Boas Fiestomaniacos.
Depois de algum tempo lá me decidi a colocar mãos à obra e fazer uma MOD que já tinha pensado à algum tempo.
Problema:
A abertura da mala só abre com o motor desligado, o que muitas vezes é chato. Para por akilo directo, pode abrir em andamento, o que é chato. :-\
Solução:
Colocar um interruptor no travão de mão e 12v "always on" no interruptor.
PARTE I - Parte "mecânica"
Material:
- 1 interruptor de porta (para o travão de mão)
- 10x10 cm de chapa/aluminio (para o suporte do interruptor)
- 2 ligadores femea (para o interruptor do travão)
- 1 ligador macho (para fazer o chante na caixa dos fusíveis)
- 1 ligador de electricidade (opcional) (para isolar o fio original da corrente)
- 60 cm de fio de 2 condutores (para ligar do travão ao interruptor original)
- 20 cm de fiode 1 condutor (para fazer a ligação na caixa de fusíveis)
- Fita isoladora qb
Ferramentas:
- Chave de bocas (para desafinar o travão)
- Chave de caixa (para desapertar o travão)
- Chave de de fendas (para desapertar a caixa de fusíveis)
- Alicate de corte
- Alicate universal (para apertar os ligadores)
- Multimetro (para os desconfiados. :D Eu precisei para verificar como funcionava tudo)
O travão de mão originalmente.
(http://img212.imageshack.us/img212/8670/99472601bk8.jpg)
Estive lá com o multimetro no botão e tb o desmontei para ver como akilo é por dentro.
O esquema da ficha é o seguinte:
(http://img296.imageshack.us/img296/2807/mala2cv6.jpg)
Akilo tem que se fazer chegar os 12v constantes ao interruptor, ou seja ao contacto marcado a verde.
Depois é só colocar um interruptor de porta (no fio onde está a bola vermelha) para colocar no travão de mão, ao pé do outro (mas convem ser isolado, para não interferir com o outro que faz acender a luz no tablier, ou então fazer um batente em plastico) e fazer seguir o fio até ao contacto azul.
Depois disto já têm um interruptor da mala a abrir tanto com o motor parado como em cuncionamento, mas apenas qdo o travão está puchado.
PS: Cuidado quando tão a fazer piões, não carreguem no botão, senão a mala abre. :D :D :
Só por curiosidade, para quem nunca desmontou akilo. A ficha e o botão desmontado (quidado com uma chapinha pequenina que cai de lá de dentro).
(http://img159.imageshack.us/img159/9372/1000871ze4.jpg)
(http://img517.imageshack.us/img517/3940/1000875fo0.jpg)
Fui comprar um interruptor de porta, mas dos que são todos isolados e não dos que têm os contactos visiveis. É mais seguro e mais facil de fixar.
(http://img118.imageshack.us/img118/5497/interruptorfn4.jpg)
Depois fiz uma capinha de chapa para o fixar, porque não o consegui desmontar e tive medo de o furar e fazer algum curto circuito e não ficar a funcionar bem. Ainda se nota as marcas da tentatica de soldar o interruptor. A ideia era colocá-lo ao contrário e fazer o contacto no chão. Era mais simples, mas akilo não agarrou e por isso tive que mudar a estratégia.
(http://img118.imageshack.us/img118/5779/1000920uu7.jpg)
Depois coloquei uma chapa em L (convem ser forte para não dobrar com a pressão do botão.)
(http://img210.imageshack.us/img210/4420/1000916ju1.jpg)
(http://img210.imageshack.us/img210/5946/1000921dp1.jpg)
Ainda se nota aki (seta amarela) a tentativa de soldar o interruptor. A marca vermelha foi o furo que fiz para fixar akela chapa onde está o interruptor.
Depois fiz uma chapa para fixar o botão. (já vão perceber a razão de ter este formato)
(http://img441.imageshack.us/img441/7316/1000919qm1.jpg)
As marcas vermelhas é onde vai aparafusar o interruptor. Na marca azul é aproveitado o parafuso de fixação do travão ao chão. Na marca verde, vai servir para aparafusar ao furo que fiz na base do travão. Olhem que akilo custa a furar!
E com o interruptor já fixado à chapa. Atenção que devem ter quidado na fixação dele, porque o travão ao descer, faz um percurso em curva, e convem ficar inclinado, para não se estragar o botão. E também devem ter cuidado, para que ele faça a sua função.
(http://img67.imageshack.us/img67/1064/1000923mr8.jpg)
Aki, podem ver porque é que a chapa tinha aquele formato todo manhoso. Podem também ver a posição que o interruptor foi colocado, para não o forçar, quando o travão desce. Se o colocarem o interruptor mais na vertical, o travão ao descer vai forçá-lo para a frente e depois estraga-se com o uso.
