Alguns user's dizem que os carros deles só activam o aviso de luzes acesas com a chave desligada, mas o meu não e concerteza não será o único com este erro. Sim, digo erro, porque não tem lógica nenhuma que ele apite quando se tem o motor a trabalhar. Posto isto pus mãos à obra.
Depois de tanta conversa (
ler aki), lá meti as mãos na caixa dos fusíveis e vi akilo com olhos de ver.
Temos um relay que faz essa função, de avisar da luz acesa é o branco.
Não se pode simplesmente retirar o relay original e colocar o outro, porque os fios não são os mesmos e o principal motivo é porque sem este relay as luzes do tecto não acendem.
Para isso têm que tirar a capa e enfiar um x-acto ou outra coisa qualquer que corte, para cortar o perno do besouro, para que não fiquem 2 besouros a fuincionar.
Depois de cortarem o perno (basta um), podem puchar o que sobra, com um alicate, para não fazer contacto, caso ele toque no resto do fio. Eu retirei-o e coloquei uma borrachita no meio, para não abanar.
Depois, basta comprarem um relay destes:
Depois descarnam um bocadinho do fio que liga aos fusível dos mínimos (é o mais grosso e que liga no fundo e que faz passagem de um fusível de mínimo para o outro fusível de mínimo) que podem ver já com um fio lá ligado, para ligar ao novo relay. Este é o fio que dá sinal de mínimos ao relay.
A marca amarela indica os fusíveis dos mínimos (os vermelhos, de 10A) e a seta indica o local onde está o tal fio que falei, a onde têm que ligar o novo fio que irá ligar depois ao novo relay.
Depois é preciso ligar ao sinal de "12v com chave". Para quem tem a caixa normal (sem alterações, basta colocar um ligador maxo na ponta de um fio e ligar ao contacto assinalado a vermelho. Tem lá contacto metálico e é só ligar lá e a outra ponta no novo relay. Eu que tenho uma instalação com 3 fusíveis, um fio para "12v constantes", "12v com chave" e outro com "12v sem chave", bastou-me ligar ao fusível marcado a vermelho
Depois basta ligar desta forma:
****************
* minimos *
* *
* portas *
* *
* 12v chave *
****************
Isto é com o relay na posição vertical, com os contactos para baixo.
Em cima coloquei minimos, para não haver consumo de energia, quando tudo está em stand-bye.
O contacto das portas pode ser feito como eu fiz, indo directamente ao fio, na lateral, por trás da forra, junto aos pés, mesmo à frente à porta. Tem lá um fio fininho que liga a uma ficha preta. Basta ligar lá.
Outra forma, mas não testei, mas concerteza funciona, é ir ao contacto do relay original.
Em baixo, liga-se os 12v com chave.
Aqui fica o relay já bem agarrado, para não sair do sitio.
Devia colocá-lo com aquelas peças que encaixam na caixa, como os restantes, mas não a tinha e por isso fiz à português.
Uma coisa porreira deste relay é que não é irritante, como o original que foi dessepado, em que o som é contínuo. Este tem o som intermitente e de 2 tons intercalados.
--------- Informação de catálogo do Relay/Besouro ---------