Garagem do Clube



Autor Tópico: Fole de transmissão roto ( mk3 )  (Lida 250 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 180
  • Feedback: +0/-0
Fole de transmissão roto ( mk3 )
« em: 10 de Julho, 2010, 12:21:42 »
Bem malta,

A dois dias atras fui trocar os pneus para ir a inspecção e ter tudo certinho e direitinho e para meu espanto, o senhor que estava a mudar os pneus mostrou-me que o fole de transmissão tava roto e a babar óleo...

Alguém me sabe dizer se, para além de termos de tirar jantes e discos ca para fora, é muito dificil trocar os foles? Quanto custa um par de foles de transmissão mais ou menos na ford ou assim?
Fica muito caro mandar mudar isso?

Cumps!
« Última modificação: 10 de Julho, 2010, 22:17:57 por J.P »

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Fole de direcção roto ( mk3 )
« Responder #1 em: 10 de Julho, 2010, 12:33:08 »
Para estares a perguntar o que tens de desmontar,aconselho-te a não te meteres nisso.
Numa oficina cobram-te cerca de 30 eur.
Um fole universal custa cerca de 10 eur ja com massa.

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 945
  • Feedback: +7/-0
Re:Fole de direcção roto ( mk3 )
« Responder #2 em: 10 de Julho, 2010, 15:18:13 »
Mudar um fole não é muito dificil, eu na semana passada mudei um no mk3 da minha cunhada... podia ter tirado fotos, e fazia um diy, mas nunca mais me lembrei, tenho de ver quando mexer no meu motor, relubrifico todos os foles, e aí mostro como se muda.!

Já agora, falas de fole de direcção ou de transmissão?

Exemplo de fole de transmissão
http://www.gti16.com/usr/coco/golf_cvboote/golf_cvboote12.jpg

Exemplo de fole de direcção (fole da ponteira de direcção)
« Última modificação: 10 de Julho, 2010, 15:23:12 por Dfmgnclvs »

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 180
  • Feedback: +0/-0
Re:Fole de direcção roto ( mk3 )
« Responder #3 em: 10 de Julho, 2010, 22:16:24 »
sim é o fole de transmição peço desculpa... vou alterar o titulo  O0

Eu calculo q não seja dificil... só que também nunca o mudei e queria saber cuidados a tomar etc..
E como não tenho guitos tenho de ser eu a faze-lo...

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 180
  • Feedback: +0/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #4 em: 10 de Julho, 2010, 22:25:10 »
Já agora os foles já vêm com lubrificante ou temos de comprar massa a parte?
Que tip de massa é?

desde já obrigado pela ajuda  O0

Offline ShadyGame

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 702
  • Feedback: +1/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #5 em: 11 de Julho, 2010, 01:59:52 »
mudei os foles ha 2 dias

levaram me 60€ de mao de obra dass  :tickedoff:

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 945
  • Feedback: +7/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #6 em: 11 de Julho, 2010, 17:38:36 »
Eu mais logo vou tentar pesquizar imagens e faço um diy sobre isso. e assim podes mudá-lo. Eu normalmente vou a lojas de peças auto, e eles vêm com o lubrificante, as braçadeiras, o freio.

Abraços

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 180
  • Feedback: +0/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #7 em: 11 de Julho, 2010, 18:35:13 »
Cheers mate!

Agradeço  O0

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 945
  • Feedback: +7/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #8 em: 11 de Julho, 2010, 21:34:35 »
Aqui vão então, as instruções para montar o fole de transmissão:

Cuidados a ter:
- Cuidado ao manusear o veio de transmissão, para não o desencaixar da caixa de velocidades, porque aí tb tinham de desmontar o fole da caixa para a encaixar.
- Ter sempre à mao panos que não larguem pelos

Material a ter:
- Chave de rodas
- Chaves de caixa
- Kit de substituição do fole (Fole, Massa Lubrificante, freio, 2 abraçadeiras serrilha)
- Ferramentas várias

1º Retirar a roda do lado correspondente ao fole roto (acho que todos devem saber esta parte), o carro tem de estar bem "calçado" com umas preguiças, para que se houver falha do macaco, o carro não cair para o chao.

