Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...  (Lida 1309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« em: 02 de Janeiro, 2014, 19:59:41 »
Bem, depois de algum tempo e algumas oportunidades, vou dar inicio a algumas alterações ao nível de car audio no meu Fiestinha...

Nada de muito complexo nem estravagante, e será feito como o resto do projecto, à medida que os €€€ e as oportunidades surjam... Neste momento o carro está de origem, apenas com uma fonte "nova":

- Pioneer DEH-P88RS.



De resto, vem a caminho um subwoofer, um DLS X12, para o qual vai ser feita uma caixinha à medida e de acordo com o que o fabricante recomenda.


O sub não deverá ir já para o sítio pois vou aproveitar para insonorizar/isolar um pouco a mala do carro antes, de forma económica claro que isto não há cá pão para malucos  :D

Assim, e como o carro é comercial, vou começar por meter algo naquele chão, visto que é o tapete de borracha em cima da chapa e ponto! Com as placas de dynamat Xtreme a cerca de 17€ cada folha (457mm X 812mm), dificilmente irei revestir tudo com isso, mas levará disto pelo menos nas portas frontais e tampa da mala.

O chão da mala e mesmo na frente talvez opte por tela de alcatrão, que tem um desempenho bastante aceitável e é bastante mais barata.

Tela acústica é outra opção, ainda não li muito acerca da mesma, mas fica ligeiramente mais barata ao metro quadrado (fora das grandes marcas claro).

Em pontos 'chave' onde costumam surgir os ruídos parasitas levará ainda uma de duas opções: esponja acústica caso a encontre em 20mm, ou então a esponja de 20mm que os estofadores utilizam (aqui em Tomar fica em cerca de 5€/metro).

De resto é como disse, não é para ficar 100% insonorizado/isolado, é apenas para dar uma melhor condição geral nesse aspecto ao carro (tal como não vou isolar capot e tejadilho provavelmente).

Ainda em termos de som, para já vou manter as colunas frontais OEM, às quais irei complementar com um conjunto de crossovers/tweeters (assim o t€mpo permita), e depois então, caso não me agrade o resultado, poderei partir para a compra de umas colunas melhores (sem entrar em devaneios) já levando em conta os tweeters/sub/amp que tenha na altura.

O sistema é suposto ser algo interessante na relação preço/qualidade, nem nada de muito bom, nem nada muito mau, algo agradável, utilizável, e int€r€ssant€  :)

à medida que haja novidades, vou actualizando, com fotos reais, etc etc etc  O0

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #1 em: 03 de Janeiro, 2014, 00:01:48 »
Boa sorte com o projecto, eu também comecei como tu comprando as coisas aos poucos e conforme os negócios iam aparecendo. Tens que pesquisar e ler muito para começares a entrar no esquema mas o melhor mesmo era ires a um encontro, expores as tuas dúvidas e ver e ouvir umas coisas.
A insonorização como queres fazer apenas te vai dar um maior nivel de conforto no carro em andamento porque vais ouvir menos o barulho de rolamento, o que podes fazer para notares mais melhorias é insonorizar as portas primeiro de tudo. O resto se te sair barato e tiveres paciência podes ir fazendo.
Quanto às colunas da frente ainda não percebi bem o que queres fazer, queres acrescentar um tweeter às de origem? Qualquer duvida que eu possa ajudar dispõe  O0  Vais arranjar sarna para te coçares eheh >:D

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #2 em: 03 de Janeiro, 2014, 00:59:45 »
Sim, já percebi que sim  :D :D :D

Pois, a ver quando se proporciona isso... eu sou quase vizinho do jplleal, tenho o contacto dele, a ver se combino um café para falarmos um pouco e ouvir o fiesta dele a bombar :)

Quanto às colunas frontais, ainda estou naquela de ver como se comportam estas de origem com uns tweeters numa primeira fase, mas, quando comprar tweeters vai ser a pensar num possível upgrade das colunas das portas também, mas apenas noutras que substituam aquelas, não ovais possivelmente, mas sim redondas de 16cm ou algo assim.

