Garagem do Clube



Autor Tópico: Direcção ficou pesada no mk3.5  (Lida 873 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« em: 12 de Abril, 2004, 18:00:34 »
Oi

Hoje foi dia de oficina.
De manhã tava tudo porreiro.

à hora de almoço saí e a direcção estava tão estranha que sai umas duas
vezes do carro convencido que tinha que ter um pneu furado.

não encontrei nada disso, mas sim o fole mais exterior da transmissão,
do lado esquerdo rasgado, c/ a massa toda à vista.

Já fui mudar o fole.

Mas qto à direcção continuo a acha-la muito pesada, parece que quase
não desfaz sozinha, em andamento, e quando quero fazer correcções
parece que tá outro gajo a segurar o volante. Alem disso parece que é
ainda + pesada em 2 pontos, do q no resto. Dantes era tão leve a 50
à hora que o volante parecia solto.

 Será desalinhamento ? ? O mecânico não experimentou mas disse
que o desalinhamento geralmente não a faz diferente aqui ou ali.

Isto aconteceu de repente, mas só notei ao tirar o carro do estac.


Alguem já passou por isto ?

Além disso o carro tem um autocolante no vidro que apregoa um
sistema de direcção dito VRS.
Como funciona o VRS ? ouvi dizer que é uma especie
de desmultiplicação adicional...

Lembrei-me agora de ir mais logo verificar a pressão dos pneus, às vezes os putos fazem gracinhas :) e havia vários a brincar perto do carro. Espero bem que seja isso mesmo...

Bug Killer 03
  • Visitante
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #1 em: 12 de Abril, 2004, 23:05:10 »
Não desfaz??? Já tive esse prob, muda isso quanto antes, isso tá no lixo!!! Depressa, não ha tempo a perder, tens de mudar desde o volante, até ao eixo direccional, porque tá lá uma dentada que tá moida! Já fiz isso, e mudou logo da noite para o dia!

Abraço

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #2 em: 13 de Abril, 2004, 00:58:59 »
Boas,

Penso q talvez fosse preferível começar do mais simples pró mais complexo... os mk3 e mk3.5 têem uma "cruzeta" algures na coluna de direcção q com o passar do tempo começa a "agarrar", gerando um efeito similar ao q descreves. É uma coisa barata (2 ou 3 contos) e troca-se em 15 minutos. Pessoalmente, começaria por substituir isso.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

aCid
  • Visitante
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #3 em: 13 de Abril, 2004, 19:01:04 »
Nao sei se algum de voces referiu, mas eu tenho direccao assistida e quanto a mim quando aconteceu isso, era o oleo da direccao assistida... Meti o oleo, oleo hidraulico, e voltou tudo ao normal

Bug Killer 03
  • Visitante
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #4 em: 13 de Abril, 2004, 20:27:59 »
Eu tb tenho, assistida a braços...  :evil: Mas é na boa, a minha ficou mt pesada! Xeca isso quanto antes!

Abraço

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
tá resolvido :)))
« Responder #5 em: 14 de Abril, 2004, 11:24:02 »
pessoal,
obrigado pelas sugestões, são exactamente as cruzetas, já está resolvido.

a coluna de direcção tem pelo menos duas, uma por cima da barra
de direcção junto à firewall.

encharquei as duas com bala e ficou optimo.

os dois pontos rigidos desapareceram totalmente. se fossem dentes
estragados ia manter-se.

fiz uma busca na net por steering problems e parece que isto acontece c/ a idade, mesmo noutros carros (Saab, scimitar...). A solução é lubrificar as cruzetas para ver se resolve e se for mesmo
delas substitui-las (ou em alternativa tirá-las para limpar muito bem, ou
ainda lubrificar frequentemente, tipo de 2 em 2 meses).

se é barato sou capaz de trocar por uma nova.

é muito perigoso se volta a acontecer de reepente mas numa curva!!

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #6 em: 14 de Abril, 2004, 11:26:00 »
já agora como é essa hist´ria de assistencia a braços ??

alguem me disse que o VRS é assim.

Offline NM

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2061
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #7 em: 14 de Abril, 2004, 13:22:39 »
hehe.. asistida a braços.. é nao asistida!  :D digu eu...  :lol:

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #8 em: 14 de Abril, 2004, 14:37:08 »
nunca é tarde para ser apanhado  :lol:  :lol:  :lol:

VRS tem por baixo escrito Veihcle Ratio Steering, pelo que suponho
que terá apenas mais desmultiplicação do que é normal.

A direcção parece mesmo q é assistida, desde que o carro esteja em
andamento, mesmo que muito ligeiro. Mas não deve ser porque se sente
quando a viragem tá a chegar ao fim; não bate no fim subitamente.

Aliás acho até que é demasiado leve entre os 50-70 km/h.

Perguntei porque tenho ideia q tb existiam umas direcções c/ "assistência",
mecânica (e não hidraulica).

Offline NM

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2061
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #9 em: 14 de Abril, 2004, 19:30:22 »
na boa...   :P   n te tava a gozar, tava a brikar!  8)

Vader
  • Visitante
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #10 em: 14 de Abril, 2004, 22:13:55 »
a minha direção tb e desse estilo-.-..
...
eu sei q ja resolveste o problema mas, fica a minha opiniao...

eu ja tive esse problema 2 vezes... e era o Cardan... ficou resolvido com cerca de 20€, um novo...

e a minha direção ficou outra vez impec...

ja agora... vrs... sim  e parece assistida... qd esta em andamento... de resto... :oops:  :x  :P

Bug Killer 03
  • Visitante
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #11 em: 14 de Abril, 2004, 23:03:39 »
Ainda dizem, que o Fiesta é carro de menina... Isto é só pa homens com muita fibra :D  :D  :D

Abraço

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #12 em: 15 de Abril, 2004, 01:02:25 »
Nada como a direcção do fiat punto em modo CITY, até com a pi.. se estaciona...

Vader
  • Visitante
Direcção ficou pesada no mk3.5
« Responder #13 em: 15 de Abril, 2004, 09:35:56 »
bem me parecia q n és homem!!! então pra q e qtens uns fiesta!? 0 M#$da do punto n é assim tao cara!!!