Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.  (Lida 37165 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #25 em: 28 de Outubro, 2007, 20:09:25 »
...
Botão do polegar solto?! ??? Que botão é esse?
Pronto, foi o nome que arranjei para aquele botão do travão de mão que tens que carregar
para destravar. Suponho eu que num pião (o único que fiz até hoje não foi intencional :))
tenhas o botão sempre premido, para ser mais rápido destravar. Portanto, se adicionares
mais um interruptor (do tipo "normalmente fechado") no tal botão, em série com o que já
montaste, ele só vai deixar abrir se o travão de mão estiver puxado E o botão estiver solto.

To mesmo a ver que não me conheces, ainda aki estás à puco.
Eu disse akilo na brincadeira. Não me faz diferença nenhuma que akilo abra quando estou a puchar serrote. Eu nem sequer faço piões. Foi mesmo só para... para... para... para nada.

Também era preciso ser artista. Uma mão para puchar o travão e outra para carregar no botão da mala e outra para segurar o volante. :idiot2: :idiot2: Fica-me a faltar uma mão :idiot2:
« Última modificação: 28 de Outubro, 2007, 20:11:56 por ruitome »

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #26 em: 28 de Outubro, 2007, 20:33:03 »
Sabes como é, durante um pião às vezes há objectos que caiem :)...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #27 em: 28 de Outubro, 2007, 23:35:39 »
Sabes como é, durante um pião às vezes há objectos que caiem :)...

Eu sei que o carro não é grande, mas com tanto sitio para acertar, ia logo acertar no botão. :-[

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #28 em: 29 de Outubro, 2007, 00:16:09 »
Sabes como é, durante um pião às vezes há objectos que caiem :)...

Eu sei que o carro não é grande, mas com tanto sitio para acertar, ia logo acertar no botão. :-[
Tou a ver que não conheces a Lei de Murphy... um dos corolários poderia ser "se houver um objecto dentro do veículo que possa cair, ele vai mesmo cair, na pior altura possível e da forma que causar mais estragos!" :)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #29 em: 29 de Outubro, 2007, 00:25:25 »
Sabes como é, durante um pião às vezes há objectos que caiem :)...

Eu sei que o carro não é grande, mas com tanto sitio para acertar, ia logo acertar no botão. :-[
Tou a ver que não conheces a Lei de Murphy... um dos corolários poderia ser "se houver um objecto dentro do veículo que possa cair, ele vai mesmo cair, na pior altura possível e da forma que causar mais estragos!" :)

Tá bem. Eu conheço essa lei, mas mesmo que a mala abrisse em andamento, a aerodinamica do carro não deixava abrir e para alé disso, como o meu tem aileron, ai é que não abria mesmo. Já agora, caia um raio em cima da minha cabeça, claro, que era para não estragar o carro. :D :D

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #30 em: 29 de Outubro, 2007, 01:33:27 »
Sabes como é, durante um pião às vezes há objectos que caiem :)...

Eu sei que o carro não é grande, mas com tanto sitio para acertar, ia logo acertar no botão. :-[
Tou a ver que não conheces a Lei de Murphy... um dos corolários poderia ser "se houver um objecto dentro do veículo que possa cair, ele vai mesmo cair, na pior altura possível e da forma que causar mais estragos!" :)

Tá bem. Eu conheço essa lei, mas mesmo que a mala abrisse em andamento, a aerodinamica do carro não deixava abrir e para alé disso, como o meu tem aileron, ai é que não abria mesmo. Já agora, caia um raio em cima da minha cabeça, claro, que era para não estragar o carro. :D :D

Caia era um raio em cima da tua cabeça e outro em cima do carro :)

Offline revolt
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 59
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #31 em: 17 de Abril, 2008, 18:50:27 »
Boas

desculpem desenterar o topico

mas eu estive a pensar e sera que nao sera mais facil ligar a luz do travao de mao e assim so passa corrente no fio com ele puchado ?
 ou a minha ideia nao é viavel?


cumprimentos
« Última modificação: 17 de Abril, 2008, 18:51:04 por revolt »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #32 em: 18 de Abril, 2008, 23:46:07 »
É possível que se possa fazer assim, mas é preciso veres se o sinal que lá tens naquela ficha junto ao travão (por baixo do fole) é massa ou corrente.

