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Autor Tópico: barra AA frente  (Lida 1418 vezes)

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Offline carvalheiro
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barra AA frente
« em: 24 de Março, 2010, 15:49:10 »
Boas..

Gostava que alguém, me desse umas luzes sobre a diferença de ter barra AA e não ter..
Notasse diferença em curva??
Prós e contras??

cumps

Offline luisinho
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Re:barra AA frente
« Responder #1 em: 24 de Março, 2010, 15:56:26 »
Ter: Viatura adorna menos nas curvas
       Menos dinheiro no bolso

Não ter: Uma grande M****
             Mais dinheiro no bolso

Espero que a minha resposta tenha sido util e conclusiva.

Offline carvalheiro
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Re:barra AA frente
« Responder #2 em: 24 de Março, 2010, 18:20:58 »
Ter: Viatura adorna menos nas curvas
       Menos dinheiro no bolso

Não ter: Uma grande M****
             Mais dinheiro no bolso

Espero que a minha resposta tenha sido util e conclusiva.


Só não percebi esta parte...
Provoca algum tipo de desgaste no carro??
« Última modificação: 24 de Março, 2010, 18:24:40 por carvalheiro »

Offline tftb
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Re:barra AA frente
« Responder #3 em: 24 de Março, 2010, 19:01:43 »
Não. No carro não. Na tua carteira sim, porque tens de comprar a barra >:D

Offline Ivo Silva

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Re:barra AA frente
« Responder #4 em: 24 de Março, 2010, 19:04:07 »
Vais meter barra??!??!Isso já nem se mexe a curvar....Qualquer coisa depois fica para o meu xr....
Abraço..... O0

Offline tiago blanquet
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Re:barra AA frente
« Responder #5 em: 24 de Março, 2010, 19:48:19 »
Hum vou tentar ser o mais esclarecedor possivel.

A barra é um elemento de reforço da carroceria e só vais notar a sua presença quando andares nos limites do carro. Em utilização normal não notas. Não influencia em nada o adorno da carroceria. Isso é reservado a barra estabilizadora e não de aproximação. O principio da barra AA é impedir a flexão das torres de suspensão quando são aplicados esforços em curva. Com molas de origem pouco deveras notar porque as forças em curva são absorvidas pelas molas de origem originando grande adorno e pouca transferencia para as torres. Se tens o carro rebaixado irás notar se fores depressa e travares com decisão a entrada de uma curva. Notas menos flexão na carroceria e mais incisão em curva. É notorio em curvas apertadas em que a frente fica com melhor reactividade aos comandos do volante.

Offline Ivo Silva

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Re:barra AA frente
« Responder #6 em: 24 de Março, 2010, 20:09:32 »
Epa o carro dele não se mexe a curvar....Aquilo é uma pedra autentica na minha opinião so vais gastar paka e embelezar o carro não precisas da barra para nada no teu carro.....
Abraço..... O0

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #7 em: 24 de Março, 2010, 20:45:32 »
eu notei uma grande diferença quando sai do meu fiesta, pra andar num igual rebaixado 6cm sem barra AA, notava.se mesmo bem o chassi a torcer todo em curva, coisa que no meu nunca senti, rebaixado a 3 e com AA.

Offline luisinho
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Re:barra AA frente
« Responder #8 em: 24 de Março, 2010, 20:53:50 »
Hum vou tentar ser o mais esclarecedor possivel.

A barra é um elemento de reforço da carroceria e só vais notar a sua presença quando andares nos limites do carro. Em utilização normal não notas. Não influencia em nada o adorno da carroceria. Isso é reservado a barra estabilizadora e não de aproximação. O principio da barra AA é impedir a flexão das torres de suspensão quando são aplicados esforços em curva. Com molas de origem pouco deveras notar porque as forças em curva são absorvidas pelas molas de origem originando grande adorno e pouca transferencia para as torres. Se tens o carro rebaixado irás notar se fores depressa e travares com decisão a entrada de uma curva. Notas menos flexão na carroceria e mais incisão em curva. É notorio em curvas apertadas em que a frente fica com melhor reactividade aos comandos do volante.


É tua opinião na qual não concordo plenamente, é como as barras que o pessoal compre sem regulação  não faz sentido para isso comprava uma vara de ferro armado e soldava.

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #9 em: 25 de Março, 2010, 12:29:35 »
e como é que afinas as com regulação?

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #10 em: 25 de Março, 2010, 12:30:42 »
so se for quando fores ao alinhamento de direcção, aproveitas e afinas a barra, porque isso a olho nao vai dar em grande coisa. a minha tambem tem afinador, mas nunca lhe toquei!

Offline luisinho
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Re:barra AA frente
« Responder #11 em: 25 de Março, 2010, 12:40:11 »
so se for quando fores ao alinhamento de direcção, aproveitas e afinas a barra, porque isso a olho nao vai dar em grande coisa. a minha tambem tem afinador, mas nunca lhe toquei!

Quem me a afinou foi os gajos da Diasport a 9 anos ataz mas sei que é afinada com o carro no ar a cerca de 3 anos voltei lá para dar reaperto mas foi minimo.

