Antes de começar, hoje mudei o meu volante no Puma e a intenção seria fotografar o processo e fazer um Guia para ajudar a quem precisasse de retirar o seu volante aconteceu que o dia não ajudou mas, de qualquer maneira aqui fica um
DIY que não é da minha autoria mas sim do
red do
www.projectpuma.com.
Como é óbvio aviso desde já que
não me responsabilizo por algum passo mal aplicado na vossa viatura,
as ações são da vossa inteira responsabilidade. Boa Sorte e Bom Trabalho!
Dificuldade: 3/5
Tempo: 2-3 horas (ou 30min/1h no máximo para quem estiver à vontade como foi o meu caso)
Ferramentas necessárias:Socket 10 milímetros (Para a porca bateria)
Socket 5,5 milímetros (Para remoção Airbag)
Socket 15 milímetros (Para retirar o parafuso da coluna)
Chave de fendas
Procedimento:1. Desligue a bateria usando o soquete de 10 mm.
(Desligue o terminal negativo para evitar levar um choque)
Deve-se esperar entre 30-60 minutos depois de desligar a bateria antes de prosseguir com o resto do guia para permitir que o módulo de airbag tenha tempo necessário para descarregar. Assim deve garantir que o airbag não irá disparar enquanto se remove o mesmo.
2. Retire o a cobertura de plástico do volante (Desapertar 5 parafusos, em seguida, retire a parte superior, e terá que se manobrar a metade inferior em relação ao barril de ignição de forma a sair.)
3. Existem duas porcas de 5,5 milímetros na parte de trás do volante, ao desapertar elas não vão cair fora, mas irão sentir o Airbag solto e é só puxa-lo fora assim que as porcas estejam desapertadas.
4. Retire o airbag, puxando-a para si com cuidado, em seguida, desliguem o cabo do airbag.
5. Desligue o cabo de airbag a partir do interior da coluna de direcção.
(É carregar na patilha do cabo e puxar com cuidado)
6. Há um parafuso ligeiramente à esquerda do barril de ignição, em maioria dos casos é preciso remove-lo e retirar o cabo de airbag.
(O Volante neste caso já estava fora mas, é apenas para exemplificar onde se encontrava o parafuso)
7. Utilizar a Socket de 15mm para retirar a porca do centro do volante para a remoção do mesmo e puxar o volante Fora - este passo requer um pouco de força!
(
Dica: Se o volante nunca foi retirado, deixem a porca um pouco a meio para poderem fazer força a puxar o volante para fora de forma a não se magoarem com ele na cara!)
8. Para a montagem do volante é só reverter o procedimento.
E pronto é isto! Como disse e repito, aviso desde já que
não me responsabilizo por algum passo mal aplicado na vossa viatura,
as ações são da vossa inteira responsabilidade.
Boa Sorte e Bom Trabalho!