2º Desmontar as prensas dos travões, sem desapertar o tubo de travão, e pendurar a prensa nas molas com um cordel, sem vincar o tubo de travões.

3º Desmontar o disco de travão (tb se tem de tirar o suporte da prensa de travão) e em principio o disco tem um parafuso, ou um freio na rosca do perno da roda.

4º Desmontar a ponteira de direcção (tirar o freio, se existir, despertar a porca, e para tirar a ponteira, não se deve usar o martelo (vulgo tira-teimas) porque pode achatar a ponta do perno, e depois nunca mais se enrosca a ponteira, deve utilizar-se um "saca")

5º (Parte muito suja) Cortar os restos do fole velho, e limpar todo o cardin, com um pano seco que não largue pelos, e se possível lavar o cardin com petróleo, ou gasoleo, ou outro produto de limpeza de peças.

6º Após tudo mais ou menos limpo, temos de "abrir" um freio que esta mais ou menos na zona onde está a seta vermelha nas seguintes imagens. O freio esta na ranhura onde esta a seta vermelha na 2ª imagem, e tem de se abrir o freio para que o veio de transmissão saia do cardin.







7º Quando conseguirem abrir o freio e "sacar" o veio de transmissão, têm a parte mais dificil, feita!
E aí é limpar tudo melhor, colocar o fole novo no veio

8º Colocar o novo freio na ranhura interna do cardin, e colocar o veio de transmissão, verificar se este ficou bem encaixado, e o freio no sitio certo.

9º Encher o fole de massa lubificante, e colocá-lo no encaixe à volta do cardin.

10º Colocar as abraçadeiras de serrilha, bem apertadas (um bocadinho antes de partirem)

11º Montar todo o resto de ordem inversa (4º, 3º, 2º, 1º)
Ter o cuidado de não colocar os dedos com massa no disco de travão, se isso acontecer, limpem bem com um pano, e utilizem um spray de limpeza de discos de travao para eliminar a gordura!!

Acho que ajudei, se precisarem de mais alguma dica, avisem!!

Abraços

(neste tópico tb está bem explicado
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=12123.0)

editado para corrigir fotos e colocar o tópico extra

« Última modificação: 11 de Julho, 2010, 21:42:19 por Dfmgnclvs »

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 180
  • Feedback: +0/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #9 em: 12 de Julho, 2010, 00:54:00 »
Daniel

obrigado pela ajuda!

Só tenho uma dúvida... depois de motar tudo de novo tenho de alinhar a direcção...
Tenho uma oficina que o faz a cerca de 1km de casa... posso ir com o carro até lá assim?

Desculpa a minha ignorãncia mas nunca fiz isto mas estou muito disposto a faze-lo pois quero ser eu a manter o meu bogas e com ele aprender muita coisa sobre mecanica (e com a vossa ajuda também claro)!

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13322
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #10 em: 12 de Julho, 2010, 00:59:45 »
Desde que esteja tudo devidamente apertado e sem folgas, sim, podes.
E 1km também é pouco.  O0

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 945
  • Feedback: +7/-0
Re:Fole de transmissão roto ( mk3 )
« Responder #11 em: 12 de Julho, 2010, 12:13:19 »
Daniel

obrigado pela ajuda!

Só tenho uma dúvida... depois de motar tudo de novo tenho de alinhar a direcção...
Tenho uma oficina que o faz a cerca de 1km de casa... posso ir com o carro até lá assim?

Desculpa a minha ignorãncia mas nunca fiz isto mas estou muito disposto a faze-lo pois quero ser eu a manter o meu bogas e com ele aprender muita coisa sobre mecanica (e com a vossa ajuda também claro)!

É assim, o alinhar, por teres mudado um fole, não é propriamente necessário, pois não mexes em nada que te possa desalinhar a direcção, mas se já a tiveres desalinhada, podes andar na boa com ela desalinhada até uma oficina que te faça isso.
Quando mudei o do carro da minha cunhada, não alinhei direcção, e fui com ele à inspecção, e tava impec!

Abraços