Garagem do Clube

Autor Tópico: Barulho á frente ao amortecer ( Mesmo depois de mudar Amortecedores e Cinoblocos  (Lida 3104 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Pessoal, sou novo aqui. Estou com um problema no meu Fiesta 1.25 de 2001.

Já tem 260 000 Kms , mas zero problemas, já era tempo e decidi mudar os 4 amortecedores e aproveitei e mudei 2 cinoblocos da frente. O problema é que o carro contínua a fazer um barulho a frente, tipo uma chiadeira quando amortece, agora com o tempo seco ainda pior, dos amortecedores não é.

Alguém me pode ajudar é que até tenho vergonha de fazer manobras a frente de gente aquilo é só chiar.

agradeço uma ajudinha

Offline SaMy
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 250
  • Feedback: +6/-0
Eu tive um problema semelhante, não era bem uma chiadeira mas era um som irritante que começou a fazer depois de mudar os amorteçedores. Era o suporte dos amortecedores, tem umas borrachas no topo que já estavam bastante gastas e provocavam esse barulho. Mudei isso e ficou ok

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Exactamente. No topo dos amortecedores tens umas borrachas. Que se abrires o capot vês a parte "externa" delas. Por baixo da chapa tens outras onde os amortecedores encostam às torres. Está aí também uns rolamentos, segundo me disseram. E quando essas borrachas/rolamentos ficam marados, começam a fazer ruídos. Os meus também andam assim :-\

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Pois se calhar é disso, já ando passado com aquilo, vou ver se dá para mudar as do topo facilmente, porque estar a tirar aquilo tudo outra vez é para esquecer.

Obrigado pessoal

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Para mudares os topos tens que tirar o amortecedor fora, salvo erro... Por isso é que quando se troca amortecedores, convém trocar essas miudezas todas também O0

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
olha poderá ser de 3 coisas diferentes. Vamos por partes. 1º pode ser dos topos do amortecedores como já disseram. 2º pode ser dos casquilhos da barra estabilizadora. 3º Poderá ser também do apoio de motor que fica por baixo da bateria. Que quando está nas lonas começa a fazer barulho. Normalmente quando é o amortecedor do lado do pendura a trabalhar.
Falo no caso de um mk4. depois de ter Mudado os topos dos amortecedores e os casquilhos do amortecedores, veio-se a verificar que era do apoio do motor.

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Sim, já troquei os meus casquilhos da barra estabilizadora, e eliminaram-me inúmeros ruídos da suspensão, principalmente os famosos "poc-poc" em buracos e lombas. Se bem que os tirantes da barra estabilizadora também começam a causar ruídos O0

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Com esses kms em cima é muito normal que possa ser dos casquilhos da barra estabilizadora ou dos apoios do motor ::)

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Vou verificar isso, é que é bastante complicado ver ao certo de onde vem o barulho, mas mesmo se fizer força na frente com as mãos faz esse barulho.

Obrigado pelas dicas

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Faz barulho quando carregas o carro para baixo no capot ou assim ??? Casquilhos da barra!! De certeza absoluta! A mim acontecia-me exactamente o mesmo! Isso é baratucho. Salvo erro custam 8€ cada um. Aquilo é só um "naco" de borracha lol

Offline MeysterzTec
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 248
  • Feedback: +0/-0
Faz barulho quando carregas o carro para baixo no capot ou assim ??? Casquilhos da barra!! De certeza absoluta! A mim acontecia-me exactamente o mesmo! Isso é baratucho. Salvo erro custam 8€ cada um. Aquilo é só um "naco" de borracha lol

A mim também acontece isso parece um ranger só quando apanha agua e que desaparece o barulho

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Exactamente, agora com o tempo seco parece uma carroça. Até me passo com isto.

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Faz barulho quando carregas o carro para baixo no capot ou assim ??? Casquilhos da barra!! De certeza absoluta! A mim acontecia-me exactamente o mesmo! Isso é baratucho. Salvo erro custam 8€ cada um. Aquilo é só um "naco" de borracha lol

A mim também acontece isso parece um ranger só quando apanha agua e que desaparece o barulho


E onde estão os carquilhos da barra, disso  não percebo muito?! São fáceis de mudar?

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Leva isso a um mecânico. Tens que desapertar o charriot do carro salvo erro. Por isso, e como já vi que não és PRO na coisa, mete o carro num mecânico. A mim, mudar isso ficou tudo em 30€ (material+MO) O0

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Estão a falar dos tirantes da barra estabilizadora?

Isso até é pecado mandar ao mecânico... 1/2 hora e fazer-se os dois... é uma chave de 15 e uma de 13

Offline MeysterzTec
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 248
  • Feedback: +0/-0
Estão a falar dos tirantes da barra estabilizadora?

Isso até é pecado mandar ao mecânico... 1/2 hora e fazer-se os dois... é uma chave de 15 e uma de 13

Ñ e umas borrachas que ficam mais escondidas na barra estabilizadora

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
O meu tb faz barulho e acho que dá para mudar sem tirar a travessa (ainda hoje tive a olhar para elas). se der também se faz bem 4 parafusos.

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Não são os tirantes, são mesmo os casquilhos. São umas borrachas que "agarram" a barra estabilizadora ao chassis do carro. Os tirantes agarram as pontas da barra aos amortecedores.

Força nisso.. Podem tentar. Eu não me aventuro. Não sei se é necessário, mas o meu mecânico para mas trocar teve que desapertar o charriot. Coisa que eu não me aventuro a fazer, de todo!

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Essa é a questão.... se for para tirar a travessa não há nada para ninguém...

Alem que no haynes dizem que para a colocar no sitio é preciso uma ferramenta especial, para não correr o risco de deix o carro empenado...

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Lá está, não é um caso para mecânico de garagem lol

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
e pah então devo ser magico, ou então muita teimoso. Porque consigo mudar esses casquilhos, sem tirar a barra. dá trabalho é verdade, mas pelo menos sei o que se faz no carro. e hoje em dia é raro o mecanico que faz um trabalho como deve ser. e sim sou um mecanico de garagem, se não tenho ferramentas especificas, desenrrasco-me com o que tenho. até hoje, tenho me desenrrascado.

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
basta soltar um pouco os parafusos do chariot e retirar os parafusos da barra e faz se na boa não é nada do outro mundo , se for a fazer caso de todas as ferramenta especiais que pedem nos oficina estamos tramados com F, a coisa que não lembra a ninguém.

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Pessoal um agradeço a prontidão de todos, este fds vou ao meu mecãnico que é um amigo, e vamos ver todos estes pontos.

Quando resolver posto aqui informação.

 :)

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Lá tive o carro em cima e sem jante e estudei melhor o assunto

Cá estão os ditos:

Lado direito


Lado esquerdo


Estão estas são as minhas conclusões:

2 parafusos por borracha, sendo que o da frente se tira bem, cabe lá bem a chave


O de trás é que parece pior... So cabe lá a chave de bocas e tirando o resguardo da roda ainda se consegue mais espaço, mas mesmo assim é bastante apertado




Outra questão ( e talvez a mais importante) é suposto serem duas partes ou estas já estão mesmo partidas? No catalogo parecem ser uma peça só


Se for inteira como entra? pela ponta? mas esta é achatada  ??? ???


« Última modificação: 22 de Junho, 2011, 21:53:22 por Papi »

Offline ASantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
Boas! Esse programa  tas toda a informação sobre o fiesta? Onde o posso arranjar?


Cumprimentos
Antonio Santos