Garagem do Clube

Autor Tópico: Botões de radio bloqueados  (Lida 4045 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Botões de radio bloqueados
« em: 08 de Abril, 2014, 09:59:02 »
Bom dia. Tenho um Fiesta Titanium 1.25 de 2010 e acho que a minha filhota de 2 anos andou a brincar com o radio. O que acontece agora é que tenho os botões todos bloqueados. Consigo ligar e desligar o radio, aumentar ou reduzir o volume, mas depois mais nenhum botão funciona. Só aquele grande ao centro que diz OK também funciona, mas só mostra a estação de rádio onde ficou, e pronto. Já enviei um mail à ford portugal, mas não me souberam responder. Mandaram-me ir a uma oficina. Como a oficina ford aqui da minha zona é um bocado fraca, e isto é estar a ser simpático, pensei vir aqui ver se alguém me podia ajudar ou mesmo facultar o manual do rádio, já que, quando comprei o carro, também se enganaram lá no stand e não me deram o manual correcto deste rádio. Alguém saber como posso resolver isto?
Obrigado

Offline freitas27
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 923
  • Feedback: +2/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #1 em: 08 de Abril, 2014, 10:30:11 »
SE TIVERES O CÓDIGO DO RÁDIO......

Desliga a bateria por uma meia hora e torna a ligar, ele deve fazer reset a tudo, incluindo o rádio e deve funcionar de novo...... penso eu....

Se não tiveres o código, n faças isso pq depois não dá mesmo nada...  ;) ;)

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #2 em: 08 de Abril, 2014, 20:46:40 »
Pois, também não tenho esse código... Que m****. Então assim, até quando for trocar de bateria, vou ficar sem rádio. Este carro anda a começar a dar-me muita dor de cabeça...

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #3 em: 08 de Abril, 2014, 20:52:13 »
Pois, também não tenho esse código... Que m****. Então assim, até quando for trocar de bateria, vou ficar sem rádio. Este carro anda a começar a dar-me muita dor de cabeça...

Começa a dar muita dor de cabeça? Que culpa tem o carro que não tenhas o código do rádio? isso não é problema dele  ;)

Vai à Ford e pede o código do rádio... consoante o preço, ponderas, e, se for muito caro, trocas de rádio e pronto (vão aparecendo bons negócios por este portugal fora)...

Agora culpar o carro porque não tens o código... ele devia trazer 2 cópias do código em novo, se já não existem, isso a culpa é de quem os perdeu / não tos deu  O0

é preciso é calma, tudo se resolve  O0

Offline Bruno1985

  • Administrador
  • 130CV
  • ******
  • Mensagens: 1494
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta Power
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #4 em: 08 de Abril, 2014, 21:02:07 »
Tens Bluetooth?? Se tiveres tenta mudar as estações de radio por ai para ver se consegues desbloquear.

Eu também tenho um MK7 e o manual do rádio vem com o manual do carro é o mesmo.

Offline Bruno1985

  • Administrador
  • 130CV
  • ******
  • Mensagens: 1494
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta Power
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #5 em: 08 de Abril, 2014, 21:19:17 »
Tens aqui o link do manual do utilizador do teu fiesta http://www.fordservicecontent.com/pubs/content/~WOAFTA/~MPT~LPT/pdf/10FTAog1e.pdf

O rádio começa na página 155

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #6 em: 08 de Abril, 2014, 22:48:46 »
Obrigado a todos pelas vossas respostas. Já estive ali a ler o manual, mas não fala nada sobre o bloqueio das teclas do rádio. Obrigado, Bruno  ;).
Relativamente à hipótese de bluetooth, não consigo, porque como os botões estão todos bloqueados, não consigo fazer o emparelhamento com o smartphone.
Koiratu, eu não estou a culpar o carro por causa do stand que mo vendeu me ter prestado um serviço de m****. Desses já nem quero falar. O que acontece é que, para além desta situação do rádio, já tive problemas doutro tipo com o carro. Ruidos parasitas num carro com menos de 40 000km, e feitos com cuidado (é a minha esposa que anda com o carro), um parafuso que se soltou dentro do tablier e anda por lá a rebolar (imagina o parafuso estar na esquerda do tablier e tu fazeres uma curva para o esse lado. Ouves aquilo a rebolar lá dentro até à outra ponta. Depois fazes uma curva para a direita, e lá vem ele de volta...), Um ranger no conta km sempre que atinges os 90km/h (agora faz a 90km/h e também a 30km/h). Um farol traseiro que deixa entrar humidade... Caramba, tenho um Punto com 14 anos e quase 200 000km, e não faz metade destas coisas.
Eu gosto do carro, e acho que faz uma condução espectacular, mas tudo à volta está a desintegrar-se. E ainda só tem 40 000km...
Enfim, acho que vou mandar um mail à ford portugal com os dados do carro para ver se me dão o tal código do rádio, e vou seguir a sugestão do freitas27. Se não funcionar, e quando voltar a ligar a bateria os botões ainda estiverem bloqueados, fica mesmo morto para o mundo, e lá terei de comprar um novo...

