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Autor Tópico: DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)  (Lida 7887 vezes)

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Offline rub73
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DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« em: 05 de Agosto, 2010, 19:48:07 »
Olá Pessoal, encontrei este DIY na Net e queria partilha-lo com todos vocês.

está em inglês, mas acho que se percebe... se não perceberem, façam a s preguntas que uma alma caridosa virá tirar as nossas dúvidas...

eu por exemplo gostava que alguém depois de ver o DIY viesse cá explicar ou dizer o que é:
Inlet - 0.20mm Exhaust - 0.30mm 

Bem, sem +, deixo aqui o DIY, que está espectacular...

P.S. Se isto ir contra as regras peço desculpas e peço para o eliminarem... Tentei por as fotos no corpo da mesnagem mas não há forma que apareçam... só ficaram os links para elas. Se algum moderador souber como as por no corpo.. todos vamos agradecer.

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Setting Valve Clearances

Setting Valve clearances using the "Rocking Pair" Rule
I use the "Rocking Pair" Rule. There are several other ways to do it but I feel that the "Rocking Pair" is the simplest method to explain and very easy to follow.

Firstly you must understand the way that the pistons move in pairs on the crakshaft. Pistons in Cylinders 1 and 4 move up and down together and Pistons In Cylinders 2 and 3 also move together and in the opposite direction to 1 and 4.
Eg, 1 and 4 are moving upwards together so 2 and 3 are both moving down the bore.

http://img812.imageshack.us/i/squares.jpg

I hope that you can appreciate that the diagram shows that the 2 pairs of pistons are moving together at the same position in the bore in the same direction as eash other

The next thing that will help your understanding is knowing the Firing Order of the Engine.
In Most 4 Cylinder 4 Stroke Engines the Firing order is 1, 3, 4, 2 meaning that the spark and ignition of the fuel occurs in that order.

When Cylinder 1 has both the Inlet and Exhaust Rockers "Rocking" you can adjust the clearances on Cylinder 4

Rocking - 1 Adjust - 4
Rocking - 2 Adjust - 3
Rocking - 3 Adjust - 2
Rocking - 4 Adjust - 1

Due to the firing order it will actually occur in sequence like this

Rocking - 1 Adjust - 4
Rocking - 3 Adjust - 2
Rocking - 4 Adjust - 1
Rocking - 2 Adjust - 3

Example of a "Rocking Pair"
A rocking pair is when both the inlet and exhaust rockers act on the inlet and exhaust valve at almost the same time when the engine is turned back and forth
 
http://img525.imageshack.us/i/th01rockingexample.jpg

Adjusting the clearances

1. "Find a Rocking Pair"
2. Using the table above decide which Clearances are ready to be adjusted.
3. Using a Feeler Gauge Measure the Clearances*

http://img230.imageshack.us/i/02measurevalvespacingsw.jpg
 
4. Adjust the Clearances with an 11mm Spanner or Ratchet (Clockwise - Smaller / Anti-Clockwise - Larger Gap)

http://img808.imageshack.us/i/03adjustwith11mmsocket.jpg
 
5. Recheck and Adjust the clearances until correct

*Inlet - 0.20mm Exhaust - 0.30mm
« Última modificação: 21 de Dezembro, 2012, 23:15:10 por rub73 »

Offline tiago blanquet
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Re:DIY - Setting Valve Clearances
« Responder #1 em: 05 de Agosto, 2010, 20:02:42 »
Inlet é admissão. Quer dizer que tens que por a folga a 0.2 para a valvula de  admissão e 0.3 para a de escape (exhaust)
« Última modificação: 05 de Agosto, 2010, 20:03:24 por tiago blanquet »

Offline Ivo Silva

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Re:DIY - Setting Valve Clearances
« Responder #2 em: 05 de Agosto, 2010, 20:08:43 »
Não consigo ver as imagens.........

Offline rub73
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #3 em: 05 de Agosto, 2010, 21:24:35 »
Inlet é admissão. Quer dizer que tens que por a folga a 0.2 para a valvula de  admissão e 0.3 para a de escape (exhaust)

obrigado Tiago, mas qual é a válvula e qual a de escape?
« Última modificação: 05 de Agosto, 2010, 23:14:04 por rub73 »

Offline J.P
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #4 em: 09 de Agosto, 2010, 03:26:44 »


A pouco tempo também afinei as valvulas do meu com essas medidas mas parece-me que no manual Heynes vem lá a dizer que tanto nos motores 1.1 como 1.3 as medidas são 0.3 para escape e 0.4 para admissão.

Amanha vou confirmar isso e digo-te a sequencia das valvulas  O0

Offline BanhocaPT
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #5 em: 22 de Agosto, 2010, 17:30:43 »
Autodata vem 0.20 e 0.30 ;)

Offline rub73
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #6 em: 02 de Outubro, 2010, 21:54:46 »
segundo a página 59 do Haynes, as medidas como descritas mais acima

Inlet . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . 0.20 mm
Exhaust . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0.30 mm

e em inglaterra há alguns qu ainda tem posto as polémicas medidas nos 0.10 e 0.15 respectivamente
« Última modificação: 03 de Outubro, 2010, 18:57:17 por rub73 »

Offline fiestaboss
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #7 em: 05 de Outubro, 2010, 02:19:06 »
pois mas isso é porque deverá estar em polegadas e não em milímetros como nos usamos , os ingleses não é só o volante que é diferente , têm de ser tudo diferentes em tudo.

Offline rub73
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #8 em: 05 de Outubro, 2010, 16:39:59 »
não.. eles falavam em mm... dai a polémica... uns diziam que era só as que aparecem em haynes e um gajo dizia que tinha feito com as 0.10 e 0.15...

mas pronto.. eu também não acho que não devem ser essas, mas sim as que vêm no manual de Haynes...

já agora.. deixo aqui este video, muito bom, para que o pessoal tire algumas dúvidas sobre como fazer este trabalho... também queria propor ao pessoal que já tenha feito este trabalho, e que tenha dado resultados, para se forem faze-lo novamente, por favor que façam um video explicando como se faz tudo, em tuga, para que o pessoal fique bem a saber os procedimentos.

aqui esta: http://www.youtube.com/watch?v=Vwucp4J7s58

cumpr.

Offline rub73
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #9 em: 16 de Outubro, 2010, 21:45:10 »
naquele forum británico que vos falei, foi lá um user dizer isto:

Sorry to bump an old thread up but...

I reground the rocker arm faces as described, refitted, and then set the gaps to:

0.10 inlet's
0.15 exhaust's

and its BRILLIANT, better power, alot less noise and passed the emissions test this morning at the mot with flying colours

So all in all, just do it


como podem ver o gajo não pode estar mais contente com a sua nova reglagem, está encantado
« Última modificação: 21 de Dezembro, 2012, 23:18:10 por rub73 »

Offline rub73
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Re:DIY - Ajustar válvulas (Valve Clearances)
« Responder #10 em: 17 de Outubro, 2010, 13:14:16 »
veam aqui este vídeo sobre como ajustar às válvulas... o melhor que até agora vi... e de facto era o que andava à procura.

http://www.youtube.com/watch?v=y5B1vZzDyh0