Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - 3ª luz de Stop Fiestas - MK3/4/5  (Lida 12452 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
DIY - 3ª luz de Stop Fiestas - MK3/4/5
« em: 28 de Junho, 2007, 00:48:29 »
Eu sei que não tem muito que saber, mas já vi por aqui quem não soubesse como fazer, por isso ao fazer tirei umas fotos e cá estão. A principal razão de eu criar este DIY foi porque um user não sabia quais eram os fios de cada luz, na ficha. Posto isto, juntei tudo o resto e pronto.

Adquiri uma 3ª luz de stop com 36 led's no StationMarché e meti mãos a obra.

Como eu não gosto das coisas a dar nas vistas e gosto de fazer as coisas bem feitas, comecei por tirar as duas molas que seguram o forro do tecto, para não danificá-lo ao puchar para baixo, para passar o fio da lampada. As molas têm duas partes uma da cor do tecto qeu se tira primeiro e depois tem outra preta que também tem que sair.



Furei a tampa do meio da mala, junto ao vidro, para que o fio passe desencostado da chapa e não se corte e passei-o pelo buraco da tampa e para dentro da moldura da tampa da mala..



Tirei o passador de fios do lado esquerdo e passeio o fio por ele. Passei no do lado esquerdo porque é mais largo e só tem um fiozito fininho, logo é mais facil de passar. No do lado direto tem um cabo que ocupa todo o passador.
(Isso castanho não é ferrugem, é mm falta de um banho, já para aí à uns 2 meses)



Depois passam o fio pelo orificio que há entre a chapa e o forro do tecto, puchando ligeiramente o forro junto à borracha. Podem puchar mais porque tiraram as molas e não estragam. Fazem o mesmo na lateral, passando por baixo da borracha. Eu dei mais um geitunho e passei para baixo do plastico que forra o pilar C, para nunca sair de lá.



Só custa um bocadito a  passar na zona junto à chapeleira, mas não é nada que não se faça.

Depois de passar o fio, colei o stop na porta, pq ele vinha com uns autoculantes, mas passado umas horas ele já tava a começar a descolar. Aí resilvi ser mais radical. Fiz uns furos e pronto, ficou firme. Tive que fazer um furo na parte de fora e na parte de dentro. O da parte de fora foi para conseguir passar uma chave de fendas para apertar o parafuso e claro, um furito na chapa, mas mais fininho, para o parafuso ficar bem firme. Na imagem vê-se bem o que falo.



O resultado é este:



Parece aceso, mas não, é do flash. Ficou mesmo à maneira, pq ficou juntinho à borracha e já na parte curva da tampa da mala.



Havia algúem que perguntou quais eram os fios dos stop's, porque queria ligar uma 3ª luz de stop. Foi por causa desse user que decidi fazer este DIY.

Agora vem a parte da "electricidade". Retira-se a ficha na optica (fácil, é só apertar o arame e aquilo sai sem dificuldade e o mesmo para voltar a colocar). Depois aperta-se uma mola a meio e sai o conjunto das luzes.

Como os fios de corrente estão desligados, nem precisam de se preocupar em queimar nada (lampadas ou fusiveis).

Ligam o fio às riscas, ou seja o positivo (normalmente preto e branco ou vermelho e branco) ao filamento assinalado a vermelho (nesse filamento utilizei aquelas chapa/porca das colunas). O fio preto ligam ao filamento marcado a verde (fiz parecido, enfiei o fio e depois apertei um parafuso entre o plastico e a chapa, mas depois vou fazer um buraco no meio do filamento e colocar um parafuso e uma anila, pa ficar como o outro, que fica melhor).

O esquema geral. Tem marcados os contactos positivo (seta vermelha) e negativo (seta verde), para quem queira ligar de outra forma (como por exemplo, cortando os fios e ligando...)



Esquema do positivo:



Esquema no negativo:



Depois é só por tudo no lugar e dar ao pedal. O resultado é este:


Shot with KODAK Z700 ZOOM DIGITAL CAMERA at 2007-06-27

Desculpem a qualidade de algumas imagens, mas isso é porque uma parte foi feita fora de casa e as fotos são do telemovel e o que fiz depois em casa já foi com a maquina fotográfica.
« Última modificação: 18 de Janeiro, 2013, 15:57:19 por acm »

Offline ffst
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 139
  • Feedback: +0/-0
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #1 em: 28 de Junho, 2007, 11:43:54 »
Cm nem todos percebemos do assunto, fica aqui mais um excelente DIY  O0

Offline andrems
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 225
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.8TD Boss
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #2 em: 28 de Junho, 2007, 13:56:46 »
epah xelente DIY!
pena e ter sido so agr! era eu k tinha as duvidas dos cabos, e acabei por conseguir axar os fios, e liguei ja a algum tempo ;)
obrigado na mesma.
abraço

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #3 em: 28 de Junho, 2007, 14:52:28 »
epah xelente DIY!
pena e ter sido so agr! era eu k tinha as duvidas dos cabos, e acabei por conseguir axar os fios, e liguei ja a algum tempo ;)
obrigado na mesma.
abraço

Eras tu que perguntavas sobre os fios e eu te disse para experimentares com um multimetro e outra pessoa a travar, para encontrar os fios?

Afinal aquilo era mais simples que eu pensava. Nem protecção tem. Eu pensava que ficava lá tudo escondidinho e afinal... Mas pronto, pode servir pa outros.

Offline putoeskesito

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 708
  • Feedback: +0/-0
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #4 em: 30 de Junho, 2007, 22:07:52 »
boas rui grande DIY apesar de eu ja o ter feito no meu mk3 e digo-te k tem umas ligeiras diferenças no entanto axo k no mk3 so mm com outra pessoa a travar é k consegues ver kal é a luz d stop uma vez k tens d usar os fios k vão ate ao farolim pk o suporte das lampadas não serve pa ir retirar sinal! ja agora kt t custou essa luz d stop e onde a compras-t?

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #5 em: 01 de Julho, 2007, 03:18:45 »
Foi no StationMarché em Ourém e custou 11€ e qq coisa.

Já tinha visto outras, mas eram daquelas que têm um suporte a meio, articulado, que fica muito afastado e não gostei, tal como o preço, a cima de 20€. Esta encontri-a por acidente.

Mas também lá havia outra que custava 9€ e tal, igual, mas com um nadinha menos de metafe do tamanho desta. Salvo erro 12 led's.

Offline Fiesta GA

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1137
  • Feedback: +0/-0
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #6 em: 07 de Julho, 2007, 07:14:55 »
bom trabalho lol! eu so gosto dos ke vêm nos ailerons mas esse ficou bem escondidionho LOL >:D tou a ver ke a malta ja anda com mt ke fazer aos fds so diy novos e tals ou eu ke ando bem desactualizado >:D

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: 3ª luz de Stop MK3/4/5
« Responder #7 em: 07 de Julho, 2007, 10:44:52 »
bom trabalho lol! eu so gosto dos ke vêm nos ailerons mas esse ficou bem escondidionho LOL >:D tou a ver ke a malta ja anda com mt ke fazer aos fds so diy novos e tals ou eu ke ando bem desactualizado >:D

Pois, eu tb gosto mais deles no aileron, mas essa ideia nem me passou pela cabeça, pq tinha que andar a cortá-lo e depois tinha que o furar, para passar o fio e isso não é nada facil, pq (se não me engano) o aileron é massiço e não dava para passar, senão fazendo um corte e depois fibrar, para tapar o corte...

Não gosto dessas invenções.

Se calhar ainda vou tirar o stop e fazer um furo na chapa e passar o fio por ele, para não passar à vista. Coloco-o por baixo da luz e fica melhor, mas isso é qdo tiver paxorra. Obrigado pelo elogio.  O0

Offline Deelite

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 65
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - 3ª luz de Stop Fiestas - MK3/4/5
« Responder #8 em: 18 de Julho, 2017, 20:06:17 »
Gostava de fazer esta mod. Não há maneira de arranjar fotos ou um site onde possa ir?

Peço desculpa pelo desenterranço mas cheguei agora e a maioria dos tópicos são antigos e sem imagens.

Offline André Mira

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5803
  • Feedback: +8/-0
Re: DIY - 3ª luz de Stop Fiestas - MK3/4/5
« Responder #9 em: 19 de Julho, 2017, 11:00:05 »
Infelizmente é um dos problemas que nos estamos a deparar quando visualizamos os DIY antigos.
Antigamente os utilizadores do fórum em grande parte utilizavam o imageshack que, recentemente (coisa de 2 anos) fechou a sua utilização pública e passou-a a paga. Acontece que grande parte das fotos colocadas como dito anteriormente foram todas "ao ar".

Alguns dos membros antigos ou já não participam ou já não têm acesso ao email com que estavam registados. Alguns utilizadores foram já notificados para nos dar um apoio e se possível nos fornecer as imagens dos tutoriais para que nos possamos alojar internamente no nosso servidor.

Nesta situação, deste tópico DIY é mais complicado obter as fotos pois infelizmente o nosso grande amigo Rui Tomé já não está entre nós há alguns anos.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
« Última modificação: 19 de Julho, 2017, 11:01:12 por acm »