Garagem do Clube

Autor Tópico: Tudo Sobre Pneus!  (Lida 1177 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline wviegas
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 175
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI Ghia MK6
Tudo Sobre Pneus!
« em: 27 de Abril, 2010, 12:42:09 »
O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo automotor. É o pneu que suporta o peso do veículo e sua carga e, faz o contacto do veículo com o solo. O pneu transforma a força do motor em tracção e é responsável pela eficiência da travagem e da estabilidade nas curvas.
Por isso, é muito importante conhecer como um pneu é fabricado, as características de cada modelo e tipo, aplicações e principalmente os cuidados e manutenção.

COMO É UM PNEU É FABRICADO:

Uma combinação de 200 tipos diferentes de matéria prima numa única mistura de química, física e engenharia, dá ao consumidor o mais alto nível de conforto, performance, eficiência, confortabilidade e segurança que a moderna tecnologia pode oferecer.

ETAPAS DA PRODUÇÃO DE PNEUS

1. Planeamento e Design
Muitos pneus são projectados para atenderem às necessidades e performance especificadas por um modelo de automóvel em particular. O processo começa com um computador que converte a matemática das necessidades do veículo em especificações técnicas. Um protótipo do pneu é feito para testar a eficiência do design em relação às características desejadas. O projecto de um pneu pode levar meses de testes, inspecções e verificações de qualidade antes de entrar em linha de produção.


2. Produção
O processo de produção começa com a selecção de vários tipos de borracha juntamente com óleos especiais, carbono preto, pigmentos, antioxidantes, silicone e outros aditivos que serão combinados para oferecer as características desejadas. Compostos diferentes são usados para diferentes partes do pneu. Uma máquina chamada Misturador Banburry transformará estas várias matérias primas para cada composto em uma mistura homogénea com a consistência da borracha. O processo de mistura é controlado por computador para assegurar a uniformidade da mistura. Os compostos são então enviados para máquinas que irão produzir cada parte do pneu.
Após isto, começa a montagem do pneu. O primeiro componente a ir para a montagem é o perfil interno (innerliner), uma borracha especial que é resistente ao ar e à penetração e que tem a forma de um tubo interno. Depois vem a lona e cinta que geralmente são feitas de poliéster e aço. Lonas e cintas dão ao pneu força e flexibilidade. As cintas são cortadas em ângulo preciso para atender as características desejadas do pneu. Fios de aço revestidos de bronze são colocados em dois arcos os quais são implantados na parede lateral do pneu para formar o talão o qual irá assegurar o perfeito assentamento do pneu no aro. A banda de rodagem e as paredes laterais são colocadas sobre as lonas e cintas e depois todas as partes são unidas firmemente. O resultado de tudo isto é chamado de PNEU VERDE ou INCURADO.
A última etapa é curar o pneu. O PNEU VERDE é colocado dentro de um molde e é "enchido" para pressioná-lo contra o molde, formando assim o desenho da banda de rodagem e as informações na lateral do pneu. Depois o pneu é aquecido à temperatura de 150 graus por 12 a 15 minutos vulcanizando-o para ligar todos os componentes e curar a borracha. Pneus maiores e Off Roas podem levar mais de um dia para curar.
Todos os pneus são então inspeccionados, e amostras aleatórias são retiradas da linha de produção e testadas. Algumas passam por Raios X, algumas são cortadas, outras são enviadas para testes com rodas e outras são testadas em pistas para avaliar o desempenho, maneabilidade, desgaste, tracção e segurança.

