Garagem do Clube

Autor Tópico: GPS  (Lida 2852 vezes)

Kart
  • Visitante
GPS
« em: 27 de Maio, 2004, 14:45:48 »
Pois é, alguem tem disso por aqui?  :)
Já experimentei vários mas existem sempre muitas incompatibilidades... ou um serviço que não está disponível em portugal, ou uma actualização, etc etc.
Alguem já pensou meter ou ja testou algum sem ser os de origem das marcas tipo Audi, Volvo, Fiat....
Postem aí modelos ou assim...
Abraços

Offline Fredyx
  • 130CV
  • Feedback: +0/-0
GPS
« Responder #1 em: 27 de Maio, 2004, 16:28:16 »
GPS em PT não tem sentido, só mesmo po mar alto... mapas rigorosos do nosso pais é mentira, e quando há de jeito são em espanhol..

Anonymous
  • Visitante
GPS
« Responder #2 em: 27 de Maio, 2004, 16:39:58 »
Citação de: "Fredyx"
GPS em PT não tem sentido, só mesmo po mar alto... mapas rigorosos do nosso pais é mentira, e quando há de jeito são em espanhol..

nem vale a pena dizer mais nada :cry:  :cry:  infelizmente estamos em portugal :cry:  :cry:

Anonymous
  • Visitante
GPS
« Responder #3 em: 27 de Maio, 2004, 16:42:00 »
Citação de: "Fredyx"

Kart
  • Visitante
GPS
« Responder #4 em: 27 de Maio, 2004, 20:13:20 »
É pá, dscpa la mas é assim, se tiveres a falar de conhecimento e para os casos que eu estou a perguntar, de sistemas tipo Balupunkt, pioneer, alpine etc tudo bem.
Agora a outros níveis... desculpa la mas nao e bem assim.
Tem muitas restrições, é verdade, a cena do trânsito népias, geralmente a lingua português, esquece (mesmo assim ja experimentei alguns totalmente português), mas é obvio que o sistema tá muito limitado.
Não acho é que seja a esse ponto Fred.

Offline Fredyx
  • 130CV
GPS
« Responder #5 em: 28 de Maio, 2004, 11:39:15 »
Claro que exagerei um bocado, mas é vdd o que disse, não levando à letra mas lendo entre linhas..
Ruas que não existem, Localidades cmo nome errado... etc... e tal.

Quando falas-te em GPS deduzi que querias falar em sistemas de navegaçao etc.. e tal.. ou queres mesmo falar acerca de GPS.
Para te dar a localiza~çao em graus minutos e segundos com velocidades medias e instantaneas..

Kart
  • Visitante
GPS
« Responder #6 em: 09 de Junho, 2004, 21:38:01 »
Ainda a semana passada testei o sistema Navitech da peugeot que por acaso é da VDO, marca que eu curto muito... e p além dos problemas do costume e de outros pormenores, funciona já bastante bem... Mas é claro que isto p Portugal é sempre um atraso de vida e nunca se tira partido das coisas a 100%...  :cry:

Offline pedro salas
  • 75CV
  • **
GPS
« Responder #7 em: 28 de Dezembro, 2004, 04:06:50 »
Pessoal acham que aqueles gps portateis tipo tirar e por no tablier têm qualidade ou não se consegue navegar nada de jeito?[/b][/b]

Offline ILL3GAL

• 130CV
GPS
« Responder #8 em: 28 de Dezembro, 2004, 14:16:27 »
Desculpem la mas os sitemas de navegaçao ja estao mt fiaveis...agora se estao a pensar ir pro cu de judas...aí n ha mapas pra ng  :P  :wink:

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #9 em: 28 de Dezembro, 2004, 22:13:34 »
Citação de: "pedro salas"
Pessoal acham que aqueles gps portateis tipo tirar e por no tablier têm qualidade ou não se consegue navegar nada de jeito?[/b][/b]

O meu primo tem um sistema GPS no carro dele, e aquilo esta 5 estrelas.
O que ele fez, e o que eu considero melhor, e mesmo pegares num PDA, arranjares um modulo GPS para o mesmo, e o software e coisa que nao falta prai....

