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #12 em: 29 de Agosto, 2014, 14:50:02 »
ah, elas foram para o raio que a parta, então xD
ok, vou ver onde estão as fotos. elas tinham sido tiradas de outro site

Então vai ser complicado, vamos ter que questionar o outro site  :knuppel2:

Offline SandStorm

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #13 em: 29 de Agosto, 2014, 14:55:30 »
Corrigido ;)

O outro site foi para o raio que o parta também, ficou suspenso. sorte que encontrei outro coma s mesmas imagens que este tinha! :D (excepto a primeira de todas)

Pelo sim, pelo não, vou fazer uma cópia deste tópico com as imagens todas, caso dê barraca novamente

Offline Claudio
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #14 em: 29 de Agosto, 2014, 15:01:34 »
Corrigido ;)

O outro site foi para o raio que o parta também, ficou suspenso. sorte que encontrei outro coma s mesmas imagens que este tinha! :D (excepto a primeira de todas)

Pelo sim, pelo não, vou fazer uma cópia deste tópico com as imagens todas, caso dê barraca novamente

Fantástico  O0 O0 O0
Ate merecias um beijinho pah (na brinca) xD

Offline koiratu

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #15 em: 29 de Agosto, 2014, 15:37:07 »
Corrigido ;)

O outro site foi para o raio que o parta também, ficou suspenso. sorte que encontrei outro coma s mesmas imagens que este tinha! :D (excepto a primeira de todas)

Pelo sim, pelo não, vou fazer uma cópia deste tópico com as imagens todas, caso dê barraca novamente

Fantástico  O0 O0 O0
Ate merecias um beijinho pah (na brinca) xD

 :smitten: :smitten: :smitten:

 :D :D :D

Offline Pedro-MK5

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #16 em: 29 de Agosto, 2014, 17:34:02 »
 :-* :-* :-*


isto esta a ficar ........... :D

Offline Claudio
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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #17 em: 29 de Agosto, 2014, 17:35:46 »
Pessoal não arranjam a eu ser expulso do fórum   :knuppel2:

Offline SandStorm

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #18 em: 29 de Agosto, 2014, 17:51:18 »
Malta, atenção, o único que leva beijinhos de mim é o Ivo, porque quero rapinar o motor do XR3 dele para o meu Orion!  :knuppel2:

Seus malandros!  :D :D :D

Offline Ivo Silva

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #19 em: 29 de Agosto, 2014, 20:22:57 »
Isto aqui é só pessoal "moderno" tou a ver!!

Offline SandStorm

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Re: Velas, a sua função e como verificar o estado
« Responder #20 em: 29 de Agosto, 2014, 20:32:09 »
vá, olhem o offtopic :P
guardem estas mariquices de beijinhos, abraços e muitos palhaços para o nosso tópico de offtopic aqui:

http://www.fiestaclubportugal.pt/forum/index.php/topic,14251.0.html~


 :D :D :D