RELACIONAMENTO ENTRE A PERFORMANCE DOS PNEUS E RODAS

Associação de Pneus e Rodas (TRA Tire and Rim Association)

Com o objetivo de manter a consistência e uniformidade das medidas de pneus, representantes dos maiores fabricantes de pneus criaram a Tire and Rim Association (Associação de Pneus e Aros) nos EUA. A TRA tem estabelecido especificações técnicas que são baseadas em princípios de engenharia e ensaios práticos. Todo ano é publicado O TRA YEARBOOK o qual contém todas as Normas TRA e informações relacionadas aprovadas pela Associação. Estas normas incluem:

• Características dos pneus
• Relação de carga dos pneus
• Dimensões
• Ensaios
• Largura do Aro
• Desenho e medidas das rodas

Normas no sistema métrico são estabelecidas através de uma associação similar chamada EUROPEAN TIRE AND RIM TECHNICAL ORGANIZATION (ETRTO). A medida da largura do aro aprovada para cada tamanho de pneu tem sido cuidadosamente selecionada pela TRA e ETRTO. Por exemplo, o P255/50VR16 é aprovado para ser montado em rodas de 6 1/2 a 10 polegadas. Experiências anteriores e práticas de engenharia têm mostrado que rodas fora destas medidas provocarão esforços no pneu de modo que o mesmo terá um desempenho não satisfatório e estarão sujeitos a uma potencial falha

ESTRUTURA DO PNEU



Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;

Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;

Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;

Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. A sua função é garantir a área de contacto necessária entre o pneu e o solo;

Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contacto directo com o solo. Os seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tracção, estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

Nervura central: proporciona um contacto "circunferencial" do pneu com o solo.

PNEU COM VISTA EM CORTE



COMO IDENTIFICAR UM PNEU





PRINCIPAIS MEDIDAS A SEREM OBSERVADAS NOS PNEUS






EXEMPLO 1 - Identificação pelo Código do Pneu (voltar)

LT245/75R16 108/104N



EXEMPLO 2 - Identificação pelo Código do Pneu

33 X 11,50 X 16 LT 6PR



OUTROS CÓDIGOS ENCONTRADOS NOS PNEUS



TABELA DE ÍNDICE DE VELOCIDADE MÁXIMA



TABELA DE CARGA MÁXIMA ADMITIDA POR PNEU



APLICAÇÕES

Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo:

PNEUS DE ALTA PERFORMANCE:
Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco conforto.

PNEUS CONVENCIONAIS:
São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade.

PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO):
São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem.

PNEUS OFF ROAD:
São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem.

DESENHO DA BANDA DE RODAGEM



NERVURA CENTRAL:
Mantém um contacto "circunferencial" do pneu com o piso (Manobrabilidade, aderência)

BLOCOS:
Também chamados de biscoito, proporcionam tracção e travagem
SULCOS:
São responsáveis pela drenagem (expulsão) da água e lama
DRENOS:
São sulcos auxiliares que levam a água para fora da área de contacto do pneu com o solo, aumentando a aderência em piso molhado
COVAS:
Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor do pneu
RELAÇÃO ENTRE ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS):
-Pneu com proporção de áreas vazias (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou com lama ou areia.
-Pneu com proporção de áreas cheias (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso de asfalto seco.
DIAGONAL X RADIAL

A principal diferença entre um pneu diagonal e um radial está na sua carcaça: o pneu diagonal (convencional) possui uma carcaça constituída de lonas têxteis cruzadas umas em relação às outras; a carcaça do pneu radial, por sua vez, constitui-se de uma ou mais lonas com cordonéis em paralelo e no sentido radial. As cintas de aço sob a banda de rodagem possibilitam a estabilidade dessa estrutura.
O pneu radial tem por vantagens: maior durabilidade; melhor aderência; maior eficiência nas travagens e acelerações e economia de combustível.

MANUTENÇÃO

SEGURANÇA

Os pneus são a única parte do carro que tem o contato direto com o piso. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho melhor e seguro, os pneus devem estar com a pressão indicada pelo fabricante, profundidade dos sulcos adequada e o alinhamento e balanceamento das rodas corretos.
Verificar os pneus regularmente é uma etapa importante para garantir sua segurança . O ideal é fazer uma inspeção semanal nos pneus. Se você utiliza estrada com piso ruim ou dirige longas distânciass regularmente, então você deve inspecionar seus pneus com mais frequencia. Inspecione sempre seus pneus antes de uma viagem. Será mais fácil encontrar um problema pequeno, tal como um prego em seu pneu, e repará-lo antes de que ele se transforme num problema mais caro e mais complicado.
Assegure-se de que somente pessoal de serviço corretamente treinado e equipado execute alguma manutenção no pneu de seu veículo (consertos, trocas, rodízios, alinhamento e balanceamento).