Quando voltar faço um post completo, citando a revista T3 de 1 ou 2 meses atras, que tras um artigo completo sobre sistemas GPS.

Portem-se  8)

Offline Fredyx
  • 130CV
GPS
« Responder #10 em: 29 de Dezembro, 2004, 10:11:24 »
Agora temos ai uns mapas da TOM TOM e outros já bastante completos, isto falando das grandes cidades e para ir de uma cidade para a outra, aldeias e arredores tá escasso..
Eu vou adquirir uma antena GPS BT pois tenho um PDA em casa a espera de ser utilizado.. e claro já "comprei" o software num site perto de mim  8)
E sendo a antena BT posso sempre ligar ao portatil e telemoveis etc.. e tal..

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #11 em: 29 de Dezembro, 2004, 17:00:20 »
Como o prometido é devido, aqui vai.
No total, são 5 sistemas GPS testados pela revista T3. Cada post vai ter 1 aparelho. Espero que vos ajude.

GARMIN
STREETPILOT 2620
€1.565 | ***

O volumoso sistema de navegação por Satélite da Garmin inclui mapas pré-instalados de toda a Europa, todos armazenados numa microdrive de 2,2Gb.
O BOM - Se conseguir suportar o garrido esquema de cores amarelo, o ecrã do StreetPilot é nítido e luminoso. Esta versão também inclui um sensor para ajustar automáticamente a luminosidade. A coluna está integrada no adaptador para o isqueiro, o que é uma ideia inteligente: os comandos de voz foram os mais claros de todos os dispositivos deste confronto, embora isto possa levantar alguns problemas, dependendo da posição da alavanca das mudanças. O dispositivo tem também um comando à distância de infravermelhos, para poder ser controlado por quem vai no banco de trás.
O MAU - Os ícónes do menu são pequenos e algo pixelizados; o interface podia ser melhor. A dada altura, foi-nos dito para irmos para "noroeste" numa estrada (onde teríamos deixado a nossa bússola?) e, quando falhámos deliberadamente uma indicação, tivemos de tocar no ecrã para forçar um novo cálculo de rota. A navegação também podia ser melhorada, e a unidade é, na nossa opinião, demasiado grande.
O VEREDICTO - Os extras são a boa contrapartida para um ecrã desnecessariamente feio. A navegação não é das melhores e alguns erros em termos de interface são de palmatória

Em resumo:
GARMIN StreetPilot 2620
Preço aprox.: €1.565
Contactos: Satsignal: 91 728 86 30 > www.garmin.pt
Caracteristicas: Microdrive de 2,2gb. Mapas com rua da Europa, Portugal incluído. LCD a cores sensível ao toque com 9,5 cm. Adaptadores de 12v e AC.

Classificação T3 (nota máxima = *****:
Desempenho: ***
Valor: **
VEREDICTO FINAL: ***[/b]

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #12 em: 29 de Dezembro, 2004, 17:23:54 »

NAVMAN
ICN 630
€1.523,20 | ***

O único modelo sem ecrã sensível ao toque deste confronto é uma unidade algo volumosa com um bom ecrã a cores e cartões SD com mapas de toda a Europa. Inclui uma bolsa de transporte.

O BOM - O LCD de 65.000 cores é o maior do grupo e suficiente luminoso para os dias mais soalheiros.
Os comandos de voz são audíveis, mas...

O MAU - ... são dados por uma voz feminina tão macambúzia que, passados dez minutos, estávamos nós também desesperados! Instalar o software do Navman e os dados dos mapas a partir do computador é uma tarefa longa, para além de que introduzir dados de endereços no pequeno teclado virtual é uma tarefa penosa. A exibição de rotas em 3D é boa, mas os comandos nem por isso; quando saímos do percurso, por exemplo, ficámos sem quaisquer instruções de voz. Os mapas também podiam ser melhorados e algumas estradas secundárias não estão abrangidas.

