Garagem do Clube

Autor Tópico: Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)  (Lida 1696 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JOHNY-BOSS-TURBO

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 119
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« em: 23 de Março, 2004, 00:52:13 »
Oi PPL do forum, tive uma ideia se a gente consegui-se fazer um abaixo assinado ou recolha de assinaturas e enviar para a FORD LUSITANIA, para eles no passarem o papel magico da legalisação de jantes. Para demonstrar o nosso descontentemento :evil:  :evil:  :evil: . temos e ke ver a melhor maneira de o fazer.
ke dizem PPL :o  :o  :)  :)
E explicar-lhe a rasão, (para melhorar a nossa segurança) :D  :D

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #1 em: 23 de Março, 2004, 00:59:39 »
Concordo plenamente ctg johny e tens a minha assinatura logo em primeiro se for preciso assim como tb a mobilização para a ajuda da recolha das assinaturas............. :twisted:

Até pode dar em nada mas acho q já os vais deixar a pessar um pouco relativamente a certas politicas seguidas por eles relativamente a essa questão....... :evil:

Até se for preciso vou-lhes lá mostrar uma coisa q para eles é-lhes impossivel:

UM FIESTA COM JANTES 17" :evil:  :twisted:  

Tenho dito.... :x  :x

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #2 em: 23 de Março, 2004, 12:31:02 »
Isso é mais complicado do que parece, não se prende somente pela má vontade deles, como é do vosso conhecimento o material é feito para "aguentar" certas forças, pesos, massas com lhes quiserem chamar, logo com exemplo, um 1.25 tecnicamente não tem estaleca para aguentar umas 16 ou 17 sem que o material ceda aos esforços suplementares.
Por exemplo um jovem que compre um novo 1.25 e queira meter umas 18" a Ford não pode dar garantia após a aplicação das mesmas, pois o material não foi feito para aguentar o esforço extra.
Mas quem pode dar uma exlpicação mais completa presumo que seja aqui o mister G.... mas acho qeu foi bastante explicito.

Offline JOHNY-BOSS-TURBO

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 119
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #3 em: 23 de Março, 2004, 12:40:32 »
Citação de: "Fredyx"
Isso é mais complicado do que parece, não se prende somente pela má vontade deles, como é do vosso conhecimento o material é feito para "aguentar" certas forças, pesos, massas com lhes quiserem chamar, logo com exemplo, um 1.25 tecnicamente não tem estaleca para aguentar umas 16 ou 17 sem que o material ceda aos esforços suplementares.
Por exemplo um jovem que compre um novo 1.25 e queira meter umas 18" a Ford não pode dar garantia após a aplicação das mesmas, pois o material não foi feito para aguentar o esforço extra.
Mas quem pode dar uma exlpicação mais completa presumo que seja aqui o mister G.... mas acho qeu foi bastante explicito.

Ok, até certo ponto concordo ctg, mas como no meu caso em ke vou meter uma jantes 15"da OZ-SUPPERLARGERA que pesam somente 4.5 kg, são as mais leves que há. por isso a massa suspença por roda e mais leve que as jantes de origem, certo.
A não ser que esteja errado, mas ja li muitos artigos sobre isto.
Por isso se chamam Jantes de Liga leve.
Uma Abraço
J.A

Vader
  • Visitante
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #4 em: 23 de Março, 2004, 21:31:29 »
entao... mas...

eu tive a ver um fiesta 1.25 novo!!! e eu propus umas jantes 16"... e eles apenas me disseram td bem... sao mais 390€ (se n tou em erro)...

e o carro tras de fabrica umas 14 em aço!!!

como e q isto e possivel?! (estando a basear a minha pergunta nas vossas explicações e na minha ignorancia!)

P.S. n me levem a mal... eu num percebo nada disto e tou so a fazer uma pergunta q me surgiu qd li as vossas explicações!!!

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #5 em: 23 de Março, 2004, 21:56:56 »
Pois o maximo permitido no mk6 é jante de 16(penso eu) se lhes tivesses pedido 17" ja a conversa n seria a mesma

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #6 em: 23 de Março, 2004, 23:41:43 »
Boas,

Subscrevo o q o Fred aki explicou... basicamente, n se pode liberalizar a kestão das jantes, senão era ver moços com AX 1.0i a meter jante de 17" nakilo... e tb n se pode analisar os casos pontualmente (relativamente à kestão das Superleggera) senão as marcas teriam de criar um departamento técnico só pra lidar com os pedidos de alteração de medidas.