SINAIS DE DESGASTE NOS PNEUS

A falta de manutenção nos pneus pode levar ao desgaste prematuro e também à problemas mais sérios como um estouro. Outros factores podem também afectar o desgaste do pneu. Peças gastas da suspensão e a falta de alinhamento do veículo tem um papel directo no desempenho do pneu.
Saiba reconhecer os principais sintomas de problemas com os pneus através da análise do desgaste dos mesmos:



SINAIS DE PROBLEMAS AO DIRIGIR:

RUÍDO INCOMUM, VIBRAÇÃO OU BATIDA:
Pode indicar uma cinta radial separada, roda desequilibrada ou pneu mal montado

VOLANTE PUXA PARA UM LADO:
Pode indicar diferença de pressão entre os pneus, cinta radial separada ou desalinhamento das rodas.
INSPECÇÃO NA BANDA DE RODAGEM
Quando você verificar a pressão de ar em cada pneu, inspeccione visualmente a BANDA DE RODAGEM e as PAREDES LATERAIS do pneu para verificar o desgaste e detritos que podem ter penetrado no pneu.
Os pneus dependem das boas condições da BANDA DE RODAGEM para manter a tração e para drenar a água em pisos molhados. A profundidade do sulco deve ser verificada para ver se há desgaste excessivo ou desigual. Faça a medida da profundidade com uma régua pequena. Faça a verificação das medidas em duas posições da banda de rodagem: na borda e no centro. As leituras desiguais indicam pressão imprópria do pneu ou a necessidade de alinhamento das rodas. Quando o sulco atingir 1,6mm de profundidade é hora de substituir por pneus novos
            
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS

Verifique a pressão dos pneus uma vez por semana. Você pode fazê-lo nos postos de gasolina mas, o ideal é que você faça a medição antes de rodar com o veículo enquanto os pneus estiverem FRIOS. A pressão recomendada pelo fabricante é para pneus FRIOS.
Medir a pressão com os pneus quentes pode resultar em diferenças de até 5 PSI.
Veja a pressão de ar recomendada pelo fabricante do veículo na coluna da porta do motorista, dentro do porta luvas ou manual do fabricante do pneu e obedeça sempre a pressão máxima indicada nos pneus. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for conduzir com o veículo carregado.
Em condições normais, um pneu pode perder até 1 libra de pressão por mês. Mais do que isso pode indicar algum problema como furo ou vazamento de ar.
            
MANUTENÇÃO DE PNEUS
Há procedimentos de manutenção de pneus que somente profissionais treinados devem fazer, porque eles têm as ferramentas e o conhecimento apropriados. Entretanto, compreender estes procedimentos podem ajudá-lo na hora de contratar serviços especializados de manutenção.

Rodizio dos Pneus
Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos trabalham com cargas, esterçamento e frenagens diferentes ocasionando desgastes desiguais. Para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, é essencial fazer o rodízio dos pneus do seu veículo conforme recomendação do fabricante quanto a quilometragem e disposição dos pneus no rodízio.
Balanceamento das Rodas
Rodas correctamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Quando as rodas são balanceadas, normalmente a cada 10.000 km, pesos são colocados nas rodas para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus e após a colocação de pneus novos.
Alinhamento das Rodas
Cada veículo tem uma especificação apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam desigualmente, tornando-os inseguros e causando um consumo de combustível maior. Você deve verificar o alinhamento da roda de acordo com a recomendação do fabricante. Um veículo está com as rodas desalinhadas quando ao dirigir em linha recta, o veículo "puxa" para um dos lados.

http://www.seuguiadecidades.com.br/zaquine/materias/materia.htm
« Última modificação: 27 de Abril, 2010, 13:04:48 por wviegas »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #1 em: 28 de Abril, 2010, 11:58:56 »
Obrigado Viegas... é um muito bom artigo o que estás a partilhar aqui...


Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #2 em: 08 de Maio, 2010, 23:12:31 »
Tópico muito porreiro! Isto devia estar em Sticky
« Última modificação: 08 de Maio, 2010, 23:13:10 por frederico.silva2 »

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #3 em: 08 de Maio, 2010, 23:41:19 »
Tudo dito.

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #4 em: 09 de Maio, 2010, 12:58:25 »
porreiro, tópico sticado.  O0

Offline wviegas
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 175
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI Ghia MK6
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #5 em: 12 de Maio, 2010, 00:20:04 »
fiquei a saber que os meus da frente 195/50R15 82V aguentam ate 240km/h e os de tras 195/50R15 82H ate aos 210km/h... :D

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #6 em: 12 de Maio, 2010, 00:32:15 »
Claro!! Isso é assim para poderes fazer burnout! :D :D ^-^

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Tudo Sobre Pneus!
« Responder #7 em: 12 de Maio, 2010, 00:43:20 »
tanto no fiesta como no booty, os meus pneus são de 210kmh :)

Offline Anubysking
  • 45cv
  • Mensagens: 2
  • Feedback: +0/-0
Re: Tudo Sobre Pneus!
« Responder #8 em: 27 de Agosto, 2014, 18:14:04 »
Boas pessoal... Tenho aqui uma duvida sobre uma alteração que fiz no fiesta. Aumentei a dimensão dos pneus para maior conforto e aderência. Passei de 195\45 r16 para 205\50 r16. O problema agora é que não sei qual a pressão mais indicada para esta medida... Eu ando a usar 2.5 à frente e 2.3 atrás quando sem carga, e 2.4 atrás com carga... Na vossa opinião, estou a fazer bem, ou estou totalmente fora de medida? Lol

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Tudo Sobre Pneus!
« Responder #9 em: 27 de Agosto, 2014, 18:23:49 »
Boas pessoal... Tenho aqui uma duvida sobre uma alteração que fiz no fiesta. Aumentei a dimensão dos pneus para maior conforto e aderência. Passei de 195\45 r16 para 205\50 r16. O problema agora é que não sei qual a pressão mais indicada para esta medida... Eu ando a usar 2.5 à frente e 2.3 atrás quando sem carga, e 2.4 atrás com carga... Na vossa opinião, estou a fazer bem, ou estou totalmente fora de medida? Lol

Estás totalmente fora, além de arranjares erro no velocímetro, arranjas também um belo chumbo na inspecção e problemas com a polícia. Só podes colocar as medidas que tens no livrete.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Tudo Sobre Pneus!
« Responder #10 em: 27 de Agosto, 2014, 18:29:38 »
Boas pessoal... Tenho aqui uma duvida sobre uma alteração que fiz no fiesta. Aumentei a dimensão dos pneus para maior conforto e aderência. Passei de 195\45 r16 para 205\50 r16. O problema agora é que não sei qual a pressão mais indicada para esta medida... Eu ando a usar 2.5 à frente e 2.3 atrás quando sem carga, e 2.4 atrás com carga... Na vossa opinião, estou a fazer bem, ou estou totalmente fora de medida? Lol

Estás totalmente fora, além de arranjares erro no velocímetro, arranjas também um belo chumbo na inspecção e problemas com a polícia. Só podes colocar as medidas que tens no livrete.

tudo dito...

Se o teu problema é conforto, então para passares para perfil 50 tens de meter a medida 195/50r15 que é a normalmente averbada para os Fiestas... isto se a tiveres no livrete claro  O0