O VEREDICTO - Mapas melhoráveis, comandos de voz tristonhos e uma introdução de dados no teclado dolorosamente lenta fazem perder algum do valor desta unidade

Em resumo:
NAVMAN ICN 630
Preço: €1.523,20 (versão 2.0)
Contactos: GPS Total: 21 989 83 34 > www.navman-europe.com
Caracteristicas: 128 mb de memória + entrada para cartões SD. A versão 2.0 traz os mapas com rua europeias, Portugal incluído. LCD a cores de 10 cm. Download de endereços por infravermelhos. Adaptadores de 12v e AC.

Classificação T3 (nota máxima = *****):
Desempenho: ***
Valor: **

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #13 em: 29 de Dezembro, 2004, 17:35:22 »

MAGELLAN
ROADMATE 700
€1.595 | ***

Não há nada de pequeno no RoadMate: é um monstro gigantesco por fora e tem um disco rígido enorme de 10Gb.

O BOM - Como tem disco rígido, não terá de instalar novos mapas quando viajar para o estrangeiro. O dispositivo utiliza um sistema de navegação altamente minucioso que descobriu sempre a nossa localização durante o teste.
O ecrã é luminoso, os gráficos claros e o ecrã sensível ao toque responde bem. Essencialmente, a navegação e as indicações são oportunas e precisas. Até pode descarregar os endereços dos seus contactos directamente de alguns PDA e telemóveis inteligente, através da porta de infravermelhor. A entrada para cartões CompactFlash faz com que o dispositivo seja "à prova do futuro".

O MAU - O magellan é mais lento do que o habitual na captação do sinal dos satélites e a nossa unidade desligou-se inexplicavelmente sozinha algumas vezes durante o teste. O teclado de plástico é muito menos divertido de utilizar do que o ecrã sensível ao toque, e os menus não são inteiramente intuitivos. A unidade principal destacável é enorme, o que pode desencorajá-lo a tirá-la do carro.

O VEREDICTO - É bom, mas o enorme e pontente magellan será mais útil para camionistas transeuropeus do que para condutores "normais"!

Em resumo:
MAGELLAN RoadMate 700
Preço: €1.595
Contactos: Nautel Sistemas Electrónicos: 21 392 09 40 > www.nautel.pt > www.magellangps.com
Caracteristicas: Disco rígido de 10Gb e entrada CF. Mapas com ruas da Europa. LCD a cores sensível ao toque de 9,6 cm. Adaptadores de 12v e AC.

Desempenho: ****
Valor: ***

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #14 em: 29 de Dezembro, 2004, 17:50:17 »

ROADRAMA
ROAD 100
€ 440 | *****

Porque há-de comprar um sistema de navegação por satélite especializado, quando um PDA barato com módulos adicionais lhe pode dar as mesmas funcionalidade e muito mais?

O BOM - A combinação do Road100 com um iPAQ h4150 oferece uma operação extremamente fácil e suave, com uma excelente introdução de dados através do ecrã sensível ao toque e os comandos de voz mais abrangentes dos modelos testados. Colocar o módulo de navegação por satélite (sem fios) Bluetooth na chapeleira mantém o trablier desobstruido e há um segundo módulo que se liga a esse, para avisos referentes a engarrafamentos, via FM. Os mapas e a localização de destinos são excelentes - não conseguimos enganar o RoadRama, nem nas estradas mais pequenas. Esta também foi a unidade que se portou melhor quando seguimos direcções erradas. Como pelo preço também obtém um PDA totalmente equipado, o pacote completo tem uma excelente relação qualidade/preço.

O MAU - Alguns utilizadores podem não gostar do ecrã em forma de retrato, mas os cenários 3D são muito nítidos. O mesmo não se pode dizer dos comandos de voz, que são fracos e distorcidos, embora suficiente audíveis para serem úteis.

