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Autor Tópico: DIY - Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.  (Lida 33750 vezes)

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Offline ruitome

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Boas Fiestomaniacos.

Depois de algum tempo lá me decidi a colocar mãos à obra e fazer uma MOD que já tinha pensado à algum tempo.

Problema:
A abertura da mala só abre com o motor desligado, o que muitas vezes é chato. Para por akilo directo, pode abrir em andamento, o que é chato. :-\

Solução:
Colocar um interruptor no travão de mão e 12v "always on" no interruptor.

PARTE I - Parte "mecânica"
Material:
- 1 interruptor de porta (para o travão de mão)
- 10x10 cm de chapa/aluminio (para o suporte do interruptor)
- 2 ligadores femea (para o interruptor do travão)
- 1 ligador macho (para fazer o chante na caixa dos fusíveis)
- 1 ligador de electricidade (opcional) (para isolar o fio original da corrente)
- 60 cm de fio de 2 condutores (para ligar do travão ao interruptor original)
- 20 cm de  fiode 1 condutor (para fazer a ligação na caixa de fusíveis)
- Fita isoladora qb

Ferramentas:
- Chave de bocas (para desafinar o travão)
- Chave de caixa (para desapertar o travão)
- Chave de de fendas (para desapertar a caixa de fusíveis)
- Alicate de corte
- Alicate universal (para apertar os ligadores)
- Multimetro (para os desconfiados. :D Eu precisei para verificar como funcionava tudo)

O travão de mão originalmente.


Estive lá com o multimetro no botão e tb o desmontei para ver como akilo é por dentro.

O esquema da ficha é o seguinte:


Akilo tem que se fazer chegar os 12v constantes ao interruptor, ou seja ao contacto marcado a verde.

Depois é só colocar um interruptor de porta (no fio onde está a bola vermelha) para colocar no travão de mão, ao pé do outro (mas convem ser isolado, para não interferir com o outro que faz acender a luz no tablier, ou então fazer um batente em plastico) e fazer seguir o fio até ao contacto azul.

Depois disto já têm um interruptor da mala a abrir tanto com o motor parado como em cuncionamento, mas apenas qdo o travão está puchado.

PS: Cuidado quando tão a fazer piões, não carreguem no botão, senão a mala abre. :D :D :

Só por curiosidade, para quem nunca desmontou akilo. A ficha e o botão desmontado (quidado com uma chapinha pequenina que cai de lá de dentro).




Fui comprar um interruptor de porta, mas dos que são todos isolados e não dos que têm os contactos visiveis. É mais seguro e mais facil de fixar.


Depois fiz uma capinha de chapa para o fixar, porque não o consegui desmontar e tive medo de o furar e fazer algum curto circuito e não ficar a funcionar bem. Ainda se nota as marcas da tentatica de soldar o interruptor. A ideia era colocá-lo ao contrário e fazer o contacto no chão. Era mais simples, mas akilo não agarrou e por isso tive que mudar a estratégia.


Depois coloquei uma chapa em L (convem ser forte para não dobrar com a pressão do botão.)




Ainda se nota aki (seta amarela) a tentativa de soldar o interruptor. A marca vermelha foi o furo que fiz para fixar akela chapa onde está o interruptor.

Depois fiz uma chapa para fixar o botão. (já vão perceber a razão de ter este formato)


As marcas vermelhas é onde vai aparafusar o interruptor. Na marca azul é aproveitado o parafuso de fixação do travão ao chão. Na marca verde, vai servir para aparafusar ao furo que fiz na base do travão. Olhem que akilo custa a furar!

E com o interruptor já fixado à chapa. Atenção que devem ter quidado na fixação dele, porque o travão ao descer, faz um percurso em curva, e convem ficar inclinado, para não se estragar o botão. E também devem ter cuidado, para que ele faça a sua função.


Aki, podem ver porque é que a chapa tinha aquele formato todo manhoso. Podem também ver a posição que o interruptor foi colocado, para não o forçar, quando o travão desce. Se o colocarem o interruptor mais na vertical, o travão ao descer vai forçá-lo para a frente e depois estraga-se com o uso.


Outra  coisa que devem ter em atenção, é a distancia que colocam o interruptor, para que ele deixe de fazer contacto, quando se desce o travão.

O truque que usei foi o multimetro. Coloquei-o naquela posição de teste, em que ele manda sinal de um lado para o outro e ao tocares as pontas de prova manda um sinal sonoro. Encostei aos 2 contactos do interruptore fui descendo para testar o local indicado para o aparafusar.