Quanto à insonorização, numa primeira fase vou ter em atenção especial a mala, porque o carro é comercial e só tem o tapete de borracha da mala em cima da chapa e nada mais, logo pelo menos aí quero por um pouco de qualquer coisa, provavelmente a 'famosa' tela de alcatrão, que é barata e já resolve o problema maior.

Quanto às portas já estive a ver dynamat para ambas, tenho de tirar as medidas a ver o que é preciso ao certo, mas creio que 2/3 placas das que referi acima devem chegar inicialmente (não dá para forrar a 100%, mas também não é preciso os 100% de isolamento).

Nos plásticos/forras das portas, e mais numa de tirar os ruídos parasitas que vão surgindo nos plásticos vou optar pela esponja dos estufadores, de 20mm, colada nos forros das portas e tampa da mala.

É um começo, o resto logo se verá, vai a toque de t€€€mpo  :D

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #3 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:21:07 »
Isolares a mala não é prioridade, acredita, mas sim as portas. Acho que não vale a pena para já. O meu carro também é comercial e não sinto necessidade disso, aliás até tenho aqui tela e esponja acustica da standartplast que comprei já há uns 4 anos ou mais para insonorizar as portas mas ainda não tive pachorra para pôr. Arranja primeiro amplificação para o sub e depois vais experimentando. primeiro com as colunas de origem ligadas ao rádio, não gastes dinheiro a comprar mais uns tweeters para juntar a essas.

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #4 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:24:21 »
Mandas-te vir o sub daonde ?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #5 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:27:25 »
Mandas-te vir o sub daonde ?

o sub foi um negócio com um membro do fórum caraudiopt  ;)

Isolares a mala não é prioridade, acredita, mas sim as portas. Acho que não vale a pena para já. O meu carro também é comercial e não sinto necessidade disso, aliás até tenho aqui tela e esponja acustica da standartplast que comprei já há uns 4 anos ou mais para insonorizar as portas mas ainda não tive pachorra para pôr. Arranja primeiro amplificação para o sub e depois vais experimentando. primeiro com as colunas de origem ligadas ao rádio, não gastes dinheiro a comprar mais uns tweeters para juntar a essas.

bem, se o dizes eu acredito :) Para já vou usar um amplificador emprestado, mas é provisório, até conseguir um para mim...

Que me dizes entre amplificar sub e colunas com um amp de 4 canais ou separar e comprar um mono para o sub e depois um de 2/3 canais para as colunas?

E que características devo ter em conta para ficar com boa qualidade sonora, levando em conta que o sub é um DLS x12 com 500w RMS, de bobine dupla a 3ohm?

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #6 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:39:34 »
Era preferível um amp mono para o sub, ou então um de 2 canais que fizesse em ponte acima dos 300 ou 400 wrms tudo o que for abaixo disso também toca mas não vais tirar todo o partido do sub e o amp vai andar em "esforço" se subires mais o volume. O que queima qualquer componente na grande maioria das vezes não é a potência mas sim a mão que controla o volume do som :P. Para as colunas arranjava um amp de 2 canais também. O mais limpo em instalação seria um amp de 3 canais ou 4 mas arranjar um que alimente o sub não é muito fácil e é capaz de te sair mais caro.

Para experimentares tenho aqui um amp de 5 canais que te posso desenrascar, são 4 canais +1 para sub.
« Última modificação: 03 de Janeiro, 2014, 01:42:06 por gmcs »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #7 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:46:00 »
sim, imaginei que alimentar um sub daqueles não fosse tarefa 'fácil' para um amp de 4 canais, portanto viro-me para a outra opção que é arranjar um mono para o sub e depois, consoante o que fizer na frente arranjar outro para isso... mas assim sendo toca a "começar pelo que está começado", ou seja, o sub.

o que seria, a teu ver, um amplificador 'ideal' para alimentar o dito? em relação ao volume não há grande problema porque no meu carro o som é para eu ouvir com o máximo de qualidade possível, e não para andar a dar música à malta, logo nunca será para andar aos berros como se vê ás vezes :)

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #8 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:51:26 »
já agora, e levando em conta que possivelmente vai levar, ainda que a médio prazo, 2 amplificadores, é melhor fazer a instalação deste já pensando nesse possível upgrade, portanto mais vale passar já cabo de corrente da bateria para lá num cabo de 20mm certo? Assim não tenho de passar/trocar de cabo mais tarde...

