Garagem do Clube

Autor Tópico: Velas Ford  (Lida 7377 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

zudjan
  • Visitante
Velas Ford
« em: 22 de Outubro, 2004, 00:23:54 »
Bem como o meu mecanico sempre me disse , que as melhores velas para o fiestinha eram as da Ford, hoje dei lá um pulinho e quanto a preços , as normais são 4€s Cada, e as platina 8€s e qq coisa, cada...

Agora pergunto, será que vale a pena por antes as de platina???

(Ambas são da Ford)

Offline pUbLIS
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1326
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #1 em: 22 de Outubro, 2004, 14:01:28 »
Estive à procura dum artigo que li sobre as velas, mas infelizmente não encontrei... por isso, vou expor aqui o que consegui tirar do artigo.

Apesar de muita gente pensar que as velas de platina são muito boas para o desempenho do carro... estão redondamente enganados.

As velas de platina têm uma percentagem de condutividade electrica significativamente mais baixa que as de cobre. A única coisa que as velas de platina têm de melhor, é a sua durabilidade. Nesse aspecto, sem dúvida nenhuma que são os melhores tipos de velas.

As velas de cobre tem uma percentagem de condutividade electrica muito boa, sendo apenas superada por velas de prata, mas infelizmente não duram tanto.

Se realmente querem meter umas velas que melhorem um pouco a performance do carro, optem pelas de prata... que são sem dúvida nenhuma as melhores.

No TOL está uma noticia relativamente a um material que está a ser utilizado em velas... o iridium. Mas sinceramente desconheço por completo estas velas. (a noticia é de 21/07/2000)
Cito:

Novo material para as velas
Um novo material está a começar a ser usado nas velas dos automóveis. Para além do cobre, prata e platina, surge agora o iridium. As vantagens são a maior dureza e resistência, cerca de 6 vezes mais do que a platina por exemplo. O que faz com que seja mais resistente ao desgaste e à corrosão, também resiste a temperaturas 1200ºF superiores à platina. O eléctrodo destas velas é o mais pequeno já construído, medindo apenas 0.4mm de diâmetro, o que faz com que a voltagem necessária seja menor e torne o processo de ignição melhor. Falta esperar que cheguem a Portugal para serem testadas.

Portem-se mal  8)

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #2 em: 22 de Outubro, 2004, 14:16:14 »
Não li o post todo (tb não é mto mas não me apetece) mas velas de platina no MK4 não vale a pena, até porque a Ford desaconselha.. furam pistons ou lá o que é!!! (uma treta assim).

MK4 = NGK qq coisa que eu me esqueci... (tenho de falar com o JRRCC que ele é que sabe)..

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #3 em: 22 de Outubro, 2004, 14:54:50 »
PTR5A-13 ...

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #4 em: 22 de Outubro, 2004, 15:24:55 »
Velas de origem e mais nada...

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #5 em: 22 de Outubro, 2004, 16:44:36 »
não...

vela de origem não...
NGK PTR5A-13

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #6 em: 22 de Outubro, 2004, 17:36:44 »
Velas de origem, existem espesificamente para o motor em causa para a potencia em causa para a temperatura do motor em causa... foram feitas para este motor... Especificas para este motor para tarzer o maximo de benefícios ao motor a todos os níveis...

è uma opinião... agora se keres meter velas de prata ouro ou diamantes isso é com cada um...aceita-se as experiencias.

Fikem bem

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Velas Ford
« Responder #7 em: 23 de Outubro, 2004, 00:33:23 »
Ois.

Ora, não sei se também se aplica ao MK4, mas eu li no service manual do MK3, que as velas de origem NÂO são da propria ford, mas sim da CHAMPION, e para o motor HCS é estes modelos: Champion RS9YCC or RS9YC. Aliás uma data de outros componentes no fiesta também são dessa marca campeã :D :wink: Será por isso que os fiestinhas são uns grandes campeões?  :o  :twisted:  :D

Abraços.
Elias

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Velas Ford
« Responder #8 em: 23 de Outubro, 2004, 22:04:51 »
Eu smp usei Motorcraft com polo de platina e até hj nc tive problemas e duram! a volta de 30000km fazem a vontade! por isso se sao boas ou nao se puxa mais ou nao tb n sei pq nc testei mas eu gosto  8)

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #9 em: 24 de Outubro, 2004, 20:19:30 »
as melhores velas sao as de origem salvo raras excepçoes...

Anonymous
  • Visitante
Velas Ford
« Responder #10 em: 25 de Outubro, 2004, 07:55:39 »
eu tenho usado ultimamente velas de iridium,e até agora não tenho razões de queixa!!!

Abraço

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #11 em: 26 de Outubro, 2004, 13:54:09 »
Zudjan mal coloques as velas da ford, sejam platina ou normais, posta aqui o feedback, local onde foste monta-las e preços ok?

Obrigado!

zudjan
  • Visitante
Velas Ford
« Responder #12 em: 26 de Outubro, 2004, 19:40:43 »
Monta-las montoas eu  :wink:  (se quiseres dpx monto-te as velas)

E preços é 9€s Cada (platina) e 4€s Cada Normais  :wink:

Mas dpx meto aki um feedbackzitu  :)

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #13 em: 26 de Outubro, 2004, 21:18:44 »
lol sim, axo q toda a gente consegue mudar velas  :roll: falei mesmo no preço das mesmas e se notaste alguma coisa (pois..)  :twisted:

Abraço e diz qq coisa  :)

Offline JoaoMorais
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 326
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #14 em: 27 de Outubro, 2004, 10:24:41 »
no meu é motorcraft....sao as indicadas são as melhores.

Offline Dr_x2

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
Velas Ford
« Responder #15 em: 27 de Outubro, 2004, 11:22:37 »
Velas para motores ford, so recomendo as motorcraft, e isto devido a sua heating range especifica.. motores  zetec e cvh e flagrante! cuidado com as experiençias....  :lol: