Bem como os fiestas sofrem deste mal e a informação disponível não é muita decidi fazer um DIY,
porque há uns tempos atrás a porta do condutor deixou de abrir por fora, andei a pesquisar e o pessoal falava de uma mola outros de fechaduras novas, desmontei a porta, a fechadura e a única mola que vi parecia-me estar bem, pudera a que se tinha partido saltou para bem longe, logo para quem nunca tinha visto a fechadura não fazia a mais pequena ideia que ali faltava uma mola.
Andei a testar e a fazer experiências e parecia-me estar bem, mas com um problema, quando trancava o carro com a chave não podia puxar o puxador para ver se a porta estava bem trancada senão voltava a fazer o mesmo, acabei por montar assim porque realmente não estava a perceber porque raio aquilo acontecia (era a tal mola em falta que deveria colocar o trinco do puxador na posição inicial)
Ainda andei uns meses assim até que algum "Chico-experto" puxou o puxador e quando chego ao carro estava igual, andei mais uns tempos a abrir a porta pelo interior do lado do pendura, até que há uns dias atrás vou abrir a porta do pendura e népia, ou seja tive de entrar pela mala para abrir a porta, sai do estacionamento rumo a casa carrego na embraiagem marcha-atrás, tiro o pé da embraiagem e o pedal fica em baixo, bomba de embraiagem deu o berro, foi um dia para esquecer, fui em 3ª até há oficina para trocarem a bomba de embraiagem e finalmente desta vez à séria decidi meter as mãos há obra (fechaduras).
*Retirar as tampinhas de plástico assinaladas a vermelho com uma faca de ponta.
*Desenroscar os parafusos que estão por baixo dessas tampas.
*Retirar o "tweeter", depois de o parafuso estar retirado deve sair facilmente, só puxar para a frente e tirar a ficha.
*Começar a desencaixar a forra da porta por cima, depois de o frizo de cima estar desencaixado é ir puxando o resto, tem de se fazer alguma força porque o sistema é mesmo por encaixe, o ideal é ir desencaixando pouco a pouco.
Retirar as fichas do sistema dos vidros eléctricos, não esquecendo a posição original deles o azul fica mais escondido e o preto há vista.
* A forra da porta já retirada.
*Se saltar algum encaixe, raspem um bocado da cola velha e aconselho a colar com cola "Patex" é mais flexivel e ao montar não se corre o risco de descolar alguma parte e ficar a forra da porta com folga.
*Devem colar logo porque a cola Patex demora mais a secar e assim enquanto vão fazendo o resto vai logo secando, de vez enquanto conforme a cola vai secando convém dar um apertão, para ficar bem colado.
* Se ficar algum encaixe amarelo na porta convém tirar e meter logo no encaixe da forra, não vá ficar lá esquecido e depois fica a forra mal encaixada.
*Retirar a capa cinzenta, até meio basta com cuidado para não rasgar, a cola que aquilo tem é maleável por isso não se preocupem que depois é só pressionar que aquilo fica colado de novo.
* Eu coloquei o parafuso do espelho para evitar que aquele plástico preto fique preso entre a porta e o tablier e faça algum estrago se me descuidar. Não precisam voltar a meter, mas se o fizerem não se esqueçam de tirar novamente quando for para colocar a forra.
*Retirar os parafusos, os vermelhos são da fechadura e os azuis da calha do vidro e protecção do canhão, o outro a azul fica visível depois de tirar a forra da porta e a capa.
Devem usar uma chave boa, já que os parafusos devem ter algum aperto e com uma chave má "comem" o parafuso.
*Depois de tirarem os parafusos com uma faca ou chave de fendas "cortam" a cola que essa peça preta tem e depois de estar solto deve sair com alguma facilidade.
*Quando montarem podem usar aqueles tubos de cola de electricistas, se não tiverem pistola ou energia eléctrica no sitio onde estiverem podem usar um isqueiro ou fósforos, para ir aquecendo o tubo e deixando lá a cola, a cola vai servir basicamente para evitar ruídos parasitas entre essa peça e a porta. Eu na primeira vez não meti nada e não fazia barulho, mas pronto.
*Como podem ver na foto na parte superior da peça preta tem um bocado de chapa, esse bocado deverá ser encaixado num buraco da porta, podem ver onde está encaixado antes de desmontarem. Convém ficar certo para o vidro depois correr sem problemas.
*Atenção ao montar encaixar bem a borracha do vidro na peça preta, não vá isso ficar mal e riscarem o vidro.
*De seguida vamos tirar os encaixes do puxador e do trinco.
*O de baixo a branco é só desencaixar a "braçadeira" com a unha.
*O de cima a cinzento, puxam o arame com o dedo e com a outra mão usam uma chave de fendas para empurrar o plástico do encaixe.
*Cuidado para não partir as peças de plástico.
*Tirar a ficha do fecho centralizado.
*A fechadura já retirada.
*Retiram a capa da fechadura que é presa por 2 parafusos.
*Desmontam o fecho centralizado da fechadura que é preso por 2 parafusos.
Aqui começa a parte mais técnica:
*Devem colocar a fechadura da porta "boa" na posição aberto, ou seja ter o carro "aberto" por assim dizer.
*De seguida ligam o fecho centralizado que tiraram à ficha, a peça que move deverá ficar para cima como está na foto anterior.
*Retiram novamente o fecho centralizado da ficha.
*A responsável pelo problema, como se pode ver tem uma parte partida, só que desta vez não saltou e já pude perceber de onde vinha o problema.
*como não tinha nenhuma mola nova, com o alicate dei-lhe uma volta e ficou desenrascado, na outra porta como não tinha mola e era domingo levou uma mola de caneta, vamos lá ver o tempo que dura
Agora vem uma parte em que perdi algum tempo até dar com isto, mas a ideia é ficar tudo sincronizado, fecho centralizado, puxador interior, puxador exterior e trinco. Para isso vamos colocar tudo na posição de ABERTO. (o fecho centralizado já colocamos anteriormente)
*Com o dedo empurram o trinco da fechadura para dentro, irá ficar na posição de trancado.
*De seguida com o dedo fazem o trinco cinzento descer e temos o trinco da chave na posição aberto.
*Depois carregam no trinco branco e ao mesmo tempo metem o trinco do canhão novamente na posição aberto, ao carregarem no trinco branco do puxador ele vai destravar o trinco do canhão e com o dedo facilmente metem em aberto.
*Verifiquem se o puxador interior da porta está também na posição aberto, podem puxar o puxador.
*Montar o fecho centralizado, fazendo com que as partes marcadas a azul na foto, batam certo. Se tiver tudo na posição aberto deverão encaixar sem problemas.
*Colocar os parafusos do fecho centralizado.
*Colocar os parafusos da capa, não esquecer de encaixar a borracha da bicha do puxador interior, deverá ficar como na foto.
*Metem o canhão da fechadura no interior da porta e ligam o fecho centralizado antes de aparafusar o canhão, senão teem que andar á procura do "buraco"
*Apertam o canhão da fechadura, não precisa apertar muito, vamos testar o sistema e mais tarde se tiver tudo ok dá-se o aperto final.
*Encaixam os arames para o puxador
*Testam o sistema, se ficou tudo ok deverá funcionar como novo.
*Agora é o processo inverso, mas quem desmontou não deverá ter problemas a montar.
*Não se esqueçam de desencaixar novamente o plástico do espelho se o meteram no sitio.
*Começam por encaixar a parte de cima, depois tentam ver se os encaixes tão mais ou menos alinhados e é dar uns soquinhos de amor para ir encaixando
*E voilá.