Garagem do Clube

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 ... 10
1
Motores a Gasolina / Ztec 1.25i - Fiesta MK4
« Última mensagem por MrAnderson em 06 de Novembro, 2024, 19:51:51 »
Olá a todos,

Fiz recentemente mudança da distribuição do meu Fiesta Mk4, e uma semana depois tive de trocar a bateria porque nao arrancava. Após trocar a bateria o carro aparentemente funcionava bem, mas reparei que em andamento, mesmo em ponto morto, quando estou quase a parar, as rotações descem muito 300rpm e depois recupera para o normal 900rpm. A situação piora se trouxer os faróis ligados. Isto nao acontece com o carro parado, só em marcha. O mecânico já teve a ver mas não conseguiu tirar conclusões.  Um ano antes tive de trocar pela segunda vez a bomba de combustível que morreu.   Alguma ideia do que possa ser?

Abraço
2
Electrónica / Re: Barulho no sistema HVAC
« Última mensagem por Eunuco em 27 de Outubro, 2024, 09:02:44 »
Não sei se é diferente no Mk7.5, mas eu nunca ouvi o meu HVAC a fazer testes desses.
3
Electrónica / Barulho no sistema HVAC
« Última mensagem por NeoGeo em 23 de Outubro, 2024, 02:11:48 »
Boa noite a todos,

alguém me sabe dizer porque é que o sistema HVAC dos ford fiesta MK7 faz algo como um teste a todos os motores e actuadores, precisamente 5 minutos depois do carro ser desligado?

Sabem dizer-me se esta opção pode ser desligada?

Obrigado!
4
Motores a Gasolina / Fiesta 2009 Mk7 - Engasga-se no arranque (outono/Inverno)
« Última mensagem por NeoGeo em 17 de Outubro, 2024, 14:01:27 »
Boa tarde pessoal,

o que vou mencionar aqui é muito estranho mas é efetivamente o que se passa. Tenho um Fiesta mk7 de 2009 durante a primavera e o verão o carro anda sem problemas. Assim que começam a surgir as primeiras chuvas/humidades ou temperaturas mais baixas, noto que o carro se engasga no arranque, em primeira ou em segunda, e que passados uns segundos passa tudo e já anda normalmente. Se desligar o carro e voltar a ligar, por norma já não acontece, mas uma ou outra vez já voltou a acontecer mesmo assim.

Alguém tem ideia do que pode estar a causar este problema? Já li sobre a MAF, sensor de temperatura, sensor de detonação... mas não tenho mesmo ideia do que pode estar a causar isto.

Alguém tem alguma opinião sobre isto?

Muito obrigado a todos
5
Electrónica / Fiesta 2009 Mk7 - Problema ar condicionado
« Última mensagem por NeoGeo em 17 de Outubro, 2024, 13:46:53 »
Boa tarde a todos,

tenho um problema com o meu ar condicionado, especificamente no que diz respeito à temperatura. Reparei que só estava a sair ar frio, mesmo colocando a opção de ar quente no máximo. Depois de pesquisar alguns fóruns e vídeos, descobri que o problema vem efetivamente de um motor que controla a porta que impede/permite que o ar quente passe para o habitáculo. O motor tem a referência vp1s7h-19e616-bb (envio imagem em anexo). Este motor está preso por dois parafusos, junto da perna esquerda do passageiro. Quando fui tentar retirar o motor, vi que os apoios do motor estavam partidos. Troquei por um motor novo, e isto resolveu o problema momentaneamente. O problema voltou no dia seguinte, e quando fui ver o motor, vi que peça que roda no motor, em vez de funcionar num intervalo de mínima e máxima rotação, continua a rodar mesmo que não se mexa mais no comando da temperatura. Isto faz com que o motor force a peça de plástico que abre e fecha a porta e acaba por partir os apoios do motor, ou que se desencaixe da peça de plástico fazendo com que a porta que permite a entrada do calor fique sempre fechada.

Já alguém passou por este problema? Sabem dizer-me se preciso de recalibrar este motor de alguma forma para que funcione apenas no intervalo de rotação correcto?

Muito obrigado!






