Fiesta Club Portugal
Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: MrAnderson em 19 de Julho, 2020, 12:46:39
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Olá a todos,
Já estive a ler alguns tópicos sobre sobreaquecimento de motores do Mk4, mas não encontrei nada exactamente como o que me está a acontecer.
Quando saio com o carro para dar uma volta, mesmo que seja uma volta pequena (< 5kms), e sempre a rodar à volta dos 50Kms/h, a ventoinha do radiador dispara ao fim de pouco tempo, e o ponteiro de temperatura não vai acima da letra "o" do "Normal". Já reparei também que se aumentar a velocidade para os 90Kms/h a ventoinha já não dispara tantas vezes. Eu conheço bem este carro e sei que a ventoinha não costumava disparar ao fim de tão pouco tempo de rolagem.
À cerca de um mês atrás tive de substituir o alternador (porque deu o berro), e aproveitei tb para substituir a correia de distribuição e bomba de água porque já estava na altura.
Hoje passei na oficina, eles estiveram a testar e a ver as temperaturas e inclinam-se que seja o termostáto ou sensor de temperatura queimado.
Pela descrição que dei , conseguem-me dizer se também se inclinam para o termostáto, ou poderá ser algum problema com a bomba de água que foi substituida ?
Cumprimentos,
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Olá a todos,
Já estive a ler alguns tópicos sobre sobreaquecimento de motores do Mk4, mas não encontrei nada exactamente como o que me está a acontecer.
Quando saio com o carro para dar uma volta, mesmo que seja uma volta pequena (< 5kms), e sempre a rodar à volta dos 50Kms/h, a ventoinha do radiador dispara ao fim de pouco tempo, e o ponteiro de temperatura não vai acima da letra "o" do "Normal". Já reparei também que se aumentar a velocidade para os 90Kms/h a ventoinha já não dispara tantas vezes. Eu conheço bem este carro e sei que a ventoinha não costumava disparar ao fim de tão pouco tempo de rolagem.
À cerca de um mês atrás tive de substituir o alternador (porque deu o berro), e aproveitei tb para substituir a correia de distribuição e bomba de água porque já estava na altura.
Hoje passei na oficina, eles estiveram a testar e a ver as temperaturas e inclinam-se que seja o termostáto ou sensor de temperatura queimado.
Pela descrição que dei , conseguem-me dizer se também se inclinam para o termostáto, ou poderá ser algum problema com a bomba de água que foi substituida ?
Cumprimentos,
Boas,
Pela experiência que tenho, existe uma enorme possibilidade de ser o termostato..
Experimenta mudar e faz o teste para ver o resultado final.
Abraço e boa sorte!
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Obrigado pela dica DANYNOG...entretanto houve uma pequena alteraçao no comportamento descrito, hoje e ontem o ponteiro subiu à letra A do Normal. O resto mantém-se. A ver se arranjo tempo (€€€) para passar na oficina...
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Olá novamente,
Agora noto que o ponteiro de temperatura varia um pouco, já chegou à letra "m" do "Normal" mas não passou disso.
@DanyNog substituí o termostáto e não resolveu. Vou tentar substituir o sensor de temparatura a ver como corre...
Abraço
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Olá a todos,
Após substituição do sensor de temperatura continua a aquecer e nota-se mais em subidas.
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Válvula da sofagem ;)
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Boas malta, eu adquiri um ford fiesta mk6 hatchback (ja8, jr8) 1.25 gasolina (82 cv, do ano 2010), e pelo meu parecer acontece me a mesma coisa. Do que poderá ser?
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Boas malta, eu adquiri um ford fiesta mk6 hatchback (ja8, jr8) 1.25 gasolina (82 cv, do ano 2010), e pelo meu parecer acontece me a mesma coisa. Do que poderá ser?
Esse já é o MK7
Podes desenvolver a dúvida?
Vou dar um exemplo, o meu MK6 1.25 de 2003, no verão sempre ligou a ventoinha após viajar até Loulé após uma viagem. Desde novo. O qual é normal dele.
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Boas, eu adquiri este carro há pouco tempo, e não sei se é normal, que duvido, não sei. Quando vou dar uma volta pequena numa velocidade reduzida, a ventoinha do radiador dispara ao fim de pouco tempo. E também já reparei que se aumentar a velocidade, já liga menos vezes a ventoinha.
O antigo dono há 4/5 meses +-, substituiu a correia de distribuição e bomba de água porque já estava na altura...não sei se poderá ter alguma coisa a ver.
Não sei se será normal, ou o que poderá ser o problema?
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Pode ter tido levado um termostato que abra mais tarde.
Mas pronto, como o carro mantém a temperatura normal, por mim não há razão de alarme.
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okay, pode ser uma hipótese, vou averiguar. Obrigado!