Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Conta-rotações Fiesta MK3 - Gasolina  (Lida 47255 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Magueta

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1369
  • Feedback: +9/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #25 em: 27 de Março, 2009, 22:37:36 »
bem pareçe que os diesel tem de esperar até ter o conta rpm's a funçionar bem :'(
ninguem sabe quem tenha conseguido por a funçionar num diesel?

Offline cneto
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
  • QUEM NÃO SABE COMER, ATÉ OS DENTES LHE ESTORVAM...
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #26 em: 28 de Março, 2009, 01:01:59 »
E voilá! tudo a trabalhar! Já agora, sabem como acertar a kilometragem? pois bem, pelo sim e pelo não, aqui fica a dica, desmontando o contakilometros, basta retirar o cilindro que os conta, muito simples e pratico, e trocar pelo nosso, é certinho! Mas cuidado, não vale fazer batota pra reduzir os kilometros do bicho... hehehehe 
´
E NÃO FAÇAM O QUE FIZ E SÓ AGORA REPAREI NO MEU... AO TROCAR O CILINDRO ACERTEM AS CENTENAS DO VOSSO PELAS DO NOVO, POIS SENÃO FICA ESTRANHO MUDAR OS KILOMETROS QUANDO CHEGA A CENTENAS QUE NÃO O 9...

lá vou ter de sacar das chaves de fenda outra vez.... hehehe :D

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #27 em: 28 de Março, 2009, 04:36:15 »
Atenção ao CAPS, isso significa ralhar.

Offline cneto
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
  • QUEM NÃO SABE COMER, ATÉ OS DENTES LHE ESTORVAM...
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #28 em: 28 de Março, 2009, 15:32:25 »
E voilá! tudo a trabalhar! Já agora, sabem como acertar a kilometragem? pois bem, pelo sim e pelo não, aqui fica a dica, desmontando o contakilometros, basta retirar o cilindro que os conta, muito simples e pratico, e trocar pelo nosso, é certinho! Mas cuidado, não vale fazer batota pra reduzir os kilometros do bicho... hehehehe 
´
E NÃO FAÇAM O QUE FIZ E SÓ AGORA REPAREI NO MEU... AO TROCAR O CILINDRO ACERTEM AS CENTENAS DO VOSSO PELAS DO NOVO, POIS SENÃO FICA ESTRANHO MUDAR OS KILOMETROS QUANDO CHEGA A CENTENAS QUE NÃO O 9...

lá vou ter de sacar das chaves de fenda outra vez.... hehehe :D

Mas que morcão! É isso, podem chamar-me mesmo isso, andei eu com este pensamento e lembrei-me de voltar a desmontar novamente tudo ontem... depois de vir da night... pelas 3 horas da manhã.....

e só depois de ter tudo certinho e todo contente contei ao meu irmão o que fiz.... fartou-se de rir às minhas custas...

Não é que não tinha reparado que ao carregar no botão do contador inferior, fica tudo a zeros... ou seja, tempo perdido... BURRO!!!! HEHEHE
ESQUEÇAM A ULTIMA DICA...

Offline cneto
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
  • QUEM NÃO SABE COMER, ATÉ OS DENTES LHE ESTORVAM...
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #29 em: 01 de Abril, 2009, 00:52:56 »
... estou mortinho por pegar na ferramente e começar a cortar fios.... isto é, cortar os poucos que ainda não levaram uma boa tesourada... hehehe  ...

Cheira-me que nos vamos dar bem. >:D >:D
ja somos 2 :D :D cortar fio e conosco >:D

Pois bem, hoje só não cortei montes de fios no interior, como fiz um buraco á tesourada (estava mais à mão) mesmo no centro do tablier, mesmo em cima! um espectaculo!! hehehe

Claro que foi pra inventar um pouco, andei a mudar de sitio o voltimetro e amperimetro que coloquei à uns anos. Senti-me um verdadeiro psicopata de tesoura na mão... :D :D

Vou ver se coloco aqui as fotos do meu trabalho.