6
Motores a Gasolina / Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Última mensagem por carrapice em 23 de Setembro, 2024, 02:04:34 »
7
Motores a Gasolina / Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Última mensagem por carrapice em 23 de Setembro, 2024, 00:57:09 »
A minha experiência Ford.

Adquiri o ford Fiesta st-line (125cv) em 2018,fiz a extensão de garantia, 5 anos ou 100.000KM-175€) e revisões sempre feitas na marca a cada 30.000KM, actualmente conta com 4 pois o carro tem 139.000KM
Por volta dos 65.000KM +-, não me recordo com exactidão o resguardo do turbo partiu-se, a LouresFor trocou-me sem encargos, apesar de não estar na garantia eles “fazemos uma atenção por fazer as revisões connosco” e poupei cerca de 500€.
Mais tarde aos 79.000KM foi o catalisador, aqui estava abrangido pela garantia, foram 934.26€ que não paguei.
Agora foi a substituição das correias da distribuição e da bomba do óleo e para não quiser continuar a lêr escrevo já que saíram do meu bolso 1850€, isto porque reclamei à Ford Lusitana, senão seriam cerca de 2600€ na marca.

Continuando…

12/08/2024 – Todos os dias pela manhã quando arrancava com o carro aparecia a mensagem “pressão de óleo motor baixa”, mantinha-se por cerca de 1-2 segundos e desaparecia, o automóvel funcionava bem o resto do dia, lá para o fim da semana o problema acontecia mais vezes e não somente durante o primeiro arranque, cheguei ao domingo (18/08/2024) e encostei-o.
19/08/2024 - contactei a Ford Lusitana a explicar o problema que tinha (baixa pressão óleo), questionei como pode isto acontecer se sempre fiz as revisões na marca, a troca de emails foi continua até à reparação do automóvel e devo já acrescentar que sempre foram impecáveis comigo, rápidos e proactivos com o concessionário.
21/08/2024 – Deixei o veículo na Carclasse Expofor, 100€ +- para fazerem o diagnóstico (ligar a máquina).
22/08/2024 – Trabalhos adicionais de diagnóstico na oficina, 86€+- para desmontar o cartér. O diagnóstico deveria incluir isto, é a definição de diagnóstico!!!
23/08/2024 – Recebo o orçamento da oficina, cerca de 2600€ chupador do óleo entupido (já sabia). Envio email para a Ford Lusitana com esta informação e recebo de volta um email com “atenção comercial”.
27/08/2024 – Contacto telefonicamente a ExpoFor a questionar acerca do orçamento com a comparticipação da Ford Lusitana, eles dizem-me que estão a analizar e para eu aguardar.
29/08/2024 – Novo contacto por telefone à ExpoFor, mesma questão, a resposta foi um pouco hostil e com desculpas do tipo “sabe é Agosto e temos muita gente de férias”, mandar areia para os olhos. Questionei então porque razão o primeiro orçamento demorou 2 dias e este já ía em 1 semana!? Sem resposta.

Durante este tempo os contactos com a Ford Lusitana eram constantes (diários), estavam a par do que estava a acontecer, inclusivé até eles mesmos contactaram o concessionário por diversas vezes conforme me foi dito.

04/09/2024 – Estava eu a preparar-me para ir lá resolver o problema pessoalmente quando recebo um email da Ford Lusitana a dizer que tinham contactado a oficina e que durante este dia teria o orçamento, ok pensei eu.
05/09/2024 – Sem orçamento fui de uber à ExpoFor resolver o problema, quando cheguei pedi para falar com o Srº responsável, já sabia quem era informação passada pela Ford Lusitana.
Estive cerca de 20 minutos à espera, estava a pensar “bem isto está a começar mal”.
O senhor chegou e iniciamos a conversa. Não vou mencionar nomes, apenas entidades sendo que ExpoFor é o srº que me atendeu neste dia:
Eu – Bom dia, meu nome é XPTO e temos um problema, o meu veículo está cá à 2 semanas e eu não tenho orçamento para a sua reparação.
ExpoFor – Pode dar-me a matricula por favor?