Depois de terminar isso passei aos preparativos da parte electrica. Passei o fio já que não tinha o travão de mão no local, é mais facil passar o fio que vai ligar ao interruptor do travão.


Para conseguir passar o fio, foi preciso desaparafusar os 2 parafusos que fixam a consola da caixa de velocidades. Aqueles 2 parafusos da parte de trás.


Depois do travão colocado de novo e voltado a afiná-lo (atenção convem levantar as rodas de trás, para depois testar se não ficam muito presas...).

Com o interruptor em circuito aberto (encolhido). Não passa corrente e não deixa abrir a mala.


Com o interruptor em circuito fechado (esticado). Passa corrente e deixa abrir a mala.


Depois disso, foi colocar o fole da caixa e do travão e ficou tudo igual ao que estava. Não se nota nada. Ningém diz que akilo foi mexido.
« Última modificação: 18 de Janeiro, 2013, 15:36:21 por acm »

Offline Brian

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #1 em: 07 de Setembro, 2007, 23:00:26 »
Ta bakano...so tens e de ter umas aulas de tugues... :D :D :D :D

Offline CarpoPT

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #2 em: 07 de Setembro, 2007, 23:14:03 »
Nao te eskeceste de quando fores afinar o travao de mao tem de estar sempre nessa posiçao certo? senao byebye abertura da mala  O0

Epa tenho mesmo de acabar o DIY dos reles... (tinhas poupado a vontade 2 horas de trabalho.. era so ligar 4 fios..)

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #3 em: 08 de Setembro, 2007, 02:27:53 »
Nao te eskeceste de quando fores afinar o travao de mao tem de estar sempre nessa posiçao certo? senao byebye abertura da mala  O0

Epa tenho mesmo de acabar o DIY dos reles... (tinhas poupado a vontade 2 horas de trabalho.. era so ligar 4 fios..)

 :knuppel2: :knuppel2:

Uma é pelo primeiro paragrafo e a outra é pelo segundo, por nunca mais teres dado a aula. No outro post a barra "da espera" já está a ficar gasta. :D :D

Mas a afinação do travão não influencia nada. Ora então aki vai uma pic para explicar melhor.


As marcas azuis são a fixação do travão ao chão do carro. Aquela estrutura onde está o interruptor esta aparafusada utilizando o parafuso de fixar o travão (ma paste de trás - marca azul esquerda) e na marca verde. Ou seja, independentemente da posição do travão, akilo não mexe. A unica coisa que meche é o próprio travão, que tem preso a ele o batente superior do interruptor, marcado a castanho.

O traço vermelho, é a marcação do cabo do travão, que está no lado de lá do travão (visto de cima, fica à esquerda). Quando se pucha o travão, o batente (marca castanha) sobe e deixa de fazer contacto com o interruptor e quando se destrava, ele desce e comprime o interruptor. A unica coisa que o cabo faz, é deslizar pela zona marcada a vermelho.

É preciso é ter em atenção, que quando se coloca o interruptor, o travão deve estar o mais baixo possível, e isso é quando o dente que segura o travão está na posição da seta cor de rosa. Esta é sim a unica questão disto tudo. Nesta posição, o interruptor tem que estar recolhido o suficiente para não deixar passar corrente, para que a mala não abra. Quando de pucha o travão, ele vai deixar passar corrente ainda antes do batente se ter afastado do interruptor. O meu só deixa de fazer contacto depois de comprimir cerca de 4mm. Têm que o fazer recolher um nadinha a mais, por questões de segurança.
« Última modificação: 08 de Setembro, 2007, 16:15:37 por ruitome »

Offline Terceiro Gémeo

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #4 em: 08 de Setembro, 2007, 13:28:12 »
muito bom sr rui!

sim senhora!

essa vai ser uma das proximas mods que irei fazer, agora quando n sei... já que por aki é mais facil encontrar uma galinha com dentes do que um interruptor de porta :tickedoff:

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #5 em: 08 de Setembro, 2007, 16:21:57 »
...
essa vai ser uma das proximas mods que irei fazer, agora quando n sei... já que por aki é mais facil encontrar uma galinha com dentes do que um interruptor de porta :tickedoff:

Vou abrir uma empresa de exportação de interruptores de porta para os confins do mundo, leia-se Porto e arredores. :D :D. Mas se não conseguires arranjar, eu posso mandar-te 1.

3€ e qq coisa pelo material, pra-í 1€ para o envio e 50€ de comição, por ser para amigos, pq senão eram só 25. Nunca ouviste dizer que os amigos são para as ocasiões! :D :D

Offline tiago blanquet
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #6 em: 08 de Setembro, 2007, 17:23:14 »
Tá fixe. Dá jeito. E dá trabalho.

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #7 em: 08 de Setembro, 2007, 17:56:51 »
Tá fixe. Dá jeito. E dá trabalho.

Dá algum, mas deu mais, porque eu tinha outra ideia para fazer akilo. inicialmente era para ser aparafusado com o interruptor para baixo, mas como não dava, tive a tentar soldar akilo, mas não deu na mesma, pq mal dei uma pancadinha para sair a carepa, soltou-se logo. Depois tive que fazer akilo. Estive, para fazer akilo tuso, com as tentativas e isso, umas 3 horas, mas tb não foi a correr e tive que alterar e pensar algumas coisas, que não estavam bem alinhavadas. Agora quem quiser fazer, já tem o projecto :D :D e é so po-lo em prática.

Offline tiago blanquet
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #8 em: 08 de Setembro, 2007, 19:10:33 »
Pra soldar a electrodo terias que rebardar um pouco o metal pra expor totalmente. Mas tambem nao sei bem que material é feito o travao de mao e que electrodo usaste mas e provavel que so tenhas conseguido umas "queimaduras de cigarro" no metal

Offline CarpoPT

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #9 em: 08 de Setembro, 2007, 23:01:03 »
Então quer dizer que com 2 trincos de travao de mao ja abres a mala?

Se for assim ta bem feito  O0

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #10 em: 09 de Setembro, 2007, 00:09:36 »
Então quer dizer que com 2 trincos de travao de mao ja abres a mala?

Se for assim ta bem feito  O0

Nem chega ao primeiro trinco. Os MK4 têm uma zona sem trincos. É essa a altura suficiente para ele começar a passar corrente. Pelo menos foi o que testei com o multimetro. Começou a conduzir  ligeiramente antes do primeiro trinco.

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #11 em: 09 de Setembro, 2007, 13:27:50 »
Amanhã em principio, já ligo o interruptor. Pelo menos já fica a abrir com o motor desligado, mas só com o travão puchado. O passo seguinte, deve ficar para depois.

Estava ali na minha sala de inspiração (leia-se WC) e lembrei-me de uma coisa que ainda não vi.

A corrente vai da frente passa pelo interruptor e depois passa para o motor da mala, ou vai ao motor da mala e depois é que vem ao botão e faz interruptor na massa? Alguém sabe?

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #12 em: 10 de Setembro, 2007, 20:25:33 »
Hoje voltei à carga e terminei o trabalho.

PARTE II - Parte electrica
Comecei por colocar o ligador que me faltava (porque se partiu ao tirar a capa isolante). E isolei, para proteger.


Depois saquei fora o fole da caixa e tirei a ficha do interruptor. Para tirar o interruptor é só puchar para cima para sair, ou empurrá-lo por de baixo para cima, pois têm o fole fora e têm acesso directo ao dito cujo.

Cortei o fio que está marcado com a bola vermelha, no esquema electrico da ficha do botão (na "Parte I" do DIY). Por aqui também conseguem ver qual é e liguei cada uma das partes do fio cortado a cada uma das pontas do fio que vem do travão. Bola vermelha, onde já estão 2 pontas ligadas e ligar também as pontas marcadas a verde.


Fica assim.


Coloquei umas sintas de aperto, para que aquilo não fugisse do sitio. Gostp das coisas bem feitas e bem seguras.


Na caixa dos fusíveis, na parte de tras, está lá um adaptador branco para fusíveis, encaixado na parte lateral com um fusível vermelho (15A).
Podem tirar o adaptador do fusível, para ser mais facil trabalhar com ele solto.

O Fio amarelo ligado a esse adaptador, é o neutro, e não mexam nele. O outro, o marcado a verde, cortem-no e isolem o fio, para não haver problemas, caso ele toque em alguma coisa (isto é importante, não vá o diabo tecê-las...). A outra ponta do fio, marcada a verde, liguem ao fio cinza, o fio marcado com a bola vermelha, mas na outra ponta, porque a que se vê, vai servir para ligar na parte da frente da caixa dos fusíveis. Caso não percebam, mais à frente já vão perceber.
 

Se repararem, na parte de trás da caixa de fusíveis há lá um chante entre os primeiros 3 encaixes de fusíveis. Podem ver na marca vemelha o encaixe livre e na marca amarela, que há uma zona azul, zona essa que faz a ligação do positivo dos 3 fusíveis.

