Garagem do Clube

Autor Tópico: Convergência  (Lida 4292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JONAS
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 396
  • Feedback: +0/-0
  • Rookie
Convergência
« em: 15 de Abril, 2003, 12:29:29 »
Kuando se rebaixa o Fiesta, as rodas possam a ter uma convergência algo elevada, fazendo com k o pneu se gaste mais por dentro. já m disseram que para resolver essa convergência é comprar uns suportes novos ajustáveis sendo assim possível a anulação dessa convergência.

Help

Offline Marco Cipriano
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2104
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #1 em: 15 de Abril, 2003, 17:09:27 »
nop. Para fazer isso basta ir alinhar a direcção :)

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #2 em: 15 de Abril, 2003, 17:50:41 »
MC vai estudar, o fiesta não tem alinhamento vertical (camber), nas rodas da frente nem nas de tras, mas as de tras não tem alinhamneto nenhum por isso.
Mas voltando a conversa, ou compras as peças ou então deixas tar isso assim que curva melhor, eh eh.

Offline JONAS
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 396
  • Feedback: +0/-0
  • Rookie
Convergência
« Responder #3 em: 16 de Abril, 2003, 12:45:34 »
Mas deixando estar, isso come-me os pneus todos por dentro, ou seja, mais depressa gasto uns euritos  :( .

por acaso ninguem sabe o preço dessas peças???

Offline ZetecS
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1763
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #4 em: 24 de Abril, 2003, 03:12:37 »
Quando me rebaixaram o carro na Modhificar disseram-me simplesmente para alinhar a direcção.

Offline JONAS
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 396
  • Feedback: +0/-0
  • Rookie
Convergência
« Responder #5 em: 24 de Abril, 2003, 12:19:33 »
os gajos kuando metes a alinhar a direcção, só ajustam o camber se o carro estiver equipado com essas peças

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Convergência
« Responder #6 em: 12 de Agosto, 2003, 17:24:16 »
ora bem aki esta alguem c o mm problema q eu. o pneu gasta se mto por dentro e para conseguir se ajustar de modo a nao te comer o pneu ja me falaram nuns parafusos cujo agora nao me lembro do nome. mas assim q souber digo algo.

road devil
  • Visitante
Convergência
« Responder #7 em: 12 de Agosto, 2003, 20:24:50 »
realmente eu tambem tenho o mesmo prob no meu carro,isto pork a um tempo atrás rebaixei-o em 4cm na RSI e os gajos disseram-me somente para alinhar a direcao.Por arrependimento resolvi tirar as ditas molas e novamente alinhei a direcao so k o problema continua

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #8 em: 13 de Agosto, 2003, 00:28:02 »
Boas como já aqui foi dito, essa é uma das razões do Fiesta curvar o que curva, gasta pneu mas CURVA que é o que a gente quer e mais nada, não quero de outra forma

Ktrovao
  • Visitante
Convergência
« Responder #9 em: 18 de Agosto, 2003, 16:26:40 »
Isso não se resolve com alargadores de vias?

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #10 em: 19 de Agosto, 2003, 01:04:39 »
pois...

a partir de certo rebaixo as rodas comecam a sofrer de um camber negativo exagerado. Exagerado tanto para o desgaste do pneu, mas mais importante, para o poder de travagem.

O fiesta mk3 nao tem afinaçao de camber (grande falha!!!) mas claro q e possivel alterar o seu camber.

O q eu fiz no meu clio foi alterar a furaçao do furo superior dos koni. Rasgo 3mm radiado 3º, parafuso M6 de batente, anilha excentrica pingada no parafuso de forma a bater no M6. Done, camber regulavel.

Ha para os mk3 a venda um braços de suspensao q para alem de impedirem (foram reforçados) q o carro puxe para um dos lados aquando de arranques rapidos (muito usados nos FRST) tb permitem a regulaçao do camber pela castanha inferior.

podem ver estes braços aqui:
http://www.fiestaturbo.com/phpBB/viewtopic.php?t=38416

o preço e q e medonho!!!

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #11 em: 19 de Agosto, 2003, 10:15:45 »
Essa engenhoca merecia um DIY, não podes ter o trabalho de desmontar e tirar umas fotos disso para o ppl ver mais ou menos como ficou..... ;)

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #12 em: 19 de Agosto, 2003, 16:02:59 »
agora so desmonto da proxima vez q precisar recarregar/alterar os koni.

Depois com mais calma tiro uma foto.

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #13 em: 20 de Agosto, 2003, 09:53:48 »
Boas,

Pla descrição, parece ser um sistema similar ao dos parafusos de ajuste do camber da H&R... e provavelmente assim fica "ligeiramente" mais barato ;) Mas plo q dá pra perceber pla descrição, não me parece q seja aplicável aos Fiesta (o corpo do amortecedor entra na manga de eixo e só tem 1 parafuso de fixação), infelizmente... se eu estiver enganado, alguém q me corrija e explike como, sff.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #14 em: 20 de Agosto, 2003, 16:54:24 »
Este sistema custou-me um muito aperto de mao e muito obrigado.
Ha de facto ha venda parafusos excentricos para o mesmo fim, mas a meu ver nao funcionam como deve ser. Isto pq no caso do clio q sao dois parafusos, ambos tinham q ser excentricos e regulados, e assim nao so iria alterar o camber mas tb como mais geometria


nunca prestei atencao ao fiesta nesse ponto, mas pelo q vi dos braços alterados do Ian Howel so mesmo pela castanha inferior e q da para regular o camber.

luke
  • Visitante
Convergência
« Responder #15 em: 20 de Agosto, 2003, 20:42:47 »
Eu sei que isto pode ser ignorancia  :oops:  mas de qe estão prai a falar?

