Muito bem… obrigado pela tua resposta Fiestaboss... como sempre, muito pertinente.
Ora passei os últimos dois dias a ver centos de vídeos sobre como sangrar os travões... e vi uns quantos muito bons mesmo... Mas vi um que me chamou particularmente à atenção. Trata-se de um método que acho nenhum de nós pode fazer, porque seria muito dispendioso, mas deu-me cá uma ideia que vou partilhar cá para que vocês escrevam as vossas opiniões..
O vídeo é este
http://www.youtube.com/watch?v=jwWnmnBInus, trata-se de uma máquina sangradora do líquido dos travões da WYNN’S.
Segundo podemos ver nesse vídeo, a máquina tem 4 mangueiras que vão aos 4 parafusos sangradores em cada roda e depois o operador da máquina abre, através de uma pequena alavanca na máquina, cada uns dos sangradores. Ou seja que essa máquina faz o sangrado das quatro rodas “quase” ao mesmo tempo.
Pois, isto deu-me a seguinte ideia de como fazer sangrar o líquido dos travões no meu Fiesta.
Penso fazer o seguinte:
Retirar com uma seringa de 500 ml parte do líquido que se encontra no “Master Cylinder” até chegar a um bocadinho acima da marca “mínima” do reservatório. Nesse momento meto o líquido novo até ficar um bocadinho mais acima da marca de “máximo”, logo (já deverei ter colocado 4 mangueiras, com os seus respectivos jarros de vidro, a cada parafuso sangrador em cada roda) digo a um dos assistentes (vou tentar ter 3 assistentes) para pressionar no pedal do travão 10 vezes e na número 10 deixar o pé no fundo. De seguida, abro o parafuso da roda dianteira direita (RDD), imediatamente depois digo ao outro assistente para abrir o parafuso da roda traseira esquerda (RTE) deslocando-me para a RDE para abrir o parafuso, enquanto faço isto o assistente que esta a fazer isto comigo vai para a RTD para abrir depois o parafuso.
Enquanto todo isto está a acontecer o 3ro assistente, que deve estar permanentemente, na frente do carro, deve estar a verificar constantemente o nível do líquido no Master Cylinder ou reservatório.
Ora, desta forma, acho que todo seria muito mais rápido, que o ar sairia tudo ao mesmo tempo e que ainda iríamos poupar um garrafão de 500 ml de líquido de travão (já que penso comprar dois de 1/2 litro).
Ora tudo isto é em teoria, pois nunca levei nenhuma mudança de líquido de travões à pratica…
Haverá alguma coisa que eu esteja a esquecer? Digam por favor o que pensam desta ideia... Pros e Contras por favor…
NOTA: Tomando em conta que todos os manuais que existem dizem para se adicionar o líquido novo sobre o reservatório, interpreto que o líquido novo nunca se chega a misturar com o velho, o seja que este sempre vai ficar por cima do velho… É este o caso?