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« Última mensagem por carrapice em 23 de Setembro, 2024, 00:57:09 »
A minha experiência Ford.
Adquiri o ford Fiesta st-line (125cv) em 2018,fiz a extensão de garantia, 5 anos ou 100.000KM-175€) e revisões sempre feitas na marca a cada 30.000KM, actualmente conta com 4 pois o carro tem 139.000KM
Por volta dos 65.000KM +-, não me recordo com exactidão o resguardo do turbo partiu-se, a LouresFor trocou-me sem encargos, apesar de não estar na garantia eles “fazemos uma atenção por fazer as revisões connosco” e poupei cerca de 500€.
Mais tarde aos 79.000KM foi o catalisador, aqui estava abrangido pela garantia, foram 934.26€ que não paguei.
Agora foi a substituição das correias da distribuição e da bomba do óleo e para não quiser continuar a lêr escrevo já que saíram do meu bolso 1850€, isto porque reclamei à Ford Lusitana, senão seriam cerca de 2600€ na marca.
Continuando…
12/08/2024 – Todos os dias pela manhã quando arrancava com o carro aparecia a mensagem “pressão de óleo motor baixa”, mantinha-se por cerca de 1-2 segundos e desaparecia, o automóvel funcionava bem o resto do dia, lá para o fim da semana o problema acontecia mais vezes e não somente durante o primeiro arranque, cheguei ao domingo (18/08/2024) e encostei-o.
19/08/2024 - contactei a Ford Lusitana a explicar o problema que tinha (baixa pressão óleo), questionei como pode isto acontecer se sempre fiz as revisões na marca, a troca de emails foi continua até à reparação do automóvel e devo já acrescentar que sempre foram impecáveis comigo, rápidos e proactivos com o concessionário.
21/08/2024 – Deixei o veículo na Carclasse Expofor, 100€ +- para fazerem o diagnóstico (ligar a máquina).
22/08/2024 – Trabalhos adicionais de diagnóstico na oficina, 86€+- para desmontar o cartér. O diagnóstico deveria incluir isto, é a definição de diagnóstico!!!
23/08/2024 – Recebo o orçamento da oficina, cerca de 2600€ chupador do óleo entupido (já sabia). Envio email para a Ford Lusitana com esta informação e recebo de volta um email com “atenção comercial”.
27/08/2024 – Contacto telefonicamente a ExpoFor a questionar acerca do orçamento com a comparticipação da Ford Lusitana, eles dizem-me que estão a analizar e para eu aguardar.
29/08/2024 – Novo contacto por telefone à ExpoFor, mesma questão, a resposta foi um pouco hostil e com desculpas do tipo “sabe é Agosto e temos muita gente de férias”, mandar areia para os olhos. Questionei então porque razão o primeiro orçamento demorou 2 dias e este já ía em 1 semana!? Sem resposta.
Durante este tempo os contactos com a Ford Lusitana eram constantes (diários), estavam a par do que estava a acontecer, inclusivé até eles mesmos contactaram o concessionário por diversas vezes conforme me foi dito.
04/09/2024 – Estava eu a preparar-me para ir lá resolver o problema pessoalmente quando recebo um email da Ford Lusitana a dizer que tinham contactado a oficina e que durante este dia teria o orçamento, ok pensei eu.
05/09/2024 – Sem orçamento fui de uber à ExpoFor resolver o problema, quando cheguei pedi para falar com o Srº responsável, já sabia quem era informação passada pela Ford Lusitana.
Estive cerca de 20 minutos à espera, estava a pensar “bem isto está a começar mal”.
O senhor chegou e iniciamos a conversa. Não vou mencionar nomes, apenas entidades sendo que ExpoFor é o srº que me atendeu neste dia:
Eu – Bom dia, meu nome é XPTO e temos um problema, o meu veículo está cá à 2 semanas e eu não tenho orçamento para a sua reparação.
ExpoFor – Pode dar-me a matricula por favor?
A partir daqui vou resumir, o srº acentou num papel a minha matricula e meteu à frente de 2 funcionários (tinha o papel na mão), uma dessas pessoas era a que estava encarregue do meu caso, o srº perguntou:
Este cliente, porque isto não foi feito ontem como eu dei indicações!?
Eles replicaram que desconheciam mas ele disse que tinha dado indicações para ter sido resolvido.
Resumindo assisti a uma (bronca) aos funcionários em directo, pensei finalmente isto está a andar, finalmente.
E assim foi, o processo começou a andar com este srº a dizer aos funcionários faça este processo aí no computador, faça estas contas para o orçamento etc.
Mais tarde fiz umas perguntas:
Eu – Porque razão a correia rebentou quando a Ford diz que é para mudar aos 240.000KM?
ExpoFor – Expressão facial comprometedora.
Eu – Pois, ambos sabemos o que se passa…
ExpoFor – Pois sabe, correias banhadas a óleo não são a melhor opção, mas a Ford assim decidiu…
E continuamos numa conversa amigável e calma, saí de lá contente por finalmente ter conseguido meter as coisas em andamento. A previsão da reparação seria para dia 12 ou 13 de Setembro dependendo da localização das peças, se estivessem em Espanha seria dia 12 senão dia 13 sexta feira, a ironia.
12/09/2024 – Telefonei para a oficina, disseram que estavam na fase final de reparação.
13/09/2024 – Mais uma vez telefonei às 16:30 pois tinha no portal deles que o carro estaria pronto às 17:30, do outro lado disseram para aguardar por um sms. Recebi-o às 18:00 a dizer que o carro estava pronto e para o ir levantar às 10:00 de 16/09/2024.
16/09/2024 – Lá fui eu, e já ía com os prints do portal deles e mensagens trocadas, isto porque os valores a pagar eram diferentes, no portal tinha 2240€, quando lá tinha ido na semana passada eram 1950€+. Enfim estava pronto para tudo.
Quando a factura veio foram 1850€, então está tudo ok prontos siga a marinha…
Fiz várias perguntas mas a mais importante deixo-a aqui:
Eu – Vou perguntar e quero que vocês sejam o mais honestos possíveis comigo, as correias que meteram no no veiculo são da mesma qualidade das que lá estavam anteriormente ou é feito de material reforçado?
Funcionário – Não temos maneira de saber isso, o material é enviado pela Ford.
Antes disto tinha pedido para falar com os mecânicos que repararam o meu carro, foi-me negado.
Ok chego à conclusão que o material é o mesmo, ou não!!! Não sei se daqui a 100.000Km vou ter o mesmo problema.
Para resumir até porque isto já vai longo demais, a Ford sabe deste problema que afecta os “ecoboost” ou ecoboom como são conhecidos na UK.
Na USA fizeram um recall, na UK um programa de “Goodwill” e na Europa um manguito, aqui tens que chorar muito para conseguires muito pouco, tive um “desconto” de cerca de 700€ quando no mínimo deveriam comparticipar metade e o justo seria pagarem tudo.
É um defeito de fabrico e eles sabem disso e continuam a vender esta porcaria.
Mesmo que não tivesse o aviso o valor da troca das correias seria o mesmo, é um trabalho dispendioso e o material que deveria aguentar 240.000Km, pouco mais de metade aguentou (138.000KM).
Atenção que existem mais marcas com esta bosta de sistema, estou a lembrar-me do Pegeout 2008, tenho um colega que vai trocar as correias aos 70.000KM. E ao menos a Ford avisa (sinal sonoro e visível no dashboard), este último não, quando se ouvir o motor a “clack clack” é o aviso.
Desculpem o testamento.
Abraço.