Obviamente q se as coisas forem feitas com senso, n há problema nenhum. Claro q um mk4 consegue aguentar à vontade umas jantes de 15"... agora experimentem travar um mk4 com jante de 19" com os travões de origem (q decerto seria o q iria acontecer, pq o ppl aki neste cantinho só gasta guita nakilo q bate no olho) e depois digam-me se meter jantes maiores é uma kestão de segurança.

Por mais q isto acabe por limitar as pessoas conscientes e q apenas desejam fazer uma alteração equilibrada, as leis têm q ser feitas a pensar exactamente nos restantes... nos inconscientes. É um pouco como a kestão dos limites de velocidade: se todos tivessemos senso, saberíamos qd podemos andar a 100 ou a 200 sem arriscar a nossa segurança ou a dos restantes utentes da via... mas a grd maioria tá-se nas tintas... e à pala disso, os GNR BT andam de 330D. É triste, mas é verdade.

Isto foi mais um desabafo q uma argumentação sólida... mas olhem, hj n dá pra mais. E foi por pouco q eu n meti a ecologia ao barulho...  :lol:

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #7 em: 25 de Março, 2004, 10:41:36 »
Como tal e agora pegando no que o Gonçalo disse acerca da ecologia, como sabem já à uns anos que as marcas têm que cumprir certos parametros, neste caso de poluição ou "anti-poluição", como tal os veiculos são fabricados para cumprir os mesmos parametros, EURO 4 ou EURO 5.
O aumento do tamanho das jantes iria aumentar os niveis de poluição, que não interessa às marcas pois teriam que ir buscar aqueles gramas de poluição a mais noutro ponto, e normalmente é o motor que leva com a estucada.....

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #8 em: 25 de Março, 2004, 16:36:24 »
Citação de: "Just"
Exemplo de um caso sobre as jantes:
Quem comprar um Fiesta (passageiros) novo com jante 14', não terá hipotese legal de alterar as dimensoes destas.
Se comprar o mesmo carro com jantes 16', tb não as poderá trocar por umas maiores ou menores pelo mesmo motivo.
Os veiculos comerciais, são um caso complectamente diferente, pois 1º, trazem varias dimensoes da jantes referidas no livrete, e se não trouxerem podem pedir alteração pk estes carros sao transformados em portugal e não na Fabrica de onde vêm tds estes Fiestas!!


Qd comprei o meu fiesta Mk6 Tdci Ghia, fechei o negócio mas o carro tinha jantes 15" e eu queria as 16". Não meterem entrave nenhum nisso (e ainda ficou mais barato 45cts, não sei pq) e colocaram as jantes.
Qd veio o livrete só tinha homolgada a jante 15, ora eu fui ao concessionário para me alterarem aquilo, pq podia levar com multas, o concessionário falou com a ford lusitana e eles diziam que não dava para enviar a declaração blá blá blá. Como o meu pai trabalha lá no escritório disse-me que a ford lusitana não passava a declaração e eu fiquei :shock: , então resolvi enviar um mail para a ford lusitana. Disse-lhes que queria ter no livrete a medida. A resposta deles foi imediata a dizer que tal não era possivel.
Eu tornei a enviar outro mail a dizer que comprei o carro com um extra e que esse extra não vem legal? então se fosse multado iria enviar as multas para lá para eles pagarem, pq eu não tinha culpa no meio da situação, passado dois dias enviaram um mail a pedir a minha morada para enviarem a declaração, a declaração chegou e levei ao concessionário que tratou de mudar as coisas no livrete.
Passado uns tempos a patroa lá da ford pergunta à minha mãe (tb trabalha no escritório) como é que eu fiz para obter a declaração e ela explicou, a mulher ficou estupefacta, quer dizer ao concessionário negaram a declaração e a mim um gajo que nem conhecem e que nem nunca viram na vida passam-na :evil: .
O colega do meu pai q trata dessas coisas no escritório e que falou com os da lusitana ficou pior que estragado e telefonou para lá a lixar-lhes a cabeça mas eles cagaram na cena.
Por o que ele me disse é que agora os IPO's estão a apertar com isso e que já apareceu lá um gajo com um fiesta 1.1 de 89 a querer uma declaração para meter jante 16 :P  mas como é óbvio a lusitana não passa LOL, burritos.
Abraço

Offline Zefiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3542
  • Feedback: +7/-0
  • RED MACHINE:)
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #9 em: 25 de Março, 2004, 20:52:16 »
Bem na minha opinião penso k por jante 15 num mk4 não viria a tornar grande problema e o chassis entre outros aguentaria mta bem.agora por exemplo eu esta semana andei com umas 15 no meu fiesta apenas pra testar e curti a brava pois o carro fica diferente e ontem fui mandado parar pela bofia e se não fosse o meu pai(ex_policia) o gaijo iame passar uma multa pelas jantes.ok agora ja perdi a vontade e  ja ando de 14" e lixado por este pais ser uma m****:::(((((((((((((

