A primeira "MOD" no meu Fiesta desde que o comprei
Neste tópico, vou-vos mostrar como fazer a substituição do volante do Ford Fiesta MK6 de acordo com o manual técnico. Tempo estimado do procedimento: 15 a 30 minutos.
Material necessário:
1 x chave philips
1 x Fendas fina
1 x Chave torx 20
Neste caso, o volante a substituir irá ser este:
O primeiro passo a fazer é desconectar o polo negativo da bateria ou corre-se o risco do airbag activar-se. Para evitar isso, é concelhavel esperar-se cerca de meia hora antes de se iniciar a desmontagem do volante.
(nota: Uma vez desconectada a bateria, irá ser necessário acertar as horas no quadrante, e inserir o código do rádio para que este volte ao funcionamento normal)
Depois de se esperar cerca de 30min após a desconexão da bateria, podemos então proceder à desmontagem do volante.
Para isso, comecemos por descer a alavanca de ajuste da altura do volante, tal como é mostrado na imagem.
O próximo passo será com uma chave "TORX 20" desaparafusar os 3 parafusos da parte inferior da coluna de direcção, assinalados nas seguintes imagens.
Uma vez removidos, com uma chave de fendas bastante fina, empurramos uma pequena patilha nos comandos do rádio tal como é mostrado na imagen.
Assim que fizer alguma pressão na patilha os comandos saltam. Depois, é só desconecta-los da ficha.
Feito este passo, rodamos o volante 90º para a esquerda.
Pressionamos a patilha tal como é mostrado
Feito isso, podemos então rodar o volante 180º para a direita, e fazer o mesmo que se fez à patilha do outro lado.
Quando as duas patilhas forem desacopladas, pode-se remover a parte inferior da coluna de direcção, e por sua vez, a superior também.
No orifício assinalado na parte de trás do volante, inserimos uma chave de fendas, e soltamos a mola que prende o airbag.
Esta fase poderá ser a mais complicada para quem não conhece este sistema de mola.
Deixo por isso umas imagens que vos poderão esclarecer.
Em redor do airbag, poderão ver que está um ferro prateado. Esse ferro é a tal mola que se tem que desacoplar.
Por sua vez, esse ferro/mola irá estar preso em 4 pontos do volante como é mostrado aqui
Ao inserirmos a chave de fendas no tal orifício, puxamos o cabo para cima/ponta para baixo, e puxamos ao mesmo tempo, o airbag na nossa direção
Ao desacoplar um dos pontos, o airbag irá ficar como podemos ver na figura.
Depois é só rodar o volante 180º, e fazer o mesmo ao ponto adjacente, até o mesmo se soltar.
A partir daí é só puxar o airbag para cima, que o próprio desencaixa-se dos dois pontos inferiores.
Assim que o airbag estiver completamente solto, teremos então que desacoplar a ficha do mesmo, e o fio terra.
E assim, removeu-se o airbag com sucesso e em segurança.
Com o airbag removido pegamos numa chave de caixa de 24mm, e removemos por completo o parafuso que se encontra no centro.
Com o parafuso cá fora tornamos a pô-lo no sitio à mão. Basta dar 2 ou 3 voltas. (explicação mais a baixo)
Desta forma, damos 3 ou 4 pancadas em lados opostos no volante para que este se solte, e puxamo-lo na nossa direcção. Há volantes que poderão estar bastante presos e ao puxar corre-se o risco de se soltar repentinamente, e acerta-nos na cara. Daí a razão pela qual é aconselhável deixar ficar o parafuso. Uma vez completamente solto, podemos então remover por completo o parafuso central juntamente com o volante.
Procede-se então à substituição dos volantes.
Ao colocar o novo volante à que se ter atenção se este fica alinhado. Com uma mão pressiona-se para ficar no sitio, e com a outra mão, enrosca-se o parafuso central.
De acordo com o manual técnico, o aperto final do parafuso central deverá ficar nos 45Nm ou 33lb/ft.
Feito isto, segue-se a montagem que é feita de maneira igual à desmontagem, mas de forma inversa.
Antes:
Depois:
Espero ter sido explicito e que este DIY ajude muitos de vós
Agradeçimentos:
Um enorme obrigado ao nosso colega user:Padrinho