Garagem do Clube

Autor Tópico: Troca rolamento mk3 1.1  (Lida 1176 vezes)

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Offline nunofta

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Troca rolamento mk3 1.1
« em: 13 de Novembro, 2011, 22:17:29 »
Amigos Fiestistas!
Mais uma chatice, desta vez gerada por azelhisse minha. Ora cá vai: troquei o rolamento de trás do carro, segui as dicas aqui dadas num post DIY bem como o que estava no Haynes. Ao finalizar o trabalho e de apertar tudo a roda não rodava à vontade... :-[...pensei que o rolamento não estava ainda devidamente oleado. Fui apertando devagar e rodando sempre a roda, apertei a porca aos poucos e aquilo lá ficou a rodar...nice... O0
Ao chegar a casa, depois de uma viagem de 20 min a rondar os 110km/h, a roda com o rolamento novo estava super quente. A ponto de quase queimar a mão. A roda do outro lado estava normal.
Que se passa???
- Será que tem pouca massa consistente?
- Será que não pus a massa correcta (não comprei nenhuma especifica)?
- Será que os casquilhos estão tortos?
Não sei que fazer... :'(

Offline Johnyfiesta
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #1 em: 14 de Novembro, 2011, 01:22:51 »
não apertaste demais?

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #2 em: 14 de Novembro, 2011, 12:15:10 »
Não me parece...visto ter apertado os dois rolamentos de trás com a mesma força.
Mas posso tentar aliviar um pouco e dar uma volta. É que não tenho chave dinamométrica para aquilo... :-X
170€ é um pouco puxado para mim :(

Offline Papi

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #3 em: 17 de Novembro, 2011, 01:25:54 »
aí está umas das coisas que não convêm fazer mesmo sem a chave  ;)

Offline Rui_fiesta
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #4 em: 18 de Novembro, 2011, 18:34:36 »
enquanto estives te a mudar o rolamento ninguem mexeu no travao do carro? por aquilo que falas te pareçe o sintoma de teres uma roda a travar mais que a outra!!

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #5 em: 22 de Novembro, 2011, 17:06:50 »
Papi,
Tou a ver que sim. Mas tava com alguma segurança pois já tinha andado a espreitar as maxilas de travão do meu XR2i e apertei da mesma forma. Enfim...amadorismos!

Rui_fiesta,
Ninguém mexeu no travão. E já dei umas voltas com o carro. Ele anda bem, trava bem...mas o raio da roda aquece.

Entretanto com a subsituição do rolamento também pensava resolver um problema, mas não...está na mesma. Que é o facto do carro quando pisa buracos com a roda de trás direita dar uma ligeira guinada para a esquerda. E isto é um pouco assustador!

Penso que a guinada é derivada a problemas de suspensão traseira já que as rodas com o carro no ar, não abanam nada.

Enfim...acho que o meu companheiro de muitos Km (280.000) vai ser reformado...tá tudo a morrer...tenho já alinhavado um negócio para um Peugeot 1.4i de 1999 30.000Km 4000€. Não sei se este tópico permite esta discussão mas gostava de saber de experiências que alguém tenha com carros iguais ou semelhantes.

Offline pauloalex
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #6 em: 23 de Novembro, 2011, 11:33:05 »
qual é o carro? um 206, 106, 306.. ?

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #7 em: 23 de Novembro, 2011, 12:34:47 »
lol!! esqueci-me de pôr o modelo. É um Peugeot 306 1.4i

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #8 em: 23 de Novembro, 2011, 12:36:08 »
a acrescentar que o carro é a versão Griffe (full extras) e tá muito bem estimado.

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #9 em: 23 de Novembro, 2011, 15:20:36 »
Tou indeciso entre:

Peugeot 306 1.4i Griffe 30.000km 4000€
Peugeot 306 1.4i (Gama Alta, não sei qual) 117.000km 1500€
Rover 400 2.0 TD 100.000km 2500€

Tou indeciso entre estes. Já era para ter comprado o primeiro (pela fiabilidade e estética). Mas depois de estudar os outros dois...ficou indeciso entre a mega poupança do 2º (na aquisição) e a possível economia no combustível com o 3º (precisa de suspensões novas à frente e de retirar peliculas de escurecimento dos vidros da frente).