A partir daqui vou resumir, o srº acentou num papel a minha matricula e meteu à frente de 2 funcionários (tinha o papel na mão), uma dessas pessoas era a que estava encarregue do meu caso, o srº perguntou:
Este cliente, porque isto não foi feito ontem como eu dei indicações!?
Eles replicaram que desconheciam mas ele disse que tinha dado indicações para ter sido resolvido.

Resumindo assisti a uma (bronca)  aos funcionários em directo, pensei finalmente isto está a andar, finalmente.
E assim foi, o processo começou a andar com este srº a dizer aos funcionários faça este processo aí no computador, faça estas contas para o orçamento etc.

Mais tarde fiz umas perguntas:
Eu – Porque razão a correia rebentou quando a Ford diz que é para mudar aos 240.000KM?
ExpoFor – Expressão facial comprometedora.
Eu – Pois, ambos sabemos o que se passa…
ExpoFor – Pois sabe, correias banhadas a óleo não são a melhor opção, mas a Ford assim decidiu…
E continuamos numa conversa amigável e calma, saí de lá contente por finalmente ter conseguido meter as coisas em andamento. A previsão da reparação seria para dia 12 ou 13 de Setembro dependendo da localização das peças, se estivessem em Espanha seria dia 12 senão dia 13 sexta feira, a ironia.

12/09/2024 – Telefonei para a oficina, disseram que estavam na fase final de reparação.
13/09/2024 – Mais uma vez telefonei às 16:30 pois tinha no portal deles que o carro estaria pronto às 17:30, do outro lado disseram para aguardar por um sms. Recebi-o às 18:00 a dizer que o carro estava pronto e para o ir levantar às 10:00 de 16/09/2024.
16/09/2024 – Lá fui eu, e já ía com os prints do portal deles e mensagens trocadas, isto porque os valores a pagar eram diferentes, no portal tinha 2240€, quando lá tinha ido na semana passada eram 1950€+. Enfim estava pronto para tudo.
Quando a factura veio foram 1850€, então está tudo ok prontos siga a marinha…
Fiz várias perguntas mas a mais importante deixo-a aqui:
Eu – Vou perguntar e quero que vocês sejam o mais honestos possíveis comigo, as correias que meteram no no veiculo são da mesma qualidade das que lá estavam anteriormente ou é feito de material reforçado?
Funcionário – Não temos maneira de saber isso, o material é enviado pela Ford.
Antes disto tinha pedido para falar com os mecânicos que repararam o meu carro, foi-me negado.
Ok chego à conclusão que o material é o mesmo, ou não!!! Não sei se daqui a 100.000Km vou ter o mesmo problema.

Para resumir até porque isto já vai longo demais, a Ford sabe deste problema que afecta os “ecoboost” ou ecoboom como são conhecidos na UK.
Na USA fizeram um recall, na UK um programa de “Goodwill” e na Europa um manguito, aqui tens que chorar muito para conseguires muito pouco, tive um “desconto” de cerca de 700€ quando no mínimo deveriam comparticipar metade e o justo seria pagarem tudo.
É um defeito de fabrico e eles sabem disso e continuam a vender esta porcaria.
Mesmo que não tivesse o aviso o valor da troca das correias seria o mesmo, é um trabalho dispendioso e o material que deveria aguentar 240.000Km, pouco mais de metade aguentou (138.000KM).

Atenção que existem mais marcas com esta bosta de sistema, estou a lembrar-me do Pegeout 2008, tenho um colega que vai trocar as correias aos 70.000KM. E ao menos a Ford avisa (sinal sonoro e visível no dashboard), este último não, quando se ouvir o motor a “clack clack”  é o aviso.

Desculpem o testamento.

Abraço.
9
Motores a Gasolina / Re: FORD FIESTA 1.0 ECOBOOST - CORREIA BANHADA A ÓLEO
« Última mensagem por carrapice em 08 de Setembro, 2024, 19:41:02 »
Recentemente tive este problema, abri um tópico para o efeito.
Lamento informar-te mas vais ter um grande problema assim como eu estou a têr.
Vê o tópico que criei para o efeito, estou a actualizalo.

Abraço.
10
Motores a Gasolina / Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Última mensagem por carrapice em 24 de Agosto, 2024, 01:28:34 »

Vou espetar isto no capô do Fiesta.


Páginas: [1] 2 ... 10