Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Besouro de luzes acesas, mas só com a chave desligada.  (Lida 10281 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
DIY - Besouro de luzes acesas, mas só com a chave desligada.
« em: 05 de Fevereiro, 2008, 22:36:07 »
Alguns user's dizem que os carros deles só activam o aviso de luzes acesas com a chave desligada, mas o meu não e concerteza não será o único com este erro. Sim, digo erro, porque não tem lógica nenhuma que ele apite quando se tem o motor a trabalhar. Posto isto pus mãos à obra.

Depois de tanta conversa (ler aki), lá meti as mãos na caixa dos fusíveis e vi akilo com olhos de ver.

Temos um relay que faz essa função, de avisar da luz acesa é o branco.



Não se pode simplesmente retirar o relay original e colocar o outro, porque os fios não são os mesmos e o principal motivo é porque sem este relay as luzes do tecto não acendem.

Para isso têm que tirar a capa e enfiar um x-acto ou outra coisa qualquer que corte, para cortar o perno do besouro, para que não fiquem 2 besouros a fuincionar.



Depois de cortarem o perno (basta um), podem puchar o que sobra, com um alicate, para não fazer contacto, caso ele toque no resto do fio. Eu retirei-o e coloquei uma borrachita no meio, para não abanar.



Depois, basta comprarem um relay destes:



Depois descarnam um bocadinho do fio que liga aos fusível dos mínimos (é o mais grosso e que liga no fundo e que faz passagem de um fusível de mínimo para o outro fusível de mínimo) que podem ver já com um fio lá ligado, para ligar ao novo relay. Este é o fio que dá sinal de mínimos ao relay.

A marca amarela indica os fusíveis dos mínimos (os vermelhos, de 10A) e a seta indica o local onde está o tal fio que falei, a onde têm que ligar o novo fio que irá ligar depois ao novo relay.



Depois é preciso ligar ao sinal de "12v com chave". Para quem tem a caixa normal (sem alterações, basta colocar um ligador maxo na ponta de um fio e ligar ao contacto assinalado a vermelho. Tem lá contacto metálico e é só ligar lá e a outra ponta no novo relay. Eu que tenho uma instalação com 3 fusíveis, um fio para "12v constantes", "12v com chave" e outro com "12v sem chave", bastou-me ligar ao fusível marcado a vermelho



Depois basta ligar desta forma:

****************
*  minimos             *
*                         *
*             portas    *
*                         *
*  12v chave         *
****************
Isto é com o relay na posição vertical, com os contactos para baixo.

Em cima coloquei minimos, para não haver consumo de energia, quando tudo está em stand-bye.

O contacto das portas pode ser feito como eu fiz, indo directamente ao fio, na lateral, por trás da forra, junto aos pés, mesmo à frente à porta. Tem lá um fio fininho que liga a uma ficha preta. Basta ligar lá.

Outra forma, mas não testei, mas concerteza funciona, é ir ao contacto do relay original.

Em baixo, liga-se os 12v com chave.

Aqui fica o relay já bem agarrado, para não sair do sitio.



Devia colocá-lo com aquelas peças que encaixam na caixa, como os restantes, mas não a tinha e por isso fiz à português.

Uma coisa porreira deste relay é que não é irritante, como o original que foi dessepado, em que o som é contínuo. Este tem o som intermitente e de 2 tons intercalados.

--------- Informação de catálogo do Relay/Besouro ---------






« Última modificação: 06 de Fevereiro, 2008, 01:57:51 por ruitome »

Offline dumborider
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re:DIY - Besouro de luzes acesas, mas só com a chave desligada.
« Responder #1 em: 10 de Janeiro, 2011, 09:10:22 »
Alguns user's dizem que os carros deles só activam o aviso de luzes acesas com a chave desligada...


então o meu também deve ter um problema, é que ate com o com motor a funcionar ele faz esse bip, que ao fim de um bocado começa a irritar,

já agora se não for indiscrição quanto custa um bicho desses

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:DIY - Besouro de luzes acesas, mas só com a chave desligada.
« Responder #2 em: 23 de Janeiro, 2011, 20:44:04 »
Não me lembro bem, mas acho que foram uns 8€.

O meu também era assim, tava sempre a apitar, quer estivesse o motor o trabalhar ou não. Era mesmo assim, não era defeito, era feitio.

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Besouro de luzes acesas, mas só com a chave desligada.
« Responder #3 em: 05 de Agosto, 2015, 09:06:01 »
A minha luz interior nao acendia entao nos interruptores das porta passei uma lixa e wd40 no interruptor.
Resultado, fiquei com luz interior :D mas ganhei, nao um bezouro mas uma sirene, devia dar para por volume :D