Garagem do Clube

Autor Tópico: Ruído na suspensão Dianteira Fiesta mk4  (Lida 771 vezes)

Offline tftb
  • 130CV
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Ruído na suspensão Dianteira Fiesta mk4
« em: 01 de Agosto, 2010, 01:34:29 »
Boas a todos,

Sei que pouco mais abaixo se encontra um tópico que fala de algo parecido. Mas pelo que li nesse tópico, nada tem a ver com o meu problema. Porque a chiadeira que se fala lá é constante com o carro em movimento, e a minha é só quando "uso" a suspensão.

Passo a explicar:

Ia a andar, e começo a ouvir um chiar vindo da frente do carro. Ouvia-se quando virava o volante, com o carro em andamento, mas com ele parado não se ouve nada. Ou seja, é da suspensão. Porque depois de parar o carro, fui apoiar-me no capot, e ouve-se o tal chiar vindo da suspensão dianteira, do lado do condutor. Em andamento em linha recta não se ouve absolutamente nada de anormal.

O chiar é algo parecido com duas borrachas a rasparem uma na outra, ou alguma borracha a raspar num metal... Ainda não consegui averiguar, porque está de noite, mas será que é dos topos dos amortecedores? Será do quê? Isto começou sem mais nem menos... Dei pelo barulho a meio de uma viagem, e nem passem em buracos nem vinha com condução que puxasse pela suspensão nem nada.. Condução calma, e pufff...

Desde já agradeço a ajuda O0

Offline ruitome

• 150CV
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Ruído na suspensão Dianteira Fiesta mk4
« Responder #1 em: 01 de Agosto, 2010, 01:38:23 »
Não me parece que sejam os cabeçotes da suspensão. Cá pra mim ou é sinoblocos ou as borrachas da barra estabilizadora, umas que ficam por baixo do carro, escondidas pelo charion.

Offline tftb
  • 130CV
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #2 em: 01 de Agosto, 2010, 19:07:35 »
Agora com a ajuda do meu pai, espreitei para baixo do carro, enquanto ele fazia peso no carro, e reparei que o tal chiar é de uma borracha pelos vistos. E pelo que percebi, a origem do som vem, das duas uma... Ou do sinobloco que está exactamente por baixo do eixo ou semi-eixo ou como aquilo se chama (o que leva a força motriz às rodas), ou desse tal (semi)eixo.

E já que estamos a falar nisto, sabem-me dizer mais ou menos quanto custa os sinoblocos? E basta trocar os sinoblocos, certo? Os triângulos podem ser os mesmos...?

Offline ASantos
  • 50CV
  • *
  • Feedback: +0/-0
« Responder #3 em: 01 de Agosto, 2010, 19:48:05 »
Boas! Tal como disse o tomas, deve ser as borrachas da barra estabilizadora. Os sinobloques, acho que sentes mais folga, e nao tanto chiar.

Cumprimentos
Antonio Santos

Offline tftb
  • 130CV
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #4 em: 01 de Agosto, 2010, 20:00:31 »
E isso é só trocar os tirantes, ou é algo que nada tem a ver com os tirantes? É que preciso de trocar os tirantes também, porque já estão a dar o berro... Assim resolvia dois problemas de uma vez só

Offline tftb
  • 130CV
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #5 em: 02 de Agosto, 2010, 17:25:40 »
Fui agora ao meu mecânico. Ele esteve a olhar para a coisa e diz que tudo indica para que sejam os casquilhos da barra estabilizadora. Fui em seguida à Carfor saber preços para os casquilhos, e já agora também para os tirantes, e o orçamento para os casquilhos é à volta dos 5€ cada um, mais ou menos. Já os tirantes, ficam-me ambos em 87€! :o Isto preços já com IVA.

Entretanto aguardo um orçamento do meu mecânico, que me disse que os casquilhos deviam ser à volta dos 4€/5€ cada um, e os tirantes existem dois tipos: uns de alumínio e uns de ferro. E que variam entre 15€ e 25€ cada um. Se ele estiver certo, no pior dos casos, fica à volta dos 50€ para os tirantes, valor muito diferente dos 87€ da Ford! :o

Offline ASantos
  • 50CV
  • *
  • Feedback: +0/-0
« Responder #6 em: 02 de Agosto, 2010, 21:05:43 »
Boas! Se o teu mecanico arranja mais barato, e bom material nao olhes para tras.  O0

Cumprimentos
Antonio Santos

Offline tftb
  • 130CV
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #7 em: 04 de Agosto, 2010, 13:28:51 »
Portanto, o orçamento fica:

4,5€ por cada casquilho da barra estabilizadora
20€ mão de obra

Vou fazer o serviço na 6ª de manhã. A ver se deixo de ter "ratos" na suspensão.