Opiniões...venham elas

Offline pauloalex
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #10 em: 23 de Novembro, 2011, 16:59:56 »
só para ver qual o motor (no caso dos peugeots), diz lá qual o ano deles sff

Offline Ivo Silva

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #11 em: 23 de Novembro, 2011, 18:12:40 »
Não vas para Rover.....Tal marca já não existe e cada vez vai ser mais difícil arranjar peças para esses cancros...

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #12 em: 23 de Novembro, 2011, 22:54:34 »
1º Peugeot é de 1999
2º Peugeot é de 1997

Penso que os motores são iguais, ou estou errado?

Offline pauloalex
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #13 em: 24 de Novembro, 2011, 11:43:01 »
rover é uma marca que, pessoalmente, ficava de pé atrás...peças são cada vez mais escassas...

relativamente aos peugeots, sim, o motor é o mesmo, tem apenas pequenas alterações mas têm ambos a mesma potência (8v, 75cvs)
Pela estética, preferia o de 99 que é já o da 2a fase (mk2) mas o preço, apesar da baixa kilometragem, penso ser um exagero. de certeza que consegues baixar esse valor para os 3200 ou até mesmo 3000€. se disseres que tens um em vista por 1500€ de 97 em estado semelhante, se a pessoa tiver alguma urgencia em vender, ficas logo com o carro ;)
problemas destes motores, o mais comum era a sobre-aquecimento e a junta da cabeça ir à vida, de resto, é só mudar óleo e velas e kms para cima!
« Última modificação: 24 de Novembro, 2011, 11:44:28 por pauloalex »

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #14 em: 24 de Novembro, 2011, 14:22:49 »
O Peugeot de 1999 é de 3ª geração, tem uma estética para mim, de cair para o lado!
Já tentei negociar com a pessoa em questão. Ele inicialmente tinha o carro a 4500€. Baixou-me para 4000€ e não deixa margem para mais negociações. E ele não tem preça nenhuma em vender o carro, portanto, acho que ou pago o valor ou não tenho!

No que respeita ao de 1997 fui vê-lo e tava muito bom (para um carro de 1500€). O estado é pior, do que o do primeiro Peugeot como é de esperar. O defeito dele que, na minha opinião, justifica o baixo custo, é o facto de a dianteira do lado do condutor estar recuada cerca de 1cm. Creio que não prejudica o carro e só se nota na estética e é se estivermos com atenção. O vendedor diz que trocou Kit distribuição (a correia parecia nova), radiador estava a ser trocado (segundo o que ele diz estava a borbulhar) e está neste momento a rever o sistema de arrefecimento. A ver se ele tem aquilo reparado para eu ir dar uma volta com ele e ver se mecanicamente está tudo bem.

Admito que estou inclinado para o Peugeot de 1999 pois penso garantir-me fiabilidade e 0 chatices. E admito a estética também pesa!

Offline Ivo Silva

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #15 em: 24 de Novembro, 2011, 14:54:44 »
Se o radiador borbulha normalmente só me vem duas coisas a cabeça ar no circuito e junta da cabeça queimada....

Offline pauloalex
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #16 em: 24 de Novembro, 2011, 17:12:23 »
Se o radiador borbulha normalmente só me vem duas coisas a cabeça ar no circuito e junta da cabeça queimada....
nem mais... eu esquecia essa opção! e se o outro é de 3ª fase melhor ainda, mais bonito é! agora depende da cart€ira que tenhas :p por esses valores também deves arranjar um focus!

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #17 em: 12 de Dezembro, 2011, 10:56:56 »
No que respeita à aquisição nova acabei por optar pelo Peugeot 306 1.4 de 1997. Como é óbvio tinha a junta de cabeça queimada! Mas já está a arranjar, e mesmo com o custo do arranjo fica um carro muito barato e que eu gosto muito da estética e da condução!