O VEREDICTO - Este produto fantástico oferece uma relação qualidade/preço excelente, toda a flexibilidade wireless, navegação inteligente e imensa portabilidade. Recomendado!!

Em resumo:
ROADRAMA Road100
Preço aprox. : €440
Contactos: www.roadrama.com
Caracteristicas: Cartão SD de 256 MB. Mapas com principais estradas da Europa. Comandos de Voz. Ecrã a cores sensível ao toque de 9,2 cm (no iPAQ). Bateria de iões de lítio recarregável e adaptador de 12v para o iPAQ

Desempenho: *****
Valor: *****
VEREDICTO FINAL: *****[/b]

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #15 em: 29 de Dezembro, 2004, 18:03:01 »

TOMTOM
GO
€740 | ****

O divertido GO, com o seu design de mini-televisor, aspira a ser o sistema de navegação por satélite mais fácil de utilizar do mercado. É compacto, funciona com bateria e comanda-se através de um único botão - O interruptor de ligar!

O BOM - A captação do sinal de satélite é rápida. Apesar do tamanho relativamente reduzido, o ecrã 3D TomTom GO é nítido, luminoso e bem concebido. A taxa de actualização é das melhores deste confronto, acompanhando cada curva da estrada. O cálculo de rotas e os comandos também são muito bons, avisando atempadamente e fornecendo indicações precisas. A bateria recarregável dura horas, por isso não deverá precisar do adaptador para o carro.

O MAU - O (quase) único defeito deste dispositivo é a forma confusa como lida com as indicações que não seguimos. Sugere imediatamente que voltemos atrás e depois recalcula (rapidamente) a rota, dando um novo conjunto de instruções. Inclui apenas mapas das principais estradas europeias.

O VEREDICTO - Uma proposta útil e sofisticada, com um desempenho quase perfeito, o que o torna uma boa escolha para quem precisa de um assistente de navegação simples e fiável

Em resumo:
TomTom GO
Preço aprox.: €740
Contactos: www.tomtom.com
Caracteristicas: 32 Mb de memória, mapas incluídos no cartão SD. Mapas com as principais estradas europeias. LCD a cores sensível ao toque de 8,8 cm. Bateria de iões de lítio e adaptador de 12v.

Desempenho: ****
Valor: ****
VEREDICTO FINAL: ****[/b]

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #16 em: 29 de Dezembro, 2004, 18:03:58 »
E pronto... estes foram todos os modelos testados pela revista T3 em Novembro de 2004.

ps. Não liguem ao erros ortográficos... :P

Portem-se mal  8)

Offline Fredyx
  • 130CV
GPS
« Responder #17 em: 30 de Dezembro, 2004, 10:25:35 »
o que ta na berra é ou comprar um pda e meter la o sistema de navegação ou um smartphone e meter la o sistema de navegação.. sistemas de GPS dedicados é mais para o ppl da pesca e afins...

Offline pUbLIS
  • 130CV
GPS
« Responder #18 em: 30 de Dezembro, 2004, 15:07:12 »
Eu muito sinceramente, depois de ter lido e rescrevido este artigo por completo para o forum, aconcelho qualquer pessoa que esteja interessada em colocar GPS no seu carro, a optar pela solução da Roadrama, pelas seguintes razões:
1. Preço mesmo MUITO acessível para um sistema deste tipo - aprox. 440€
2. Os testes provam que em termos de qualidade de serviço, só falham mesmo nas indicações, que são fracos e distorcidos, embora suficientemente audiveis para serem úteis.
3. Base de dados dos mapas excelentes.

Epá... tendo em conta que por 440€ (um pouco menos que 1/3 do valor dos restantes produtos do mesmo segmento), para além de levarem um navegador GPS levam também um PDA totalmente equipado...........
Penso que está tudo dito...

Se preferem gastar mais para ter menos, aconcelho o TomTom GO.
Em termos estéticos é excelente e relativamente à qualidade da navegação também é muito bom.

