Garagem do Clube

Autor Tópico: Volantes de motor  (Lida 625 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ask-me
  • Visitante
Volantes de motor
« em: 14 de Fevereiro, 2004, 18:45:25 »
Citar
Pois... nesse caso vejo-me forçado a discordar frontalmente do q dizes. Efectivamente, mexeres no volante do motor não vai ter nada a ver com a relação final... mas também não te vai fazer variar a relação entre a velocidade e o regime do motor. Isso depende apenas de 3 factores: relação de caixa, relação final e perímetro da roda. Se o teu carro faz 180 às 5000 em 5ª com um volante de motor com 10 kg, irá fazer exactamente as mesmas 5000 rpms a 180 em 5ª com um volante de motor de 4 ou 5 kg desde que não mexas nas 3 grandezas q referi anteriormente.


Sim... de facto tens razao... altera a inercia.. mas ao alterar a inercia a top speed nao sai prejudicada ? Agora fiquei confuso.. sempre ouvi dizer que aligeirar o volante do motor fazia perder top speed... Mas estamos sempre a aprender...

Alguem pode dar aqui uma luzinha ?

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Volantes de motor
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro, 2004, 04:14:20 »
Boas,

O q vou postar relativamente a esse assunto é fruto da minha opinião pessoal (e como tal discutível), baseada na "digestão" das várias explicações teóricas q tenho vindo a apanhar: a redução do momento de inércia de um volate de motor não faz perder vel de ponta... no entanto, decerto aparecerão várias pessoas a rebater isto, até pq conheço (poucos) casos de pessoas q meteram um volante de motor mais leve e juram a pés juntos q perderam top speed.

De qq forma, pensem na seguinte kestão hipotética: têm 2 carros exactamente iguais, com "rodas" com o mesmo diâmetro, largura e offset só que, por diferença no modelo das jantes, as 4 rodas de um pesam 40 kg e as 4 rodas de outro pesam 60 kg... qual acham q vai ter mais ponta? A diferença será significativa? Por estranho q possa parecer, esta kestão assemelha-se mesmo muito à do volante de motor visto estarmos a falar sempre de momentos de inércia de elementos q têm q ser acelerados (também) angularmente quando se pretende que um carro ande mais depressa.

Nota que nada do q eu acabei de postar tem a ver com a kestão do peso do volante de motor vs. alteração da relação vel/rpms!

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Ask-me
  • Visitante
Volantes de motor
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro, 2004, 12:27:11 »
Quanto as jantes serem mais leves pouco deves notar.. mas lembra-te que uma pequena alteração no volante do motor implica uma grande diferença nas rodas!

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Volantes de motor
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro, 2004, 16:21:13 »
Boas,

A influência q as alterações de massa no volante de motor têm na aceleração tb vão depender bastante das relações de cx, por exemplo... quando comparas um carro de série com um exactamente igual mas com o volante aligeirado, as diferenças serão muito mais notórias nas relações mais baixas, visto ser nestas q a aceleração angular imposta ao VM é mais elevada.

www.pumaracing.co.uk

O Sr. responsável por esse site tem uma abordagem bastante científica e esclarecedora relativamente a alguns assuntos, entre os quais a problemática da massa dos volantes de motor. Não posso dizer q subscreva tudo o q ele lá diz, mas enfim... plo menos há lá mta info capaz de alimentar o processo de pensamento acerca do assunto  :wink:

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.