Aqui vão então, as instruções para montar o fole de transmissão:
Cuidados a ter:
- Cuidado ao manusear o veio de transmissão, para não o desencaixar da caixa de velocidades, porque aí tb tinham de desmontar o fole da caixa para a encaixar.
- Ter sempre à mao panos que não larguem pelos
Material a ter:
- Chave de rodas
- Chaves de caixa
- Kit de substituição do fole (Fole, Massa Lubrificante, freio, 2 abraçadeiras serrilha)
- Ferramentas várias
1º Retirar a roda do lado correspondente ao fole roto (acho que todos devem saber esta parte), o carro tem de estar bem "calçado" com umas preguiças, para que se houver falha do macaco, o carro não cair para o chao.
2º Desmontar as prensas dos travões, sem desapertar o tubo de travão, e pendurar a prensa nas molas com um cordel, sem vincar o tubo de travões.
3º Desmontar o disco de travão (tb se tem de tirar o suporte da prensa de travão) e em principio o disco tem um parafuso, ou um freio na rosca do perno da roda.
4º Desmontar a ponteira de direcção (tirar o freio, se existir, despertar a porca, e para tirar a ponteira, não se deve usar o martelo (vulgo tira-teimas) porque pode achatar a ponta do perno, e depois nunca mais se enrosca a ponteira, deve utilizar-se um "saca")
5º (Parte muito suja) Cortar os restos do fole velho, e limpar todo o cardin, com um pano seco que não largue pelos, e se possível lavar o cardin com petróleo, ou gasoleo, ou outro produto de limpeza de peças.
6º Após tudo mais ou menos limpo, temos de "abrir" um freio que esta mais ou menos na zona onde está a seta vermelha nas seguintes imagens. O freio esta na ranhura onde esta a seta vermelha na 2ª imagem, e tem de se abrir o freio para que o veio de transmissão saia do cardin.
7º Quando conseguirem abrir o freio e "sacar" o veio de transmissão, têm a parte mais dificil, feita!
E aí é limpar tudo melhor, colocar o fole novo no veio
8º Colocar o novo freio na ranhura interna do cardin, e colocar o veio de transmissão, verificar se este ficou bem encaixado, e o freio no sitio certo.
9º Encher o fole de massa lubificante, e colocá-lo no encaixe à volta do cardin.
10º Colocar as abraçadeiras de serrilha, bem apertadas (um bocadinho antes de partirem)
11º Montar todo o resto de ordem inversa (4º, 3º, 2º, 1º)
Ter o cuidado de não colocar os dedos com massa no disco de travão, se isso acontecer, limpem bem com um pano, e utilizem um spray de limpeza de discos de travao para eliminar a gordura!!
Acho que ajudei, se precisarem de mais alguma dica, avisem!!
Abraços
(neste tópico tb está bem explicado
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=12123.0)
editado para corrigir fotos e colocar o tópico extra