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #7 em: 08 de Abril, 2014, 22:59:58 »
Esse carro não teria sido estampado? tenta saber isso... é um risco comprar carros usados já se sabe... estás com azar realmente! Eu até ver tive sorte com o meu mk6 por acaso  :)

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #8 em: 08 de Abril, 2014, 23:08:23 »
Koiratu, comprei o carro novo no stand da Ford do Barreiro, ou lá o que é aquilo. Motortejo, acho eu...
Um aparte: Lembrei-me agora... E se, em vez de desligar a bateria, retirar só o fusível do radio durante um bocado, fará o mesmo efeito? Assim, já não corria tanto risco como desligar a bateria e todos os sistemas eléctricos do carro (centralina e afins...)
O que acham?

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #9 em: 08 de Abril, 2014, 23:37:56 »
1º o rádio não tem qualquer código!
2º desliga a bateria e vê se isso funciona!
3º se não funcionar o anterior podes começar a pensar em ter ai um problema mais grave mas se tiveres BT/USB pega numa pen e faz o que mostra no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ugdE9RviYvM
4º Se continuar sem funcionar troca de rádio ou frontal apenas. :D


Com 0km já eu tinha problemas com barulhos parasitas, bancos traseiros com suportes defeituosos que deixavam fazer um toc toc nas curvas, meter agua por um painel para o compartimento da mala, coluna de direcção defeituosa, modulo do BT que pifou com 1 ano e pouco e mal era usado, espelho com curto circuito num dos motores etc etc...

Com o passar do tempo vai aparecendo barulhos parasitas porque o carro é só plásticos e nem tem nada para eles encostarem ao ferro! Eu resolvi alguns com dar mais força as molas e meter espuma por dentro dos mesmos.

E o farolim deixar entrar humidade mas é mesmo assim. Repara bem por baixo que verás que ele é aberto daí a humidade.

Vais interrogar-te certamente se eu tenho uma boa opinião do carro e da marca. Respondo-te que sim, adoro o carro e a marca, até estou neste momento a pensar adquirir um Fiesta Titanium 1.0 Ecoboost com todos os extras e mais alguns que já tenho no meu só por causa do motor apesar de nem ir muito à bola com a nova frente.

Posso dizer-te que todos os problemas foram resolvidos pela Ford dentro e fora da garantia pois tenho o carro desde 31 de Outubro de 2008 e a garantia terminou em 2012 tendo o espelho avariado fora da garantia mas deram-me um novo na mesma. À poucos meses voltou a meter agua na mala novamente, entretanto já lá foi 4 vezes tendo o nível de agua reduzido aos poucos :D e espero que da 5ª vez que vai ser esta semana fique resolvido pois quer troque ou não de carro não vai ficar com aquele problema! :knuppel2: O0

P.S: Sou um cliente muito chato para a Ford. :D :D :D

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #10 em: 09 de Abril, 2014, 00:19:04 »
Não tinha percebido que tinhas comprado o carro novo :p

Tirares o fusível ou desligares a bateria vai dar ao mesmo penso eu  O0 Não te preocupes, se realmente não tem código como disseram acima, não tem problema nenhum desligares a bateria ao carro, mas desliga e liga-a na ordem correcta (que se não estou a confundir é: desligar - 1º o borne negativo e depois o positivo; ligar - 1º o positivo e depois o negativo).

No teu caso, como só queres fazer um 'reset', basta desligares o borne negativo por uns 15/30min - se ficar mais tempo não tem qualquer problema), ligar novamente e voilá  O0

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #11 em: 09 de Abril, 2014, 08:29:05 »
Obrigado a todos pelas sugestões. Este fim de semana já vou experimentar fazer o update (como é a minha mulher que anda com o carro, não tenho tempo antes), e se isso não resultar, faço a teoria de desligar o cabo da bateria. Nitroglicerina, tens a certeza que aquilo depois não vai pedir um código? Como há aqui tanto pessoal a falar nisso... Já alguma vez desligaste o teu?

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #12 em: 09 de Abril, 2014, 23:46:32 »
Obrigado a todos pelas sugestões. Este fim de semana já vou experimentar fazer o update (como é a minha mulher que anda com o carro, não tenho tempo antes), e se isso não resultar, faço a teoria de desligar o cabo da bateria. Nitroglicerina, tens a certeza que aquilo depois não vai pedir um código? Como há aqui tanto pessoal a falar nisso... Já alguma vez desligaste o teu?