(http://img67.imageshack.us/img67/1430/1000924wb2.jpg)
Outra coisa que devem ter em atenção, é a distancia que colocam o interruptor, para que ele deixe de fazer contacto, quando se desce o travão.
O truque que usei foi o multimetro. Coloquei-o naquela posição de teste, em que ele manda sinal de um lado para o outro e ao tocares as pontas de prova manda um sinal sonoro. Encostei aos 2 contactos do interruptore fui descendo para testar o local indicado para o aparafusar.
Depois de terminar isso passei aos preparativos da parte electrica. Passei o fio já que não tinha o travão de mão no local, é mais facil passar o fio que vai ligar ao interruptor do travão.
(http://img67.imageshack.us/img67/962/1000926yg7.jpg)
Para conseguir passar o fio, foi preciso desaparafusar os 2 parafusos que fixam a consola da caixa de velocidades. Aqueles 2 parafusos da parte de trás.
(http://img441.imageshack.us/img441/159/1000926bj2.jpg)
Depois do travão colocado de novo e voltado a afiná-lo (atenção convem levantar as rodas de trás, para depois testar se não ficam muito presas...).
Com o interruptor em circuito aberto (encolhido). Não passa corrente e não deixa abrir a mala.
(http://img441.imageshack.us/img441/5624/1000927ii7.jpg)
Com o interruptor em circuito fechado (esticado). Passa corrente e deixa abrir a mala.
(http://img441.imageshack.us/img441/9896/1000930gz9.jpg)
Depois disso, foi colocar o fole da caixa e do travão e ficou tudo igual ao que estava. Não se nota nada. Ningém diz que akilo foi mexido.
Nao te eskeceste de quando fores afinar o travao de mao tem de estar sempre nessa posiçao certo? senao byebye abertura da mala O0
Epa tenho mesmo de acabar o DIY dos reles... (tinhas poupado a vontade 2 horas de trabalho.. era so ligar 4 fios..)
:knuppel2: :knuppel2:
Uma é pelo primeiro paragrafo e a outra é pelo segundo, por nunca mais teres dado a aula. No outro post a barra "da espera" já está a ficar gasta. :D :D
Mas a afinação do travão não influencia nada. Ora então aki vai uma pic para explicar melhor.
(http://img526.imageshack.us/img526/4105/cpiade1000924sf2.jpg)
As marcas azuis são a fixação do travão ao chão do carro. Aquela estrutura onde está o interruptor esta aparafusada utilizando o parafuso de fixar o travão (ma paste de trás - marca azul esquerda) e na marca verde. Ou seja, independentemente da posição do travão, akilo não mexe. A unica coisa que meche é o próprio travão, que tem preso a ele o batente superior do interruptor, marcado a castanho.
O traço vermelho, é a marcação do cabo do travão, que está no lado de lá do travão (visto de cima, fica à esquerda). Quando se pucha o travão, o batente (marca castanha) sobe e deixa de fazer contacto com o interruptor e quando se destrava, ele desce e comprime o interruptor. A unica coisa que o cabo faz, é deslizar pela zona marcada a vermelho.
É preciso é ter em atenção, que quando se coloca o interruptor, o travão deve estar o mais baixo possível, e isso é quando o dente que segura o travão está na posição da seta cor de rosa. Esta é sim a unica questão disto tudo. Nesta posição, o interruptor tem que estar recolhido o suficiente para não deixar passar corrente, para que a mala não abra. Quando de pucha o travão, ele vai deixar passar corrente ainda antes do batente se ter afastado do interruptor. O meu só deixa de fazer contacto depois de comprimir cerca de 4mm. Têm que o fazer recolher um nadinha a mais, por questões de segurança.
Hoje voltei à carga e terminei o trabalho.
PARTE II - Parte electrica
Comecei por colocar o ligador que me faltava (porque se partiu ao tirar a capa isolante). E isolei, para proteger.
(http://img511.imageshack.us/img511/8781/74295757tt8.jpg)
Depois saquei fora o fole da caixa e tirei a ficha do interruptor. Para tirar o interruptor é só puchar para cima para sair, ou empurrá-lo por de baixo para cima, pois têm o fole fora e têm acesso directo ao dito cujo.
Cortei o fio que está marcado com a bola vermelha, no esquema electrico da ficha do botão (na "Parte I" do DIY). Por aqui também conseguem ver qual é e liguei cada uma das partes do fio cortado a cada uma das pontas do fio que vem do travão. Bola vermelha, onde já estão 2 pontas ligadas e ligar também as pontas marcadas a verde.
(http://(na "Parte I" do DIY))
Fica assim.
(http://img511.imageshack.us/img511/1323/95325367cf9.jpg)
Coloquei umas sintas de aperto, para que aquilo não fugisse do sitio. Gostp das coisas bem feitas e bem seguras.