Na marca vermelha, é onde esse fio cinza colocado será ligado para dar corrente ao botão da abertura da mala. No orificio livre, passei o fio, para não ficar com o fio a passar à frente e ficar mais estável.


Na marca vermelha está o fio de corrente original da alimentação do botão de abertura da mala. Tem um ligador, por duas razões, para ficar isolado e para o caso de querer ligar alguma coisa que só funcione com a chave desligada. Mas atenção, que é preciso colocar um fusível caso queiram usar este fio.

O fio cinza, já sabem o que é.

Na marca verde, está a ligação dos fios, o que liga ao suporte do fusível (marca rosa) da abertura da mala (aquele fusível 45, que está no manual do carro) e o novo fio colocado (marca cinza). Este suporte do fusível, é depois encaichado no local devido.


Aqui na zona marcada a amarelo, podem ver o fio já ligado. Mal se nota, quando se olha para a caixa de fusíveis. Também podem ver melhor o suporte do fusível que falei.


Nesta imagem, podem ver o fúsivel do sistema de abertura da mala. Assim, como foi usado o mesmo fusível, caso alguma coisa se estrague, ou o sufível se queime, é mais fácil de dar com ele, porque está no local horiginal (marca vermelha).
Para licalizarem melhor a posição da caixa de fusíveis e a posição do fusível, em frente a seta amarela é onde os parafusos apertam e na direcção da seta azul, onde estão os fusíveis à vista e onde se vê onde o novo fio foi ligado.


Espero que tenham gostado. Depois disto, é só colocar o fusível no local e usufrirem da nova funcionalidade. O0

A partir de agora, posso abrir a mala sempre que o travão esteja puchado, mesmo que seja no 1º trinco, independentemente de ter o motor parado ou a trabalhar.
« Última modificação: 10 de Setembro, 2007, 22:33:28 por ruitome »

Offline tddif2000
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #13 em: 11 de Setembro, 2007, 00:11:26 »
é só engenheiros :D :D :D

eu se me mete-se dentro do carro com um busca-pólos o desgraçado nunca mais andava :D :D :D :D :D :D :D

Offline Ruben_MK4

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #14 em: 11 de Setembro, 2007, 00:20:39 »
é só engenheiros :D :D :D

eu se me mete-se dentro do carro com um busca-pólos o desgraçado nunca mais andava :D :D :D :D :D :D :D


X2 LOLOLOL

Gabo-vos o tempo e a paciência, e admiro a vossa pachorra para fazerem esse tipo de serviço. Bela mod Rui!  O0

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #15 em: 11 de Setembro, 2007, 00:47:57 »
Eu antes tinha algum medo de mexer, mas akilo, salvo raras excepções, o pior que acontece é estoirar com fusíveis. Mas eu aprendi como funciona o multimrtro, pq as 2 cadeiras de electrónica, não serviram para nada, senão  fazer-me chumbar anos.

Agora sabendo utilizar decentemente um multimetro e não simplesmente como busca-polos, já consigo fazer mais umas coisinhas. Até estava a pensar fazer um analisador de polaridade, mas já não preciso.

Outra coisa que aprendi, foi a ver os fios (tb nunca tinha olhado com olhos de ver). Ver quais são do quê, os chantes entre eles, etc, etc, etc.

É como um ex-prof meu dizia, um engenheiro é uma pessoa que resolve problemas. Não sabe, mas consegue chegar à solução, mesmo que esta não seja a mais eficiente.

Tinha outro que dizia que não presisamos saber fazer, precisamos é do múmero do contacto de quem sabe. Aqui é onde vocês entram. O0

Offline tiago blanquet
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #16 em: 11 de Setembro, 2007, 02:23:29 »
Eu desde que enfiei o berbekim pelo cabo dos fios da igniçao no fiat e tive que tirar o tablier pra ligar tudo de novo, eu agora sinto-me invencivel...

Offline Ruben_MK4

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #17 em: 11 de Setembro, 2007, 03:24:21 »
Eu desde que enfiei o berbekim pelo cabo dos fios da igniçao no fiat e tive que tirar o tablier pra ligar tudo de novo, eu agora sinto-me invencivel...

 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #18 em: 11 de Setembro, 2007, 16:17:33 »
Agora e para acabar, cá ficam uns movies da coisa. Explicações basicas de como fiz e como funciona.