As contas são simples:
440€ = Navegador GPS (considerado o melhor dos testes) + PDA
ou
740€ = Navegador GPS (considerado o 2º melhor dos testes)

Boa sorte na escolha e desculpem o long post  8)

Offline ricardo69

• 50CV
  • *
GPS
« Responder #19 em: 01 de Janeiro, 2005, 23:44:04 »
Eu tenho o Nokia 6600 com um adaptador GPS Bluetooth e o software é o Route 66 2005. Tenho instalado no telemóvel o mapa Ibérico, mas se eu kiser tb posso por mapas da Alemanha, França, Inglaterra, etc, etc. É mesmo muito bom. Já fui a sítios só de olhar para o mapa. (E claro com um olho na estrada......  :) ) Tb tem navegação por voz em português! Vejam neste site: http://www.66.com/route66/products.php?cid=PT

Mas n se eskeçam k o GPS originalmente n foi criado para ser utilizado com mapas. Isso é uma inovação tecnológica. Mas acho k para kem tem um telemóvel Symbian, basta gastar 30 contitos num GPS Bluetooth (foi o k paguei pelo meu, se consegirem arranjar mais barato, força), o software n precisam de comprar. E tb precisam de um cartão de 128 megas para ter o mapa de Portugal.

Eu fikei bastante satisfeito!

Kart
  • Visitante
GPS
« Responder #20 em: 24 de Fevereiro, 2005, 10:34:42 »
Eu já experimentei o software TomTom uma vez num Nokia 6260 e não sendo nada de especial até gostei.

ricardo69, consideras esse melhor que o TomTom? Dá para qualquer telemóvel Symbian? Arranjas isso?  :wink:

Abraços

Offline ricardo69

• 50CV
  • *
GPS
« Responder #21 em: 24 de Fevereiro, 2005, 17:45:07 »
Eu agora até tenho os dois no telemóvel. O TomTom é bom para kem não tem um cartão de 128Mb. O TomTom que tenho só tem o mapa de Portugal, é muito mais leve.

Se um é melhor k o outro, isso já não sei te dizer. Tipo, o Route66 é melhor numas coisas e o TomTom é melhor noutras, se é k me estou a fazer entender. Uma cena fatela k encontrei no TomTom foi o seguinte. A nível de ruas em Peniche tem o mesmo k o Route66 mas tem mais nomes das ruas. Assim pensei "Se calhar o TomTom é mais detalhado." Mas não é, pelo menos na Lourinhã onde não há estrada nenhuma sequer. Tipo para ir a Lisboa não dá para ir por Torres Vedras pk não há estrada para ir à Lourinhã.

Depois não cheguei a experimentar em Lisboa pk tinha um bocado de pressa. Mas estou mais familarizado com o Route66, fiz bastantes viagens com ele e nunca me deixou mal. O k já me deixou mal é o próprio sistema GPS k tem uma margem de erro de +/- 10 metros, o programa em si nunca me deixou mal.

Se kiseres posso-te enviar os dois, mas o Route66 são 60 Mb. O TomTom são 17Mb.

Diz kualker coisa depois!

Kart
  • Visitante
GPS
« Responder #22 em: 24 de Fevereiro, 2005, 19:49:44 »
Ya! Podias arranjar isso embora agora só tenha 64Mb, instalo um mas depois com cartão maior logo instalo o outro...
Abraço

Offline ricardo69

• 50CV
  • *
GPS
« Responder #23 em: 27 de Fevereiro, 2005, 00:44:27 »
Como não disseste mais nada em como eu hei-de enviar isso, vou experimentar uma cena na net. É o Dropload, vou usar o teu email, ok?

Depois diz-me se tudo funcionou bem.

EDIT: Tens uma notificação para fazeres um download no teu email do MSN.
Fica bem!

Kart
  • Visitante
GPS
« Responder #24 em: 28 de Fevereiro, 2005, 01:58:08 »
Boas, ja te adicionei no MSN, n tens? no mail não recebi nada... vê MP!
Abraço