Bem como estava prometido aqui fica como montar o belo do botão para poupar trabalho a malta, e também desligar o carro tantas vezes e ir abrir a mala com a chave
O que precisam:
A pistola da mala
Um novo trinco com dois cabos de aço (um para a pistola (verde) e outro que abre com a chave(vermelho))
O botão para colocar à frente (com a ficha)
Ferramentas gerais
Alicate de corte, x-acto, fita isoladora, manga termoretráctil, ferro de soldar, solda, um conector para o contacto da mala, cerca de 5 metros de fio (aqueles da colunas chegam bem)
Seriamente recomendado:
Multímetro
Para fazer as ligações há vários métodos (conectores, dados, fita isoladora ou manga apenas, terminais cravados). Eu escolhi soldar os fios, fica uma ligação muito solida e permanente, alem que não preciso cortar os fios, já que em alguns lado eles não tem muita folga.
Quem não sabe como o fazer (como eu não sabia) veja
este site!
Aqui fica uma fotos dos 3 passos para realizar a ligação
Em baixo: fios unidos
Centro: Fios soldados
Em cima: Fios isolados com manga termoretráctil
1º - Tirem o a cobertura da mala desapertando o parafuso plástico, depois é só puxar devagar para soltar as molas.
2º - Agora é só montar a pistola e o novo trinco, eu isso já tinha feito há imenso tempo e não me lembro bem, mas é bem intuitivo e só entra mesmo de uma maneira por isso é bastante simples.
3º - Com as peças montadas temos de passar a ligação. Eu vou explicar o meu caso, visto que há uma coisa muito importante, que é o facto de ter um dos contactos da mala livres, quem não tiver tem de passar o fio por cima, ou arranjar outra alternativa. Outra situação é que a partir de 03/2000 os esquemas eléctricos mudaram, inclusive deixou de haver contactos na mala...
4º- Há um fio na mala, que vai para o motor do limpa para brisa, que tem sempre 12v constantes com a ignição ligada, neste caso aproveitei para ter corrente para a pistola que abre a mala
5º Agora temos de "roubar" corrente ao fio! Ligando este com o fio laranja da pistola.
6º No próximo passo temos de ir "roubar" massa ao travão de mão, escolhi assim para não ser possível activar com o travão de mão em baixo.
7º Temos de passar o fio de massa até a localização do botão, verificar quais os fios do botão que fazem ligação quando o botão está activado, e ligar o fio da massa que vem do travão de mão a um e o que vai para a mala a outro.
8º Agora é preciso passar o fio até à parte inferior dos contacto, o meu é comercial por isso passei por baixo do tapete na zona do travão de mão e depois vai pela lateral esquerda na mala. Aconselho seriamente a isolarem bem em sítios onde o fio contacta com o metal, com o movimento pode rasgar o fio. Eu usei cola termofusivel para ir colando o fio, e encher bem em sítios onde ele passa em buracos de metal.
9º Ligar o cabo com um conector ao contacto da mala livre, no meu caso era o da direita, também o que activa a luz da bagageira.
10º Agora é ligar o fio de massa para o motor ao contacto superior correspondente, eu tinha lá outra peça e tirei os fios de um e coloquei no meu.
11º Neste momento o sistema já deve funcionar, fechem a mala e testem!!
12º Se está tudo ok, agora é só escolher o local e cortar o plástico, eu fiz com um dremel
13º Para terminar em beleza podem fazer a ligação para o botão ter luz! Eu fui "roubar" corrente aos controlos da ventilação. No meu caso deixei a massa ligada ao botão do travão de mão, assim quando está em cima, e logo o sistema está armado ele acende, logo em situação normal de andamento está desligado.
Agora aconselho a quem fizer isto a:
- Estar acompanhado dos esquemas eléctricos
- Verificar tudo com um multímetro
- Se for soldar proteger bem o interior do carro, a ponta do ferro chega a mais de 400º
Quando puder vou complementar o texto com fotos do que for possível tirar com isto tudo montado
Dúvidas é só perguntar