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #12 em: 25 de Março, 2010, 13:17:06 »
e foi so assim a olho? isso será pra ficar apenas ajustada nas torres, ou terá alguma influencia sobre a geometria  da roda?
« Última modificação: 25 de Março, 2010, 13:17:56 por trevas »

Offline luisinho
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Re:barra AA frente
« Responder #13 em: 25 de Março, 2010, 13:50:52 »
Se queres que te diga nem sei, sei que das 2 vezes foi afinada e montada com o carro suspenso agora tambem não sei se a barra faz grande diferença mo mk4 mal comprei devo de ter feito 2 km até ha oficina para rebaixar meter amortecedores  e meter a barra e assim de cabeça não me recordo de ter andado em nenhum mk4 diferente.

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #14 em: 25 de Março, 2010, 18:53:34 »
pois eu ja andei em mk4 de todos os tipos, originais e pouco rebaixados, muito rebaixados... o meu tá equilibrado, rebaixado com eibach(prai -2,5) e com AA, as jantes tem offset mais pequeno, faz um efeito tipo espaçadores...consigo curvar muita bem sem perder muito no conforto...quando ando num de origem esquece la isso, até agarro medo! andei num rebaixado a -6 sem barra e jantes de origem, nao gostei, demasiado duro, o chassi a torcer todo,naa, o meu curva melhor!

Offline carvalheiro
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Re:barra AA frente
« Responder #15 em: 25 de Março, 2010, 20:26:42 »
Sendo assim então as melhores são aquelas com regulação???
 :)

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #16 em: 25 de Março, 2010, 20:27:51 »
dizem q sim.

Offline luisinho
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Re:barra AA frente
« Responder #17 em: 26 de Março, 2010, 11:00:49 »
Sendo assim então as melhores são aquelas com regulação???
 :)

Imagina assim uns tenis sem atacadores e outros com atacadores quais é que se ajustam melhor aos pés...

Offline tiago blanquet
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Re:barra AA frente
« Responder #18 em: 28 de Março, 2010, 23:24:27 »
O facto de meteres uma simples "barra de ferro" pode cumprir perfeitamente o seu papel. A razão da barra AA é impedir a aproximação das torres como já disse. Seja regulavel ou não, se fizer esse papel, até pode ser uma barra de ferro qualquer artesanal, logo que esteja firmemente montada nas torres. A regulação pode servir para dar mais aperto. No entanto se montarem uma normal com o carro apoiado no charriot e sem amortecedores, o simples facto de as torres estarem aliviadas do peso do carro permite uma montagem que quando o carro estiver de novo no chão vai logo gerar aperto, daí em minha opinião a regulação é perfeitamente dispensavel.

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #19 em: 29 de Março, 2010, 20:13:29 »
e uma opinião de como afinar a barra nao arrnjas? ;) dava jeito.

Offline tiago blanquet
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Re:barra AA frente
« Responder #20 em: 31 de Março, 2010, 03:36:46 »
e uma opinião de como afinar a barra nao arrnjas? ;) dava jeito.

O que entendes por "afinar" a barra? A afinação não passa de um aumento na tensão da mesma sobre a carroceria. Para não regulaveis o simples facto de levantares o carro no chão vai aliviar o peso das mesmas na carroceria pelo que as torres vão abrir. Esta abertura é a nivel micrometrico e imperceptivel a olho nu como é obvio. O simples facto de montar a barra nesta posição vai como que "gravar" esta posição, pelo que ao sentares de novo o carro no chão o peso do carro vai implicar algum esforço nas torres pelo que a barra fica imediatamente em tensão. A partir daí já esta correctamente a fazer o seu papel.  Eu dou muito mais importancia a uns parafusos de qualidade e diametro 10mm para segurar a mesma. É muito mais importante. Uma tensão de corte aplicada num parafuso de 10mm é muito melhor suportada por exemplo do que por um parafuso inferior. Toda a folga que permitir as superficies deslizar estará a retirar eficácia a barra por isso dou mais primazia á montagem da mesma.

Tensão de corte



Por ultimo devo dizer que não vão notar diferença entre barra regulavel ou não e até acrescento mais já que estamos a ser tão rigorosos neste assunto, o simples facto da barra para o fiesta ter um angulo (devido ao servofreio) vai implicar alguma deflecção da mesma o que é precisamente o que não se quer. Neste carro quanto mais grossa melhor. Ou então como tinha o warriorbeast no dele que basicamente era em linha recta. Essa é a barra mais eficaz. O que digo é: montem uma barra de qualidade com ou sem regulação, mas montem-na bem e disfrutem da condução que o resto é conversa.

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #21 em: 01 de Abril, 2010, 20:28:07 »
ya, estou a compreender-te perfeitamente, e concordo! talvez o afinador sirva  pra ajustar melhor essas folgas que sobra da montagem, e devido a ter esse ângulo ....digo eu, parece ter alguma lógica

Offline tiago blanquet
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Re:barra AA frente
« Responder #22 em: 08 de Abril, 2010, 21:30:33 »
ya, estou a compreender-te perfeitamente, e concordo! talvez o afinador sirva  pra ajustar melhor essas folgas que sobra da montagem, e devido a ter esse ângulo ....digo eu, parece ter alguma lógica

Men é fisica. Não ha engano lol

Offline trevas
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Re:barra AA frente
« Responder #23 em: 09 de Abril, 2010, 13:23:04 »
é isso, mas o afinador nao tá la so a enfeitar man!!!! lol