Já agora o relógio laranja, (retirei o filtro verde  :P, que trazia), ficou espectacular!!

Andre_Bola
  • Visitante
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #30 em: 09 de Abril, 2009, 20:42:58 »
Por quanto é que vocês arranjam os quadrantes ? aqui numa sucata perto do estádio de Aveiro pediram-me 40€ e hoje pediram-me pelo mesmo quadrante uns modestos 50€ lol não acham caro?

Offline cneto
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
  • QUEM NÃO SABE COMER, ATÉ OS DENTES LHE ESTORVAM...
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #31 em: 12 de Abril, 2009, 01:24:59 »
Bem, eu não faço a minima ideia se é caro ou não, as peças que tenho arranjado, no caso do quadrante, esqueiro, uma nova consola (a minha estava estragada), umas fechaduras novas, desde os canhões à parte interior toda, as peças de subir e descer os cintos, varios interruptores novos, para farois de neveiro e abertura de mala electrica e uma vasta quantidade de peças, incluindo centralina e caixa de direcção, que a minha estava com folga, saqueias de carros acidentados de amigos meus.... antes do abate. ;) de borlix claro!!!

Sei que na sucata me pedem 90€ por um conjunto de fecho central e vidros electricos para o fiesta....
« Última modificação: 12 de Abril, 2009, 01:25:25 por cneto »

Offline cneto
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
  • QUEM NÃO SABE COMER, ATÉ OS DENTES LHE ESTORVAM...
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #32 em: 12 de Abril, 2009, 01:33:12 »
Por falar em sucatas, tive uma triste noticia.... :'( :'(

Um vizinho meu tinha um mk3 calipso.... lindo, um carro raro de se ver. com o tecto de abrir, tipo as dianas 2cv, lindo, lindo. e em bom estado, como novo. Agora comprou um ford orion, um bidão de 1.4 cc, uma verdadeira banheira dos anos 90.... e mandou abater o fiesta,.... era um carro fraquito, diz ele, não valia a pena ter de pagar o seguro dele.... :'( :'( :'( Há cada burro!!!!

Mais ao menos assim.. mas ainda mais bonito


Offline Magueta

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1369
  • Feedback: +9/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #33 em: 12 de Abril, 2009, 21:10:43 »
Por quanto é que vocês arranjam os quadrantes ? aqui numa sucata perto do estádio de Aveiro pediram-me 40€ e hoje pediram-me pelo mesmo quadrante uns modestos 50€ lol não acham caro?

ronda tudo esse preço  O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #34 em: 13 de Abril, 2009, 01:36:33 »
Fonix, um MK3 com tecto panoramico em vidro :o :o, que fixe...

Offline Marcio Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3539
  • Feedback: +24/-1
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #35 em: 15 de Abril, 2009, 19:36:14 »
foi adaptado O0

Offline cneto
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
  • QUEM NÃO SABE COMER, ATÉ OS DENTES LHE ESTORVAM...
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #36 em: 16 de Abril, 2009, 15:29:08 »
Este foi adaptado, o vidro não existe no original, pois o verdadeiro calypso tem tecto todo em lona, abrindo totalmente para o sol dár na testa  :D :D :D, mas dá para perceber a ideia de mandar para o matadouro um carro raro de encontrar!  :idiot2: :idiot2: :idiot2:

Andre_Bola
  • Visitante
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #37 em: 18 de Abril, 2009, 04:06:13 »
só 1 pergunta, neste tópico falou-se em afiar as pontas dos ponteiros certo??? mas para isso é preciso tira-los fora, e depois como se acerta aquilo?(temperatura,gasolina, etc) :-\
« Última modificação: 18 de Abril, 2009, 04:21:35 por Andre_Bola »

Offline Marcio Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3539
  • Feedback: +24/-1
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #38 em: 18 de Abril, 2009, 12:16:25 »
a gasolina acertas com o ponteiro no maximo com o deposito cheio. o da temperatura é mais ou menos. o das rotaçoes é facil pk ele ao ralenti faz 750rpm +-. o velocimetro acertas com um gps

Offline Fiesta1.8D

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 351
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #39 em: 23 de Abril, 2009, 15:25:16 »
é nos diesel o processo e o mesmo? Como posso por o meu a funcionar?

