Boas. Estas férias decidi, depois de uma pequena avaria, ver um barulhito que andava a chatear-me a moleirinha.
Ao arrancar, o carro fazia um toc toc. A mim tudo me levava a crer que seriam ponteiras de transmissão, porque era especialmente nos arranques que se notava o barulho e um pouco de folga. Engano meu. Mais uma vez, mau diagnóstico. O carro foi levantado e nada de folgas. Foram abanadas as rodas para ver folgas de rolamentos e de cardans (as tipicas técnicas das 6 horas e das 9:15) e nada. Nas poteiras de direcção também nada nem nas de transmissão. Os cinoblocos também não têm problemas e nem mesmo os casquilhos da barra estabilizadora.
O problema vem do apoio do motor. O apoio que fica por cima da caixa e por baixo da bateria.
Para verificar, fácil... Com uma barra de ferro, meter entre a caixa de velocidades e aquela peça metálica onde está o parafuso do cinobloco, visto da frente para trás. Mete-se lá a barra e ao abanar, vê-se o cinobloco roto. Se fizer ponto de embraiagem, sem soltar completamente, só mesmo para fazer o barulho, vê-se o motor a dar-se um pouquinho no apoio. Solução... troca do apoio.
Mais uma informação para a resolução de mais um barulho.