Ora bem, como acabei de o fazer no meu fiesta, cá vai o DIY. :cool:
Digo desde já que, embora não seja tão dificil como pode parecer, é um trabalho mto demorado (levei cerca de 12 horas no total) e é preciso jeito. Mas vale a pena, eu gastei prai 50 euros em tinta, portanto poupei entre 70 a 150 euros dependendo de quanto levaria uma casa de pintura para fazer isso (o mais barato que vi foi 30 eur por jante, o mais caro 50).
Antes de mais, cá vai a lista do material q vão precisar:
- 2 Latas de tinta em spray Primário Cinzento
- 2 Latas de tinta em spray própria para Jantes na cor que desejarem
- 2 Latas de tinta em spray Verniz Transparente de qualidade
(é importante que o verniz seja mesmo bom, já q vai ser o q protege a pintura de tudo... no entanto, mesmo no caso do primário é melhor comprar mais caro, eu tinha comprado uma lata duma marca mais barata, e embora tenha servido, descobri depois q a lata mais cara escorria mto menos a tinta, ou seja, resultado melhor, menos trabalho... A tinta da cor não precisa obrigatoriamente ser própria para jantes, como vamos usar primario, mas acho q convém).
Aqui está uma foto do q eu usei:
- Desengordurante (mesmo aqueles para uso doméstico servem)
- pelo menos 6 folhas A4 de Lixa de Água 220
- pelo menos 1 folha A4 de Lixa de Água 1200
- Um monte de jornais
- Fita-cola de pintor (daquela q é quase branca)
- Luvas
- Óculos de protecção (importantissimo!)
- Máscara de protecção (de preferencia com um bom filtro, mas se não tiverem, uma normal tb serve, desde q façam pausas quando começar a bater a moca
)
- Panos limpos
- Alicate e chave de fendas (para tirar os pesos de chumbo)
- um espaço arejado (!) e relativamente limpo de poeiras, tb o podem fazer no exterior, mas tem de ser na sombra e não pode fazer vento.
e claro, um carro com quatro jantes por pintar
, e tb o necessário para poder suportar o carro sem as rodas (usei barrotes), em alternativa podem smp ir tirando e pintando uma roda de cada vez, mas isso não recomendo nada, pois leva mto mais tempo (não convém instalar uma roda acabadinha de pintar). De qq maneira tem de calcular cerca de 3 dias (preparação e pintura do primário no 1º dia, vai secar a noite, no 2º dia vai pintura da cor e pintura do verniz, deixar secar mais uma noite e montar no 3º dia.). Eu levei 4 dias, porque não tinha mais tempo, e porque o processo de lixar as jantes no inicio é mto mais lixado do q pensava... se tiverem alguma maneira de mandar isso "decapar" por pouco dinheiro (cuidado q não pode ser com um decapante verdadeiro... aquilo ataca o aluminio), tanto melhor, pouparão horas de trabalho do mais duro.
Então vamos lá começar:
1º:
tirar as jantes do carro e deixar o carro suportado de maneira segura (para não terem surpresas mto desagradáveis
).
2º:
fazer uma lavagem exaustiva ás jantes (com detergente ou mesmo limpa-jantes e mtos panos (pois normalmente estão sujas de ferodo, especialmente no interior).
3º:
depois passar o desengordurante
4º:
marcar as jantes (do lado de dentro!) com caneta permanente (daquela resistente á agua), para mais tarde saber onde estavam instaladas (esquerda atrás, direita frente, etc...).
5º:
se as vossas jantes tiverem daqueles pesinhos de chumbo para calibrar os pneus, é preciso tirá-los... mas para mais tarde não terem de voltar á oficina e pedir para calibrarem, vamos fazer assim: escrevam num papel a posição exacta de cada peso na respectiva jante, tomando como referencia as inscrições no pneu e desenhando o aspecto do peso. Depois tirem os pesos, com ajuda da chave de fendas e o alicate, se for preciso. Não vai ser fácil da 1º vez, mas depois vão apanhar o jeito. Nesta fase agora não se preocupem se riscarem a jante nesse sitio, desde q não façam riscos mto profundos.
6º:
agora é q vem o trabalho mais lixado (no sentido da palavra ehehe). Peguem na lixa de água 220 e um baldezinho com água, e toca a lixar isso. Não é preciso toda a tinta antiga sair (até porque não vão conseguir isso nem numa semana
), basta q fique tudo lixado, e q toda a tinta q tivesse solta tenha saido...
Uma nota: se as jantes tiverem mossas profundas, o melhor é arranjar daquela massa de enchimento (não sei o nome exacto daquilo) e tratar de encher aquilo, depois lixar os sitios novamente... no caso das minhas não foi preciso, mas não pensem q tinta vá preencher mta coisa lol...
7º:
já acabaram de lixar? ainda conseguem mexer os braços?
então óptimo, agora vamos lavar isso mais uma vez com desengordurante, deixamos secar, e de seguida vamos pegar nos jornais todos e na fita, e vamos isolar os pneus... pois não vão querer andar com pneus cinza ou até dourados como seria o meu caso, pois não?
ah, e não se esqueçam de isolar as valvulas tb!
