Garagem do Clube



Autor Tópico: diferenças na mudança de 15" para 16"  (Lida 278 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline apocal1pse
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
diferenças na mudança de 15" para 16"
« em: 12 de Agosto, 2010, 14:58:16 »
boas...

tenho um mk6.5 e estou a pensar se valerá apena ou não mudar de jantes de 15" para 16"
como tenho que mudar de pneus, seria uma boa altura para mudar de jantes mas para além do preço (os pneus pelo menos são bem mais caros), estou com algumas dúvidas

já li algures aqui no fórum por exemplo que a direcção tende a ficar mais pesada com a alteração

alguém que tenha tido esta alteração poderá dizer-me quais as maiores diferenças? negativas e positivas?

do estilo... o carro anda menos? consome mais? tem mais estabilidade em curva? fica com a direcção mais pesada? tem menos "poder" arranque? o que influencia de facto a troca de tamanho de uma jante?

 :-[

obrigado desde já a todos

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #1 em: 12 de Agosto, 2010, 15:00:47 »
fica a direcção mais pesada. consumos pouco ou nada notas, o radial de 16" (195/45) é igual a 15" (195/50)

Offline apocal1pse
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #2 em: 12 de Agosto, 2010, 15:03:17 »
obrigado pela resposta  :)

tirando então a parte da direcção, não haverá muita diferença (negativa) na alteração correcto?

pensei que poderia influenciar também em termos de velocidade (max) ou de arranque, etc...

mas assim sendo já fico um pouco mais descansado  ::)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #3 em: 12 de Agosto, 2010, 20:38:42 »
Perdes no arranque, no consumo e na levesa da direcção.

Com a alteração de 15" para 16", a diferença a nível de perímetro deve ser quase nula, visto que aumentas 1" no diâmetro da jante e baixas o valor de altura. Deve dar ela por ela, mas a perda deve-se não ao perímetro, mas sim à superfície de contacto, que passa de 185 para 195. Mais superfície, mais esforço, logo mais consumo e mais molenguice. Se é compensatório? Para mim sim, o que se ganha em segurança justifica logo e depois a dinâmica também ganha e o conforto de condução também, que é como quem diz, menos adornar, mais conforto... Eu pelo menos considero...

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13347
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #4 em: 13 de Agosto, 2010, 00:17:04 »
são ambos 195.
Os Corsa C é que nas 15 andam com 185, não os MK6.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #5 em: 13 de Agosto, 2010, 05:03:18 »
Pois é, tens razão...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #6 em: 13 de Agosto, 2010, 13:59:59 »
Mantendo o perimetro e a mesma largura de pneu as diferenças devem ser poucas. No entanto para manteres o perimetro tens que reduzir a altura do pneu pelo que aí iras ganhar em dinamica. O pneu suporta melhor cargas laterais em curva sem deflectir tanto.

Offline apocal1pse
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 90
  • Feedback: +0/-0
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #7 em: 16 de Agosto, 2010, 09:45:57 »
neste momento tenho colocados uns 195/50 R15, e no livrete tenho já nas anotações especiais a possibilidade de colocar uns 195/45 R16

ou seja, como já disseram, a largura do pneu não vai aumentar

aumenta de facto a jante e diminui o pneu

pelo menos foi o que percebi

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:diferenças na mudança de 15" para 16"
« Responder #8 em: 16 de Agosto, 2010, 18:44:37 »
E os pneus ficam muito mais caros. A medida milagrosa de 195/50 tem o bom de os pneus serem a um preço bem acessivel..