PARTE III - Explicações da instalação
1º passo - O interruptor no travão.
http://www.youtube.com/watch?v=qte_6evAhwo

2º passo - Fio do interruptor original até ao do travão e de volta ao interruptor original.
http://www.youtube.com/watch?v=sVKNQHKApLE

Fio original da alimentação do interruptor original.
http://www.youtube.com/watch?v=9SVvRNrZ6p8

3º passo - Instalação na caixa de fusíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=1U7Fs2j4bRw

PARTE IV - Explicações de funcionamento
Teste 1 - Com a chave desligada.
http://www.youtube.com/watch?v=FiWK3cyRRXY

Teste 2 - Com a chave ligada.
http://www.youtube.com/watch?v=48bH7a7N7sU

Teste 3 - Funcionamento no 1º trico do travão.
http://www.youtube.com/watch?v=kfMT56py4Fg

Apeteceu-me inventar e deu nisto. :o Podia dar-me para pior. >:D
« Última modificação: 11 de Setembro, 2007, 16:21:32 por ruitome »

Offline tddif2000
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #19 em: 11 de Setembro, 2007, 23:55:43 »
 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
 :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2:
 O0 O0 O0 O0 O0
parece o professor pardal ;)

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #20 em: 12 de Setembro, 2007, 00:08:44 »
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
 :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2: :idiot2:
 O0 O0 O0 O0 O0
parece o professor pardal ;)

Tinha q tirar os 3 à minha conta do youtube. Ainda não tinha postado nada e lembrei-me de fazer isto. Ficava fixe era fazer um filme com tudo, em vez de ser só a explicar, tipo akeles programas de culinária, mas estava sozinho qdo fiz isto (alias, só vicês é que sabem, ninguem sabe cá em casa), e também ficava um ficheiro enorme.

Mas preciso fazer um aviso, a mala dá para abrir quando se está a fazer pião. :D :D :D
« Última modificação: 12 de Setembro, 2007, 00:37:17 por ruitome »

Offline njay
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #21 em: 28 de Outubro, 2007, 02:35:05 »
O tipo de modificações que curto... conforto :)...
Mas o teu carro é um Ghia, certo? Porque nos outros só mesmo indo lá
atrás com a chave.
Uma sugestão para a cena dos piões é só abrir a mala se, além do travão
puxado, também o botão do polegar estiver solto ;). Agora como é que
implementas isso... já é contigo :)

Offline ruitome

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #22 em: 28 de Outubro, 2007, 16:19:09 »
O tipo de modificações que curto... conforto :)...
Mas o teu carro é um Ghia, certo? Porque nos outros só mesmo indo lá
atrás com a chave. ...

Não, é Ghia, é o Techno. Muitos Techno vinham com o botão. Mas pelo que sei, alguns não funcionavam bem e a Ford a certa altura deixou de os colocar. A maioria dos MK5 não tem.

Quanto às modificações, eu em primeiro lugar, coloco as de conforto e depois as estéticas, mas qualquer uma delas, discretas e que não alterem muito o estilo de origem.

Vê o meu projecto:
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=10476.0

... além do travão puxado, também o botão do polegar estiver solto ;) ...

Botão do polegar solto?! ??? Que botão é esse?

Offline Marcio Silva

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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #23 em: 28 de Outubro, 2007, 16:46:44 »

... além do travão puxado, também o botão do polegar estiver solto ;) ...

Botão do polegar solto?! ??? Que botão é esse?

o botao do travao de mao rui O0

Offline njay
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Re: Abertura da mala com motor ligado/desligado e travão puchado.
« Responder #24 em: 28 de Outubro, 2007, 17:52:21 »
(...)
Não, é Ghia, é o Techno. Muitos Techno vinham com o botão. Mas pelo que sei, alguns não funcionavam bem e a Ford a certa altura deixou de os colocar. A maioria dos MK5 não tem.
Ahh, então é isso... quer dizer que o mecanismo de abertura é eléctrico?

Quanto às modificações, eu em primeiro lugar, coloco as de conforto e depois as estéticas, mas qualquer uma delas, discretas e que não alterem muito o estilo de origem.
Eu também não quero alterar o estilo de origem, nem fazer modificações de "handling" e afins,
estou mais interessado no conforto e economia.

Vê o meu projecto:
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=10476.0
Eh, mto fixe, quando eu for grande quero ser como tu :)

Botão do polegar solto?! ??? Que botão é esse?
Pronto, foi o nome que arranjei para aquele botão do travão de mão que tens que carregar
para destravar. Suponho eu que num pião (o único que fiz até hoje não foi intencional :))
tenhas o botão sempre premido, para ser mais rápido destravar. Portanto, se adicionares
mais um interruptor (do tipo "normalmente fechado") no tal botão, em série com o que já
montaste, ele só vai deixar abrir se o travão de mão estiver puxado E o botão estiver solto.