8º:
Vamos á fase de pinturas então. Arranjem alguma forma de suportar a roda numa posição agradável e vertical (mais fácil de trabalhar). Usei uma velha cadeira. Primeiro certifiquem-se q as jantes estão limpas e secas (sem poeiras). Depois peguem na lata do primário, e agitem-na pelo menos 2 minutos (sim, mesmo!!!). Agora, antes de começarem a pintar, convém fazer um teste da lata num cartão (para ver se tá boa, e no caso de nunca terem pintado com latas de spray, como era o meu, convém andarem prai a pintar o cartão "todo" para aprender pelo menos um pouco o jeito certo... mas não pensem q vão logo aprender mesmo tudo... eu só a meio da pintura do primário o tinha apanhado...).
Agora podem começar a pintar (não esquecer de colocar luvas, oculos e mascara). Mantenham smp a distância de cerca de 20 cm, e façam a primeira camada mto fina (q mal cubra a jante, é tipo mais uma especie de névoa ehehe) para evitar q a tinta escorra. Nunca permaneçam mais q um segundo ou dois no mesmo sitio... Atenção para conseguirem alcançar todas as superficies (quanto mais sofisticadas forem as jantes, mais complicado isso vai ser...). Depois deixem secar 5 minutos, e apliquem a 2ª camada, essa já um pouco mais grossa (mas só um pouco!). Deixem secar novamente 5 minutos, depois vai a 3ª. Eu dei-lhes mais uma camada, mas em principio 3 deve chegar. Se sentirem q a lata vai acabar (provável de acontecer na 3ª jante), é melhor começar a outra lata, do q gastar o resto da primeira, pois a tinta começa a perder qualidade no fim (é mais ar do q tinta
).
Agora convém deixar secar pelo menos 2 horas, isto é se tiverem forças e tempo para continuar no mesmo dia. Não recomendo isso de todo. Assim mais vale deixar secar durante a noite, e continuar no dia seguinte.
Aqui está o resultado:
9º:
com o primário bem seco, vamos então dar mais uma lixadela mto suave, sobretudo para tirar algumas cenas q escorreram. Usem lixa 1200 ou mais fina ainda, e passem mto suavemente, aplicando apenas um pouco mais força quando for para tirar escorridelas. Voltem a limpar e secar as jantes antes de continuarem. No entanto: NÂO apliquem o desengordurante! Eu fiz isso numa das jantes e notei q ia mudando a cor ao primário em certos sitios (se calhar porque a tinta só tinha secado durante a noite apenas, ou então porque não tinha verniza por cima, claro), e portanto acho q aquilo é perigoso.
10º:
vamos então pintá-las de cor. Não se esqueçam de agitar de novo bem a lata e voltar a fazer um teste em papel primeiro. Vamos proceder da mesma maneira q com o primário: 1ª camada fina, 5 minutos secar, 2ª camada mais grossa, 5 minutos, 3ª camada. Por vezes é possível q já na 3ª camada aquilo tenha bom aspecto. Mas eu joguei pelo seguro e fiz 4 camadas. E mesmo assim até não tinha feito mal em fazer 5, pois ainda há sitios dos mais dificeis de alcançar, q não ficaram 100% bem pintados...
Quando tiverem acabado, deixem as jantes secar 30 minutos. Pelo menos no caso de terem um verniz da mesma marca q a cor das jantes (era o q dizia na lata). Se tiverem de outra marca, acho q é mais seguro deixarem secar 2 horas.
11º:
Agora vamos aplicar o verniz. Aqui já não é preciso tanto cuidado, pois aquilo é transparente... mesmo assim não convém fazerem mtas escorridelas, e cobrirem mto bem aquilo com pelo menos 3 camadas com igualmente 5 minutos de espera entre cada uma...
E pronto, estão pintadas... agora vamos deixá-las secar até ao dia seguinte.
12º:
Vamos tirar o jornal de isolamento dos pneus. De seguida, vamos pegar nos pesos de chumbo, no nosso papel de apontamento e voltar a colocar os pesos nos sitios certos. E por fim, e só montar as jantes no carro e está o trabalho feito!
Atenção: no primeiro dia convém ter cuidado por onde passam com o carro, pois a tinta ainda não está 100% endurecida (evitem sitios com pedrinhas pequenas na via). E esperem pelo menos uma semana antes de lavarem o carro com jacto de água á pressão, se tiverem o mau hábito :tickedoff: de lavar o carro dessa maneira...
Cá está:
Nota: esqueci me de fotografar os tampões dos centros... não se esqueçam de pintar esses também!
E um conselho final: se tiverem decidido pintar as vossas jantes numa cor fora de série (tipo cor de rosa, amarelo fluorescente ou verde...
:idiot2: :knuppel2:), ou mesmo num dourado tão lindo como no meu caso
, pensem duas vezes antes de mostrarem isso a toda gente no forum
Tou a brincar, claro está...
Boa sorte com isso! Quero ver ai mtas jantes pintadas!