(http://img511.imageshack.us/img511/446/73446652ng2.jpg)
Na caixa dos fusíveis, na parte de tras, está lá um adaptador branco para fusíveis, encaixado na parte lateral com um fusível vermelho (15A).
Podem tirar o adaptador do fusível, para ser mais facil trabalhar com ele solto.
O Fio amarelo ligado a esse adaptador, é o neutro, e não mexam nele. O outro, o marcado a verde, cortem-no e isolem o fio, para não haver problemas, caso ele toque em alguma coisa (isto é importante, não vá o diabo tecê-las...). A outra ponta do fio, marcada a verde, liguem ao fio cinza, o fio marcado com a bola vermelha, mas na outra ponta, porque a que se vê, vai servir para ligar na parte da frente da caixa dos fusíveis. Caso não percebam, mais à frente já vão perceber.
(http://img511.imageshack.us/img511/8940/92246861kn5.jpg)
Se repararem, na parte de trás da caixa de fusíveis há lá um chante entre os primeiros 3 encaixes de fusíveis. Podem ver na marca vemelha o encaixe livre e na marca amarela, que há uma zona azul, zona essa que faz a ligação do positivo dos 3 fusíveis.
Na marca vermelha, é onde esse fio cinza colocado será ligado para dar corrente ao botão da abertura da mala. No orificio livre, passei o fio, para não ficar com o fio a passar à frente e ficar mais estável.
(http://img511.imageshack.us/img511/1241/71336990wo7.jpg)
Na marca vermelha está o fio de corrente original da alimentação do botão de abertura da mala. Tem um ligador, por duas razões, para ficar isolado e para o caso de querer ligar alguma coisa que só funcione com a chave desligada. Mas atenção, que é preciso colocar um fusível caso queiram usar este fio.
O fio cinza, já sabem o que é.
Na marca verde, está a ligação dos fios, o que liga ao suporte do fusível (marca rosa) da abertura da mala (aquele fusível 45, que está no manual do carro) e o novo fio colocado (marca cinza). Este suporte do fusível, é depois encaichado no local devido.
(http://img511.imageshack.us/img511/3390/54256166ka4.jpg)
Aqui na zona marcada a amarelo, podem ver o fio já ligado. Mal se nota, quando se olha para a caixa de fusíveis. Também podem ver melhor o suporte do fusível que falei.
(http://img516.imageshack.us/img516/3813/25635433ww1.jpg)
Nesta imagem, podem ver o fúsivel do sistema de abertura da mala. Assim, como foi usado o mesmo fusível, caso alguma coisa se estrague, ou o sufível se queime, é mais fácil de dar com ele, porque está no local horiginal (marca vermelha).
Para licalizarem melhor a posição da caixa de fusíveis e a posição do fusível, em frente a seta amarela é onde os parafusos apertam e na direcção da seta azul, onde estão os fusíveis à vista e onde se vê onde o novo fio foi ligado.
(http://img159.imageshack.us/img159/1066/70099037pl2.jpg)
Espero que tenham gostado. Depois disto, é só colocar o fusível no local e usufrirem da nova funcionalidade. O0
A partir de agora, posso abrir a mala sempre que o travão esteja puchado, mesmo que seja no 1º trinco, independentemente de ter o motor parado ou a trabalhar.
Agora e para acabar, cá ficam uns movies da coisa. Explicações basicas de como fiz e como funciona.
PARTE III - Explicações da instalação
1º passo - O interruptor no travão.
http://www.youtube.com/watch?v=qte_6evAhwo (http://www.youtube.com/watch?v=qte_6evAhwo)
2º passo - Fio do interruptor original até ao do travão e de volta ao interruptor original.
http://www.youtube.com/watch?v=sVKNQHKApLE (http://www.youtube.com/watch?v=sVKNQHKApLE)
Fio original da alimentação do interruptor original.
http://www.youtube.com/watch?v=9SVvRNrZ6p8 (http://www.youtube.com/watch?v=9SVvRNrZ6p8)
3º passo - Instalação na caixa de fusíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=1U7Fs2j4bRw (http://www.youtube.com/watch?v=1U7Fs2j4bRw)
PARTE IV - Explicações de funcionamento
Teste 1 - Com a chave desligada.
http://www.youtube.com/watch?v=FiWK3cyRRXY (http://www.youtube.com/watch?v=FiWK3cyRRXY)
Teste 2 - Com a chave ligada.
http://www.youtube.com/watch?v=48bH7a7N7sU (http://www.youtube.com/watch?v=48bH7a7N7sU)
Teste 3 - Funcionamento no 1º trico do travão.
http://www.youtube.com/watch?v=kfMT56py4Fg (http://www.youtube.com/watch?v=kfMT56py4Fg)
Apeteceu-me inventar e deu nisto. :o Podia dar-me para pior. >:D