Eu não gosto de misturar as coisas e por isso decidi fazer assim. Deu mais trabalho quase de certeza, mas não há a mínima interferência com as luzes do painel...

Já na altura que eu fiz isto, houve pessoal que colocou essa hipotese, mas ou ninguém fez esta alteração (mas com a luz) ou não a colocaram cá.

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #33 em: 19 de Abril, 2008, 13:14:20 »
Mr. Rui Tobias já aqui há uns tempos foi apresentada algures aí num tópico, uma melhor forma de fazer apenas recorrendo a um relé. é certo é que na altura ninguem tinha postado como fazer antes de te lançares à aventura  O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #34 em: 20 de Abril, 2008, 01:23:08 »
Sim?!?!...

Não percebi a tua resposta. Tás a dizer o mesmo que eu disse.

Explica-te lá melhor.

Offline carlosrodrigues1991
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 92
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #35 em: 14 de Dezembro, 2011, 19:12:48 »
muito bom DYE parabéns : )

Vou tentar fazer...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #36 em: 31 de Janeiro, 2012, 19:08:10 »
O botão do travão não tem nada a ver. Apenas a posição baixa ou mais alta do travão interfere. Na posição do primeiro trinco é quando do travão é que a mala passa a abrir.

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #37 em: 02 de Março, 2012, 16:00:17 »
O tipo de modificações que curto... conforto :)...
Mas o teu carro é um Ghia, certo? Porque nos outros só mesmo indo lá
atrás com a chave. ...

Não, é Ghia, é o Techno. Muitos Techno vinham com o botão. Mas pelo que sei, alguns não funcionavam bem e a Ford a certa altura deixou de os colocar. A maioria dos MK5 não tem.

Quanto às modificações, eu em primeiro lugar, coloco as de conforto e depois as estéticas, mas qualquer uma delas, discretas e que não alterem muito o estilo de origem.

Vê o meu projecto:
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=10476.0

... além do travão puxado, também o botão do polegar estiver solto ;) ...

Botão do polegar solto?! ??? Que botão é esse?


agora que tenho o meu fiesta na oficina, eles deram-me um carro de cortesia, que é um fiesta igual ao meu, mas a zagolina 1.25...

e tem abertura automática com o botão  :tickedoff: e o meu não tem  :tickedoff: :tickedoff:


mas não funciona, ou melhor, não funcionava, porque fui ver melhor, abri o plástico da porta da mala e fui ver o motorzinho (solenóide) e fiz o veio da solenóide andar pra dentro e pra fora umas vezes com a mão. Depois fui experimentar outra vez a abrir pelo botão, e já está! funciona.

o problema deles é que provavelmente encravavam bastantes vezes e a ford deixou de meter os motorzecos pra não haver mais chatices. Mas é pena porque deve ser algum pequeno defeito na construção, ou no material, destes solenóides que impediu que os deixassem continuar a montar.



quando tiver outra vez o meu carrito bom, vou ver se convenço o homem a vender-me o conjunto da solenoide mais o trinco deste carro para o meu (suponho que possa manter o canhão da chave, senão se tiver que o mudar, tenho que andar com duas chaves)

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #38 em: 02 de Março, 2012, 19:11:18 »
a fechadura não muda nada  ;)

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #39 em: 04 de Março, 2012, 15:32:45 »
sim, as fechaduras parecem-me ser iguais, mas o que ainda não vi bem é como se tira a própria fechadura. Mais propriamente o cabinho de aço que vai da Fechadura - Trinco da porta.

Tenho que ver como vou desacoplá-lo.