Obrigado a todos pela ajuda O0

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
« Responder #8 em: 05 de Agosto, 2010, 20:14:08 »
Não vejo porque teras de mudar tirantes. Isso não passa de um ferro com uma rotula em cada ponta. Desmonta os tirantes, tira as borrachas e lubrifica com massa. No entanto duvido muito que isso seja problema. Eu aponto mesmo para os cabeçotes dos amortecedores. Retira o parafuso do topo do amortecedor. Levanta o carro e deixa a suspensão descer. Aplica massa consistente por dentro da torre de suspensão e se puderes no rolamento no prato superior da mola por baixo do cabeçote. Monta e testa.

Se for tirantes, vai a uma sucata e desmonta-os. São faceis de tirar e por 25€ de certeza que trazes os 2.

Tirantes:

Quanto aos sinoblocos podes como é obvio trocar sem mudar os triangulos. Ate acho ilógico trocar triangulos por causa disso. Os de origem teem uma dobra para cada lado tipo cantoneira e são extremamente resistentes. Já os after-market tem apenas uma dobra pra baixo e não são tao resistentes.

Podes ver os da ford a esquerda, e como ainda tenho no meu, e outros aftermarket a direita. Se os de origem estiverem ok (isso não avaria é so um ferro, apenas podera tar empenado mas é preciso uma grande pancada) não há motivo nenhum pra substituir triangulos.

Offline luisinho
  • 115CV
  • Feedback: +1/-0
« Responder #9 em: 05 de Agosto, 2010, 21:22:35 »
Porra Sr.tiago blanquet, ir buscar uns tirantes a sucata!!!
Qualquer dia ainda vais buscar uma correia da distribuição ao ferro velho lol.

Offline tftb
  • 130CV
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #10 em: 06 de Agosto, 2010, 22:53:09 »
Ora bem, já tenho o boguinhas "como novo".

Infelizmente está longe de estar como novo, mas cá vai..
Foram trocados os casquilhos da barra estabilizadora. Não são mais do que 2 pedaços de borracha que seguram a barra ao charriot. Estes estavam a causar o tal chiar, bem como o famoso poc-poc destes carros, ao passar por buracos! O pessoal pensa que o poc-poc é dos tirantes, mas não. É dos casquilhos. Troquei, e já não tenho barulho nenhum.

Digo que está longe de estar novo porque tenho um sinobloco nas couves, e uma borracha do tirante da barra estabilizadora também rasgada... A ver se mudo essas tralhas todas, mas por agora anda assim, que agora o € não é muito...

Mas pronto, problema resolvido! "Matei dois coelhos com uma cajadada só!" >:D

Offline ruitome

• 150CV
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
« Responder #11 em: 07 de Agosto, 2010, 01:04:14 »
...
Foram trocados os casquilhos da barra estabilizadora. Não são mais do que 2 pedaços de borracha que seguram a barra ao charriot. Estes estavam a causar o tal chiar, bem como o famoso poc-poc destes carros, ao passar por buracos!
...

Eu não disse! :knuppel2:

O0

Nem sempre o que parece é... O meu por exemplo, parece que tem uma folga de transmissão e não, é o apoio do motor, o que fica por cima da caixa de velocidades....

Offline tftb
  • 130CV
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #12 em: 07 de Agosto, 2010, 23:44:49 »
Yah Rui, tinhas toda a razão. Mas aquilo ontem foi uma aventura, lá no mecânico...
Quando fui buscar o carro, arranquei com o carro, e comecei a dirigir-me para casa. A rua da oficina é a descer, pelo que não tive de esforçar o carro para sair de lá. Quando começo a fazer subidas, ou mesmo em terreno direito, a fazer pontos de embraiagem e a puxar pelo carro (nas subidas o motor tem que fazer mais força), começo a ouvir um rangir horrível! Parecia algo mal apertado... Um barulho mesmo muito feio! Voltei atrás, fui lá. Ele veio dar uma volta comigo. Pus-me numa subida, ele quando ouviu o barulho, olhou para mim bue assustado "fDx!! :o anda para a oficina!". Começou a forçar a barra estabilizadora e assim a ver se via alguma folga ou algo mal apertado, nada... Até que começou a desapertar o charriot.. Conclusão, para trocar os casquilhos teve de sacar o charriot fora pelos vistos, e quando o voltou a apertar no sítio, chegou-o muito para a frente do carro. E por alguma razão que desconheço, alguma peça que também não sei qual era, rangia. Bastou desapertar, puxar o charriot mais atrás e voltar a apertar.
Sinceramente, cada vez gosto menos de ir a mecânicos... :-\

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
« Responder #13 em: 08 de Agosto, 2010, 17:11:17 »
mecânico? Levaste isso a um padeiro não? Mas que incompetencia essa gente não entende que pode provocar um acidente com esses parafusos mal apertados