Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - colocar vidro triangular mk3  (Lida 8360 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

jackdaniels
  • Visitante
DIY - colocar vidro triangular mk3
« em: 17 de Maio, 2008, 18:26:26 »
ATENÇÃO: Esta foi a forma que descobri sem ajuda de qualquer pessoa ou manual, pelo que é bem possível estar errada, embora resulte. Pode ser que hajam formas mais fáceis, seguras e rápidas de fazer a mesma operação, no entanto partilho aqui a minha experiência.

Nos mk3 de 5 portas a forma mais fácil de aceder ao interior do carro, se não formos o proprietário ou não tivermos chave, é partir o pequeno vidro triangular de uma das portas de trás. Na passada terça-feira "acederam" ao meu rádio, infelizmente não fui o único membro a quem isto já aconteceu.
Nas empresas especializadas em instalação de vidros a média de preços, incluíndo vidro e instalação, é de 80€, para este vidro e modelo de Fiesta em específico.
Se acharem o valor razoável aconselho a não se darem ao trabalho, porque não é fácil.
Mas para aqueles de nós a quem custa largar essa quantia de €, então aqui vai o DIY, muito resumido, de quem só fez esta operação uma única vez (e espera nunca mais ter de o fazer):

Vão precisar de uma chave philips e uma T25. E claro, do vidro que numa loja de peças pode custar 20-30€, pelo que será razoável pensar que numa sucata o preço é ainda mais baixo.


  • Comecem por remover as duas borrachas e o pequeno triângulo de plástico.
  • Agora baixar totalmente o vidro grande.
  • Retirar a barra, ao todo são 4 parafusos.
  • Com a barra cá fora coloquem o vidro triangular na barra.
  • Sempre com cuidado subam o vidro grande totalmente.
  • De seguida encaixem o vidro triangular, neste momento já preso à barra, na borracha da porta.

Neste ponto o vidro triangular deverá estar colocado tal como ficará, e para finalizar vem a
parte mais difícil: encaixar o vidro grande na barra novamente.
Para isso deverão:

  • Baixar o vidro grande +/- até meio.
  • Sempre com cuidado começar por encaixar o canto superior do vidro grande na barra.
  • Ir subindo o vidro gradualmente sem exercer demasiada pressão.
  • À medida que vão subindo é suposto ajudar o vidro a encaixar na borracha da barra.
  • Por fim, com o vidro grande totalmente subido voltar a apertar os parafusos da barra.

Nota: para aceder a um dos parafusos da barra é necessário deslocar o forro da porta, para isso desapertar os dois parafusos da pega e o parafuso da moldura da maçaneta e depois afastar o forro até os pins de plástico se soltarem e rodar o forro (que vai continuar preso ao manípulo do elevador do vidro) o suficiente para ter acesso ao parafuso.

PS- espero que nunca tenham necessidade de usar este DIY, mas se tiver de ser que seja útil.

Fiquem bem,
jack

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - colocar vidro triangular mk3
« Responder #1 em: 17 de Maio, 2008, 22:29:23 »
A ideia tá boa, mas e que tal umas pic's?

jackdaniels
  • Visitante
Re: DIY - colocar vidro triangular mk3
« Responder #2 em: 19 de Junho, 2008, 02:48:54 »
Da próxima vez que me partirem o vidro eu já ponho fotos ok?  :D  >:D

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - colocar vidro triangular mk3
« Responder #3 em: 19 de Junho, 2008, 13:55:56 »
Da próxima vez que me partirem o vidro eu já ponho fotos ok?  :D  >:D

Onde é que tens o carro?

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: DIY - colocar vidro triangular mk3
« Responder #4 em: 19 de Junho, 2008, 14:23:40 »
no pics, no fun... bah