Garagem do Clube

Autor Tópico: Aplicação novo forro nas quartelas das portas Fiestas mk4/5  (Lida 9535 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Aplicação novo forro nas quartelas das portas Fiestas mk4/5
« em: 22 de Novembro, 2014, 03:50:10 »
Material:

- pano velho rugoso ou esfregão áspero
- chave Philips
- cola sapateiro
- jornal + fita pintor
- cola em spray (UHU)
- alicate de corte
- lápis cinzento/corrector
- x-acto/tesoura
- ferro soldar
- pedaços pequenos plástico finos (1cm2)
- 4 parafusos + 4 anilhas
- tecido para forrar (usei pedaços de... batina académica!  :D Podem usar outro tipo de material, desde que seja maleável e não muito grosso.)
(- removedor de cola/desengordurante)

Ponto de partida:



Ora bem...

1- para começar é retirar a quartela da porta;

2- no meu caso, face à humidade que a esponja por debaixo do tecido ganhou, optei por removê-la totalmente, com a ajuda dum pano velho e rugoso. Também podem usar um esfregão com alguma aspereza ou qualquer outro material que ajude a retirar grande parte da esponja velha;

3 - depois de limpo o espaço onde vai ser colado o novo forro, há que retirar o puxador da porta e com ele sairá também, na totalidade, a forra velha da quartela (e a manivela do vidro, se o vosso Fiesta não tiver vidros eléctricos... Façam isto.). Como este puxador foi aplicado de fábrica com uma espécie de rebites em plástico na parte de trás da quartela, torna-se necessário parti-los para soltar o puxador. (a vermelho na foto)


Usem um alicate de corte e desbastam essa espécie de rebite, mas só mesmo essa parte. E podem finalmente concluir o trabalho de remoção da esponja e tecido velhos e do puxador. Ficamos então com a porta nesse estado.


4 - moldar o tecido novo. Sobre uma bancada colocam o tecido novo, direito e sem vincos e o velho por cima. Usam um lápis/corrector/caneta filtro/etc. para fazer a moldagem no novo tecido. Depois cortam e fica o molde feito. Algo como isto.


5 - aplicar o molde na quartela. Este passo é o mais importante de todos. Para isso é necessário isolar a parte da quartela onde vamos colar o tecido, pelo que, devem usar jornal e fita de pintor à volta dessa zona para fazer o devido isolamento. Depois de devidamente isolado, vamos utilizar o spray cola uniformemente na madeira da quartela e vamos deixando pousar lentamente o novo forro, tendo sempre em atenção os limites do tecido e do espaço a colar, para que o molde não fique torto, com eventuais bolhas de ar e obrigue a retirar e colar novamente.

6 - encaixar novamente o puxador da porta, apertando-o bem contra a quartela. Neste passo, vamos "refazer" os rebites de plástico, usando pedaços deste material e o ferro de soldar.


Com o ferro bem quente, começam a desfazer os pedaços quadrados do plástico na zona onde se partiram os rebites, para que fiquem agarrados ao puxador, criando uma barreira contra a quartela e assim prender devidamente o puxador. Enquanto fazem este procedimento, é necessário que estejam sempre a forçar a quartela contra o puxador, para ficar justo e sem folgas. Apliquei também um pouco de Super Cola 3. Para além deste método, usei parafusos e anilhas que vão enroscar e apertar melhor o puxador nas zonas 1 e 2. Aqui ter sempre em atenção que o enroscar deve ter limites, não vão furar o puxador do lado de fora... No fim e por via das dúvidas, ainda usei um pouco de cola de sapateiro nessas zonas 1 e 2.



7 - finalmente e apenas como precaução, se verificarem eventualmente que o spray cola se propagou para onde não devia, usem o desengordurante/tira-cola.


Resultado final:



Espero que este DIY vos seja útil!
Abraço.
« Última modificação: 22 de Novembro, 2014, 04:14:47 por Pedro7 »

Offline Pumesta

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 730
  • Feedback: +2/-0
  • Mk4 1.25l Zetec SE M5 Ambiente
Re: Aplicação novo forro nas quartelas das portas Fiestas mk4/5
« Responder #1 em: 22 de Novembro, 2014, 14:14:18 »
Bom DIY, muito útil O0

Arogado
  • Visitante
Re: Aplicação novo forro nas quartelas das portas Fiestas mk4/5
« Responder #2 em: 22 de Novembro, 2014, 21:05:23 »
bom DYI pedro  O0 um dia se me acontecer o mesmo faço o mesmo que fizeste

Offline migdeo
  • 45cv
  • Mensagens: 2
  • Feedback: +0/-0
Re: Aplicação novo forro nas quartelas das portas Fiestas mk4/5
« Responder #3 em: 04 de Setembro, 2017, 19:50:08 »
Boas.
Tinha bastante interessante em entender bem este tutorial.

Há alguma hipótese de se "resgatar" as fotos do tópico?

Entendendo obviamente que já é um tópico de 2014.

Obrigado desde já.


Edit: sem entender porquê, agora já me aparecem as fotos.

Sorry pelo post!
« Última modificação: 04 de Setembro, 2017, 21:26:09 por migdeo »

Offline Filipe Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 81
  • Feedback: +0/-0
Re: Aplicação novo forro nas quartelas das portas Fiestas mk4/5
« Responder #4 em: 04 de Setembro, 2017, 21:22:20 »
Muito bom tópico, gostava de fazer o mesmo as minhas que quando comprei o carro o antigo dono meteu silicone.. :/ mas pronto nao sou la muito bom com corte costura :D mas vamos ver futuramente o que sai de la :P