Offline JOHNY-BOSS-TURBO

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 119
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #10 em: 25 de Março, 2004, 22:54:17 »
Citação de: "Paulos"
Citação de: "Just"
Exemplo de um caso sobre as jantes:
Quem comprar um Fiesta (passageiros) novo com jante 14', não terá hipotese legal de alterar as dimensoes destas.
Se comprar o mesmo carro com jantes 16', tb não as poderá trocar por umas maiores ou menores pelo mesmo motivo.
Os veiculos comerciais, são um caso complectamente diferente, pois 1º, trazem varias dimensoes da jantes referidas no livrete, e se não trouxerem podem pedir alteração pk estes carros sao transformados em portugal e não na Fabrica de onde vêm tds estes Fiestas!!


Qd comprei o meu fiesta Mk6 Tdci Ghia, fechei o negócio mas o carro tinha jantes 15" e eu queria as 16". Não meterem entrave nenhum nisso (e ainda ficou mais barato 45cts, não sei pq) e colocaram as jantes.
Qd veio o livrete só tinha homolgada a jante 15, ora eu fui ao concessionário para me alterarem aquilo, pq podia levar com multas, o concessionário falou com a ford lusitana e eles diziam que não dava para enviar a declaração blá blá blá. Como o meu pai trabalha lá no escritório disse-me que a ford lusitana não passava a declaração e eu fiquei :shock: , então resolvi enviar um mail para a ford lusitana. Disse-lhes que queria ter no livrete a medida. A resposta deles foi imediata a dizer que tal não era possivel.
Eu tornei a enviar outro mail a dizer que comprei o carro com um extra e que esse extra não vem legal? então se fosse multado iria enviar as multas para lá para eles pagarem, pq eu não tinha culpa no meio da situação, passado dois dias enviaram um mail a pedir a minha morada para enviarem a declaração, a declaração chegou e levei ao concessionário que tratou de mudar as coisas no livrete.
Passado uns tempos a patroa lá da ford pergunta à minha mãe (tb trabalha no escritório) como é que eu fiz para obter a declaração e ela explicou, a mulher ficou estupefacta, quer dizer ao concessionário negaram a declaração e a mim um gajo que nem conhecem e que nem nunca viram na vida passam-na :evil: .
O colega do meu pai q trata dessas coisas no escritório e que falou com os da lusitana ficou pior que estragado e telefonou para lá a lixar-lhes a cabeça mas eles cagaram na cena.
Por o que ele me disse é que agora os IPO's estão a apertar com isso e que já apareceu lá um gajo com um fiesta 1.1 de 89 a querer uma declaração para meter jante 16 :P  mas como é óbvio a lusitana não passa LOL, burritos.
Abraço


Boas, paulos, olha tu por acaso não me podias arranjar o e-mail da ford para onde enviate-te a pedir a legalisação das tuas jantes.
E que eu queria-lhes enviar apedir e a explicar-lhes as vantagens que tenho em mudar para jantes 15" da marca OZ- SUPERLLAGERA que são mais leves que as e que fico com menos peso nas rodas de com as jantes de ferro de 14".
Se não for  pedir muito.

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #11 em: 26 de Março, 2004, 01:39:29 »
Boas, eu tenho um caso parecido com o do Paulos só que com a Fiat e foi o seguinte k comprei a carrinha (Marea 1.6 ELX) quando elas sairam  havia um pacote de extras em que incluiam jantes 15 e pneu 195/55 até ai tudo bem e adquiri a mesma com essas jantes e  até ir com ela á inspecção nunca tive problema, ora no dia que fui pela 1ª vez cairam-me logo em cima porque o livrete só tinha jante 14  e pneu 185/65 ai eu disse que o que estava na carrinha era de origem só que eles disseram que tinha que pedir uma declaração e averbar o mesmo no livrete, liguei para a Fiat várias vezes e a conversa era sempre a mesma bla,bla e népia dai que então escrevi uma carta a chamá-los á responsabilidade e enviei ( registado com aviso de recepção) para a Fiat e passado uns dias tinha em casa uma declaração a dz que podia equipar a carrinha com jantes 15 e pneus 195/55, quando vou á inspeção mostro a declaração e o que eles fazem é mencionar no registo que é necessário regularizar a identificação na DRV.