O carro não traz nenhum código do rádio e já fiquei sem bateria portanto... e não houve nenhum stress de pedir código. O0

Ninguém vai roubar o rádio a um fiesta com o trabalho que dá muito menos quando só dá para o fiesta e terá de ser reprogramado para dar noutro carro com VIN diferente... suponho que tenha sido isso que a marca pensou ao não meter. :cop:

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #13 em: 12 de Abril, 2014, 09:59:29 »
Pessoal, voltei para dar algum feedback da minha situação. Tentei fazer a actualização como mostra no video sugerido pelo Nitroglicerina e a coisa resultou parcialmente. Digo parcialmente, porque estive aí uns 10 minutos à espera que aquilo fizesse a actualização, para depois no fim dar erro e aparecer a informação de que a actualização tinha falhado, e para voltar a tentar novamente. Acontece que, com isso, os botões já estão todos a funcionar. O que aconteceu agora foi que deixou de reconhecer pens. Não reconhece a pen que uso lá com musica, e quando voltei a ligar a pen onde tinha o programa de actualização, também não foi reconhecida. É como se tivesse desligado a ficha de ligação da tomada. Pelo menos, agora já posso mudar de estação de rádio. Por agora vai ficar assim. Ele já vai quase com 4 anos e meio, por isso a bateria já não deve durar muito mais. Quando ela for abaixo, logo vejo se vai alterar alguma coisa no rádio ou não.
Obrigado a todos pelo vosso tempo e preciosas sugestões...

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #14 em: 12 de Abril, 2014, 10:45:30 »
olha que não te fies muito nisso... se te disser que o meu mk6 é de 10/2005 e só lhe troquei a bateria pela primeira vez em 11/2013... pode acabar entretanto como ainda pode durar uns tempos valentes  :D

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #15 em: 13 de Abril, 2014, 22:56:16 »
A minha durou pouco mais de 2 anos. :D :D :D

Formata a pen de novo como no video e coloca os 2 ficheiros PT apenas e tenta de novo! Ou então se não der na mesma desaperta os dois parafusos/molas por baixo do porta luvas e puxa a tampa se não cair logo e desliga o modulo que diz nokia e volta a ligar e vê se funciona. O0

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #16 em: 13 de Abril, 2014, 23:43:20 »
Tenho de ver isso. Hoje a minha mulher andou com o carro e disse que, quando o ligou apareceu no visor a mensagem de que a actualização tinha falhado, isto sem ter qualquer pen lá ligada...

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #17 em: 15 de Abril, 2014, 02:54:42 »
Ficas-te com o sistema corrompido, daí dizer para não interromper a instalação... O0

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #18 em: 16 de Abril, 2014, 23:27:18 »
Mas eu não interrompi. Aquilo esteve mais de 10 minutos a fazer a actualização, e no fim apareceu uma mensagem a dizer que a operação tinha falhado, e para voltar a tentar novamente :(

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #19 em: 17 de Abril, 2014, 00:15:41 »
formata a pen ou o que seja (formatação completa em vez de rápida) e volta a por lá o ficheiro de actualização, sem mais nada na pen... pode ser que resolva  O0

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #20 em: 17 de Abril, 2014, 00:25:42 »
Mas eu não interrompi. Aquilo esteve mais de 10 minutos a fazer a actualização, e no fim apareceu uma mensagem a dizer que a operação tinha falhado, e para voltar a tentar novamente :(

E que tinhas na PEN? Eram os ficheiros de PT apenas?

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #21 em: 17 de Abril, 2014, 08:57:43 »
Sim, tinha na PEN. Eram todos os ficheiros que tinha retirado do site aconselhado ali no vídeo que o nitroglicerina postou.

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #22 em: 17 de Abril, 2014, 20:28:38 »
Sim, tinha na PEN. Eram todos os ficheiros que tinha retirado do site aconselhado ali no vídeo que o nitroglicerina postou.

Se dá erro coloca apenas os dois ficheiros 8M5T-14D511-FV que suponho que seja o português!

Offline Barão Vermelho
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #23 em: 19 de Abril, 2014, 11:50:49 »
Tenho novidades. Parece que a nova tentativa de fazer a actualização do rádio funcionou. Apenas uma diferença, a pen tem de estar já ligada antes de se ligar o radio. Se ligarmos primeiro o radio, e depois encaixarmos a pen, ele não a reconhece.
No outro dia, estava a falar de algumas das coisas que me andam a lixar no meu fiesta, e ainda me esqueci de uma: ao passar de caixa de 3ª para 4ª, temos de ter muita calma ao fazê-lo e apertar bem a embraiagem, ou então aquilo vai arranhar...

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Botões de radio bloqueados
« Responder #24 em: 19 de Abril, 2014, 13:03:54 »
Tenho novidades. Parece que a nova tentativa de fazer a actualização do rádio funcionou. Apenas uma diferença, a pen tem de estar já ligada antes de se ligar o radio. Se ligarmos primeiro o radio, e depois encaixarmos a pen, ele não a reconhece.
No outro dia, estava a falar de algumas das coisas que me andam a lixar no meu fiesta, e ainda me esqueci de uma: ao passar de caixa de 3ª para 4ª, temos de ter muita calma ao fazê-lo e apertar bem a embraiagem, ou então aquilo vai arranhar...

Esse rádio é manhoso. :D Mas o que interessa é que se resolveu tudo!

Não sei se o teu é 1.25 mas no meu afinaram os tirantes e funcionou, mas arranhava ou não entrava por vezes acima das 5000rpm mas era de 2ª para 3ª!