Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]  (Lida 15648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« em: 07 de Janeiro, 2012, 19:11:48 »
Bem como estava prometido aqui fica como montar o belo do botão para poupar trabalho a malta, e também desligar o carro tantas vezes e ir abrir a mala com a chave  :)

O que precisam:
A pistola da mala


Um novo trinco com dois cabos de aço (um para a pistola (verde) e outro que abre com a chave(vermelho))


O botão para colocar à frente (com a ficha)


Ferramentas gerais
Alicate de corte, x-acto, fita isoladora, manga termoretráctil,  ferro de soldar, solda, um conector para o contacto da mala, cerca de 5 metros de fio (aqueles da colunas chegam bem)

Seriamente recomendado:
Multímetro


Para fazer as ligações há vários métodos (conectores, dados, fita isoladora ou manga apenas, terminais cravados). Eu escolhi soldar os fios, fica uma ligação muito solida e permanente, alem que não preciso cortar os fios, já que em alguns lado eles não tem muita folga.
Quem não sabe como o fazer (como eu não sabia) veja este site!


Aqui fica uma fotos dos 3 passos para realizar a ligação
Em baixo: fios unidos
Centro: Fios soldados
Em cima: Fios isolados com manga termoretráctil



1º -  Tirem o a cobertura da mala desapertando o parafuso plástico, depois é só puxar devagar para soltar as molas.

2º -  Agora é só montar a pistola e o novo trinco, eu isso já tinha feito há imenso tempo e não me lembro bem, mas é bem intuitivo e só entra mesmo de uma maneira por isso é bastante simples.

3º - Com as peças montadas temos de passar a ligação. Eu vou explicar o meu caso, visto que há uma coisa muito importante, que é o facto de ter um dos contactos da mala livres, quem não tiver tem de passar o fio por cima, ou arranjar outra alternativa. Outra situação é que a partir de 03/2000 os esquemas eléctricos mudaram, inclusive deixou de haver contactos na mala...

4º-  Há um fio na mala, que vai para o motor do limpa para brisa, que tem sempre 12v constantes com a ignição ligada, neste caso aproveitei para ter corrente para a pistola que abre a mala

5º Agora temos de "roubar" corrente ao fio! Ligando este com o fio laranja da pistola.

6º No próximo passo temos de ir "roubar" massa ao travão de mão, escolhi assim para não ser possível activar com o travão de mão em baixo.

7º Temos de passar o fio de massa até a localização do botão, verificar quais os fios do botão que fazem ligação quando o botão está activado, e ligar o fio da massa que vem do travão de mão a um e o que vai para a mala a outro.

8º Agora é preciso passar o fio até à parte inferior dos contacto, o meu é comercial por isso passei por baixo do tapete na zona do travão de mão e depois vai pela lateral esquerda na mala. Aconselho seriamente a isolarem bem em sítios onde o fio contacta com o metal, com o movimento pode rasgar o fio. Eu usei cola termofusivel para ir colando o fio, e encher bem em sítios onde ele passa em buracos de metal.

9º Ligar o cabo com um conector ao contacto da mala livre, no meu caso era o da direita, também o que activa a luz da bagageira.

10º Agora é ligar o fio de massa para o motor ao contacto superior correspondente, eu tinha lá outra peça e tirei os fios de um e coloquei no meu.

11º Neste momento o sistema já deve funcionar, fechem a mala e testem!!

12º Se está tudo ok, agora é só escolher o local e cortar o plástico, eu fiz com um dremel  O0

13º Para terminar em beleza podem fazer a ligação para o botão ter luz! Eu fui "roubar" corrente aos controlos da ventilação. No meu caso deixei a massa ligada ao botão do travão de mão, assim quando está em cima, e  logo o sistema está armado ele acende, logo em situação normal de andamento está desligado.

Agora aconselho a quem fizer isto a:

- Estar acompanhado dos esquemas eléctricos
- Verificar tudo com um multímetro
- Se for soldar proteger bem o interior do carro, a ponta do ferro chega a mais de 400º

Quando puder vou complementar o texto com fotos do que for possível tirar com isto tudo montado  ;)

Dúvidas é só perguntar  O0

Offline carlosrodrigues1991
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 92
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #1 em: 22 de Janeiro, 2012, 19:20:52 »
é esta a unica maneira?? :S

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #2 em: 24 de Janeiro, 2012, 10:46:13 »

Offline carlosrodrigues1991
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 92
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #3 em: 24 de Janeiro, 2012, 21:43:20 »
se é a unica maneira se fazer um sistema de abertura electrica é que isso pra mim parece-me um patamar acima... e pa não fazer asneira estava a perguntar se existia outra maneira..


Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #4 em: 25 de Janeiro, 2012, 10:57:16 »
se é a unica maneira se fazer um sistema de abertura electrica é que isso pra mim parece-me um patamar acima... e pa não fazer asneira estava a perguntar se existia outra maneira..

mas estás a falar do que? esquema electrico? mecanismo mesmo em si?

albuquerque
  • Visitante
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #5 em: 26 de Janeiro, 2012, 05:59:34 »
eu tambem fiz a abertura da mala no meu e so usei o motor de abrir a mala de origem... O resto foi tudo home made... Basta ter umas noções de electricidade e isso faz se...

Offline Xparty

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2202
  • Feedback: +4/-0
  • White Ford Puma
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #6 em: 26 de Janeiro, 2012, 13:37:29 »
Tenho de fazer isso em duas "máquinas" , um Puma e um Fiesta VAN  >:D Pachorra é aquela base que falta...  :D

Offline carlosrodrigues1991
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 92
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #7 em: 26 de Janeiro, 2012, 19:45:14 »
esse motor arranja-se na sucata certo? naqules que ja trazem o sistema de origem?

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #8 em: 27 de Janeiro, 2012, 11:02:40 »
esse motor arranja-se na sucata certo? naqules que ja trazem o sistema de origem?

sim claro, foi onde arranjei o meu  ;)

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #9 em: 16 de Fevereiro, 2012, 04:27:49 »
bom tutorial!!!

já tinha tentado há um tempo engendrar uma solenóide daquelas enxertadas pra abrir a mala, mas não consegui adaptar.

Mas nunca consegui achar um motor desses de origem da ford  :'(


Alguém que saiba, me pode dizer onde ir encontrar disso, mesmo de concorrencia? ou se há à venda em "spare part" mesmo da ford?

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: DIY - Colocar abertura electrica da mala! [MK4 MK5]
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro, 2012, 17:13:00 »
Nunca encontraste? nas sucatas normalmente há. podes comprar na ford um motor destes é o numero 1008417  mas custa cerca de 120€. ainda precisas do botão e do trinco que pelo menos esse são mais uns 25€