P.S.: esqueci-me de referir que já vem a caminho caixas de fusíveis, 1 positivo, 1 negativo, e a da bateria  :)

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #9 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:53:36 »
Se fosse eu escolhia um amp que tivesse os tais 500wrms ou mais um bocadinho, mas se debitar menos um pouco também não há problema que ele toca à mesma. É praticamente a mesma coisa ser mono ou 2 canais.

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #10 em: 03 de Janeiro, 2014, 01:55:21 »
Sim, a fazer já a instalação faz logo com cabos decentes para depois não teres que estar a mexer outra vez.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #11 em: 03 de Janeiro, 2014, 02:03:10 »
Sim, a fazer já a instalação faz logo com cabos decentes para depois não teres que estar a mexer outra vez.

yap, vou passar cabo de 20mm para alimentação, estive a ver, a 2.5€/m na "auto som e alarmes", parece-me óptimo preço se levar em conta que na norauto aqui à dias conheço quem o tivesse pago a 8/9€/m, embora de 25mm se não me engano...

de resto, e para já, é ver um RCA como deve ser também claro!

Se fosse eu escolhia um amp que tivesse os tais 500wrms ou mais um bocadinho, mas se debitar menos um pouco também não há problema que ele toca à mesma. É praticamente a mesma coisa ser mono ou 2 canais.

vou ver isso então, ver se entretanto vendo as jantes que tenho cá em casa para não estoirar com o meu orçamento, assim já dava para mais um avanço nisto...  :D :D :D


De resto aproveito para deixar aqui umas imagens das caixas de fusíveis que arranjei, usadas é certo, e sim, não precisava das 4 saídas, mas a oportunidade faz o ladrão e o preço pareceu-me atractivo se considerar que também no fim de semana vi dar 15€ por uma 'ultradrive' e eu dei pouco mais pelas 3!








Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #12 em: 03 de Janeiro, 2014, 02:13:32 »
Não te metas em norautos que é um roubo. Tens a GA Machado no Entroncamento onde podes comprar cabos ou então se puderes em Leiria a Distriacústica, conheço bem os donos.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #13 em: 03 de Janeiro, 2014, 02:50:43 »
Não te metas em norautos que é um roubo. Tens a GA Machado no Entroncamento onde podes comprar cabos ou então se puderes em Leiria a Distriacústica, conheço bem os donos.

já vi que sim... seja como for eu cá gosto de pesquisar bem os preços antes de comprar, achei aquele a 2.5€ um bom preço, a GA Machado não sei onde é sinceramente (se me puderes ajudar agradeço, até porque esse amigo meu precisa de mais material para um carro que ele está a montar, e sendo aqui pertinho é sempre bom saber)

a Distriacústica já fica mais fora de mão, mas nunca se sabe (vou dar uma olhada no site deles) O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #14 em: 03 de Janeiro, 2014, 02:57:04 »
em relação aos RCA até tenho aqui alguma coisa por casa... vida de 'músico' dá nessas coisas... talvez desenrasquem até comprar outros  :D

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #15 em: 03 de Janeiro, 2014, 09:40:40 »
Efectivamente estou em falta, mas como fui pai há pouco tempo, não tenho ido de fim de semana! Há-de proporcionar-se brevemente. Tenho todo o gosto em mostrar-te o meu carro...

Quanto a cabos, tens também a Krossover em Santarém. É apenas mais um hipótese. Se precisares de alguma coisa dos chineses da Av. Brasil aqui em Lisboa, basta pedires! Eles têm cabos de alimentação com muito bom preço ao metro. O meu foi comprado lá há já 5 anos e continua impec, sem oxidação.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #16 em: 03 de Janeiro, 2014, 11:37:09 »
Efectivamente estou em falta, mas como fui pai há pouco tempo, não tenho ido de fim de semana! Há-de proporcionar-se brevemente. Tenho todo o gosto em mostrar-te o meu carro...