Voltando ao meu fiesta. Vou encostá-lo à box, mas antes disso, quero para fins didáticos finalizar a reparação do rolamento!
ontem andei de volta daquilo e apercebi-me que à umas ligeiríssimas diferenças do rolamento velho para o novo. Voltei a montar o velho e a roda já roda super bem! Enfim deixei-me levar por uma peça mal comprada... :tickedoff:
Ainda não tive oportunidade de andar com ele para ter a certeza que não há aquecimentos. Mas logo que o faço digo-vos qualquer coisa!

Offline Energize
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #18 em: 13 de Dezembro, 2011, 01:12:26 »
Rover 400 tinha sido a melhor escolha..

Mesmo ficando com o motor da serie VM tinhas ficado muito melhor servido. A unica coisa de mal no Rover era os travoes. Tinham a probabilidade de empenar com uma facilidade parva. Se o motor fosse da serie BMW então tavas com uma sorte das grandes, mas prnto se optaste pelo 306..

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #19 em: 13 de Dezembro, 2011, 12:03:17 »
Energize,
Tendo em conta os Km que pretendo fazer (+-10.000km/ano) gasolina ou gasóleo é pouco relevante.
Até agora tive muito más informações dos Rovers dessa época, para além daquele Rover ter todos os indícios de ter andado na mão de um "ratátá"!. Desta forma e porque não conhecia nenhum dos vendedores, optei por um carro que no caso de ser "barrete" eu perdia pouco dinheiro e também por ser uma mecânica simples e fiável para poder andar com o carro "na ponta da unha"!

Mas fiquei a saber que aqueles Rovers tinham motor BMW, não fazia ideia. O0

Offline Energize
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #20 em: 14 de Dezembro, 2011, 00:57:21 »
As más informações é a tal coisa... Tudo que é Rover, senão é estimada desde inicio vai dar raia. Eu tive um 200 1.4 a gasolina e para mim foi um carro que me enchia as expectativas. Era fantásticamente confortável e tinha um motor muito bom. Claro, consumos era um barrete autentico, porque um 1.4 com 105cv e com um binário máximo disponivel só perto das 5000rpm fazia com que o carro fosse mortissimo em baixas. Este motor tinha o defeito ou feitio de queimar juntas de cabeça com relativa facilidade. Mas pronto já há imensos truques para contornar isso

Motor a gásoleo que falaste era sinonimo de durabilidade parva mesmo. Conduzi um e gostei..

A BMW evoluiu o 2.0 apartir da Rover. Este 2.0 foi cobaia nos Rover 75 com 116 e 136cv.
« Última modificação: 14 de Dezembro, 2011, 00:59:27 por Energize »

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #21 em: 14 de Dezembro, 2011, 09:44:34 »
Pelas informações que consegui obter a motorização do carro em questão tinha 105cv, e segundo suposições do meu mecânico deveria ser o mesmo motor usados nos jipes da Range Rover.
Provavelmente não seria o motor BMW.
De qualquer forma o carro precisava logo à partida de investimentos. Espero ter feito uma boa escolha, daqui a uma ano o saberei!

Offline fiestaboss
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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #22 em: 17 de Dezembro, 2011, 00:12:18 »
Rover 400 tinha sido a melhor escolha..

Mesmo ficando com o motor da serie VM tinhas ficado muito melhor servido. A unica coisa de mal no Rover era os travoes. Tinham a probabilidade de empenar com uma facilidade parva. Se o motor fosse da serie BMW então tavas com uma sorte das grandes, mas prnto se optaste pelo 306..

pois e depois ficas semanas pendurado a espera de um comando para desboqueares o imobilisador ou como estou lá plantado com um 25 tdi a já uma semana por uma M**** de uma cabo de embraiagem , é um bom carro é , uma boa escolha não , material raro e caro.

Offline nunofta

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Re: Troca rolamento mk3 1.1
« Responder #23 em: 19 de Dezembro, 2011, 09:08:29 »
No Sábado andei com o meu Fiesta mk3. Com o rolamento velho não apresenta qualquer aquecimento. Vou ver se consigo devolvre o raio do enrolamento que me foi erradamente fornecido.