Garagem do Clube

Autor Tópico: jantes...  (Lida 463 vezes)

Offline roskoph
  • 50CV
  • *
  • Feedback: +0/-0
  • "Y'All Want A Single "
jantes...
« em: 28 de Novembro, 2010, 13:42:32 »
pessoal boa tarde, tirem-me esta duvida... como e esta cena do "et" da jante.... quanto mais et tiver mais se tipo alargamento tem???
por exemplo et-25 e et-15 quual e o que enche mais??
desde ja mto obrigado
e continuaçao

rcgadjet
  • Visitante
Re:jantes...
« Responder #1 em: 28 de Novembro, 2010, 17:33:13 »
Offset, Inset [ET]

O offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção traseira.

Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.

basicamente quanto menor for o offset mais saída está a jante para fora dos limites dos guarda-lamas, por exemplo, no meu carro tenho jantes com offset de 28 quando de origem é (penso eu) 35 (se bem que li num fórum inglês que é entre 35 e 46 dependendo da largura da jante), logo as jantes no meu carro ficam mais saídas para fora que as de origem (as da frente tão mesmo à face dos guarda-lamas, e atrás roçavam quando andava com carro carregado)

a largura identifica-se pelo, por exemplo; 5,5J ,ou seja, uma jante 14" com 5,5J significa que a jante tem 5,5 polegadas de largura

Offline roskoph
  • 50CV
  • *
  • "Y'All Want A Single "
« Responder #2 em: 28 de Novembro, 2010, 19:49:53 »
 entao quer dizer que quanto menor for o et da jante, neste caso mais a jante sai para fora??

rcgadjet
  • Visitante
« Responder #3 em: 28 de Novembro, 2010, 20:15:44 »
sim, uma jante dom et28 fica mais saída que uma jante et35

Offline roskoph
  • 50CV
  • *
  • "Y'All Want A Single "
« Responder #4 em: 28 de Novembro, 2010, 20:39:40 »
hum.... ok obrigadao pela explicaçao....