Fiesta Club Portugal
Tutoriais => Tutoriais de Exteriores => Tópico iniciado por: pUbLIS em 18 de Maio, 2005, 17:06:54
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Material:
- Petroleo
- Alcool etílico
- 1 borracha
- 1 pano para o petroleo
- 1 pano para o alcool
Nota: Eu utilizei petroleo, mas há pessoal que diz que faz mal ao verniz... Comigo funcionou tudo às mil maravilhas. Apenas tive que passar bem com alcool no fim para retirar toda a gordura.
Já me disseram que com benzina também dava, mas não posso garantir que o efeito será o mesmo.
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/1.jpg)
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Primeiro que tudo, é preciso remover os frisos. Penso que nisto ninguém tem dúvidas. Estejam à vontade que não vão partir nada. É só puxar...
O problema é a esponja e/ou cola que lá fica.
Aqui está uma foto da esponja que é para remover...
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/2.jpg)
Agora, vamos humedecer a esponja com um pouco de petroleo. À medida que vão passando com o pano com um bocado de petroleo, esfreguem com um bocado de força para a esponja aquecer.
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/3.jpg)
Depois, ao passar com o dedo na esponja, se sentirem que a esponja começa a ficar mole, quase como se fosse uma massa, peguem na borracha e começem a, literalmente falando, apagar a esponja :P
Façam-no com um movimento vertical... (para cima e para baixo)
Este deve ser o resultado final.
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/4.jpg)
Depois, é só passar com um pano humedecido em Petroleo para tirar a borracha e os bocados de esponja já removidos.
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/5.jpg)
Agora é só voltarem a repetir o processo mais 1 ou 2 vezes, até ficar tudo limpinho :)
E voi lá....
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/6.jpg)
Quando já tiver tudo sem cola e esponja, é só passar com um pano limpo humedecido com alcool (não... whisky não serve :P Tem mesmo de ser etílico), para remover toda a gordura e vestigios de petroleo.
(http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/7.jpg)
Videos:
Tirar os vestigíos da borracha (0:07s - 1.96mb) (http://clientes.netvisao.pt/ajosemor/diy/2.avi)
Alguma dúvida, coloquem-na aqui. Não utilizem pm, mail ou msn.
Outros podem ter a mesma dúvida que vocês, e assim escuso de estar a responder mais que uma vez :P
Vamos lá ver se apartir de agora, remover os frisos não significa ficar com os dedos cheios de bolhas e com as unhas negras durante alguns dias ;) :P
Grande abraço
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bem, isto está aqui desde 2005 e ninguém deixou cá nenhum comentário...
este é um grande tópico... um bom DIY... Obrigado pela disponibilidade e ajuda.. por agora ainda gosto dos meus frisos... além de mais protegem de golpes nos parkings..
fica bem e +1 vez.. obrigado
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tambem deixo aqui o meu apreço!!
good job... O0
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tambem deixo aqui o meu apreço!!
good job... O0
pah...isso kom diluente tb sai bem...com petroleo nunca experimentei..mas ha m likido proprio para efeito O0
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isso dá num fiesta mk6?
ou o mk6 tem pernes de encaixe?
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o mk6 é colado, o mk6.5 é que é com encaixes.
sobre este DIY, o diluente é absolutamente NADA ACONSELHADO visto que é muito abrasivo e danifica a pintura!
assim que tirarem os frisos e/ou lettering, os restos de cola tirem com um produto da robbialac que se chama ROBBILAVA! não é abrasivo e quando misturado com agua serve de desengordurante. eu utilizei e recomendo!
para os curiosos aqui fica a ficha tecnica:
http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/3_013-0055__06-1.pdf
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Gostei da dica
"primeiro que tudo, é preciso remover os frisos. Penso que nisto ninguém tem dúvidas. Estejam à vontade que não vão partir nada. É só puxar..."
Puxei arranquei a tinta toda :tickedoff:
Ja tinha feito isto antes sem puxar foi so cortar com o fio de pesca, mas na outra vez la estava eu e tive um flash e lembrei me desta parte >:D la foi a tinta xD
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o mk6 é colado, o mk6.5 é que é com encaixes.
sobre este DIY, o diluente é absolutamente NADA ACONSELHADO visto que é muito abrasivo e danifica a pintura!
assim que tirarem os frisos e/ou lettering, os restos de cola tirem com um produto da robbialac que se chama ROBBILAVA! não é abrasivo e quando misturado com agua serve de desengordurante. eu utilizei e recomendo!
para os curiosos aqui fica a ficha tecnica:
http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/3_013-0055__06-1.pdf
O mk6 é com pernes de encaixe.
O meu pelo menos é.
???
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no Brasil todos são colados com fita dupla face
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bom DIY ;)
eu no entanto substituía o petróleo por um desengordurante preparado para limpar a pintura do carro - Einszett Acrysol.
mt bom para tirar alcatrão, mosquitos, etc etc...
é que o petróleo não faz muito bem à saúde da pintura O0
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o diluente nao faz nada mal..nem o petroleo...a nao ser k tejas la a esfregar a maluca...
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hão-de-me dizer o que é que o petroleo faz mal a pintura........ se voces comprarem aqueles sprays da redex tira-alcatrao, aquilo é quase 100% petroleo, em lata de pressão. eu que sou todo pintelho com pormenores e cuidados com a pintura, só uso petroleo para tirar o alcatrão do carro, e de seguida lavo-o, e encero. Nunca perdi qualidades na pintura...
Nos 2 fiestas
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opa, é o que vocês quiserem! :)
a experiência diz-me que estraga a pintura. experimentem, e vêm O0
quanto a redex's e afins, é também por essa razão que não gasto o meu dinheiro nesse tipo de produtos :cool:
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é a tal coisa, acreditam em tudo o que dizem.... acho mais provavle o diluente estragar pintura que o petroleo...
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hão-de-me dizer o que é que o petroleo faz mal a pintura........ se voces comprarem aqueles sprays da redex tira-alcatrao, aquilo é quase 100% petroleo, em lata de pressão. eu que sou todo pintelho com pormenores e cuidados com a pintura, só uso petroleo para tirar o alcatrão do carro, e de seguida lavo-o, e encero. Nunca perdi qualidades na pintura...
Nos 2 fiestas
Nem mais! Não estou a ver qual o problema do petróleo na pintura! Eu já usei várias vezes petróleo para remover sujidades entranhadas na pintura (trabalhar na Portucel tem destas coisas,,, :P) e nunca tive problemas muito pelo contrário!
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Podem me confirmar, por favor, se no mk6 (2004, versão x-trend) os frisos são só colados ou teem algum perno?
Muito obrigado, camaradas.
Cump
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os mk6 e mk6.5 são por pernos
se os tiras, ficas com buracos
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Já estava a imaginar sem frisos, tenho um azar :)
Mais uma vez obrigado [SandStorm], és o maior. Quando for novamente ao Algarve dou-te um toque :)
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Boas pessoal alguém sabe como tirar os frisos laterais do fiesta mk6.5 para poder pintar e voltar a aplicar?
Obrigado
Abraço
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Isola bem e pinta os lá colocados. É melhor, senão vais ter muito mais trabalho e podem não ficar corretamente alinhados
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Sim, mais vale usar fita de pintor e jornais à volta e pintar com eles no sítio. Acaba por ser mais rápido que tirar tudo.
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