Boas,
O q vou postar relativamente a esse assunto é fruto da minha opinião pessoal (e como tal discutível), baseada na "digestão" das várias explicações teóricas q tenho vindo a apanhar: a redução do momento de inércia de um volate de motor não faz perder vel de ponta... no entanto, decerto aparecerão várias pessoas a rebater isto, até pq conheço (poucos) casos de pessoas q meteram um volante de motor mais leve e juram a pés juntos q perderam top speed.
De qq forma, pensem na seguinte kestão hipotética: têm 2 carros exactamente iguais, com "rodas" com o mesmo diâmetro, largura e offset só que, por diferença no modelo das jantes, as 4 rodas de um pesam 40 kg e as 4 rodas de outro pesam 60 kg... qual acham q vai ter mais ponta? A diferença será significativa? Por estranho q possa parecer, esta kestão assemelha-se mesmo muito à do volante de motor visto estarmos a falar sempre de momentos de inércia de elementos q têm q ser acelerados (também) angularmente quando se pretende que um carro ande mais depressa.
Nota que nada do q eu acabei de postar tem a ver com a kestão do peso do volante de motor vs. alteração da relação vel/rpms!
1 abraço, fikem bem.
Gonçalo D.