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #40 em: 19 de Abril, 2010, 11:05:59 »
Este é um grande DIY.
« Última modificação: 11 de Maio, 2010, 19:52:14 por rub73 »

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #41 em: 28 de Fevereiro, 2012, 01:46:30 »
Alguém me sabe dizer como tirar aquele vidro que mais parece plastico do quadrante? Arranjei um na sucata mas tem alguns riscos e marcas e queria mudar pelo vidro que tenho actualmente.

Não encontro maneira de tirar isto. Parece colado em certos sitios e tenho medo de forçar. Se houvesse alguma solução para tirar os riscos era da maneira que não arriscava desmontar nada.

Offline Marcio Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3539
  • Feedback: +24/-1
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #42 em: 28 de Fevereiro, 2012, 11:01:18 »
experimenta dar-lhe calor a ver se descola. Se nao com uma dremel e um disco de corte és capaz de te safar

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #43 em: 29 de Fevereiro, 2012, 17:55:09 »
Consegui ir á sucata hoje trocar por outro quadrante que estava em muito melhor estado.

Agora só me resta saber como se acerta o ralenti e o conta km.

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #44 em: 01 de Março, 2012, 02:32:43 »
Gostaria de saber se é possivel aproveitar o conta-quilometros actual do meu carro e mete-lo no novo quadrante.

Disseram que era só trocar o cilindro mas não tou a ver como irei desmontar isto por causa daquela "fita" verde. É que o conta-quilometros do quadrante que arranjei perdeu o branco original e embora dê para ver os numeros á mesma gostava que ficassem branquinhos como tenho no quadrante original.

E como é que acerto o velocimetro? Falaram em acertar por gps mas não estou a ver como é que se faz isso.

Agradecia imenso a vossa ajuda. Quero montar isto mas sou granda nabo com estas cenas.


Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #45 em: 02 de Março, 2012, 23:18:24 »
Ninguém?

Já agora, alguem me sabe dizer onde liga aquele fio branco do DIY? Pelo que percebi, uma das pontas é ligada no fio verde a outra ponta é a que vai para de ntro do tablier certo?

É que um electricista da Ford falou-me hoje em puxadas da bateria e do alternador  ???

Offline dani
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 51
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #46 em: 02 de Março, 2012, 23:47:41 »
Quanto ao cilindro não te posso ajudar, mas a puxada é feita de um fio que sai daquela espécie de "centralina" primitiva dos mk3 e ligas ao quadrante, só mexe com alternador quando não tem pré-instalação, o DIY está muito claro, é só seguires os passos  ;)

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #47 em: 03 de Março, 2012, 00:02:58 »
Eu percebo 0 de mecanica  :P

O meu Fiesta é o mk3.5. Sabes como se acerta o conta-rotações?

Tive também a ver este link e foi feito de uma maneira parecida mas diferente. Mesmo assim não percebi. Aqui não furaram o tablier para mandar o fio para fora a partir do quadrante  ???
http://www.fiestaguides.co.uk/content/rev_counter_wo_sup.html
« Última modificação: 03 de Março, 2012, 00:05:34 por markus »

Offline dani
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 51
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #48 em: 03 de Março, 2012, 00:29:25 »
O DIY feito aqui pelo jackdaniels usa a mesma técnica do link que mandaste, e pelos vistos aquilo que eu chamei "centralina" é o módulo EDIS, mas é a mesma coisa, quanto a acertar não sei  :(

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Conta-rotações no mk3 - gasolina.
« Responder #49 em: 03 de Março, 2012, 19:49:01 »
Afinal foi mais simples do que pensei. Apenas tirei o quadrante original e meti o novo com o conta-rotações. Mudei o cilindro para ter os quilímetros certos e pronto. Não foi preciso fios nem qualquer tipo de acertos nas rotações.