Quanto a cabos, tens também a Krossover em Santarém. É apenas mais um hipótese. Se precisares de alguma coisa dos chineses da Av. Brasil aqui em Lisboa, basta pedires! Eles têm cabos de alimentação com muito bom preço ao metro. O meu foi comprado lá há já 5 anos e continua impec, sem oxidação.

que estás em falta qual quê, quando der dá e pronto, sem stresses  ;)

Eu vou ver se sei onde é a GA no Entroncamento, visto que é bem pertinho, ver o que por lá têm, preços, etc... os RCA tenho aqui para me desenrascar, uns da neutrik.

Preciso é que me digas algo jplleal, por onde passaste o cabo da bateria para dentro do carro? a ver se não invento.

Cabo de alimentação de 20mm vou comprar uns 3mts que deve chegar visto que o carro é comercial, não precisa de ir até ao fundo, vai ficar logo atrás da divisória.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #17 em: 03 de Janeiro, 2014, 18:20:35 »
que me dizem a um JBL gto3501 (360w RMS @2ohm) ou kipus 2125w/kv850D?

são hipóteses nada mais que isso, até porque nem sei se é possível chegar a acordo com algum deles...

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #18 em: 03 de Janeiro, 2014, 18:29:05 »
Nunca compres cabos com pouco comprimento porque depois pode ficar curto e tens que comprar outro. O meu cabo de corrente tem 4 metros e tenho tudo atrás da divisória. A GA Machado fica naquela zona industrial na estrada nacional entre Torres Novas e o Entroncamento do lado direito, a seguir ao Botequim.
Se estás entregue ao João estás bem entregue  O0

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #19 em: 04 de Janeiro, 2014, 12:57:43 »
Cabo de alimentação curto é um erro! Não poupes 10€ nisso...

Quanto aos amplificadores, só analisando caso a caso!

O cabo de alimentação passa por um buraco que vai do compartimento do motor para o interior do carro, mesmo junto ao acelarador (um pouco acima). Está tapado com uma borracha. Aproveitas essa borracha, fazes-lhe um furo à medida e passas o cabo por aí! Assim fica tudo isolado ;)

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #20 em: 04 de Janeiro, 2014, 13:38:14 »
pronto era isso mesmo que queria saber, onde passa, para não estar a inventar  O0

vou seguir o vosso conselho e comprar cabo a mais, realmente mais vale isso que faltar  :D

estou só à espera que me respondam da autosomealarmes em relação aos portes de envio para possívelmente mandar vir de lá, visto que comprar cabo de alimentação de 20mm a 2,5€ não é de se desperdiçar!!! (no L'auto levam 12,90€/m e na GA Machado a 16€/m!). Como estranhei o preço, pedi mais informações, a ver se me respondem entretanto e mando vir logo 10mts se for a esse preço.

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #21 em: 05 de Janeiro, 2014, 01:06:37 »
Apenas para confirmar! Os 10m são para ficar 5 de positivo + 5 para massa?

O cabo de massa deve ser tão curto quanto possível (dentro do razoável). É ligado directamente a uma zona de chapa, sem tinta.  O0

Diria que precisas de 6 metros (4.5 + 1.5m) ;)

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk6 - e agora o sonoro...
« Responder #22 em: 05 de Janeiro, 2014, 02:48:35 »
Apenas para confirmar! Os 10m são para ficar 5 de positivo + 5 para massa?

O cabo de massa deve ser tão curto quanto possível (dentro do razoável). É ligado directamente a uma zona de chapa, sem tinta.  O0

Diria que precisas de 6 metros (4.5 + 1.5m) ;)

Não, os 10m é a contar com os 5m para positivo, o mínimo possível para massa, 2m para um amigo que pediu, e o resto para algum 'contratempo' ou necessidade  :D