Enfim, é ignorancia, mas não se pode saber tudo :oops:  esta-ms sempre a aprender...

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #16 em: 21 de Agosto, 2003, 00:47:15 »
Estamos a falar de geometria das rodas dianteiras. :)

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #17 em: 21 de Agosto, 2003, 01:02:45 »
Boas,

Realmente os braços do Ian H são uma pekena obra de arte... mas além de custarem os olhos da cara (e possivelmente mais algum olho) aínda têem a característica de serem "rose jointed", o q ker dizer q ao apanhares o 1º buraco na estrada os teus dentes saltam todos dos respectivos maxilares e esmagas 3 vértebras... ele n faz akilo com casquilhos em poliuretano ou normais? Além de ser mais utilizável em estrada, deveria decerto saír bem mais barato.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #18 em: 21 de Agosto, 2003, 10:08:05 »
Ah pois é a dureza da certeza de umas vertebras deslocadas ehehehhe a pala de quereres estabilidade e a melhor dianmica possivel ehhehehe
Mas concluindo, não dá ou dá para fazer isso no Fiesta, G pensa e posta ai, se for preciso vais ao carro e desmontas para ver :p
Por acaso curtia andar uns meses com as rodas o mais inclinadas possivel só para ver como curvam os carros do DTM. Mas claro isto só tendo a certeza que tenho €€ pra comprar pneus novos.....

luke
  • Visitante
Convergência
« Responder #19 em: 21 de Agosto, 2003, 12:23:00 »
Tks Butre, fiquei na mesma, lololololol

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #20 em: 21 de Agosto, 2003, 14:03:14 »
G_Buster, o IanH concebeu assim os braços pq o FRST bem mexido (entenda-se com potencias acima dos 180cv, o q implica usar um cvh nao 1600cc ou zetec turbo) em arranques brutos puxa sempre para um dos lados.
Lembra-te tb q uk nao tem estradas em paralelo... pelo menos q eu saiba.

luke, geometria duma roda e camber, castor, scrub radius, e por ai. E algo muito complicado de trabalhar, muito mais do q se pensa.
Eu estudei um pouco disso e troquei os olhos.

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Convergência
« Responder #21 em: 21 de Agosto, 2003, 14:11:57 »
Tens toda a razao, que por exemplo nos outros carros rebaixados por exemplo os Seat a mesma dispoe de um parafuso q permite ajustar o camber em carros rebaixados mas q infelizmente nao servem po fiesta, nem po mondeo., por causa do sistema que referiste

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #22 em: 26 de Agosto, 2003, 12:21:11 »
ha. Podes fazer como ja foi falado ca no forum... mudar as "borrachinhas" dos triangulos inferiores e das barras estabilizadoras. Ha varias marcas q vendem estas "borrachas" para competiçao. Agora, as irregularidades do piso vao se notar mais dentro do habitaculo. E sempre o compromisso, mas nada de maior...

Da e um trabalho desgraçado fazer estas trocas.

pedro cunha
  • Visitante
Convergência
« Responder #23 em: 26 de Agosto, 2003, 12:44:36 »
Atenção!!!!!!!

Butre essas borrachinhas de competição de que falas são casquilhos em teflon ( acho que é assim que se escreve ).
Esses casquilhos fo#@$§m os amortecedores e os cabeçotes do chassi...  :shock:
É verdade, para pores isso e não teres problemas tens que reforçar os cabeçotes e utilizar amortecedores de competição já para não falar de reforçar os triangulos de suspenção...
Tenham cuidado que competição é uma coisa, e tunning é outra.
Enquanto que no Autodromo do estoril não vês um buraco que seja, na estrada normal vês mais buracos que alcatrão.
É perferivel reforçar as barras de suspenção ou até pôr outras mais resistentes...  :wink: Quanto ao fugir no arranque isso agarra-se bem não se preocupem. É mais importante o kit de unhas que os casquilhos.

Eu aconcelho porem as borrachas de origem. É melhor andar a trocar de borrachas regularmente que andar a trocar de carro!!!!!!

Em relação ás convergências, qualquer carro que seja rebaixado tem tendencia a alterar as convergencias das rodas. Alguns dão para afinar outros não.
No caso do nosso fiesta não se preocupem a convergencia até dá bastante geito, falo por mim que me ajuda muito naqueles dias em que tenho que apertar com o meu......  :wink:

Desculpem o testamento.....  :D

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Convergência
« Responder #24 em: 27 de Agosto, 2003, 00:07:30 »
qual testamento pedro? tens q ler os meus posts entao eheheh... :P

nao sabia q era assim tao brutal! claro q se compromete sempre o conforto do carro mas ao ponto de empenar/danificar os cabeços das suspensoes.. ouch.

ja agora.. pedro, q molas tens no teu carro? tiveste q encurtar o espigao dos koni's? Lembro-me ter falado sobre isso ai em casa por causa do 205 do teu irmao... nao me lembro ao certo :(