Fiquem bem,

J.O

Offline NM

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2061
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #12 em: 26 de Março, 2004, 07:54:51 »
a diferença é k n ha kit nhum de origem k tenha jantes 15' para o mk4.. logo axu k kk tentativa é capaz de sair furada..  :roll:

ms hak tentar.. é esse u espiritu..  8)

eu ca curto as de origem!  :shock:   :P   :D

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #13 em: 26 de Março, 2004, 08:57:20 »
Citação de: "JOHNY-BOSS-TURBO"
Boas, paulos, olha tu por acaso não me podias arranjar o e-mail da ford para onde enviate-te a pedir a legalisação das tuas jantes.
E que eu queria-lhes enviar apedir e a explicar-lhes as vantagens que tenho em mudar para jantes 15" da marca OZ- SUPERLLAGERA que são mais leves que as e que fico com menos peso nas rodas de com as jantes de ferro de 14".
Se não for  pedir muito.


Boas, o mail é: contacto@fordcenter.ne
Abraço

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #14 em: 26 de Março, 2004, 09:01:04 »
Citação de: "JOHNY-BOSS-TURBO"
Boas, paulos, olha tu por acaso não me podias arranjar o e-mail da ford para onde enviate-te a pedir a legalisação das tuas jantes.
E que eu queria-lhes enviar apedir e a explicar-lhes as vantagens que tenho em mudar para jantes 15" da marca OZ- SUPERLLAGERA que são mais leves que as e que fico com menos peso nas rodas de com as jantes de ferro de 14".
Se não for  pedir muito.

Boas, o mail é este: contacto@fordcenter.net
Abraço

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #15 em: 26 de Março, 2004, 10:06:13 »
NM MK4 1.4 podia vir equipado com jante 15"  :D  :D  :D

Offline NM

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2061
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #16 em: 27 de Março, 2004, 09:01:10 »
:shock:

então peço desculpa.. n sabia! nem nk vi jantes 15 pa mk4's de origem..  :roll: ms akreditu, claru.

Offline mk3

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 490
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #17 em: 27 de Março, 2004, 12:50:15 »
lol
esta kestão das jantes é msm lixada...
enfim o meu caso é: tenhu um mk3 1.1 d 92, tb gostava d por umas jantes nakilo, n só pk axo o pneu 165 demasiado fraco mas tb pela estética...
fui eu á ford(motortejo) pedir pa me darem autorização para jante 15"
o homem disse: isto funicona assim, eu tenho k mandar um fax pa ford lusitana e eles dps dizem s é possivel a alterção ou n, mas digo-lhe já ke para jante 15" komo voce ker é impossivel, o maximo k posso por aki é 185/55r14...
e eu: mas se kero é a 15", voce fassa-me o favor de enviar o pedido para a 15"
e ele: n dá rapaz
e eu: ta bem, mande lá a 14"
uma semana depois(ontem) fui buscar o resultado
e ele: epah a medida 14 para o seu carro n está homolgada, ou seja tem k ficar kom as ke tem...
entretanto caiu-me tudo, cairam-me os keixos, os tomates, tudo!!!
fikei msm á toa
lolol
ele ainda disse, k eram normas europeias, e k n dá msm...
enfim... neste caso n kreio k o problema seja de portugal, é msm das normas europeias...
mas pergunto-me komo é k existem mk3 kom legalização para 14?!?!
epah sinceramente...14" fazia mal algum!?!?!? fdx

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #18 em: 27 de Março, 2004, 12:58:19 »
Citar
NM MK4 1.4 podia vir equipado com jante 15"  


HHHUUUMMM, então e agora expliquem-me lá pq q é q no meu MK4 1.8D (ou TD) nunca pode ser averbado de livrete as Jantes 15", se existe modelos a sair com as mm????!!!!!! :shock:  :shock:

São estas cenas q não entento e q me deixam FFFF.........OOOO!!!!! Por isso acho q esta situação deveria de ser levada para a frente para q, pelo menos, fosse demonstrado pelos clientes Ford possuidores de Mk 1,2,.....,5 e 6 o descontentamento sobre ela.... :x  :evil:  :twisted:

Offline AceleraDemais

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 43
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #19 em: 28 de Março, 2004, 22:10:34 »
Então não há possibilidade de alguma vez poder colocar umas OZ Superturismo GT de 15" com pneu 195/50, no mk4 1.25 e andar legal?...

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Recolha de assinaturas (Legalisação de jantes)
« Responder #20 em: 29 de Março, 2004, 01:38:59 »
Receio q não acelera demais.... :oops:

Pelo menos no meu  Mk4, a Ford lusitana, nunca me deixarou legaliza-las.  :cry: :evil: